Autor Tópico: Limpeza dos farois  (Lida 6141 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

lmml

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 666
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Limpeza dos farois
« em: 13 de Novembro, 2009, 11:56:42 »
Bom dia pessoal. O meu Punto II de 11/2004,está novamente com os farois a ficarem baços. O material plástico em que são feitos,com o tempo,lavagens,calor,etc... vai perdendo o aspecto cristalino.
Em tempos da Fiat (Automeclis) limparam os mesmos com polish da 3M (não sei se está bem escrito) e ficaram como novos,cristalinos.
Sem recorrer novamente à oficina,alguém sabe recomendar algum produto de compra em super,ou hiper-mercado,ou loja de acessórios,ou a própria Fiat,para repor dentro do possivel,a nitidez, ou aspecto cristalino dos farois?
Bom dia de trabalho e/ou fim de semana. Parece que vai ser molhado.
lmml
« Última modificação: 13 de Novembro, 2009, 11:59:07 por lmml »
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

PedroMaia

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 251
  • Karma:
    +1/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Acai Berry Detox
Re:Limpeza dos farois
« Responder #1 em: 13 de Novembro, 2009, 12:10:57 »
Boas,

se queres um conselho sincero, não te ponhas a fazer isso sem experiência e muito menos com produtos de hiper, ou os parcos resultados irão durar pouco.

Basicamente, isso é feito com um bom polish de corte.
Para ficar duradouro, passas lixa 1000, sempre com água. Passas lixa 2000, sempre com água. Finalmente, passas lixa 4000, sempre com água tambem.
Estas ultimas duas medidas de lixa, encontras para polidoras, mas nunca uses máquina nas ópticas do Punto. A sua "fragilidade", aliada ao calor que a máquina vai gerar, arriscas-te a ficar pior a emenda que o soneto.

Se após a lixade já estiver com um aspecto bastante uniforme, podes usar um polish normal, esquecendo o de corte. Após o polish normal, podes aplicar um polish de acabamento. SEMPRE a la mano.

Quando tudo estiver bonitinho, podes aplicar um selante de boa qualidade. Grojet2000, ou, se quiseres perfeição, Wheel Sealant, um selante de jantes, que já está preparado para aguentar altas temperaturas, e irá durar bem mais do que com um selante normal.

Recomendações:

Polish - linha da Menzerna (alternativa económica: 1Z)
Selante - Grojet2000 ou Wheel Sealant

Se precisares de ajuda, avisa ;)

tiago blanquet

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 183
  • Karma:
    +0/-0
    • http://pontacao.planetaclix.pt/
Re:Limpeza dos farois
« Responder #2 em: 13 de Novembro, 2009, 14:05:31 »
Julgo não haver problema em passares com a maquina na parte do polimento. Fazes a lixagem a mão e dps passas com a maquina de polir e o respectivo polish. Eu no final aplicava uma camada de verniz no farol. Tenho um clio tambem com opticas de plastico como tudo o que vem agora pro mercado e estavam verdes. Poli-as ficaram novas mas passado um ano começaram a ficar novamente com mau aspecto. Dei um toque e no final envernizei a pistola com verniz profissional pra automovel. Ate agora estão cristal-clear.
Lembrem-se:

Sub-viragem é quando o condutor vai assustado
Sobre-viragem é quando o passageiro vai assustado.


Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Limpeza dos farois
« Responder #3 em: 13 de Novembro, 2009, 15:03:43 »
Boas,

se queres um conselho sincero, não te ponhas a fazer isso sem experiência e muito menos com produtos de hiper, ou os parcos resultados irão durar pouco.

Basicamente, isso é feito com um bom polish de corte.
Para ficar duradouro, passas lixa 1000, sempre com água. Passas lixa 2000, sempre com água. Finalmente, passas lixa 4000, sempre com água tambem.
Estas ultimas duas medidas de lixa, encontras para polidoras, mas nunca uses máquina nas ópticas do Punto. A sua "fragilidade", aliada ao calor que a máquina vai gerar, arriscas-te a ficar pior a emenda que o soneto.

Se após a lixade já estiver com um aspecto bastante uniforme, podes usar um polish normal, esquecendo o de corte. Após o polish normal, podes aplicar um polish de acabamento. SEMPRE a la mano.

Quando tudo estiver bonitinho, podes aplicar um selante de boa qualidade. Grojet2000, ou, se quiseres perfeição, Wheel Sealant, um selante de jantes, que já está preparado para aguentar altas temperaturas, e irá durar bem mais do que com um selante normal.

Recomendações:

Polish - linha da Menzerna (alternativa económica: 1Z)
Selante - Grojet2000 ou Wheel Sealant

Se precisares de ajuda, avisa ;)

Boas,

Excelente sim senhor!!

Podias inclusivamente fazer um D.I.Y. do que acabaste de descrever, que ia ser de grande utilidade para muitos users!

Eu pessoalmente vou copiar o conteúdo do teu post para um ficheiro de texto e guarda-lo para futuramente poder consultar.

E já agora sabes informar-me onde se compra um polish normal, e um de corte de boa qualidade?

Cumps,
Luís




smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Limpeza dos farois
« Responder #4 em: 13 de Novembro, 2009, 17:09:33 »
temos um topico na secção DIY com a limpeza de farois num punto mk2...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Limpeza dos farois
« Responder #5 em: 13 de Novembro, 2009, 18:34:31 »
temos um topico na secção DIY com a limpeza de farois num punto mk2...


Sim temos, também já o vi, mas este do nosso colega Pedro Maia parece-me que usa um método um pouco diferente do anterior

Embora o resultado final provavelmente vá dar ao mesmo...No entanto este a mim parece-me mais acessível, financeiramente falando.

Cumps,
Luís


PedroMaia

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 251
  • Karma:
    +1/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Acai Berry Detox
Re:Limpeza dos farois
« Responder #6 em: 17 de Novembro, 2009, 13:19:04 »

Sim temos, também já o vi, mas este do nosso colega Pedro Maia parece-me que usa um método um pouco diferente do anterior

Embora o resultado final provavelmente vá dar ao mesmo...No entanto este a mim parece-me mais acessível, financeiramente falando.

Cumps,
Luís



Boas,

obgd. :) Quantoa polish com boas qualidades de corte, é sempre aquela questão. Se cortas no preço, vais cortar na qualidade. Eu uso a linha da 1Z, por ser boa em relação qualidade/preço. Além de que, não se devem comprar grandes quantidades para guardar, pois ao fim de uns tempos (não é um ou 2 meses que vão fazer diferença, mas mais...) os polish começam a perder as suas qualidades.

Por exemplo, uma lata da 1Z custa cerca de 5€, e são porreiros. Ao passo que a menzerna, uma embalagem custa cerca de 15€. Ou seja, escolhi a 1Z poor estar a começar no detalhe, e porque com o valor de uma da menzerna, comprar os tres tipos de polish da 1z.

Quantoa sitios para comprar, tens a Car Care Europe, ou poderás procurar no fórum detalhe.net o contacto do importador mais perto de ti. Não sei de onde és, mas se fores aqui de perto do Porto temos o Alquimista (António). Em lisboa há outro, mas esse não sei quem é. ;)

É o sitio onde aconselho a comprar produtos de detalhe.

Abraços,
Pedro Maia.


Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Limpeza dos farois
« Responder #7 em: 17 de Novembro, 2009, 15:04:49 »
Boas,

obgd. :) Quantoa polish com boas qualidades de corte, é sempre aquela questão. Se cortas no preço, vais cortar na qualidade. Eu uso a linha da 1Z, por ser boa em relação qualidade/preço. Além de que, não se devem comprar grandes quantidades para guardar, pois ao fim de uns tempos (não é um ou 2 meses que vão fazer diferença, mas mais...) os polish começam a perder as suas qualidades.

Por exemplo, uma lata da 1Z custa cerca de 5€, e são porreiros. Ao passo que a menzerna, uma embalagem custa cerca de 15€. Ou seja, escolhi a 1Z poor estar a começar no detalhe, e porque com o valor de uma da menzerna, comprar os tres tipos de polish da 1z.

Quantoa sitios para comprar, tens a Car Care Europe, ou poderás procurar no fórum detalhe.net o contacto do importador mais perto de ti. Não sei de onde és, mas se fores aqui de perto do Porto temos o Alquimista (António). Em lisboa há outro, mas esse não sei quem é. ;)

É o sitio onde aconselho a comprar produtos de detalhe.

Abraços,
Pedro Maia.



Boas,

Obrigado pela dica, por acaso não moro muito longe do Porto, estou em S. João da Madeira, por isso em caso de necessidade posso sempre dar aí um pulinho!

Cumps,
Luís

PedroMaia

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 251
  • Karma:
    +1/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Acai Berry Detox
Re:Limpeza dos farois
« Responder #8 em: 17 de Novembro, 2009, 16:28:31 »
Boas,

Obrigado pela dica, por acaso não moro muito longe do Porto, estou em S. João da Madeira, por isso em caso de necessidade posso sempre dar aí um pulinho!

Cumps,
Luís


Ou passas cá em casa. :-P Em Grijó... Hehehe... Pagas a bejeca e toca a bulir na Dobló...  :wacko: Mas se quiseres ir à loja do detalhe, então avisa um dia destes, que volta e meia vou lá e assim não precisas andar à procura.

Abraços

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Limpeza dos farois
« Responder #9 em: 18 de Novembro, 2009, 11:14:45 »
Ou passas cá em casa. :-P Em Grijó... Hehehe... Pagas a bejeca e toca a bulir na Dobló...  :wacko: Mas se quiseres ir à loja do detalhe, então avisa um dia destes, que volta e meia vou lá e assim não precisas andar à procura.

Abraços

Ok fica combinado, quando precisar de uns produtos desses mando-te uma PM e combinamos um encontro, e podes crer que pago a bejeca com muito gosto!

Cumps,
Luís