Fiatistas

Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: Mickey em 02 de Janeiro, 2013, 18:23:45

Título: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 02 de Janeiro, 2013, 18:23:45
Boas,

Decidi fazer um DIY da substituição da junta da tampa das válvulas do motor 1108 FIRE, onde também foi necessário substituir os pernos, pois as roscas estavam moídas. Um trabalho simples mas que deve cumprir alguns requisitos "especiais"

Junta nova e o silicone para colocar.

(http://img51.imageshack.us/img51/3072/img00300201301021430.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/51/img00300201301021430.jpg/)

Aspecto da tampa ainda com a junta velha, nem estava em muito mau estado mas apresentava alguns pontos de vazamento

(http://img577.imageshack.us/img577/1289/img00302201301021436.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/577/img00302201301021436.jpg/)

Aqui é visível algum óleo escorrido, importante dizer que praticamente todos os dias era preciso andar a limpar o óleo para não sujar mais o motor

(http://img822.imageshack.us/img822/125/img00303201301021436.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/img00303201301021436.jpg/)

Mais uma onde se vê óleo

(http://img832.imageshack.us/img832/3412/img00304201301021436.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/832/img00304201301021436.jpg/)

Já sem a tampa e pronto a limpar com diluente celuloso

(http://img11.imageshack.us/img11/7332/img00305201301021449.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/11/img00305201301021449.jpg/)

Aqui já tudo muito bem limpo e com um cordão de silicone

(http://img163.imageshack.us/img163/7951/img00306201301021630.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/163/img00306201301021630.jpg/)

A tampa já limpa, com silicone e a junta nova pronta a aplicar no sítio

(http://img546.imageshack.us/img546/8494/img00307201301021631.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/546/img00307201301021631.jpg/)

Os pernos utilizados, 6x40mm em aço zincado

(http://img818.imageshack.us/img818/4597/img00301201301021431.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/818/img00301201301021431.jpg/)

Aqui já a tampa no sítio e os pernos apertados (deveriam ser de 35mm e não de 40mm mas não havia) as porcas tiveram de ser desgastadas de modo a formarem o ângulo da inclinação do encosto na cabeça.

(http://img826.imageshack.us/img826/7493/img00309201301021645.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/826/img00309201301021645.jpg/)



Título: Re: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Vino em 02 de Janeiro, 2013, 19:07:47
Muito bom. Obrigado!
Título: Re: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 02 de Janeiro, 2013, 21:03:39
Muito bom. Obrigado!
:t_up:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Uninho GT em 12 de Janeiro, 2013, 22:43:22
Muito bem :)
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 15 de Janeiro, 2013, 00:47:55
Muito bem :)
:t_up: Tenho de partilhar mais uns DIY para este modelo  :fiat:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Uninho GT em 15 de Janeiro, 2013, 22:20:04
Mickey - Estamos contigo ;) eu tambem tenho de fazer aquele do radiador do UNO.
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Primax em 19 de Janeiro, 2013, 19:12:26
Muito bom!

Valores de aperto quais foram?
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 19 de Janeiro, 2013, 20:41:04
Os valores de aperto são muito baixos, nem foi usada chave dinamométrica ninguém usa para um trabalho destes, pois é mesmo só um encosto...  :D
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Luke em 20 de Janeiro, 2013, 02:54:56
1 volta antes de partir? :lol:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 20 de Janeiro, 2013, 12:08:11
1 volta antes de partir? :lol:
Partir não parte o mais que pode acontecer é a juntar começar a sair para fora de tão esmagada que foi  :D
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Primax em 20 de Janeiro, 2013, 22:03:52
Lol, não estava a criticar... na falta de melhor é tuga style.
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Luke em 21 de Janeiro, 2013, 01:14:49
o maximo que pode acontecer é partir a tampa de válvulas, visto que ela tem limitadores de esmagamento
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 21 de Janeiro, 2013, 11:49:54
Antes de partir sai metada da junta para fora  :lol: Mas sim, não é dificil parti-la  ;)
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: pepsi em 21 de Janeiro, 2013, 22:04:24
Bom tópico :t_up:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 23 de Janeiro, 2013, 14:27:24
Bom tópico :t_up:
A malta está cá é para se ajudar  :t_up:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: REEP em 16 de Maio, 2013, 17:46:42
Bom. A unica coisa que nao fasso e por esse cordao todo. Se a cabeca estiver limpa e completamente desnecessario. Silicone de juntas so ponho nos cantinhos junto as curvas do distribuidor e da poli da arvore, e so 2 pontinhos. Dura anos.

Para quem ja nao consegue limpar completamente o sitio da cabeca onde a junta acenta, use o silicone referido, ou entao ha quem de uma pincelada de verniz nesse beirado, dura anos e anos, mesmo para quem ande sempre a apertar com o carro.
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: ThunderFox em 27 de Agosto, 2013, 22:49:54
Nem se deve fazer... Um fio muito pequeno de selante RTV junto ao sitio onde faz aqueles "cantos" para passar a cam, portanto, dois pontos de cada lado, e não digas que vais daqui!  :abarth:

Bem sei o trabalho que tive para tirar o silicone todo que o sapateirão mecânico que tratou do meu carro em tempos lá pôs...
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: afonsopatrao em 06 de Julho, 2014, 10:30:34
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

Mas queria ver agradecer este tópico! Foi a minha base de trabalho de ontem! E obrigado também a quem aconselhou aos dois pontinhos de selante.

Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: lovefiat em 06 de Julho, 2014, 11:31:06
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

E não é que a ganhou! :d_cool:

Cá vai;

(http://i57.tinypic.com/21domk4.jpg)
 
8)
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Luke em 06 de Julho, 2014, 13:51:45
Candidatura a pá de ouro, eu sei...

Mas queria ver agradecer este tópico! Foi a minha base de trabalho de ontem! E obrigado também a quem aconselhou aos dois pontinhos de selante.



É pata isto que os diy servem :)
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: lovefiat em 06 de Julho, 2014, 14:46:26
É pata isto que os diy servem :)

 :point: Podia ser pato também... :lol:

Sem dúvida é "pata" isto que existe o Fiatistas e algumas pessoas porreiras no fórum! :d_smokin:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: ThunderFox em 06 de Julho, 2014, 15:00:39
Se é pato ou não, não sei, mas já são muitos anos a virar frangos pelo menos  :buba:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: lovefiat em 06 de Julho, 2014, 15:06:11
Se é pato ou não, não sei, mas já são muitos anos a virar frangos pelo menos  :buba:
Estou a ver que és assador nos tempos livres... :t_up:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Mickey em 07 de Julho, 2014, 12:28:25
É sempre bom poder ajudar ajudar o pessoal!

Que bem que sabe, coisas simples mas que ainda assim ajudam  :t_up:

Abraço a todos

 :fiatistas:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: cinquecentoman em 22 de Dezembro, 2014, 22:59:53
Arriscando a pá de ouro, deixo aqui o valor de aperto para a tampa das válvulas: 8nm.
E nada de silicones, dura muito tempo assim! :deal:
Título: Re:
Enviado por: Engenheiro_ em 22 de Dezembro, 2014, 23:51:20
O meu durou +- 2anos sem silicone nenhum. Agora usei. Tanto no punto como no Y10. Afinal deixemos de ser mesquinhas que mal vai fazer um fiozinho de silicone ali? Mas tem troque... Se usarem o fio de silicone e apertarem logo ai sim e a mesma coisa que não usar. Agora se meterem o fio e pousarem só a tampa em cima só com um pouco de nada de aperto e deixarem endurecer o silicone. Depois de endurecer um bocado ai sim apertam. :) assim vão ficar com vedamento extra, e que tem os batentes que não deixam apertar muito a junta dai que ao fim de pouco tempo perde logo oleo. Com o silicone fica um pouco melhor ;) 
Ficam os meu 50cents com base na experiência pessoal que foi obtendo, agora cada um faça como entender e que tire as suas conclusões. :)
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: TwinThema em 23 de Dezembro, 2014, 20:18:50
Eu das vezes que usei o silicone para vedaçao de juntas nunca me dei mal, e nunca foi necessario deixar secar.

O que dizes tem toda a logica e funciona.  :t_up:

No entanto desde que as superficies estejam bem limpas e principlamente isentas de gordura o silicone (pelicula entenda-se) adere e molda-se de tal forma as superficies que nao deixa poros ao ser apertado. Durante a secagem a adesao torna-se efetiva e impede a existencia de fugas.
O que acontece na muitas vezes e que a limpeza nao e bem feita e ficam residuos de gordura que vao impedir a aderencia do silicone as faces. Dai que quando um silicone e bem aplicado da proxima vez que a junta seja desmontada nota-se o silicone a descolar e qd esta mal aplicado o silicone solta-se com a maior das facilidades. :)

Fica o troco do s 50cents... :D  :t_up:
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: ThunderFox em 24 de Dezembro, 2014, 00:22:43
Agora um argumento puramente técnico... A FIAT recomenda que se coloque um pouco de selante RTV apenas junto aos cantos dos retentores. Com uma superficie limpa e uma junta nova, e aplicando selante RTV nos pontos recomendados, mesmo com o aperto final, não tem como falhar!

(Isto é na teoria, na prática é limpar tudo, junta para cima, e que se lixem as fugas que o óleo previne a ferrugem!)
Título: Re: Re: Punto 1.2 8v Engenheiro_
Enviado por: Engenheiro_ em 24 de Dezembro, 2014, 01:01:25
Eu das vezes que usei o silicone para vedaçao de juntas nunca me dei mal, e nunca foi necessario deixar secar.

O que dizes tem toda a logica e funciona.  :t_up:

No entanto desde que as superficies estejam bem limpas e principlamente isentas de gordura o silicone (pelicula entenda-se) adere e molda-se de tal forma as superficies que nao deixa poros ao ser apertado. Durante a secagem a adesao torna-se efetiva e impede a existencia de fugas.
O que acontece na muitas vezes e que a limpeza nao e bem feita e ficam residuos de gordura que vao impedir a aderencia do silicone as faces. Dai que quando um silicone e bem aplicado da proxima vez que a junta seja desmontada nota-se o silicone a descolar e qd esta mal aplicado o silicone solta-se com a maior das facilidades. :)

Fica o troco do s 50cents... :D  :t_up:

Exacto. Eu deixo só endurecer um pouco o silicone. Não secar totalmente. E quando meto o fio de silicone na cabeça previamente limpa e desengordurada. Eu para isso passo um pano com diluente. Neto logo a tampa com a junta e aperto um pouco só. Isto para espalhar o silicone uniformente e tirar poros de ar do meio do silicone e isso... Depois deixo secar um pouco. Tendo secado um pouco dou o aperto final. ;)



Agora um argumento puramente técnico... A FIAT recomenda que se coloque um pouco de selante RTV apenas junto aos cantos dos retentores. Com uma superficie limpa e uma junta nova, e aplicando selante RTV nos pontos recomendados, mesmo com o aperto final, não tem como falhar!

(Isto é na teoria, na prática é limpar tudo, junta para cima, e que se lixem as fugas que o óleo previne a ferrugem!)

A cabeça e de alumino não ganha ferrugem. Perfiro que ela ande limpinha. Eu por experiência própria já comprovei bem isso. E necessário de facto o fio fé silicone para aquilo ficar bem vedado e sem fugas durante muito tempo. Pois a usar só junta. Por muito bem que a ponhas e por muito bem limpa que a cabeça esteja, ao fim de algum tempo vai babar oleo. Isto porque a tampa tem os batentes de aperto. Ou seja a junta nunca vai ficar muito esmagada, e com o tempo calor que apanha e.t.c a junta vai ficar dura e vai deixar de vedar convenientemente. Ou seja pudia usar só a junta sim... Mas era para trocar de ano a ano que não gosto de ver fugas... Se não era para fortalecer os comentários de alguns expertos. Do tipo "é fiat não presta oh os motores andam sempre todos babados" já por isso e que para expertos desses gosto de mostar o meu motor sem fuga nenhuma ali limpinho e com mais de 200mil km. :D
Título: Re: Re: Punto 1.2 8v Engenheiro_
Enviado por: Mickey em 24 de Dezembro, 2014, 22:22:04
Exacto. Eu deixo só endurecer um pouco o silicone. Não secar totalmente. E quando meto o fio de silicone na cabeça previamente limpa e desengordurada. Eu para isso passo um pano com diluente. Neto logo a tampa com a junta e aperto um pouco só. Isto para espalhar o silicone uniformente e tirar poros de ar do meio do silicone e isso... Depois deixo secar um pouco. Tendo secado um pouco dou o aperto final. ;)



A cabeça e de alumino não ganha ferrugem. Perfiro que ela ande limpinha. Eu por experiência própria já comprovei bem isso. E necessário de facto o fio fé silicone para aquilo ficar bem vedado e sem fugas durante muito tempo. Pois a usar só junta. Por muito bem que a ponhas e por muito bem limpa que a cabeça esteja, ao fim de algum tempo vai babar oleo. Isto porque a tampa tem os batentes de aperto. Ou seja a junta nunca vai ficar muito esmagada, e com o tempo calor que apanha e.t.c a junta vai ficar dura e vai deixar de vedar convenientemente. Ou seja pudia usar só a junta sim... Mas era para trocar de ano a ano que não gosto de ver fugas... Se não era para fortalecer os comentários de alguns expertos. Do tipo "é fiat não presta oh os motores andam sempre todos babados" já por isso e que para expertos desses gosto de mostar o meu motor sem fuga nenhuma ali limpinho e com mais de 200mil km. :D

O meu conta com 280mil Km e está limpissímo  :D :fiat:

Hoje em dia já não se fazem motores como antigamente!
Título: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: ThunderFox em 25 de Dezembro, 2014, 03:27:30
Eu normalmente quando oiço esse tipo de comentários fico calado bem caladinho e tomo o comentador por ignorante... Afinal de contas, um motor babado nunca foi sinal de avaria ou má qualidade.
Título: Re: Re: Junta tampa das válvulas (FIRE)
Enviado por: Engenheiro_ em 25 de Dezembro, 2014, 13:58:58
Eu normalmente quando oiço esse tipo de comentários fico calado bem caladinho e tomo o comentador por ignorante... Afinal de contas, um motor babado nunca foi sinal de avaria ou má qualidade.
Sim isso também e verdade. Mas da mau aspecto ao motor. Eu gosto de o ver limpinho. :) e para não falar que por exemplo no Y10 estava-me a babar pela tampa das valvulas e pelo o-ring do suporte da bobine. E a fuga era tal que nos 10mil km de intervalo de muda do óleo ele ia do maximo quase ao mínimo na marca da vareta. Ou seja quase 1l de óleo que saia por ali em 10mil km. Mudei a junta e o O-ring e depois passados mais 10mil km a marca na vareta só desceu ai uns 200ml de óleo no maximo :)