Autor Tópico: Homologação De Jantes Diferentes  (Lida 100192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #150 em: 28 de Janeiro, 2012, 21:13:48 »
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.

Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.

Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.

pegaste na medida errada para comparar :P

165/70R14 tem um diametro de 586.48 enquanto 195/45R15 tem um diametro de 556.26 o que dá os tais 5km/h a menos de diferença que falas MAS 195/55R15 tem um diametro de 595.37 o que vai dar 1,5km/h a mais.. e estamos a falar do meu punto que trazia 165/70R14 mas havia puntos com 155/80R13 de origem (os sem DA) no entanto as medidas são as mesmas para todos os puntos mk2 sendo indiferente a medida que tinha de origem.. se não fosse a TDS a dar o papel as medidas acima dos 3% não seriam averbaveis, nem a LTA consegue averbar sem recalibração certificada do quadrante..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #151 em: 28 de Janeiro, 2012, 21:41:19 »
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15


Eu tenho quatro "balões" precisamente desta medida no meu carro!

Parecem-me adequados, proporcionando bastante conforto e com um desempenho mais do que suficiente para as caracteristicas do modelo.

 

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #152 em: 28 de Janeiro, 2012, 22:58:05 »
Atenção aos diâmetros.
Na verdade temos que multiplicar por "Pi" (3,14) porque o que interessa mesmo é o Perímetro.
Fiz em tempos uma tabela:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19910.0

Quanto a pneus, jantes, etc.
Tudo depende do que se pretende de um automóvel.
Evidente que de origem trazem sempre um compromisso.
Reparem que o pneu ideal para um carro, deixa de o ser se em vez de seco estiver molhado  :o

Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard  :d_grin:

O mais importante é o peso das rodas e não o tamanho, mas claro que a mesma jante ao subir de tamanho pesa mais, o que é pior.

A largura de pneu é conveniente não ser exagerada para o peso do carro também, pois um carro muito leve com um pneu muito largo nem "peso" em cima do pneu vai fazer e o carro agarra menos.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #153 em: 28 de Janeiro, 2012, 23:28:46 »
Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".



Sim?
A interpretação que deduzes é que ir a 90km/h de quadrante é velocidade real.
A não ser que andes a aferir o quadrante com velocidade real.

Quanto ao passar de 13 para 15, esqueçam o tamanho da jante, o importante é o diametro da roda... conjunto jante + pneu.
Se mantiveres o mesmo diametro de roda ou semelhante a diferença é pouca.

Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #154 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:16:45 »

Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard  :d_grin:

Em competição depende do tipo de piso...
Reparem nas jantes dos carros do WRC em asfalto, gravilha ou mesmo em neve.
Cada piso um tipo de jante.
Asfalto 18"
Gravilha 16"
Neve 15"


Um pneu alto é um mau compromisso em asfalto, não permite grandes velocidades em segurança e em curva perdem alguma estabilidade.
Em terrenos mais acidentados ajuda e absorve grande parte dos impactos.

No caso dos F1, é necessário ser jante 13 e pneu alto... pois o pneu alto proporciona boa tracção em arranque para um carro de elevadas potências e muito pouco peso, 605kg.
Com toda aquela potência um pneu baixo aliado a pouco peso proporcionaria pouca tracção em arranque ou reprises em saida de curva, mas em velocidade seria mais estável.
Por isso, procuram a estabilidade com apêndices aerodinâmicos, mas perdem aerodinamicamente. Tentam ganhar onde mais lhes favorece, em curva.
Num circuito ganha quem é mais rápido, não quem é o mais veloz.
É um carro construído e feito para ser rápido a curvar .
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #155 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:20:29 »
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #156 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:28:27 »
pegaste na medida errada para comparar :P


Peguei nas medidas que me deste e também por essa possuir a maior diferença.  :D

No caso do teu Punto, no meu Bravo acontece o mesmo.
A medida 195/55/15 é a que se aproxima mais da velocidade real.
É uma medida que sai de origem na Marea, no Bravo só com homologação.

15" o Bravo tem 3
185/55/15
195/50/15
205/50/15

Homologações no Bravo
195/55/15
205/40/16
205/45/16
« Última modificação: 29 de Janeiro, 2012, 00:36:59 por MomoX1 »
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #157 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:33:54 »
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???

Para poder aumentar o diametro dos travões...
Aplicação do sistema de travagem do Fiat Coupe 20VT, Brembo 4 pistões com discos de 305mm só cabem em jante 16.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #158 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:34:57 »
e ja agora em que carro ??

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #159 em: 29 de Janeiro, 2012, 00:38:41 »
e ja agora em que carro ??

Fiat Bravo JTD
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #160 em: 29 de Janeiro, 2012, 01:00:55 »
lol .. ok ok

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #161 em: 29 de Janeiro, 2012, 01:16:04 »
lol .. ok ok
As Bravos 130R que a F3auto comercializou tinham Brembo com 305mm
Um carro que tem 200cv precisa de travar melhor :t_up:
É um carro que está a ser preparado para track day e time atack, está a ser preparado quer seja a nível mecânico como a nível de suspenções e travões, também já possui uma caixa com autoblocante

É para fazer algo deste género
F3auto Vila do Conde 1999.wmv
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

xpc

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #162 em: 12 de Abril, 2012, 22:45:51 »
Boa noite.

Tenho um MK2B 1.3 multijet que vem de origem com 185/55r15 e estou a considerar pedir homologação para 195/50r15, devido á grande diferença de preços entre as duas medidas.

Tenho algum receio que esta alteração cause  perda de conforto,embora saiba q vou ganhar em estabilidade.

Acham que a perda de conforto vai ser bastante evidente, alguem já experimentou?

E os consumos existe mt diferença?

Cumps.

miguelevorosso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 119
  • Karma:
    +0/-0
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #163 em: 18 de Novembro, 2012, 01:12:50 »
Boa noite, desculpem a pergunta mas porque é que mencionam a LTA e a TDS e não vão à FIAT portuguesa pedir a homolgação? Já percebi pelos posts que a LTA aprova medidas que a fábrica não aprova mas para quem só quer um pouco mais... É mais caro na FIAT?

jlandrade

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 511
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
Re: Homologação De Jantes Diferentes
« Responder #164 em: 18 de Novembro, 2012, 23:09:22 »
na fiat acho que fica por 55e o papel para homologar a medida mais o valor do imtt
fiat punto 1.3mjet sportvan