Autor Tópico: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet  (Lida 3793 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« em: 24 de Dezembro, 2012, 19:44:38 »
Boa noite a todos,

Tenho um grande punto 1,3mjet 75 ja ha 1 ano e tal e em maio deste ano quando fui trocar os discos e pastilhas reparei que havia um tubo proximo da roda do lado do condutor e pertinho do IC que estava babado de oleo e tipo uma pinga a cair. Chamei a atençao do mecanico e ele disse que era relativamente normal. No mes passado fui fazer a revisao dos 120,000 e voltei a reparar no mesmo e o mecanico (desta vez foi outro) disse que era relativamente normal e perguntou se o turbo nao estava a assobiar muito e como sou muito piquinhas com o carro e sei quais sao os sintomas de turbos a morrer disse logo que nao, o turbo faz o som normalissimo deles.

No sabado passado, nao sei bem porquê quando ja tinha o carro na garagem lembrei-me de espreitar por baixo do para choques e vi que havia umas 3/4 pequenas pingas de oleo e o tal tubo todo babado :o Meti a mao nas pingas e o oleo ja tava todo ressequido/retardado, ou seja, nao devia ser muito recente. Limpei bem o tudo e hoje fiz o teste.. andei a dar umas voltinhas e sempre que parava ia ver o tubo e o tubo estava tal como o tinha deixado mas depois deixei na garagem e ao fim de 5/6 horas fui la e o tubo estava outra vez babado  :wacko: Ou seja, isto nao acontece em andamento, é so mesmo quando o oleo volta ao carter :S Nas fotos que vao ver a seguir dá para ver que a babadela fica exactamente no local onde o tubo curva, ou seja, dá a ideia de que o oleo cai e ao sair daquela pequena curva fica ali alojado, nao é um problema de falta de aperto da abracadeira porque a abracadeira está mais a frente.

http://s9.postimage.org/rzdevjq9b/241220121403.jpg
 http://s13.postimage.org/ccx88eqxj/241220121405.jpg
 http://s9.postimage.org/w0lb9q3sf/241220121404.jpg
 
Aqui estao as fotos do tubo em questão. A possivel explicaçao para isto acontecer so agora, depois da revisao foi que andei durante um ano com oleo 10w40 que foi o que meteram antes de me entregar o carro e eu agora meti 5w40 que é o que a marca recomenda e talvez o facto de ser mais fino faça com que haja esta pequena fuga.

Ja li noutros foruns que ha grande puntos com este mesmo problema mas penso que nao é este tubo em questao e penso que é so ficar babado, ao contrario do meu que fica babado e tambem cai umas pequenas gotas.

Qual a melhor soluçao para isto sem ser substituir o tubo? É que ja li casos que substituiem o tubo mas volta ao mesmo :S Penso que isto seja o tubo do IC.

Ha alguma forma de atenuar esta pequena fuga?

Obrigado desde ja e um bom natal para todos :sombrero:
« Última modificação: 24 de Dezembro, 2012, 19:47:03 por AndreS »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #1 em: 24 de Dezembro, 2012, 20:06:26 »
É que ja li casos que substituiem o tubo mas volta ao mesmo

Claro que volta ao mesmo, do tubo não brota esse óleo.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #2 em: 24 de Dezembro, 2012, 20:08:27 »
Como está o nivel do óleo?

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #3 em: 25 de Dezembro, 2012, 00:13:35 »
Foi à revisao dos 120,000 faz agora +/- 1 mes e reparei que eles nao encheram de oleo ate ficar no nivel maximo da vareta, ate estava a pensar comprar uma daquelas garrafas de 1L do mesmo oleo que meteram para corrigir o nivel.

Desde que fiz a revisao ainda nao vi o nivel do oleo, na quarta vejo isso.

Nao ha nada que se possa meter para tipo "estancar" ali aquela parte do tubo?

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #4 em: 25 de Dezembro, 2012, 00:42:27 »
Nao ha nada que se possa meter para tipo "estancar" ali aquela parte do tubo?

Não é isso que interessa, mas, sim ver a origem da saida do óleo.

Confirma-me, pois nas fotos fiquei com dúvidas, esse é o tubo que sai do turbo até ao intercooler?!

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #5 em: 25 de Dezembro, 2012, 01:03:47 »
Sim, penso que sim... nao tenho certezas porque nao meti o carro no elevador e quando esteve no vi bem de onde vinha aquele tubo mas tenho quase a certeza que sim.

Sera alguma coisa do turbo? Se fosse nao era suposto apresentar tambem outros sintomas? É que nao assobia em excesso nem faz qualquer tipo de som estranho nem fumo etc.

Se for bem que leva outra vez com 10w40! Prefiro pagar uma nova muda de oleo do que pagar um turbo.


EDIT: Afinal penso que nao, encontrei uma fotografia de um 1,3mjet 90 no autohoje e o tubo que sai do turbo é outro, nao me parece o mesmo que aparece babado no meu.
http://img585.imageshack.us/img585/4659/dscn1481p.jpg O tubo que no meu aparece babado ta mesmo em baixo, juntinho ao limite do para choques, nao ta tanto para cima.

Mas tambem nao sei ate que ponto o 90 e o 75 sao diferentes nisto.
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 01:15:18 por AndreS »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #6 em: 25 de Dezembro, 2012, 01:28:18 »
Vê se é algum destes, do meu carro.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #7 em: 25 de Dezembro, 2012, 01:35:14 »
Já sei qual é o tubo, é o que sai do intercooler até ao coletor de admissão, amanhã fotografo o meu e posto.

No meu ponto de vista existem três possiveis causas;

1ª- Uma fuga que verte em cima do tubo;

2ª- Separador do óleo entupido;

3ª- Fuga de óleo no turbo.
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 01:48:41 por lovefiat »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #8 em: 25 de Dezembro, 2012, 14:50:11 »
O tubo é este e no meu falta-lhe as normais gotas de óleo, como algumas pessoas dizem ser.
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 15:02:23 por lovefiat »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #9 em: 25 de Dezembro, 2012, 15:00:47 »
Mais fotos


lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #10 em: 25 de Dezembro, 2012, 15:03:56 »
Uma mais...Amanhã passo na Fiat para trazer as gotas de óleo... :lol: :lol:
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 15:06:14 por lovefiat »

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #11 em: 25 de Dezembro, 2012, 17:21:00 »
Penso que seja esse tubo. Obrigado pelo trabalho de teres tirado as fotos :t_up:

Daqui a um tempo levo ao mecanico para ver melhor de onde vem o tal oleo porque é estranho. De todas as possiveis causas a que menos me parece provavel é a de fuga no turbo... penso que se assim fosse ia apresentar outros sintomas mas nao sei.

Se for algo que dê despesa elevada bem que leva outra vez com 10w40  :dry:

Obrigado mais uma vez pela ajuda.


http://s7.postimage.org/wbyeo3f9n/utykiyikl.png  O tubo que falo fica neste local assinalado a vermelho. Foi este que viste?
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 17:46:27 por AndreS »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #12 em: 25 de Dezembro, 2012, 19:23:58 »
Penso que seja esse tubo. Obrigado pelo trabalho de teres tirado as fotos :t_up:

Daqui a um tempo levo ao mecanico para ver melhor de onde vem o tal oleo porque é estranho. De todas as possiveis causas a que menos me parece provavel é a de fuga no turbo... penso que se assim fosse ia apresentar outros sintomas mas nao sei.

Se for algo que dê despesa elevada bem que leva outra vez com 10w40  :dry:

Obrigado mais uma vez pela ajuda.


http://s7.postimage.org/wbyeo3f9n/utykiyikl.png  O tubo que falo fica neste local assinalado a vermelho. Foi este que viste?

O tubo é mesmo esse.

Não tens de quê, hoje ajudo eu, amanhã tu. :t_up:

O óleo 10w40 é tudo menos o indicado para esse motor, portanto a sua utilização em nada o beneficia.

Penso que o teu problema será fuga e parece-me que a mesma provém do tubo do respiro do motor(o tubo da minha primeira foto) que vai para a admissão e passa mesmo por cima do tubo que tem o óleo.  
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 19:31:22 por lovefiat »

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: Tubo do IC (?) babado de oleo 1,3mjet
« Responder #13 em: 25 de Dezembro, 2012, 19:36:11 »
Fui agora mesmo ver aquilo outra vez depois de ter andando com ele e do turbo tenho quase a certeza que nao é porque o tubo em questao nao ta ligado ao turbo, o do turbo parece-me ser outro.

Acho que é mesmo fuga no tubo em si, tive a apalpar aquilo tudo seguindo o seu trajecto desde que sai pela parte de tras do motor, seguindo a tubagem e na parte debaixo quase a chegar à zona do limite do para choques e numa zona com curva nota-se que fica molhado e penso que comeca a escorrer e faz com que va parar a parte debaixo do tubo. Acima desse local que fica humido ta seco e abaixo desse mesmo local so ta humido porque penso que escorre

Em principio na proxima semana vou ao mecanico ver se a fuga vem realmente de outro sitio sem ser a fuga do tubo em si e se nao for muito caro mudo o tubo (por descargo de consciencia), se for muito caro meto la um remendo qualquer para estancar um pouco aquilo tipo chiclete  :laugh: :laugh:

Talvez o facto de ter andado com 10w40 fizesse com que nao se notasse tanto a fuga, visto que agora tem oleo mais fino deve sair com mais facilidade.

Obrigado mais uma vez por toda a ajuda.
Abraço
« Última modificação: 25 de Dezembro, 2012, 19:39:20 por AndreS »