Autor Tópico: Homologação De Jantes Diferentes  (Lida 100135 vezes)

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smokeme

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #135 em: 28 de Janeiro, 2012, 01:16:04 »
Smokeme, se tem a mesma rotação e velocidade de quadrante ter jante 16  ou 17 não interfere nos dados do quadrante...
Altera, sim, a velocidade real de cada um...
No meu Bravo ter 14" 15" 16 ou 17" às 2500rpm vou sempre a 120km/h de quadrante...
A velocidade real é que vai ser diferente, em  função da dimensão de cada pneumático...

tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...

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kimo

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #136 em: 28 de Janeiro, 2012, 01:17:40 »
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #137 em: 28 de Janeiro, 2012, 05:00:26 »
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #138 em: 28 de Janeiro, 2012, 07:07:35 »
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....

se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.

A meu ver é um mito que meteram na cabeça das pessoas.
O meu carro de dia a dia é uma carrinha com 1400 e muitos kg , jantes 18 com 8.5 polegadas ha frente e 9 polegadas atras , e engraçado um motor 1.9 de 90cv , ha e tal gasta mais , ha e tal depois não sai do sitiu .

Esta presisamente igual a nivel de prestações e de comsumos.
Sempre fiz media de 5 a 5.5 , e continua com media de 5 ate 5.5.
Prestações esta igual , apenas esta mais firme , mas a diferença de comportamento em curva tambem foi algo bastante notoria para melhor.

E digovos eu ja carreguei as jantes e pneus dela , e se for presiso pesa mais as jantes 15 dela com pneus que as actuais 18 .
pois a jante é mais pesada , mas ninguem se lembra do peso do pneu , é que o pneu da jante 15 parece de um todo o terreno pesa chumbo medida 215 60 15  tem mais borracha que sei la o que , a 18 tem um jante mais pesada , mas acaba por ter um pneu muito mais leve 225 40 18, o que afinal de contas acabam com peso semelhante.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #139 em: 28 de Janeiro, 2012, 07:25:26 »
os Corsa vem com jante maior que o meu Volvo

o diametro externo é que conta e o pneu apesar de ser largo está numa jante leve!

agora para consumos tem sempre de ser pneu fino!

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #140 em: 28 de Janeiro, 2012, 07:31:20 »
E também tem a ver com a largura a aderencia a estrada e o peso das rodas é que influencia os consumos e se perde força ou não,  quer dizer nunca perde força tem é que carregar mais peso do que foi calculado de fábrica.

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #141 em: 28 de Janeiro, 2012, 18:17:23 »
tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...

Já confirmei as caixas e são iguais. Ambos às 3000rpm vão a 160km/h
E o que dizes está errado...
O que importa ter jante 15 16 ou 17 se o que importa é o diametro da roda!!!!

Ex:
eu tenho 205/50/15 o meu irmão tem 195/65/15
Temos ambos jantes 15, mas o meu irmão tem uma roda bem maior que no meu carro

Exemplo com jantes diferentes e diâmetro igual
195/55/15 tem o mesmo diametro que 205/40/17


O GPunto com 195/55/16 tem um diametro de roda 0,7% maior que o Corsa com 205/45/17.
Basicamente a diferença é pouco notória.. são medidas equivalentes.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #142 em: 28 de Janeiro, 2012, 18:54:39 »
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S

 :OMG: :boxing_smiley:

Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.

Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #143 em: 28 de Janeiro, 2012, 19:07:54 »
:OMG: :boxing_smiley:

Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.

Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.


a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..

no punto mk2 por ex..

o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem

195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem

foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15  :P

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #144 em: 28 de Janeiro, 2012, 19:18:56 »
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.

O que importa é a relação de caixa que está escalonada para possuir determinada dimensão de pneus...
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #145 em: 28 de Janeiro, 2012, 19:30:26 »
a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..

no punto mk2 por ex..

o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem

195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem

foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15  :P

E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #146 em: 28 de Janeiro, 2012, 19:50:20 »
E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.

com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..

é possivel quase remover o erro do velocimetro, o unico variavel seria a pressão do pneu (aumenta com a temperatura) e o tamanho do rasto que são dificeis de controlar mas tudo o resto é canja..

se conseguimos medir a posição exacta de um motor a mais de 10mil rpm facilmennte se pode medir um pneu que anda a menos de 3000rpm, no final das contas os sensores do abs já o fazem sem erro..

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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #147 em: 28 de Janeiro, 2012, 19:59:37 »
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.

Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.

Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #148 em: 28 de Janeiro, 2012, 20:24:25 »
com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..

165/70/14 tem uma diferença de 0,1% face ao meu 205/50/15.

A 100Km/h de quadrante vou a 94Km/h..
A 220Km/h vou a 207Km/h

Confirmados por GPS e banco de potência

A medida que me corrige muito o erro é 195/55/15 ou 205/40/17, a 100km/h vou perto de 98km/h reais
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Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #149 em: 28 de Janeiro, 2012, 21:08:46 »
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Tens noção do que disseste?


Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".