Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: GPMstr em 13 de Setembro, 2014, 13:05:58

Título: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 13 de Setembro, 2014, 13:05:58
Boas,

acabei de fazer um upgrade no grupo Fiat.
Passei depois de ter vendido o Cinq Sport, para uma Marea Weekend Hlx Jtd 105 mas estou com uma duvida...!

Alguém me consegue indicar onde posso ver um diy para mudar as velas?
É que a minha deve estar com uma ou mais nas couves porque custa a pegar e depois passado um bocado fica com o símbolo da resistência a piscar e depois apaga. Ela 2/3s depois de pegar fica certinha a funcionar mas custa sempre para pegar.
Queria começar pelas velas mas não faço mínima ideia por onde começar!!

Alguém me ajuda?!

Obrigado

PS: depois com mais tempo faço a apresentação da mesma e diário de bordo!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Artur Branco em 13 de Setembro, 2014, 14:08:16
Deixas as velas com WD40 de um dia para o outro... Depois em cada uma delas desligas a ficha e desapertas com cuidado. Na vela nova deves dar um pouquinho de massa de cobre na rosca e voltas a enroscar e a ligar a ficha...

No fundo não é um procedimento muito diferente da troca de velas num otto. O que pode fazer a diferença é a acessibilidade, que em alguns JTD/Multijet é complicada.

Na minha Dobló, por exemplo, para tirar a vela do cilindro #3 tem de se tirar o turbo...  :blink:
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 13 de Setembro, 2014, 14:52:42
Boas,

a minha pergunta maior é como eu o faço...! Já dei lá voltas à procura de onde estão as velas mas nada... nem encontro nada na net que me diga onde... mais ou menos já li que fica num sitiu maluco, mas não sei onde!!

Alguem me consegue guiar?!

Obrigado
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Artur Branco em 13 de Setembro, 2014, 16:32:40
Não estão junto aos injectores?

Acho que sim...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Artur Branco em 13 de Setembro, 2014, 16:41:59
Nos 1.9 Multijet estão junto aos injectores...

O Luke já deve ter mudado isso na Marea do pai... Ele já te diz!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Zampanò em 13 de Setembro, 2014, 18:17:42
Viva,
mudar as velas de incadescência num jtd105 não é fácil. As velas ficam viradas para trás, ou seja, viradas para o habitáculo e estão muito escondidas. Se os olhos mal lhe tocam, uma ferramenta ainda menos.
Colocar WD40 é uma grande ideia, só acrescento que se deve aplicar o WD40 mais de 3 vezes e o motor deverá funcionar pelo menos uma vez de forma a que a dilatação do motor (com a temperatura) permita a infiltração do WD40. Claro que com o calor o WD40 evapora e por isso deve-se repetir. Há quem advogue que tirar as velas deve ser com o motor quente (pois estará dilatado e o furo roscado mais largo). Esta contabilização não é uma ciência exacta, serve tão somente para evitar que a vela parta ao desapertar a mesma. Se partir, a única solução é tirar a cabeça e mandá-la ao torneiro tirar a(s) vela(s).
Há ainda outra dificuldade: estas velas não têm cachimbo e a ligação eléctrica é garatida por um olhal e porca 8 (ou 6, não sei bem, é muito pequenita) o que exige usar extensões e articulações para a chave de caixa.
Acho perigosíssimo fazer este trabalho sem experiência.. mas fica aqui (http://www.fiatforum.com/multipla/335442-multipla-glowplug-change.html) um exemplo de um trabalho efectuado no Multipla.
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 13 de Setembro, 2014, 19:43:42
Boas, obrigado.

A minha preocupação era os saber onde e se havia uma "ordem de trabalhos" que facilitasse a coisa.
Neste tipo de motores nunca tinha tocado e estive a ver se descobria a melhor maneira para chegar lá daí a minha pergunta.
Da minha analise superficial, facilitaria tirar a admissão de ar toda ou o tempo que demoraria não compensa em facilidade?

É mais porque segunda vou estar de folga e assim passava o dia de volta dela a fazer uma mini revisão...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Luke em 13 de Setembro, 2014, 20:01:58
eh pah, eu nunca mexi :/
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: cturbo em 13 de Setembro, 2014, 21:28:15
cuidado a mudar as velas. é preferivel deixar para quem saiba.
mesmo assim por vezes ha situaçoes que corre mal.
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 13 de Setembro, 2014, 21:42:57
cuidado a mudar as velas. é preferivel deixar para quem saiba.
mesmo assim por vezes ha situaçoes que corre mal.

Ia, eu sei, mas tendo já mudado velas em uns quantos carros, diesel e gasolina, uns meus outros de outros, uma pessoa fica um bocado frustrada por não conseguir mudar as velas num carro que é dela só porque é mais recente e tem um motor diferente...
Eu compreendo isso tudo mas para mim torna-se frustrante daí estar a perguntar para com calma fazer da maneira mais correta, porque eu estive a olhar e visualmente não descortinei, mas ia partir para começar a tirar a admissão porque pela lógica, não estando à frente, estão a trás, mas a trás é mesmo apertado e daí as minhas perguntas...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Zampanò em 13 de Setembro, 2014, 22:08:19
Estive para fazer esse trabalho num carro de um familiar meu e desisti precisamente porque tem os ingredientes todos para ser algo horrível  :(

Também me preparei e pesquisei muito sobre o assunto mas como há tantos jtds acaba por ser difícil encontrar o que mais se adequa. Não tem uma ordem muito especial, tirar a admissão nunca vi ninguém referir isso. Acho até que para tirar a admissão ter-se-ia de fazer deslocar o motor para ganhar acessos.

Aquilo que me lembro era, além de desligar a bateria e WD40, tinha de se tirar o separador de óleo e soltar conduta de retorno do gasóleo para dar alguma manobra na introdução da extensão e chave de caixa. A chave de caixa tem de ser comprida, não pode ser normal.
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 14 de Setembro, 2014, 00:22:15
Só para eu me sintonizar...
quando dizem "os ingredientes todos para ser algo horrível" estão-se a referir a que em mais concreto?
O desapertar das velas? É algo que tenha tendência a parti-las ao desapertar? Em cada 10 velas partem-se 1?
Só pergunto porque já por várias vezes ia deixando de fazer coisas com medo de fazer asneira, e depois acabei por fazer e no fim até achar fácil e ter corrido tudo bem...

Quem estiver por dentro do assunto o que é que preferiam: tirar a cabeça de um punto fire para trocar todas as juntas e voltar a montar OU trocar as velas a um jtd?

Só para ter um meio de comparação porque a 1a opção já a fiz e não achei complicado no fim visto nunca ter feito nada igual nem com ajuda...

Contudo e correndo tudo bem, segunda feira vou tentar ir ter com um profissional do assunto para ele me guiar e ajudar no assunto!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: juve_elx em 14 de Setembro, 2014, 10:21:08
mas o carro pega mal?
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 14 de Setembro, 2014, 11:34:35
mas o carro pega mal?


Ia... se eu fizer o processo de aquecer as velas por 3 vezes e depois ligar, já pega melhor, mas se for só 2 ou dar logo à chave demora mais uma a 2 voltas de motor a pegar, e depois fica uns 2 a 3s com um trabalhar "pesado" e volta ao trabalhar certo e a luz da resistência das velas pisca durantes uns segundos e apaga-se... depois o carro trabalha normalmente e puxa normalmente...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Zampanò em 14 de Setembro, 2014, 11:51:33
L-) peço desculpa por levantar estes experimente sinto que são bem fundamentados. As probabilidades de partir são consideráveis .. Não sei quantificar. Mas sei que de vê muitos relatos na internet deste problema e há empresas que desenvolveram ferramentas próprias para extrair velas. Podes procurar por glow plug removal.
Posso sugerir que experimentes tentar mas peço as seguintes precauções: wd40, motor quente, cuidado ao desapertar (pode combinar-se alternomeadamente força e wd40 é espera) e isto tudo na vela 2 ou 3 (que são as mais fáceis). E o apertar é somente um cheirinho, já não me lembro do binário de aperto mas é um valor mínimo!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: cturbo em 14 de Setembro, 2014, 17:24:46
Ia, eu sei, mas tendo já mudado velas em uns quantos carros, diesel e gasolina, uns meus outros de outros, uma pessoa fica um bocado frustrada por não conseguir mudar as velas num carro que é dela só porque é mais recente e tem um motor diferente...
Eu compreendo isso tudo mas para mim torna-se frustrante daí estar a perguntar para com calma fazer da maneira mais correta, porque eu estive a olhar e visualmente não descortinei, mas ia partir para começar a tirar a admissão porque pela lógica, não estando à frente, estão a trás, mas a trás é mesmo apertado e daí as minhas perguntas...

nao é necessario tirar a admissao. tirar essa dmissao acredita que tb é trabalhoso.
elas sao visiveis entre a culaca e a admissao. situas primeiro antes de fazeres alguma coisa.
primeiro deves identificar quantas tens queimadas. isso de ele custar a pegar é relativo. estas velas so vao aquecer a temperaturas algo baixas. mas se depois de as substituires continuar a pegar mal, tens outras situacoes a ver a nivel de injeccao.
depois arranja um spray proprio para o efeito. a berner tem um ate jeitoso muito bom para velas e injectores presos.. na falta de um mesmo indicado tens o wd40 que tambem serve.
a partir dai. aconselho a tentares desapertar com muito cuidado. por vezes se nao desapertar bem, vai apertando e desapertando. spray sempre em cima.
a diferença é que se for alguem ja habituado tem mais noçao de que se esta muito pressa ou nao, ou se esta dificel de sair ou nao. mesmo depois de desapertadas, por vezes ficam pressas. depois de sair atençao a ver se a nova aperta bem sem entrar forçada. ja tive algumas que sairam bem, outras bem trabalhosas. inclusive num ultimo 1.9 16v tive que tirar a culaça. partiu depois de ja ter desapertado parte dela. mas  eu ja estava a contar com isso e fui logo avisando o cliente. depois nem com ferramenta especial para o efeito saiu.
se necessitares de alguma ajuda o que eu souber é na boa.
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 14 de Setembro, 2014, 19:32:42
Ia, eu até podia pensar que fosse de outra coisa, mas ai não ficava com a luz da resistência a piscar durantes uns segundos. Digo eu...

Eu não tenho medo de mexer nas cenas, simplesmente gosto de saber se existe uma maneira mais correta de as fazer.
Mas eu ainda vou olhar para lá mais uma vez antes de fazer alguma coisa e se vir que começa a ser muita areia para o meu triciclo vou ter com uma pessoa que mo faz...!

Longe de mim querer tirar lugar de alguém em mecânica, porque o meu core é mais informática/eletrónica, a sena é que eu gosto de aprender!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: juve_elx em 14 de Setembro, 2014, 21:36:49
a minha marengo jtd105 dorme na rua... pega de estalo... faz o tal trabalhar pesado uns 2 ou 3 sec... não faz fumo... puxa bem... e a mais de meio ano que anda com a luz da resistência a piscar...
pelo que li as resistências no jtd só são importantes a temperaturas muito baixas, o meu charuto não me deu provas do contrario por isso não me vou chatear a mudar.
eu primeiro ligava isso a maquina para ver se não tinha outro problema qualquer!
Título: Re:
Enviado por: Erbium em 14 de Setembro, 2014, 22:39:41
Mede as velas montadas com multímetro, identificas as que estão estragadas (se estiver alguma) evitando mexer nas que estão boas...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 15 de Setembro, 2014, 02:56:57
Bem, ainda não tive tempo para fazer esse teste de medir resistências das velas e já me apareceu outro problema que me levou para outro problema que já tinha e não dei importância...

Num percurso de menos de 10kms, a luz dos injetores acendeu. Estranho é que a carrinha continuou a puxar e a andar normalmente. nem o trabalhar se alterou...
Quando cheguei a casa andei à pesquiza e encontrei isto: http://www.tuning.online.pt/forum/injec-ao-fiat-bravo-t111386.html (http://www.tuning.online.pt/forum/injec-ao-fiat-bravo-t111386.html) Onde um user refere que se a temp do motor não subir que pode originar isso...
Também já li num fórum que as velas nestes motores não servem só para pré aquecer mas também para manter a temperatura... Não sei sé é verdade ou não...
Ao ler tudo apercebi-me que na realidade a temperatura da carrinha não sobe para lá do 1o traço, a menos de 1/4 do mostrador, isto num percurso de 10kms e depois de ter ficado 1min ao relantim ao inicio, porque para fazer 3kms o ponteiro nem mexe...

No meio disto tudo, e ainda bem, é que não noto nada que o motor perca potencia nem que fique com trabalhar esquisito...

há coisas...
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 15 de Setembro, 2014, 15:02:21
Já tá marcada visita ao dr. para ficar em condições.

Levar termostato e velas...

O dr. em questão já me disse que as velas são de pré e pós aquecimento, isto é, enqto os cilindros não estiverem a uma temp optima as velas estão sempre a dar gásadas de aquecimento.
naquele caso como o ponteiro da temp mal se move, elas estão sempre a bombar, isto se já não foram com o galheiro (digo eu...)
como o motor não atige temp, a luz dos injetores tb acende...
hoje já deu para aquecer mais um bocado o bloco (1/4 no ponteiro) e a luz já se desligou...

Enfim, vamos ver o que vai sair de la!
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 22 de Setembro, 2014, 23:22:22
News...

1. Velas - Adiado (devido ao ponto 3)
2. Termostato - Trocado e testes ok. O antigo ainda era o original e avariou aberto.
3. Fuga nos injetores (2) - Tirados, limpos, bloco preparado, anilhas novas... só falta coloca-los.

Para já é tudo e espero que não haja mais nada! Pelo menos o Dr não deteta mais nada!

 :fiat:
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: Zampanò em 23 de Setembro, 2014, 21:36:07
Muito bem :) folgo em ver que há progressos! E obrigado pela partilha.
Título: Re: Velas num 1.9 JTD 105
Enviado por: GPMstr em 23 de Setembro, 2014, 21:55:14
Já tive mais noticias e amanhã vou la buscar o bólide!

Basicamente, estavam as 4 velas nas couves... em tempos levou 2 velas mas mesmo essas estavam quinadas!
Já falei com o dr e para já não faço mais nada, mas para o mês que vem (para ganhar mais vontade ($$)) vai levar a limpeza no resto dos injetores com anilhas e tudo bem como o tensor e rolamento do alternador que está a originar ruido excessivo e antes que morra leva novo!

Amanha já tenho carro "novo"!!