Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481776 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão a ver este tópico.

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #30 em: 01 de Junho, 2014, 14:39:47 »
A fuga deve ser a bomba, mas é só olhar para ela e ver se é de lá, se não for será de uma rela, mas vê a bomba primeiro, o oleo a estar assim devias ter usado um oleo mais barato e fazer uns kms e depois entao por um melhor para ficar, embora seja sempre melhor ser trocado, em vez de andar lá com um da idade do Uno  :smash:

A tal lâmpada será mesmo verde? creio que tem uma tampinha tipo borracha que essa sim é verde, é só por essa tampinha na lâmpada nova.


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #31 em: 01 de Junho, 2014, 16:11:42 »
Pois é, cada vez tenho menos dúvidas de que é da bomba. Pelo menos, não vejo fugas na mangueira que entra na bomba e, por baixo da bomba, cada vez jorra mais água.
Só ainda não consegui ver bem porque estive a embirrar com o parafuso que prende a protecção da Correia de distribuição e não consegui tirá-la. É que nem o consigo ver, só mesmo senti-lo com o dedo. Alguma dica para o tirar?

Passei mais 10 mins à volta do quadrante e não fui capaz de o tirar. Começo a ficar mesmo aborrecido com isso.

A luz do relógio voltou a fundir. Terei um curto circuito em qualquer lado? Ou terá sido só uma coincidência, já que a lâmpada era velha (emprestada dos botões).
A tal lâmpada será mesmo verde? creio que tem uma tampinha tipo borracha que essa sim é verde, é só por essa tampinha na lâmpada nova.

Boa pergunta!  Vou verificar!  Mas de todo o modo, a que estava no relógio já nem era verde, nem tinha a tampinha: era amarela pura. Algum mecânico pode ter deitado fora a tampinha...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #32 em: 01 de Junho, 2014, 20:27:13 »
Em ultimo recurso sugiro o que ja me foi sugerido tambem e me pareceu uma boa ideia:


Verniz das unhas. :D

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #33 em: 01 de Junho, 2014, 21:46:06 »
a lampada do relogio é uma normal, ilumina na mesma verde

quanto a bicha, as vezes é do jeito, tenta puxar o quadrante com jeito para fora, e tentar desencaixar a bicha


e o oleo....eu quando é assim, tiro-o com o motor quentinho, sai como agua
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #34 em: 02 de Junho, 2014, 00:17:13 »
a lampada do relogio é uma normal, ilumina na mesma verde
Bingo! E havia de facto uma tampinha verde na lâmpada dos botões, tipo preservativo.

Isto está.

Agora:
1- continuo sem conseguir puxar suficientemente o quadrante para chegar à bicha. Será que devo forçar um bocadinho?
2- Algum truque para chegar ao parafuso de baixo na tampa da correia de distribuição? Ou pelo menos alguém sabe qual é o parafuso que lá está (para chegar lá com a chave certa, ainda que às cegas)?

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #35 em: 02 de Junho, 2014, 00:45:04 »
sim, é isso mesmo, o mal de puxar, é que ja parti uma bicha, com a idade o plastico pode partir,

em ultimo recurso, mete uma lamterna por trás e tenta ver um sitio para passar o braço

o parafuso é um 10, tenta com um roquete pequeno, tem um bocado profundidade, portanto acho que uma chave de bocas não chegas

"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #36 em: 02 de Junho, 2014, 08:27:50 »
Mais 15 minutos de volta do quadrante e... NADA. Estou a ficar furioso com isto e tenho medo que a fúria me dê para partir a bicha. Se calhar o melhor é mesmo desligá-la da caixa de velocidades.


Entretanto, depois de uma busca à garagem dos meus pais, descobri esta recordação de infância: um Blaupunkt Bristol 27, que veio com um Peugeot 309 que a minha mãe comprou em Fevereiro de 1991.
Para já só o coloquei lá para reflectir se fica bem. Pelo menos, é de época, está visto!
Simplesmente não sei se funciona e não tenho gaveta para ele: ou arranjo uma ou deixo-o só apoiado...

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #37 em: 02 de Junho, 2014, 14:01:52 »
Mais 15 minutos de volta do quadrante e... NADA. Estou a ficar furioso com isto e tenho medo que a fúria me dê para partir a bicha. Se calhar o melhor é mesmo desligá-la da caixa de velocidades.


Keep calm  :fiat:
   Fiat Panda YOUNG

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #38 em: 02 de Junho, 2014, 14:53:34 »
se estás á rasca, solta a bicha do lado da caixa!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #39 em: 02 de Junho, 2014, 17:58:46 »
Mais 15 minutos de volta do quadrante e... NADA. Estou a ficar furioso com isto e tenho medo que a fúria me dê para partir a bicha. Se calhar o melhor é mesmo desligá-la da caixa de velocidades.

15m? Isso sai em 2m, eu tirei do quadrante do meu Cento e nunca a tinha visto mais gorda...

Antes de sacares a bicha, tens de tirar o travão que a mantem no lugar, depois ela sai sozinha... puxas o travao para trás e a bicha salta fora.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #40 em: 02 de Junho, 2014, 18:06:45 »
15m? Isso sai em 2m, eu tirei do quadrante do meu Cento e nunca a tinha visto mais gorda...

Antes de sacares a bicha, tens de tirar o travão que a mantem no lugar, depois ela sai sozinha... puxas o travao para trás e a bicha salta fora.

O meu problema é chegar lá (ao travão)! É que soltando os parafusos do quadrante, ele não vem para fora o suficiente para pôr a mão por baixo; e se for à volta, por baixo do tablier, também não tenho espaço para lá chegar com a mão.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #41 em: 02 de Junho, 2014, 18:13:00 »
faz o que eu te disse
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #42 em: 02 de Junho, 2014, 18:15:01 »
faz o que eu te disse

Sim: logo à noite desligo a bicha da caixa de velocidades e o quadrante há-de sair. E, se tudo for perfeito, hei-de ver um fio desligado no conta-rotações que me resolverá o problema sem mais dores de cabeça. ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #43 em: 04 de Junho, 2014, 01:43:40 »
Comecemos pelas boas notícias: o quadrante lá saiu!
Depois de tentativas quer na caixa de velocidades, quer debaixo do tablier, está visto que era nabice minha e que havia um espaço debaixo do tablier onde era possível meter a mão e desligar a bicha. Depois disso foi tudo fácil, embora as fichas do check panel tenham dado mais luta, como advertiu o er.loves.fiat.

Agora as notícias menos boas: tirar o quadrante não me resolveu problema nenhum. Só não foi completamente inútil porque acabei por trocar várias lâmpadas fundidas. Mas o que me levou lá (o conta-rotações e a luz da reserva de gasolina) continuam sem funcionar.
A lâmpada da reserva funciona em todos os outros sítios menos ali. Que será?
Mais grave: o conta-rotações. Se não era um fio mal ligado, o que pode ser? Acompanhei o fio e ele está bem ligado na bobine e no quadrante. Que devo fazer a seguir? Ideias?

Já que vos aborreço, aproveito para perguntar sobre outra coisa: a fuga da água está cada vez pior, mas ainda não arranjei o roquete pequeno para tirar a tampa da Correia e olhar para a bomba. Todavia, agora deixa sair água mesmo com o motor parado: se colocar líquido no radiador, ele sai imediatamente junto à bomba, com o motor desligado.
Isto é condicente com vedantes da bomba ressequidos? Ou há esperança que seja só uma mangueira?

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #44 em: 04 de Junho, 2014, 03:33:21 »
das duas uma...
tens o quadrante com algo queimado


quanto ao perder liquido, aposto que é a rela que tem desse lado junto ao tensor! mas tambem pode ser a bomba, normalmente pode-se estragar, mas é barata. tira a tampa e ve
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."