Tenho aqui um teste com um Uno 60 SL e um Ibiza 1.2.
O Uno 60 SL mecânicamente difere do meu 55 Super por já trazer ignição electrónica.
Declaram mais 3 cv.
Em Portugal os 55 só se venderam com 3 portas e os 60 SL com 5 portas.
As outras diferenças são:
- Tecidos.
- Vidros da Frente eléctricos de série.
- Volante passa de 2 a 4 raios
- Fecho centralizado (em 5 Portas)
Como o peso do 60 SL é maior, os 3 cv teóricos desvanecem-se pois ambos têm 75cv por Tonelada, valor ainda hoje muito bom.
O SEAT Ibiza usa o motor FIAT 1200 com 63cv (menos 2cv do que em FIAT's / SEAT's mais antigos).
Este era o motor do FIAT 124.
Relembro que este primeiro Ibiza é a base Ritmo / Ronda.
O carro é mais curto pois é muito "cortado" após as rodas.
Ou seja, um novo segmento B, mas com base de antigo segmento C, pelo que era um carro muito largo para o comprimento que tinha.
O motor 1200 acaba ainda por ter mais 5cv do que o 1100, apesar se evidentemente o 1100 ser mais moderno.
Se por acaso houvesse um Uno com o 1200 ele ia andar mais do que o 1100.
Nada de especial, basta comparar os antigos 128 (1.1) e 124 (1.2) para perceber a diferença.
A grande diferença é que o 1.2 gasta mesmo muita gasolina.
Até o 1.1 comparado com o FIRE gastava bastante, mas o 1.2 gasta bastante mais.
De resto o teste fala por si; e onde existem diferenças que se vejam entre os dois carros é mesmo apeanas nos consumos e na travagem, ambas melhores no Uno.
Neste teste o Uno atingiu em 4ª 157 km/h ás ~6000 rpm (5990 em concreto).
Mas o carro faz 7000 rpms, a questão é se o consegue em plano em 4ª.
A descer faz 7000 em 4ª que são ~180 km/h.
No teste também obtiveram um resultado na aceleração 0-100 km/h de 13,8.
Ora gostava de apanhar teste da "L' Automobile" onde um Uno com este motor mas de 3 Portas obteve:
162 km/h e 13,0 segundos.
São carritos também para chegar a 400 m e 1000 m; em menos de 20 e 35 segundos respectivamente.
162 km/h é fácil, basta conseguir puxar a 4ª a 6180 rpms em vez de 5990.
Eu sei é que estes carros conseguem fazer Porto - Aveiro sempre com o ponteiro acima de 160.