Autor Tópico: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca  (Lida 239108 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #660 em: 06 de Abril, 2011, 04:38:31 »
Fiquei muito contente com este tópico. O meu primeiro carro foi um Uno 60SL de 1987 5p (cor Rosso Nearco) andou na minha mão 6 anos e fiz cento e tal mil Kms com ele. Na altura tive muita pena de não ter onde o guardar para ir arranjando aos poucos. Acabei por vendê-lo. O quadrante dos instrumentos do teu 55 é rigorosamente igual ao do meu 60SL. Uma vez vi um 60sx com instrumentação electrónica tipo "Kitt", achei muita piada.
Boa sorte com o UNO.
Ainda bem.  8)

O Uno que viste foi um 70SX  :palmas:

O Rosso Nearco é de facto das cores mais bonitas que houve.
Claro que nunca mais a vemos, pois os que chegaram aos dias de hoje estão muito queimados (ainda por cima é um vermelho, é o que mais tendência tem a desbotar com o Sol).

Aqui fica uma amostra.
O Nearco é mais vivo, o Scuro é mais castanho né?



O Scuro foi muito mais comum.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #661 em: 06 de Abril, 2011, 10:47:08 »
Ainda bem.  8)

O Uno que viste foi um 70SX  :palmas:

O Rosso Nearco é de facto das cores mais bonitas que houve.
Claro que nunca mais a vemos, pois os que chegaram aos dias de hoje estão muito queimados (ainda por cima é um vermelho, é o que mais tendência tem a desbotar com o Sol).

Aqui fica uma amostra.
O Nearco é mais vivo, o Scuro é mais castanho né?



O Scuro foi muito mais comum.
Ai era o 70SX? Confusão minha. Também já lá vão uma dúzia de anos. Relativamente à cor, é isso mesmo, quando mandei pintar o meu e trocar os painéis das portas traseiras (que têm a "mania" de apodrecer junto às borrachas dos vidros) pedi ao pintor que colocasse uma daquelas risquinhas old-school (uma fininha e outra ligeiramente maior) que iam desde o cimo do pisca dianteiro até ao farolim traseiro. O senhor esmerou-se e aquilo ficou mesmo bem feitinho e deu ao carro aquele toque de individualidade. Tenho que ver se tenho para aqui umas fotos para publicar.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #662 em: 08 de Abril, 2011, 22:30:52 »
Tenho aqui um teste com um Uno 60 SL e um Ibiza 1.2.

O Uno 60 SL mecânicamente difere do meu 55 Super por já trazer ignição electrónica.
Declaram mais 3 cv.

Em Portugal os 55 só se venderam com 3 portas e os 60 SL com 5 portas.

As outras diferenças são:
- Tecidos.
- Vidros da Frente eléctricos de série.
- Volante passa de 2 a 4 raios
- Fecho centralizado (em 5 Portas)

Como o peso do 60 SL é maior, os 3 cv teóricos desvanecem-se pois ambos têm 75cv por Tonelada, valor ainda hoje muito bom.

O SEAT Ibiza usa o motor FIAT 1200 com 63cv (menos 2cv do que em FIAT's / SEAT's mais antigos).
Este era o motor do FIAT 124.

Relembro que este primeiro Ibiza é a base Ritmo / Ronda.
O carro é mais curto pois é muito "cortado" após as rodas.
Ou seja, um novo segmento B, mas com base de antigo segmento C, pelo que era um carro muito largo para o comprimento que tinha.

O motor 1200 acaba ainda por ter mais 5cv do que o 1100, apesar se evidentemente o 1100 ser mais moderno.
Se por acaso houvesse um Uno com o 1200 ele ia andar mais do que o 1100.
Nada de especial, basta comparar os antigos 128 (1.1) e 124 (1.2) para perceber a diferença.
A grande diferença é que o 1.2 gasta mesmo muita gasolina.
Até o 1.1 comparado com o FIRE gastava bastante, mas o 1.2 gasta bastante mais.

De resto o teste fala por si; e onde existem diferenças que se vejam entre os dois carros é mesmo apeanas nos consumos e na travagem, ambas melhores no Uno.




























Neste teste o Uno atingiu em 4ª 157 km/h ás ~6000 rpm (5990 em concreto).
Mas o carro faz 7000 rpms, a questão é se o consegue em plano em 4ª.
A descer faz 7000 em 4ª que são ~180 km/h.

No teste também obtiveram um resultado na aceleração 0-100 km/h de 13,8.

Ora gostava de apanhar teste da  "L' Automobile" onde um Uno com este motor mas de 3 Portas obteve:
162 km/h e 13,0 segundos.

São carritos também para chegar a 400 m e 1000 m; em  menos de 20 e 35 segundos respectivamente.

162 km/h é fácil, basta conseguir puxar a 4ª a 6180 rpms em vez de 5990.

Eu sei é que estes carros conseguem fazer Porto - Aveiro sempre com o ponteiro acima de 160.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #663 em: 08 de Abril, 2011, 22:55:17 »
 :help:

PJF

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 41
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #664 em: 09 de Abril, 2011, 00:39:37 »
Tenho aqui um teste com um Uno 60 SL e um Ibiza 1.2.

O Uno 60 SL mecânicamente difere do meu 55 Super por já trazer ignição electrónica.
Declaram mais 3 cv.

Em Portugal os 55 só se venderam com 3 portas e os 60 SL com 5 portas.

As outras diferenças são:
- Tecidos.
- Vidros da Frente eléctricos de série.
- Volante passa de 2 a 4 raios
- Fecho centralizado (em 5 Portas)

Neste teste o Uno atingiu em 4ª 157 km/h ás ~6000 rpm (5990 em concreto).
Mas o carro faz 7000 rpms, a questão é se o consegue em plano em 4ª.
A descer faz 7000 em 4ª que são ~180 km/h.

No teste também obtiveram um resultado na aceleração 0-100 km/h de 13,8.

Ora gostava de apanhar teste da  "L' Automobile" onde um Uno com este motor mas de 3 Portas obteve:
162 km/h e 13,0 segundos.

São carritos também para chegar a 400 m e 1000 m; em  menos de 20 e 35 segundos respectivamente.

162 km/h é fácil, basta conseguir puxar a 4ª a 6180 rpms em vez de 5990.

Eu sei é que estes carros conseguem fazer Porto - Aveiro sempre com o ponteiro acima de 160.

Óptima lembrança GT ABARTH! Estas imagens já ficaram em arquivo. Que saudades daquele volante do 60SL... Confirmo que até aos 160 era de facto rápido para o motor em questão. Das vezes em que teimei em levar o ponteiro aos 180 (cerca de duas ou três) era mais custoso e já se sentia bastante que o carrito não ia bem agarrado à estrada. Curiosamente também tenho experiência de condução num Ibiza, mas o Mk1 facelift, modelo "friend"( matrícula de 1994). Esse penso que era o 1.2 ie de 75cv com catalisador. Andava bem mas os consumos já eram estupidamente altos para aquela altura. No entanto padecia de alguns males irritantes: travava mal à bruta, tinha entradas de por tudo quanto era sítio no habitáculo (a pontos da minha sogra viajar lá dentro com uma manta pelas pernas no inverno) e o interior era um bocado bera. Atenção que estou a falar de um carro comprado novo, sempre estimado de garagem, com revisões na marca e que foi dado para troca na compra de outro com apenas 66 mil Kms. Nessa altura o meu Uno já contava com mais 100 mil e tirando os barulhos parasitas em condução de cidade, tava um mimo. Quando tiver algum t€mpo para comprar um e vagar para me dedicar a ele, vai ter de ser.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #665 em: 09 de Abril, 2011, 00:48:31 »
Tu 60 SL 5 Portas arranjas com facilidade.
Mais fácil só 45 S.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #666 em: 12 de Abril, 2011, 16:42:06 »
Sim, mas o limpa vidros traseiro existindo tem que funcionar, e não estava a funcionar.
Lampadas traseiras também havia uma que não dava e outra que de vez em quando falhava (O carro acusa no check panel).
Abri aquilo e tinham "calcário".
Bastou raspar ao de leve as lampadas e recolocar as mesmas e pronto, já dão, estão novas, nunca correram.  :D

se me tivesses dito algo até te dava a do meu 60 sl que foi com isso para abater, mas vou falar com o rapaz a ver se me tras isso para tras
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #667 em: 12 de Abril, 2011, 17:01:03 »
lembra-te que os unos foram homologados com limpa-vidros traseiro! .... TODOS!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #668 em: 12 de Abril, 2011, 20:13:47 »
lembra-te que os unos foram homologados com limpa-vidros traseiro! .... TODOS!

Muito bem, Luke.
GT ABARTH acho muito mal teres tirado a escova. Ela tem uma função, e não me digas que não resolvias isto com meia dúzia de Euros. Afinal é carro de época ou não? Como vai ser a próxima inspecção.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #669 em: 12 de Abril, 2011, 20:28:12 »
Não fiz nada mal em tirar a escova.
A escova não tem função nenhuma, porque este carro só circula ocasionalmente e num raio de kms muito pequeno; e evidentemente que não circula com mau tempo.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #670 em: 12 de Abril, 2011, 21:14:06 »
olha... tira-lhe o interior também :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #671 em: 12 de Abril, 2011, 21:19:36 »
olha... tira-lhe o interior também :D

E olha que...  :d_grin:

Se fosse um FIRE 1000 fazia um projecto Superlleggera  ;)
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #672 em: 12 de Abril, 2011, 21:40:28 »
esse é melhor ainda... é 1100!

se fosse comigo tavas tramado era chumbo directo :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #673 em: 12 de Abril, 2011, 23:19:28 »
Esta gente só sabe dar na cabeça, eu até nem sei muito bem para que servem as escovas a trás, caso os carros andem limpos, só anda a fazer peso, caso andem sujos, usar a escova só realça isso mesmo. :P


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: FIAT Uno 55 Super Lampredi d’epoca
« Responder #674 em: 12 de Abril, 2011, 23:23:11 »
e já agora tira-se o capot e portas...e rodas!