Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486874 vezes)

0 Membros e 7 Visitantes estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1545 em: 26 de Outubro, 2015, 08:38:26 »
Muito bom!

A lubrificação nos pontos correctos ajuda também a poupar os travões porque ao poderem deslizar bem recuam melhor e assim não passam a vida a incomodar os discos :)

Sobre o sangrar os travões sem ir até ao fundo..não sei, apenas recomendo que isso seja feito pois feito assim os vedantes (da bomba central) não entram em zonas onde normalmente não trabalham. Assim sendo, não há o risco de se estragarem. Ou antes, e dito de outra forma, há quem diga que se carregar até ao fundo (em especial numa bomba mais velha) depois a bomba deixa passar óleo.

De resto, boas fotografias!

Nao tinha perceido o pq, mas tem logica.
Mais um esclarecimento graças aos  :fiatistas:  :t_up:

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1546 em: 26 de Outubro, 2015, 19:37:19 »
Boas Afonso!
Daqui a pouco o pessoal recorre é a ti para mecanico, caso te dediques aos clientes da mesma forma como te dedicas ao teu!

91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1547 em: 01 de Novembro, 2015, 14:51:55 »
Olá! Então para não deixar morrer o DB, resta dizer que assim que chega o fim de semana, passo as cadeirinhas de criança para o Uno e uso-o o tempo todo. Faça chuva ou faça sol!

Tem sido um espectáculo. Ninguém acredita no carrão que é o Uno sem ter conduzido um. Não espanta, assim, o estrondoso sucesso que foi durante tantas décadas em todo o mundo.
Esta semana faz 25 anos de matrícula. E gosto cada vez mais dele.


Agora queria pedir a vossa opinião.
Desde que o carro foi à maldita oficina trocar os tubos flexíveis de travões, noto o pedal dos travões diferente. Não é bem esponjoso; é mais como se fosse uma almofada.
Por vezes acho que está normal; outras vezes não.
Ja sangrei o sistema mais 3 ou 4 vezes e não tem ar. Não saem bolhas em qualquer das rodas. Além disso, ele começa a travar logo cá em cima, ao mínimo toque: se tivesse ar no circuito, não faria isso, pois não?
O carro trava bem. Muito bem até. Equilibrado e logo à primeira (não é preciso bombear para travar bem).
Simplesmente nunca se encontra uma parede em que se carregue; parece que há uma almofada e não uma parede. E parece que há um delay de microsegundos entre a força que faço no pedal e a resposta equivalente dos travões.
Eu não me lembro de ele ser assim antes; mas também posso estar só sugestionado.

Posto isto: que será? A bomba central? Ignoro a sensibilidade, pois a eficácia dos travões é brilhante? Bombitos atrás?
Agradeço ideias e conselhos sobre como proceder. Nem que seja "ignorar porque no que interessa (a travagem) o carro está óptimo".

Abraços!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1548 em: 02 de Novembro, 2015, 08:55:04 »
O Uno vai começar a contar anos de vida pra traz!!! :D

Isso dos travoes, na minha opiniao, pode ir do mais desconcertante suporte podre a ceder a um conjunto de pequenas cedencias a nivel de vedantes, tubos flexiveis etc,... Tudo o que possas gastar a nivel de trocar vedantes so garante o prazo de vida deles e nao a sensaçao do pedal do travao. Nao sera deitar dinheiro a rua mas pode nao te resolver o problema que referes (nao ser que seja esse o problema). Basicamente nao perdes mt com isso.
Ajudei ou so criei mais duvidas?  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1549 em: 02 de Novembro, 2015, 14:09:25 »
Ajudaste, Twin! E aconselhas a começar por onde nessa operação de busca aos vedantes que cedem?

Enfim, pode ser que o encontro de Unos se realize (ou um encontro Fiatista) e eu depois peco-vos para experimentar e me dizerem se é só da minha cabeça ou se o pedal está mesmo mole.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1550 em: 02 de Novembro, 2015, 14:21:03 »
Ajudaste, Twin! E aconselhas a começar por onde nessa operação de busca aos vedantes que cedem?

Enfim, pode ser que o encontro de Unos se realize (ou um encontro Fiatista) e eu depois peco-vos para experimentar e me dizerem se é só da minha cabeça ou se o pedal está mesmo mole.

Este e um dos casos (e acho que ja o referi) se 1 tem defeito os semelhantes nao deveram estar mt melhores e num curto espaço de tempo iram ceder tb.
Nesta onda acredito que o problema nao seja um vedante em concreto mas sim, o somatorio de um pouco de cada um faz o total. Nao sei se me fiz entender,... Ou seja, se eu estivesse no teu lugar ponderava trocar os vedantes todos, e qd digo ponderar refiro-me a carteira e a importancia para mim (para ti no teu caso) da sensaçao que te causa pisar no pedal do travao.
Pondera e decide. ;)

Estou aki pra te confundir qd precisares.  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1551 em: 03 de Novembro, 2015, 00:13:56 »
Espelho meu, espelho meu: haverá quadrante mais belo do que o meu?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1552 em: 03 de Novembro, 2015, 08:38:13 »
Nao me obrigues a mentir!!!  :d_grin:  :point:  :t_up:

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1553 em: 03 de Novembro, 2015, 08:59:41 »
 :laugh: :laugh:
Realmente, há espelhos mentirosos!!... Mas sim, é muito bonito! Mas isso são os nossos olhos que vêm mal... ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1554 em: 03 de Novembro, 2015, 09:34:57 »
há pois!

o "meu"

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1555 em: 03 de Novembro, 2015, 09:40:42 »
há pois!

o "meu"
Alguém que me entende! ;)
O plastico de fundo com ligeiro brilho; um design dos números a lembrar os Lancia (Dedra e Y10); aquele desenho do Uno no meio do check panel. Genial. ;)

E faltam 10 dias para fazer 25 anos de matrícula! (de fabrico, já fez a 2 de Outubro).

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1556 em: 03 de Novembro, 2015, 11:55:36 »
Esse é muito bonito... Mas prefiro o do meu...  :d_grin:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1557 em: 04 de Novembro, 2015, 21:48:15 »
Ando sem energia para me dedicar a coisas difíceis no Uno... Isto é, chega à noite e em vez de me dedicar à substituição da dobradiça da porta do condutor e à recuperação do distribuidor que comprei, vou dar umas voltas higiénicas à noite.

Continuo a achar o pedal de travão muito mole. Mas pronto, pode ser mesmo assim... Não me lembro dele assim, mas concedo. De todo o modo, já voltei a sangrar o circuito várias vezes. Das rodas da frente, não sai ar nenhum; das de trás, saem algumas bolhas de abrir muito o parafuso de purga (se abrir só o indispensável não saem). Por isso, julgo que não há ar no circuito e essas bolhas são "contaminação" por abrir demasiado a purga.
Já pensei em comprar uma bomba nova, mas pode ser estupidez...
Pedi à minha mulher para dar uma volta e ver que sensação tinha: "parece uma almofada, não está normal".
Depois pedi ao meu irmão para dar uma volta mas em vez de lhe dizer o que suspeitava, pedi para ver se achava alguma coisa estranho no travão. Passado um bocado, diz ele: "não noto nada! Quer dizer, está um bocado duro, mas se calhar é mesmo assim"...
Bom, adiante.

Há pouco fui levantar dinheiro com ele.

Estacionei neste sítio que é, para ele, um local histórico. Há 25 anos, havia aqui um stand do concessionário Castro & Castanheira, justamente onde ele foi vendido. Ou seja, é um regresso às origens, 25 anos depois.

« Última modificação: 04 de Novembro, 2015, 21:49:35 por afonsopatrao »

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1558 em: 05 de Novembro, 2015, 01:18:55 »
Bom, fui limpar o distribuidor!
!

Desmontei tudo, limpei com uma escova de aço e limpa-carburadores.






Depois lubrifiquei o veio com WD40 e voltei a montar tudo.


Estava a pensar trocar o módulo de avanço a vácuo e nem mexer neste. Mas testei (soprando e sugando) e parece estar bom! Levou uma limpeza e ficou outro.



Agora só me falta colocar um novo O-Ring no encaixe dele na árvore de cames e transplantar para aqui a tampa e o rotor. No fim de semana já o devo ter a funcionar no Uno!

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1559 em: 05 de Novembro, 2015, 01:38:30 »
E depois deixar no ponto certinho, ou com um ligeiro avanço  :blush: :blush: :blush:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014