Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486665 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1725 em: 19 de Fevereiro, 2016, 22:51:36 »
Sim, noto. A sensibilidade do pedal não muda! Mas ao ralenti (que está muito baixo), accionar muitas vezes o travão influencia ligeiramente o trabalhar do motor; tipo em 50rpm, no máximo. É só se bombear muitas vezes seguidas.
Mas isso não é suposto ser normal? Vai lá buscar o vácuo, logo interfere na entrada de ar do motor. Não?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1726 em: 20 de Fevereiro, 2016, 00:34:09 »
Não quero deitar já os foguetes, mas venho animado da garagem.
Durante estes últimos dias (desde que parou a chuva e eu troquei a bomba, fiz do Uno daily driver), venho notando o sintoma a melhorar...
- Por um lado, o pedal um pouco menos mole na parte inicial do curso;
- por outro lado, a sensação não era exactamente a mesma que havia antes de trocar a bomba... Se antes da operação o que eu sentia é que o pedal nunca encontrava uma parede firme (mas uma espécie de almofada), agora o que eu sentia era que a primeira metade do curso do pedal estava mole e sem ligação directa à pressão nos travões. Mas "lá em baixo" o pedal ficava firme, contra uma parede.

Será que uma bomba de travões também tem uma "rodagem" e foi melhorando o seu funcionamento?
Hoje desci à garagem e fui dar uma volta. Hoje teve direito a banhoca.


Estava de facto a melhorar! Ou então sou eu que me habituo à sensação do carro...

Resolvi voltar a sangrar os travões. Desenvolvi esta tese: porventura, só ao fim de algum tempo de uso poderiam todas as bolhinhas de ar que estivessem na nova bomba ser empurradas para os tubos, e que agora já eu conseguiria retirá-las.
Pois como digo: não querendo lançar já os foguetes, acho que funcionou... Pelo menos agora senti o pedal como me lembro dele, sem estar mole. E a actuar os travões com força desde o início do curso dele!

Como posso ser só eu que perdi a sensibilidade, amanhã vou pedir a alguém que conduza o carro e me diga de sua justiça.
Se de facto ficou bom, é porque fiz muito bem em trocar a bomba! ;)



Amanhã dou notícias...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1727 em: 20 de Fevereiro, 2016, 15:35:24 »
Enquanto o thema aquece, vim aki dar uma espreitadela, antes de lhe ir fazer uns testes...

Ora na minha opiniao, vale o que vale que nao sou mecanico, deveria tornar o pedal rijo no caso de falha. Se nao e necessariamente assim ja ultrapassa o meu conhecimento. ;)

Fico contente por ver que o Uno esta cada vez mais Unico. ;)
Força nisso, q a bentoinha do meu bicho ja dispara.  :sombrero:


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1728 em: 20 de Fevereiro, 2016, 23:38:08 »
Novo Confirma-se, a moleza acabou! O pedal está agora com a sensibilidade certa, e encontra uma parede rija quando se carrega. Isto confirma que o problema principal estaria mesmo na bomba central e que, depois de a trocar, ou por nabice minha ou por ser necessário algum uso da bomba nova, demorou um pouco a expulsar todo o ar do sistema.
Todavia, há duas coisas que não estão ainda a 100%:
1. O curso do pedal ainda me parece um pouco longo. Os travões começam a responder assim que toco no pedal, mas com pouca força até certo ponto. Depois, com o pedal um pouco mais abaixo, tudo está ok, com travões potentes debaixo do pé.
2. Numa travagem de emergência, as rodas traseiras bloqueiam, com pneus pirelli com um ano e 2000 kms...

Eu diria que, das duas uma:
A) ou há ainda uma ineficiência qualquer nos travões da frente (por exemplo, ainda haver ar que não expulsei);
B) ou simplesmente a válvula de repartição da travagem está nas couves, e a sensação a que me refiro é apenas picuinhice.

Hoje voltei a sangrar, mas não senti melhorias.
Agora à noite queria ter ido lá abaixo, mas não tenho energia. O plano era tirar as rodas ao bicho para, à frente, confirmar se está tudo bem montado (verificar se, por nabice minha, as pastilhas não estarão a precisar de percorrer uma distância até chegar aos discos); e, atrás, tirar os tambores para procurar fugas nos bombitos (dos calços não será, pois o travao de mão tem excelente eficácia e atrás a travagem é até boa demais).

Fica para amanhã. Se estiver tudo ok, vou esperar mais uma semana, sangrar tudo outra vez. Se o sintoma não passar, aventurar-me-ei a trocar a válvula de repartição da força de travagem.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1729 em: 21 de Fevereiro, 2016, 15:14:19 »
Ora ainda bem que tudo esta assim bem encaminhado.

Em relaçao ao sangrar os travoes, ao pisares no pedal pisas a bruta ou lentamente? A questao e se pisar lentamente alguma bolha de ar no local de maior dificuldade em retirar o ar podera la continuar. Se piasar nao a bruta como referi mas com convicçao acredito que seja mais provavel essa bolha de ar ser arrastada ate sair,... mas e so uma opiniao minha...

A distancia nos calços a frente nao me acredito que esteja exagerada ate pq o funcionamento dos travoes so funciona num sentido. O que quero dizer e: ao pisares o pedal o oleo força o pistao para fora, ao tirares o pe essa pressao do oleo deixa de existir e o calço apenas deixa de execer força no disco por simpatia. Nao esta encostado pq a rotaçao e qualquer variaçao no disco vai fazer o calço desencostar apenas o suficiente para n estar em contacto.

Qt a valvula de repartiçao penso que isso tem afinaçao, mas ja estou a entrar num campo mt desconhecido e deixo a opiniao pros mais entendidos na materia. ;)

Fugas nos bombitos tambem nao acredito, pra fazer um efeito desses alem do nivel no reservatorio baixar tinhas de ver oleo em algum lado ao tempo que andas com o carro. E pela configuraçao que conheço da localizaçao dos bobitos em relaçao as cintas mt provavelmente tinhas problemas de travagem devido a oleo nas cintas.  :dry:

Mas o Zampano aparece daqui a pouco e com menos palavras faz-se entender melhor que eu. :D  :t_up:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1730 em: 22 de Fevereiro, 2016, 16:39:22 »
Viva, sobre o curso do pedal, isso não deverà ser a afinação do percutor (o tal que fica a descoberto quando se tira a bomba)? Sobre o repartidor, que eu saiba não tem afinação. Desconheço se o repartidor possa ter um modo de falha de forma a que não reduza a pressão.
ps: fui coagido por Sô twin a responder :) daí a resposta ser tão fraquita e com pouco conhecimento de causa... 1ab

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1731 em: 22 de Fevereiro, 2016, 17:12:10 »
Heheheh!
Ora bem, o repartidor de travagem tem afinação sim. E não me parece especialmente difícil de fazer: carregar a bagageira do carro com 55kgs e depois prender ao parafuso de afinação um peso de 6kgs; de seguida desapertar o parafuso, deixar actuar o peso de 6kgs, e voltar a apertar.

De todo o modo, ontem dei mais uma sangradela e as melhorias são evidentes! O pedal cada vez mais em cima e a bloquear quase nunca as rodas de trás. Ou seja, como o Luke bem tinha avisado, parece que será necessário um período de uso de uma bomba nova, para que as bolhecas de ar se soltem todas da bomba nova e façam o seu caminho até aos parafusos de purga. Estou confiante que amanhã, com mais uma sangradela, o Uno fique impecável!

O próximo trabalho é trocar o filtro da gasolina (é certo que só passaram 3000 kms desde que coloquei este, mas sei lá que porcarias se soltaram do depósito com este ano de uso, ao fim de tanto tempo parado).

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1732 em: 22 de Fevereiro, 2016, 17:43:18 »
Viva, sobre o curso do pedal, isso não deverà ser a afinação do percutor (o tal que fica a descoberto quando se tira a bomba)? Sobre o repartidor, que eu saiba não tem afinação. Desconheço se o repartidor possa ter um modo de falha de forma a que não reduza a pressão.
ps: fui coagido por Sô twin a responder :) daí a resposta ser tão fraquita e com pouco conhecimento de causa... 1ab

A resposta foi fraquita pq respondeste a questao errada que eu pretendia.  :lol:

Tinha mais haver com a questao do funcionamento e curso dos calços que outra coisa...  :t_up:

Vou ter de deixar de te coagir que perdes qualidades e nao vale a pena...  :sombrero: ab

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1733 em: 23 de Fevereiro, 2016, 01:30:34 »
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1734 em: 23 de Fevereiro, 2016, 16:31:58 »
Heheheh!
Ora bem, o repartidor de travagem tem afinação sim. E não me parece especialmente difícil de fazer: carregar a bagageira do carro com 55kgs e depois prender ao parafuso de afinação um peso de 6kgs; de seguida desapertar o parafuso, deixar actuar o peso de 6kgs, e voltar a apertar.

Essa é boa! Essa informação também me dá jeito!

Vou ter de deixar de te coagir que perdes qualidades e nao vale a pena...  :sombrero: ab

Eu cedo muito facilmente à pressão :P

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1735 em: 26 de Fevereiro, 2016, 23:03:52 »
Bom, acho que finalmente tenho os travões curados! Custou mas foi.
Sangrei mais uma vez e já não sinto diferença de sensibilidade para a minha sueca.

Mas queria pedir a vossa opinião para outra coisa: agora nos últimos dois dias, quando ligo o carro frio, um cilindro falha durante o primeiro minuto de actividade, até o carro chegar a certa temperatura de funcionamento... Devo preocupar-me? Ou para já apenas vigiar se se agrava?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1736 em: 26 de Fevereiro, 2016, 23:49:01 »
Da uma espreitadela ao estado das velas. Nao custa nada. ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1737 em: 27 de Fevereiro, 2016, 08:31:34 »
Da uma espreitadela ao estado das velas. Nao custa nada. ;)
Obrigado, Twinthema. Não percebo nada de as interpretar, mas vou começar por aí. Fotografo-as e coloco-as depois aqui.
(De qualquer forma, só têm 5000kms...)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1738 em: 27 de Fevereiro, 2016, 21:26:22 »
Nao quero que te falte nada...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1739 em: 02 de Março, 2016, 21:39:29 »
Para não deixar morrer isto, importa dizer que o Uno não tem parado por um dia que seja!
Faça chuva...


... ou faça sol:


Ainda não me pude dedicar aos trabalhos de substituição da junta da tampa das válvulas (e medição da folga das válvulas). Mas voltei a sangrar travões (sem que, aparentemente, saísse qualquer bolha...).

Dos travões tenho a dizer que o esponjoso desapareceu e que a eficácia está impecável. Quanto a isso, não há nada a dizer: trava bem, forte, e há uma parede no fim do pedal. Ou seja, a troca da bomba foi algo que era necessário e, na operação, não devo ter feito grande asneira.

Há, no entanto, qualquer coisa que não é 100% normal no pedal. Quando alivio o pedal, parece que não larga logo; que é preciso aliviar mais do que eu premi para que os pistões das pinças comecem a vir para trás. Sinto como se tivesse ar no sistema que, quando descomprimo, aumenta de volume antes de haver retorno do óleo de travões à bomba.

Enfim, julgo pode ser uma de 3 coisas:
1 - Posso ter uma entrada de ar no circuito (o que justifica que tudo melhore cada vez que sangro mas, ao fim de algum tempo, eu sinta necessidade de voltar a sangrar. Pode não ser só da minha cabeça e, de facto, estar a entrar ar para o circuito). A ser isto, eu apontaria para a junção tubo flexível / tubo rígido, cuja porca está moída e, na malfadada oficina, podem não ter apertado devidamente.

2 - Posso ter alguma coisa mal montada nos travões da frente. É sempre bom desconfiar de mim, atendendo ao historial de asneiras.

3 - Pode haver um stress qualquer nos tambores. Não nos calços (pois o travão de não funciona muito bem), mas por exemplo no afinador automático.

Enfim, vou ver se ponho o rapaz em preguiças e espreito devidamente para estas coisas com olhos de ver. Não sendo a 2 ou a 3, vou mas é trocar os tubos rígidos dos travões da frente, despistando definitivamente essa causa.



Além da saga travões, sinto cada vez mais um bater na suspensão dianteira esquerda. Não sei exactamente o que será, mas parece vir do braço / triângulo, onde julgo haver uma qualquer folga
A ver se consigo perceber de onde vem e depois dou notícias. Provavelmente, no mesmo dia em que conseguir ir olhar para os travões e tire as rodas do carro. ;)



Por fim, quanto ao problema mais recente de o motor falhar um cilindro no primeiro minuto de funcionamento de manhã.
Ainda não despistei as velas, mas temo que seja algo mais grave — como estar a perder compressão para algum lado até que os metais dilatem.
É que tudo o que era barato eu já troquei há menos de 2 anos, não tendo o carro feito mais de 4000 kms nas minhas mãos: velas, cabos, tampa do distribuidor, rotor.
Enfim, não tenho maionese no radiador nem no óleo... Mas ainda não fui à procura de bolhas com o carro em funcionamento...