Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481822 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #105 em: 05 de Julho, 2014, 20:30:47 »
Eu so disse acetona que era por causa dos "25 minutos", Agua quente tb resolvia o assunto!!!  :lol:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #106 em: 05 de Julho, 2014, 22:30:28 »
bom resultado ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #107 em: 06 de Julho, 2014, 10:25:45 »
Obrigado!!

Adiante, estive em mais uma noitada na garagem. Desta vez para resolver fuga de óleo que aparecia a meio do bloco, do lado do distribuidor:


Não sabia se era da junta da tampa das válvulas ou do o-Ring do distribuidor, mas comecei pela junta.
Pois bem, quando tirei a tampa, não restaram dúvidas. Vejam o estado de isolamento (not!) que aquela borracha estava a fazer...


O rebordo preto não é silicone! É mesmo óleo...

Depois de limpa com diluente celuloso:


Dois pontinhos de silicone em cada lado, junto à meia lua da cames e junta colocada.





Depois de uma voltinha ainda ontem, nem pinga de óleo no bloco. Sucesso!! Pôr pneus e está pronto para a IPO.

Agora duas perguntas:
1- a árvore de cames está um pouco podre / enferrujada junto ao primeiro cilindro, não acham? É preocupante?

2- O meu próximo passo é mudar o filtro da gasolina. Tenho receio que, porque a bomba é mecânica, depois de mudar a bomba não seja capaz de trazer a gasolina ao carburador, por ficar ar no filtro novo. É uma preocupação estúpida?

Johnybegood

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #108 em: 06 de Julho, 2014, 11:14:00 »
oi.

o que este carro tem de óleo por dentro tem o meu por fora; gostava eu de ter o meu assim.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #109 em: 06 de Julho, 2014, 13:48:06 »
Isso é tinta não é podre, esquece
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #110 em: 06 de Julho, 2014, 23:32:42 »
Olá a todos. Só um pedido de ajudas rápido. 3 pedidos, para ser exacto:

1- Quanto à luz da reserva, que continua sem funcionar:
não, não acende, é um circuito independente, directo da boia
A luz continua sem acender. O ponteiro sim, (o que exclui problemas da bóia) mas a luz não acende. Ora, se já mudei a lâmpada e todo o quadrante, que poderá ser? Alguma pista?

2- Quanto ao facto de a luz interior só acender com as portas do lado direito, embora o check panel acuse qualquer porta aberta:
Isto pode acontecer ao trocarem-se os fios das luzes por cima do forro do tejadilho (que é um bom petisco de tirar sem o estragar), se já tiraram fora o forro podem ter trocado as posições das fichas,  julgo que a ligação nos que não têm tecto de abrir, é diferente.. o teu tem e sei que isto acontece  ;)

Como chego aos fios? O Haynes não me ajuda... Alguma dica?

3- Agora tenho um chiar (um assobio, mais propriamente) quando circulo com o volante direito. Esse chiar desaparece se puser o pé no travão ou se mudar a posição do volante. Que acham que é? Um problema numa pinça? Ou algum rolamento que entregou a alma ao criador?

Obrigado a todos!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #111 em: 07 de Julho, 2014, 00:34:18 »
o sensor de porta aberta para o check é na fechadura, o interruptor das luzes de habitaculo é no pilar.

chiar, travões ou rolamentos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #112 em: 07 de Julho, 2014, 08:36:02 »
A cena da luz da reserva penso que pode ser a boia de combustivel... Penso que apesar do ponteiro funcionar (funciona atravez dum potenciometro na boia) a luz pode nao funcionar pq funciona atraves dum "contacto direto". Neste caso terias de desmontar a boia em si para averiguar...  :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #113 em: 07 de Julho, 2014, 10:38:19 »
A cena da luz da reserva penso que pode ser a boia de combustivel... Penso que apesar do ponteiro funcionar (funciona atravez dum potenciometro na boia) a luz pode nao funcionar pq funciona atraves dum "contacto direto". Neste caso terias de desmontar a boia em si para averiguar...  :dry:

Pois, acho que tens toda a razão. Só pode vir daí, uma vez que já troquei tudo o resto. Vou estudar como chego à bóia...

chiar, travões ou rolamentos

A minha aposta vai para os rolamentos das rodas da frente, pois o carro tem alguma inércia. As rodas não me parecem 100% livres.
Trocar rolamentos não é coisa que eu faça em casa, ou é?

o sensor de porta aberta para o check é na fechadura, o interruptor das luzes de habitaculo é no pilar.

Então achas que pode ser outra coisa que não o problema dos fios que o Fiat 600 71 identificou?
Como não funciona a luz em nenhuma das portas do lado esquerdo, eu tinha excluído a hipótese de serem os interruptores, pois não me pareceu provável avariarem os dois ao mesmo tempo.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #114 em: 07 de Julho, 2014, 12:00:12 »
os rolamentos não prendem... SOLTAM

as portas de trás não acendem as luzes do habitaculo

tu disseste que a luz do bhabitaculo acendem com a porta de um lado mas não com a outra... ou li mal?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #115 em: 07 de Julho, 2014, 12:19:02 »
As duas portas do lado direito (frente e trás) fazem abrir a luz do habitáculo! Mas as do lado esquerdo não. E o interruptor que a acciona é o que está nos pilares, tanto da na frente como na de trás. As portas do lado esquerdo também têm o interruptor, mas não está a funcionar.

Quanto aos rolamentos: Luke, queres dizer se o rolamento estivesse com folga, o carro ficaria mais solto? Solto nao está. Eu não ouço o roncar típico, só mesmo este chiar. Podem portanto ainda estar bons, os rolamentos?
Nesse caso, o problema virá dos travões. Que faço?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #116 em: 07 de Julho, 2014, 12:47:52 »
as porta de trás do uno não faz acender a luz do habitaculo.

assim como não enviam informação para o fecho centralizado, e podem até ser fechadas abertas, as portas da frente acendem a luz de habitaculo, e a da mala acende a luz do interior da mala, mais nada, isto é assim em todos os unos que conheço, não é defeito, é feitio
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #117 em: 07 de Julho, 2014, 12:54:41 »
Luke, posso jurar que a minha porta traseira direita faz abrir a luz do habitáculo! Tal como a da frente direita. E em todas as 4 está um interruptor no pilar (que só acciona a luz nas duas do lado direito).
Será que está um fio mal ligado e faz ligar a luz com a porta traseira direita e não, como devia, com a do condutor?
Mas, nesse caso, também não percebo para que servem os interruptores das portas de trás, se depois o check panel vai ver a informação à fechadura...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #118 em: 07 de Julho, 2014, 13:24:12 »
o checkpanel tem microswitches nas fechaduras para saber se as portas estão fechadas ou não

não digo que o teu não tenha, eu no meu estou a preparar uma série de alterações, desde as portas de tras levarem pistolas com comando como as da frente, até interruptores para a luz de habitaculo

mas de fabrica, não conheço que os unos acendam as luzes de habitaculo com as portas de trás ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #119 em: 07 de Julho, 2014, 13:27:59 »
Logo à noite tiro umas fotos aos interruptores para veres. O teu não tem os interruptores nas portas de trás, certo?

Há aqui uma variável de que não me estava a lembrar: o meu carro tem um alarme montado (que, por sinal, ainda não experimentei). Podem ter colocado interruptores em todas as portas por causa do alarme e, depois, podem ter ligado a luz do habitáculo apenas às portas do lado direito.
Não confio muito nesta versão porque me parece que o alarme tem um outro sensor só na porta do condutor... Mas é uma hipótese.