Autor Tópico: Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo  (Lida 6289 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« em: 29 de Junho, 2006, 17:28:30 »
Boas,


Conforme prometido deixo aqui um DIY (Do It Yourself) sobre a alteração das colunas frontais do Fiat Bravo...

Bem, andei de loja em loja à procura do raio das colunas para o carro, e nada...

Farto daquilo andei aqui a pesquisar e encontrei uma solução bem mais apetecivel para a alteração do som....e a proposta foi:


Alterar a dimensão das colunas de 5"x7" polegadas (ovais) para umas colunas de 13 cms (redondas).


Como é que fiz isso?

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #1 em: 29 de Junho, 2006, 17:34:03 »
1º, Desmontei completamente o painel de proteção da porta.

Retirei os parafusos por baixo e de lado da porta (usar uma chave de fendas curta nestes)

Retirei o puxador (tem 2 parafusos mesmo por baixo deste) e o parafuso que esta escondido atras do puxador (tem um protecção em borracha)

Retirei os parafuso que apertam o painel ao centro da porta, e desencaixei o panel na borracha que está junto ao vidro.tem  umas molas que seguram o painel à borracha que ficam dentro desta, tem q se tirar com um alicate e voltar a mete-las no painel..

Depois de retirado a porta fica neste estado

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #2 em: 29 de Junho, 2006, 17:39:38 »


Bem, pela foto pode-se ver que o buraco da coluna é memso oval e não é circular...
As colunas de origem são umas de 5"x7" e o que existem a pontapés no mercado são colunas de 6"x9"...

Se tão lá umas ovais, como se metem umas redondas???

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #3 em: 29 de Junho, 2006, 17:43:19 »


O segredo está em comprar um adaptador ou então fazer um....

Na foto temos um adaptador caseiro que pode ser feito em madeira ( o meu tem cerca de 1,8 cm de espessura)

Copiei o ficheiro para um documento do word e fui ajeitando a dimensão do mesmo para ao medir com uma regua me desse muito aproximadamente as medidas que estão no desenho....


Depois foi só meter em cima da madeira, cortar e fazer os furos...
Para os mais exigente, podem pintar a madeira de preto.....

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #4 em: 29 de Junho, 2006, 17:48:15 »



Depois de tudo feito , aqui tá uma imagem do "produto final"

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #5 em: 29 de Junho, 2006, 17:54:56 »


Por ultimo, temo o conjunto montado na porta...

Se as distancias forem devidamente repseitadas, tudo bate certinho e fica impecavel...


E o melhor disto tudo é q se as colunas derem o berro por algum motivo, podemos ir logo a loja qualquer comprar outras iguais e não andar a "penar" por umas de iguias ás de origem...


Espero ter ajudado alguns :fiatistas:  com um Bravo nestas circunstancias...

unoboy

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1262
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #6 em: 29 de Junho, 2006, 19:03:05 »
bom trabalho.


Jorge
F/I/A/T uno 1.0 ie
F/I/A/T punto ELX 75

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #7 em: 29 de Junho, 2006, 20:18:55 »
Citar
bom trabalho.
Uma trabalheira  :t_up:  





spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #8 em: 29 de Junho, 2006, 23:56:41 »
e o som ficou bom?
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

ManBravo

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #9 em: 30 de Junho, 2006, 10:09:44 »
Citar
e o som ficou bom?
Boas,

É incomparavel a diferença na qualidade do som!

É claro que em termos de potencia e batida, não é o resultado que se está à espera, mas estas colunas não começam a distorcer cm começavam as de origem mal punha o rádio um pouco mais alto.

Para conseguir ter mais batida, tenho de meter umas colunas atrás, e vou fazer a coisa cm deve de ser, depois mostro outro DIY....

As colunas de origem são do mais básico que existe, não consegui ver a potencia daquilo, e são só de 1 via. (os agudos tão nas de cima)

Estas que comprei são umas Sony, tem 160 W

Cumps

Psy_Xplosion

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #10 em: 03 de Setembro, 2006, 10:00:00 »
Citar
Citar
e o som ficou bom?
Boas,

É incomparavel a diferença na qualidade do som!

É claro que em termos de potencia e batida, não é o resultado que se está à espera, mas estas colunas não começam a distorcer cm começavam as de origem mal punha o rádio um pouco mais alto.

Para conseguir ter mais batida, tenho de meter umas colunas atrás, e vou fazer a coisa cm deve de ser, depois mostro outro DIY....

As colunas de origem são do mais básico que existe, não consegui ver a potencia daquilo, e são só de 1 via. (os agudos tão nas de cima)

Estas que comprei são umas Sony, tem 160 W

Cumps
Boas... Bom tópico. Por acaso andei a trocar as colunas da frente do Bravo da minha namorada. Mas não troquei para colunas redondas, manti o que lá estava. A Praça de Espanha, nesse aspecto, é um verdadeiro paraíso.

Já agora, aqui fica o que paguei para 3 pares de colunas:

Portas da frente: 5"x7", Magnat 2 vias, 100W pico, 50RMS (30€);
Tablier: Tweeters (não sei a marca), 150w pico, 75RMS (30€);
Chapeleira: 17Cm's, 2 vias, Infinity, 220W pico, 110RMS (60€).
Com 120€ fizemos a festa...

E já tem rádio novo:
Sony GT-500 (WMA, MP3, 3pré-outs (1 exclusivo para sub), 1AUX (agora anda com a PSP ligada -- que qualidade de som....  :love: ), 4x52w (4x27RMS), comando, etc....)

Ficou com um som.... LINDU!!!!!!!!! Só falta mesmo um amplificador e um subzinho para ficar no ponto...
 

TheViper

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #11 em: 05 de Setembro, 2006, 00:16:29 »
O meu bravo tem montadas umas RCF de 2 vias separadas de 16cms... já vinham com o carro e quando estiverem amplificadas ui ui... até a barraca abana :yeah: (tenho um clarion de 2 canais a esfregar as mãos para elas :yeah:)
Atrás trazia umas pioneer rasquinhas de 40w RMS ovais de 2 vias que lá se vão aguentando á jarda que o meu alpine V12 de 4canais lhes fornece... estando os outros 2 canais do Amp ligados em ponte a um sub Magnat Megaforce de 12" com caixa toda pipi com acrilico e 2 porticos monstruosos (comprei assim feito pela magnat :yeah: )

Tou a pensar trocar o sub visto que este para tocar frequencias abaixo dos 80hz tá quieto... gosta é de BUM BUM BUM BUM e eu já passei essa fase (lol)  :d_umpf:
« Última modificação: 05 de Setembro, 2006, 00:19:25 por TheViper »

dsoares

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 247
  • Karma:
    +0/-0
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #12 em: 02 de Junho, 2007, 23:19:21 »
Bom tópico!
Tambem vou mudar as colunas frontais do meu bravo,  as colunas que eu quero  são também redondas mas de 16cm... Analisando as tuas fotos parece-me que  só com muita sorte as conseguirei adaptar lá  :buaaa:  

marky

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2096
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #13 em: 11 de Junho, 2007, 01:02:18 »
Citar
E já tem rádio novo:
Sony GT-500 (WMA, MP3, 3pré-outs (1 exclusivo para sub), 1AUX (agora anda com a PSP ligada -- que qualidade de som....  :love: ), 4x52w (4x27RMS), comando, etc....)
Grande Rádio, igual ao meu antigo!

Existem várias colunas do tamanha das de origem do bravo à venda em várias lojas, é só uma questão de procurar!!

Tirar as de origem para por umas de 13cm para mim está fora de questão!

As minhas estão ligadas ao AMP e dão bom som!

Bom tópico


Abraço
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

NIGHTUNING

  • Visitante
Substituição Das Colunas Frontais Do Bravo
« Responder #14 em: 14 de Junho, 2007, 21:47:41 »
SIM é possivel montar 16 CM no bravo. é so fazeres uma peça em MDF 10mm identica, e com o corte para 16Cm. fica mt bom. em alternativa tens colunas de 5x7 em vias separadas da Hertz.