Autor Tópico: A Morte Do 2cv  (Lida 1555 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

dux

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1008
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A Morte Do 2cv
« em: 05 de Janeiro, 2008, 15:31:08 »
A certidão de óbito do 2CV foi oficialmente emitida a 27 de Julho de 1990, em Mangualde, no distrito de Viseu.

O veiculo já era produzido em França há dois anos, e há muito deixara de ser competitivo em termos de segurança e velocidade, mantendo-se em produção apenas como uma opção exótica e até cómica.

A ultima unidade saída da fábrica portuguesa da Citroën finalizou uma produção superior a nove milhões, em várias versões, ao longo de 42 anos.

Foi Pierre-Jules Boulanger, presidente da Citröen no inicio dos anos 30, que lançou a ideia da construcção de um carro económico.
O caderno de encargos pedia "quatro rodas sob um guarda-chuva", com "uma suspensão que permita atravessar um campo lavrado com um cesto de de ovos sem que um só se parta".

Simples e fiável, pensado para a população rural francesa e para um raio  de acção curto, o 2CV é reconhecido como uma das primeiras tentativas de democratizar o acesso ao automovel.

O lançamento chegou a estar planeado para o Salão Automovel de Paris, em 1939, mas o inicio da II Guerra Mundial fez com que os autores do projecto o escondessem dos alemães e o lançassem apenas em 1948.

O veiculo foi muito criticado, especialmente pelos jornalistas, e o escritor Boris Vian terá chegado a apelidá-lo de "aberração rolante".

Contrariando expectativas, o modelo tornou-se um icone: em França, as listas de espera para o adquirir chegaram a ter vários anos.
E por todo o mundo existem clubes e núcleos dedicados ao 2CV (Portugal não foge à regra), bem como um encontro mundial anual, que já vai na 17ª edição.

A Citroën prepara actualmente uma nova versão, para rivalizar com outros modelos clássicos redesenhados com sucesso, como o Mini, o Volkswagen Carocha e o mais recente FIAT 500.

fonte: tabu
« Última modificação: 05 de Janeiro, 2008, 15:31:43 por dux »
Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

eddy_fast

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1865
  • Karma:
    +1/-0
    • http://eduardopissarro@hi5.com
A Morte Do 2cv
« Responder #1 em: 06 de Janeiro, 2008, 22:55:17 »
eu vou procurar as fotos do do meu pai..ele teve daqueles que so tinham um farol..sei que essa foto existe....mas que é um carro que eu gosto e quero ter ( so os €€ é que me levam a refrear, bem como uma 4L...) o meu irmao o mocar 126 teve uma diane...e ainda hoje deixa saudades
« Última modificação: 06 de Janeiro, 2008, 22:56:04 por eddy_fast »