Autor Tópico: Velas num 1.9 JTD 105  (Lida 5431 vezes)

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GPMstr

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Velas num 1.9 JTD 105
« em: 13 de Setembro, 2014, 13:05:58 »
Boas,

acabei de fazer um upgrade no grupo Fiat.
Passei depois de ter vendido o Cinq Sport, para uma Marea Weekend Hlx Jtd 105 mas estou com uma duvida...!

Alguém me consegue indicar onde posso ver um diy para mudar as velas?
É que a minha deve estar com uma ou mais nas couves porque custa a pegar e depois passado um bocado fica com o símbolo da resistência a piscar e depois apaga. Ela 2/3s depois de pegar fica certinha a funcionar mas custa sempre para pegar.
Queria começar pelas velas mas não faço mínima ideia por onde começar!!

Alguém me ajuda?!

Obrigado

PS: depois com mais tempo faço a apresentação da mesma e diário de bordo!

Artur Branco

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #1 em: 13 de Setembro, 2014, 14:08:16 »
Deixas as velas com WD40 de um dia para o outro... Depois em cada uma delas desligas a ficha e desapertas com cuidado. Na vela nova deves dar um pouquinho de massa de cobre na rosca e voltas a enroscar e a ligar a ficha...

No fundo não é um procedimento muito diferente da troca de velas num otto. O que pode fazer a diferença é a acessibilidade, que em alguns JTD/Multijet é complicada.

Na minha Dobló, por exemplo, para tirar a vela do cilindro #3 tem de se tirar o turbo...  :blink:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #2 em: 13 de Setembro, 2014, 14:52:42 »
Boas,

a minha pergunta maior é como eu o faço...! Já dei lá voltas à procura de onde estão as velas mas nada... nem encontro nada na net que me diga onde... mais ou menos já li que fica num sitiu maluco, mas não sei onde!!

Alguem me consegue guiar?!

Obrigado

Artur Branco

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #3 em: 13 de Setembro, 2014, 16:32:40 »
Não estão junto aos injectores?

Acho que sim...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #4 em: 13 de Setembro, 2014, 16:41:59 »
Nos 1.9 Multijet estão junto aos injectores...

O Luke já deve ter mudado isso na Marea do pai... Ele já te diz!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Zampanò

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #5 em: 13 de Setembro, 2014, 18:17:42 »
Viva,
mudar as velas de incadescência num jtd105 não é fácil. As velas ficam viradas para trás, ou seja, viradas para o habitáculo e estão muito escondidas. Se os olhos mal lhe tocam, uma ferramenta ainda menos.
Colocar WD40 é uma grande ideia, só acrescento que se deve aplicar o WD40 mais de 3 vezes e o motor deverá funcionar pelo menos uma vez de forma a que a dilatação do motor (com a temperatura) permita a infiltração do WD40. Claro que com o calor o WD40 evapora e por isso deve-se repetir. Há quem advogue que tirar as velas deve ser com o motor quente (pois estará dilatado e o furo roscado mais largo). Esta contabilização não é uma ciência exacta, serve tão somente para evitar que a vela parta ao desapertar a mesma. Se partir, a única solução é tirar a cabeça e mandá-la ao torneiro tirar a(s) vela(s).
Há ainda outra dificuldade: estas velas não têm cachimbo e a ligação eléctrica é garatida por um olhal e porca 8 (ou 6, não sei bem, é muito pequenita) o que exige usar extensões e articulações para a chave de caixa.
Acho perigosíssimo fazer este trabalho sem experiência.. mas fica aqui um exemplo de um trabalho efectuado no Multipla.

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #6 em: 13 de Setembro, 2014, 19:43:42 »
Boas, obrigado.

A minha preocupação era os saber onde e se havia uma "ordem de trabalhos" que facilitasse a coisa.
Neste tipo de motores nunca tinha tocado e estive a ver se descobria a melhor maneira para chegar lá daí a minha pergunta.
Da minha analise superficial, facilitaria tirar a admissão de ar toda ou o tempo que demoraria não compensa em facilidade?

É mais porque segunda vou estar de folga e assim passava o dia de volta dela a fazer uma mini revisão...

Luke

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #7 em: 13 de Setembro, 2014, 20:01:58 »
eh pah, eu nunca mexi :/
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cturbo

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #8 em: 13 de Setembro, 2014, 21:28:15 »
cuidado a mudar as velas. é preferivel deixar para quem saiba.
mesmo assim por vezes ha situaçoes que corre mal.

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #9 em: 13 de Setembro, 2014, 21:42:57 »
cuidado a mudar as velas. é preferivel deixar para quem saiba.
mesmo assim por vezes ha situaçoes que corre mal.

Ia, eu sei, mas tendo já mudado velas em uns quantos carros, diesel e gasolina, uns meus outros de outros, uma pessoa fica um bocado frustrada por não conseguir mudar as velas num carro que é dela só porque é mais recente e tem um motor diferente...
Eu compreendo isso tudo mas para mim torna-se frustrante daí estar a perguntar para com calma fazer da maneira mais correta, porque eu estive a olhar e visualmente não descortinei, mas ia partir para começar a tirar a admissão porque pela lógica, não estando à frente, estão a trás, mas a trás é mesmo apertado e daí as minhas perguntas...

Zampanò

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #10 em: 13 de Setembro, 2014, 22:08:19 »
Estive para fazer esse trabalho num carro de um familiar meu e desisti precisamente porque tem os ingredientes todos para ser algo horrível  :(

Também me preparei e pesquisei muito sobre o assunto mas como há tantos jtds acaba por ser difícil encontrar o que mais se adequa. Não tem uma ordem muito especial, tirar a admissão nunca vi ninguém referir isso. Acho até que para tirar a admissão ter-se-ia de fazer deslocar o motor para ganhar acessos.

Aquilo que me lembro era, além de desligar a bateria e WD40, tinha de se tirar o separador de óleo e soltar conduta de retorno do gasóleo para dar alguma manobra na introdução da extensão e chave de caixa. A chave de caixa tem de ser comprida, não pode ser normal.

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #11 em: 14 de Setembro, 2014, 00:22:15 »
Só para eu me sintonizar...
quando dizem "os ingredientes todos para ser algo horrível" estão-se a referir a que em mais concreto?
O desapertar das velas? É algo que tenha tendência a parti-las ao desapertar? Em cada 10 velas partem-se 1?
Só pergunto porque já por várias vezes ia deixando de fazer coisas com medo de fazer asneira, e depois acabei por fazer e no fim até achar fácil e ter corrido tudo bem...

Quem estiver por dentro do assunto o que é que preferiam: tirar a cabeça de um punto fire para trocar todas as juntas e voltar a montar OU trocar as velas a um jtd?

Só para ter um meio de comparação porque a 1a opção já a fiz e não achei complicado no fim visto nunca ter feito nada igual nem com ajuda...

Contudo e correndo tudo bem, segunda feira vou tentar ir ter com um profissional do assunto para ele me guiar e ajudar no assunto!

juve_elx

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #12 em: 14 de Setembro, 2014, 10:21:08 »
mas o carro pega mal?

GPMstr

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #13 em: 14 de Setembro, 2014, 11:34:35 »
mas o carro pega mal?


Ia... se eu fizer o processo de aquecer as velas por 3 vezes e depois ligar, já pega melhor, mas se for só 2 ou dar logo à chave demora mais uma a 2 voltas de motor a pegar, e depois fica uns 2 a 3s com um trabalhar "pesado" e volta ao trabalhar certo e a luz da resistência das velas pisca durantes uns segundos e apaga-se... depois o carro trabalha normalmente e puxa normalmente...

Zampanò

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Re: Velas num 1.9 JTD 105
« Responder #14 em: 14 de Setembro, 2014, 11:51:33 »
L-) peço desculpa por levantar estes experimente sinto que são bem fundamentados. As probabilidades de partir são consideráveis .. Não sei quantificar. Mas sei que de vê muitos relatos na internet deste problema e há empresas que desenvolveram ferramentas próprias para extrair velas. Podes procurar por glow plug removal.
Posso sugerir que experimentes tentar mas peço as seguintes precauções: wd40, motor quente, cuidado ao desapertar (pode combinar-se alternomeadamente força e wd40 é espera) e isto tudo na vela 2 ou 3 (que são as mais fáceis). E o apertar é somente um cheirinho, já não me lembro do binário de aperto mas é um valor mínimo!