Autor Tópico: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)  (Lida 6407 vezes)

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LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #15 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:01:03 »
metes essa cabeça no meu torneiro e ele diz logo o que precisa sem aldrabices nenhumas..

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #16 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:04:08 »
não é preciso inventar muito nessa cabeça, para ela ficar mesmo boa;

- admissão despolidas
- saidas polidas
- válvulas trabalhadas
- 0.8 faceada

o resto é admissão e colectores de escape e corpo injecção;

há aqui muito para fazer sem ser caro..

Agora quero só concentrar-me na cabeça. Pois tenho oportunidade de adquiri-la muito barata (se não for dada).  :uikabom:
A admissão despolidas e saidas polidas já percebi a lógica pelo que o Luke explicou.  :palmas:
O que se faz em concreto ao trabalhar as válvulas?  :blush:
Acho que não vou facear assim a cabeça, só o mínimo necessário. É uma alteração que não me agrada, pois em caso de azar (de queimar a junta) é um grande problema..  :(

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #17 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:08:33 »
metes essa cabeça no meu torneiro e ele diz logo o que precisa sem aldrabices nenhumas..

Mas isso é aí na zona de Lisboa..  :P
Acho que aqui no Norte há pessoal competente..  :P

er.loves fiat

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #18 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:17:19 »
começa por um principio e depois é que explora as alterações

boa sorte :)
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #19 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:20:06 »
começa por um principio e depois é que explora as alterações

boa sorte :)

Exacto, é essa a minha intenção.
Primeiro quero aprender algo sobre isto.
Depois então vejo se a cabeça interessa e mando-a preparar.
Obrigado!

er.loves fiat

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #20 em: 22 de Janeiro, 2011, 00:38:27 »
então depois dá novidades
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abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #21 em: 22 de Janeiro, 2011, 01:56:16 »
As sedes das válvulas podem ser alargadas e ser rectificadas com 3 angulos, mas e o que se pode fazer nas válvulas em concreto?

kimo

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #22 em: 22 de Janeiro, 2011, 02:13:06 »
Aconselho-te um sitio Bom para isso ...

http://www.garagemliege.com/

fui la e o dono explicou-me o que se pode fazer o que não se deve , .... muito atencioso ... gostei

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #23 em: 22 de Janeiro, 2011, 03:37:42 »
Aconselho-te um sitio Bom para isso ...

http://www.garagemliege.com/

fui la e o dono explicou-me o que se pode fazer o que não se deve , .... muito atencioso ... gostei

Ok, obrigado pela referência!  :t_up:

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #24 em: 22 de Janeiro, 2011, 21:09:41 »
Encontrei aqui no fórum uma descrição de como reparar uma cabeça, feita pelo Fernando Torres.
Acho que se enquadra no tema.

A nivel de cabeça de cilindros :
- monto sempre guias e vedantes de valvulas novos..guias de valvulas (de preferencia em bronze fosforoso ou grafitado) são uma garantia de que o sentido de trabalho das valvulas é o mais exacto e linear possiveis..o meu limite de tolerancia (folga) é de 0,02..
- meço a altura e peso de cada valvula depois de rectificar a base de contacto (gosto de a deixar a cerca de 45º e com cerca de 75% de superficie) entre a valvula e a sede..rectificando peso e altura por forma a não deixar uma diferença superior a 0,05 em altura e 0,2 grama no peso..
- verifico tambem o peso e altura de cada mola medindo tambem a força de compressão através de dinamometro..substituindo-as sucessivamente até que não exista uma diferença superior a 1% entre elas..(no caso das molas há que recorrer a varios conjuntos)..
- meço a capacidade cubica de cada camera de combustão e se necessario (normalmente é)  rectifico até atingir uma cubicagem o mais nivelada possivel..




abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #25 em: 22 de Janeiro, 2011, 22:28:50 »
Alguém consegue responder a estas perguntas?
Despolir condutas de admissão e polir as condutas de escape, mas também as alargam ou não?
Rectificar as sedes das valvulas a 3 angulos que é para vedarem melhor, não é? Que 3 ângulos se escolhe e porquê?
Rectificar as valvulas é só para acompanhar a rectificação das sedes a 3 angulos? Também se mexe no comprimento do pé? E porque é que há válvulas de 1, 2 e 3 riscos nos pés?
Alargar as sedes das válvulas implica válvulas maiores?
As molas, guias e vedantes das válvulas (standart vs upgrade) são para que preço? É melhor trocar ao mexer agora na cabeça, não? Ou se estiverem bons não se mexe porque duram muito?
O trabalho da câmara de combustão é com que fim? Obter volumes próximos entre as 4? Ou mais alguma coisa? No final esta deve ser polida também?
Se as condutas de água tiverem ferrugem, dá para remover a ferrugem toda? É que nunca tive nada de ferrugem no circuito de refrigeração (troco o fluido regularmente e uso Paraflu) e não quero que a 'nova' cabeça contamine o resto.
« Última modificação: 22 de Janeiro, 2011, 23:08:46 por abarth_hp »

LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #26 em: 22 de Janeiro, 2011, 23:17:57 »
tanta pergunta....

as condutas não são para abrir mais a não ser se houver alteração; o despolimento é para criar vórtices de turbulência para a mistura ficar homogénea;
as molas deverão ser o mais iguais possiveis para não haver diferenças nas cãmaras e os ângulos das sedes é para vedar o melhor possivel; o bronze fosforoso é para ser metal relativamente mole mas que não se gasta;

as câmaras de combustão abrem-se para correcção das 4 câmaras para ficarem todas iguais;

a ferrugem tira-se com banho de areia em câmara de pressão

etc, etc, etc..

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #27 em: 23 de Janeiro, 2011, 00:36:04 »
tanta pergunta....

as condutas não são para abrir mais a não ser se houver alteração; o despolimento é para criar vórtices de turbulência para a mistura ficar homogénea;
as molas deverão ser o mais iguais possiveis para não haver diferenças nas cãmaras e os ângulos das sedes é para vedar o melhor possivel; o bronze fosforoso é para ser metal relativamente mole mas que não se gasta;

as câmaras de combustão abrem-se para correcção das 4 câmaras para ficarem todas iguais;

a ferrugem tira-se com banho de areia em câmara de pressão

etc, etc, etc..

Obrigado!  :t_up:
Quando dizes que as condutas não são para abrir a não ser que haja alteração referes-te a que tipo de alteração?
E o que ficou por responder... :P
Rectificar as sedes das valvulas a 3 angulos que é para vedarem melhor, não é? Que 3 ângulos se escolhem e porquê?
Rectificar as valvulas é só para acompanhar a rectificação das sedes a 3 angulos? Também se mexe no comprimento do pé? E porque é que há válvulas de 1, 2 e 3 riscos nos pés?
Alargar as sedes das válvulas implica válvulas maiores?
As molas, guias e vedantes das válvulas (standart vs upgrade) são para que preço? É melhor trocar ao mexer agora na cabeça, não? Ou se estiverem bons não se mexe porque duram muito?
« Última modificação: 23 de Janeiro, 2011, 05:22:35 por abarth_hp »


Lancisti

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #29 em: 23 de Janeiro, 2011, 14:50:05 »
O livro do Guy Croft ajuda imenso!