Autor Tópico: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável  (Lida 29103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« em: 05 de Março, 2011, 19:41:24 »

Malta, uma dúvida em relação a um Fiat Punto HGT:

O carro tanto a frio como a quente tem o ralenti instável e mesmo em movimento o problema persiste, parece ter pouca força e se não se arrancar numa rotação mais elevada ele quase que vai abaixo. Além disso, quando se efectua uma paragem ele por vezes chega a ir abaixo. Não parece ser variador de fase, porque a frio quando se liga o carro ao ralenti ele não faz o típico "barulho a diesel".

Alguma sugestão?  :unsure:

Nota: As velas são novas e as recomendadas pela marca.

Outra questão, a luz de "avaria no airbag" está acesa no painel. Foi-me dito que o Fiat Punto Mk2 tem essa particularidade. Aparentemente é uma peça eléctrica (relé ou algo do género) que transmite essa informação. Porém é facilmente substituível. Alguém já teve o mesmo problema?

Agradeço a atenção.  :)

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #1 em: 05 de Março, 2011, 20:42:32 »
descreve lá instavel faxabor..

oscila, soluça etc

pela pouca força e tal eu verificava o variador, e problema comun nesse motor e geralmente mudado quando a distribuição ou mudas duas vezes a mesma  :lol:

quanto a luz do airbag não ha tal problema nos mk2, o meu acendeu uma unica vez e tinha sido a ficha debaixo do banco do conductor que estava solta..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #2 em: 05 de Março, 2011, 21:52:50 »
Malta, uma dúvida em relação a um Fiat Punto HGT:

O carro tanto a frio como a quente tem o ralenti instável e mesmo em movimento o problema persiste, parece ter pouca força e se não se arrancar numa rotação mais elevada ele quase que vai abaixo. Além disso, quando se efectua uma paragem ele por vezes chega a ir abaixo. Não parece ser variador de fase, porque a frio quando se liga o carro ao ralenti ele não faz o típico "barulho a diesel".

Alguma sugestão?  :unsure:

Nota: As velas são novas e as recomendadas pela marca.

Outra questão, a luz de "avaria no airbag" está acesa no painel. Foi-me dito que o Fiat Punto Mk2 tem essa particularidade. Aparentemente é uma peça eléctrica (relé ou algo do género) que transmite essa informação. Porém é facilmente substituível. Alguém já teve o mesmo problema?...

Quanto ao motor, a unica vez que tive algo semelhante, embora mais suave, foi à saída de uma revisão, na marca. Humidade junto às bobines e foi culpa da oficina, voltei lá no dia seguinte e ficou tudo normal. A queixa que apresentas não tem a ver com o variador de fase.

Quanto ao AirBag, no meu já acendeu a luz umas 7 vezes, de todas elas foi só apagar o erro. Depois do fim da garantia, ainda me custou umas massas valentes.

zukastilo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #3 em: 05 de Março, 2011, 22:21:20 »
boas
o consumo aumentou?? se sim, talvez seja um pequeno desvio no ponto do motor, tambem pode ser o sensor de pressao absoluta do coletor de admissao, experimenta limpar o sensor, com um spray de limpeza de travoes, que seca quase que instantaneamente, tambem podes aproveitar e comprar um spray de limpeza de carburadores, e limpas a borboleta. É o que me lembro por agora, boa sorte!
abraço

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #4 em: 05 de Março, 2011, 22:44:10 »
descreve lá instavel faxabor..

oscila, soluça etc (...)

Peço desculpa pela imprecisão. Digo instável, pois parece que está sempre a querer ir abaixo, o que por vezes acontece mesmo. No fundo, está sempre "a tremer".  :(

(...) pela pouca força e tal eu verificava o variador, e problema comun nesse motor e geralmente mudado quando a distribuição ou mudas duas vezes a mesma  :lol: (...) 

Não estou muito inclinado para o variador, pois os sintomas não são similares. Embora o consumo tenha aumentado.  :unsure:

(...) quanto a luz do airbag não ha tal problema nos mk2, o meu acendeu uma unica vez e tinha sido a ficha debaixo do banco do conductor que estava solta..

Obrigado pela dica. Vou então verificar.  ;)

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #5 em: 05 de Março, 2011, 22:52:04 »
Quanto ao motor, a unica vez que tive algo semelhante, embora mais suave, foi à saída de uma revisão, na marca. Humidade junto às bobines e foi culpa da oficina, voltei lá no dia seguinte e ficou tudo normal. A queixa que apresentas não tem a ver com o variador de fase.

Bobines de ignição, portanto?

Também acho que em princípio não será do variador de fase. Pelo menos pelo que li do teu excelente post (a propósito, os meus parabéns pelo mesmo  :t_up:) aparentemente os sintomas não encaixam nos descritos aquando da avaria no variador.

Quanto ao AirBag, no meu já acendeu a luz umas 7 vezes, de todas elas foi só apagar o erro. Depois do fim da garantia, ainda me custou umas massas valentes.

Tiveste "pano para mangas então".  :dry:

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #6 em: 05 de Março, 2011, 22:59:58 »
boas
o consumo aumentou?? se sim, talvez seja um pequeno desvio no ponto do motor, tambem pode ser o sensor de pressao absoluta do coletor de admissao, experimenta limpar o sensor, com um spray de limpeza de travoes, que seca quase que instantaneamente, tambem podes aproveitar e comprar um spray de limpeza de carburadores, e limpas a borboleta. É o que me lembro por agora, boa sorte!
abraço

Viva zukastilo.

Segundo o CB aumentou e a meu ver consideravelmente. A uma média de 100 km/h o consumo chegava aos 15 litros/100km.  :huh:

Basicamente os sintomas são ralenti muito fraco (a querer ir abaixo). Por vezes pega, mas pouco depois vai abaixo (custa a pegar). Em movimento sente-se o carro a tremer e o consumo aumentou.

Obrigado.  ;)

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #7 em: 05 de Março, 2011, 23:15:42 »
vai ao cabo da MAF e desliga-o e experimenta o carro faxavor

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #8 em: 05 de Março, 2011, 23:16:50 »
Bobines de ignição, portanto?
...
Tiveste "pano para mangas então".  :dry:

Bobine(s) é uma hipótese, verifica ligações. O problema já existia antes das velas novas, ou apareceu depois?

Quanto aos AirBag, têm sido um pincel :maufeitio:. Ainda por cima, ao HGT soma-se o Stilo do meu pai (tem oito) e aí já perdi a conta.
« Última modificação: 05 de Março, 2011, 23:17:29 por bude »

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #9 em: 05 de Março, 2011, 23:21:30 »

(...) quanto a luz do airbag não ha tal problema nos mk2, o meu acendeu uma unica vez e tinha sido a ficha debaixo do banco do conductor que estava solta..

A propósito Smokeme, como se acede a essa ficha que referes? Já espreitei por baixo do banco do condutor e não encontrei nada.  :blush:

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #10 em: 05 de Março, 2011, 23:27:28 »
vai ao cabo da MAF e desliga-o e experimenta o carro faxavor

Peço desculpa pela ignorância, mas como posso aceder à MAF?  :blush:

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #11 em: 05 de Março, 2011, 23:33:08 »
Bobine(s) é uma hipótese, verifica ligações. O problema já existia antes das velas novas, ou apareceu depois?

Por acaso não cheguei a comentar com o dono.  :(

Quanto aos AirBag, têm sido um pincel :maufeitio:. Ainda por cima, ao HGT soma-se o Stilo do meu pai (tem oito) e aí já perdi a conta.

Que grande "pincel" então.  :wacko:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #12 em: 06 de Março, 2011, 00:34:13 »
abres o capot, procuras uma ligação de cabo que deve estar ligado ao tubo que faz entrar o ar para a admissão e desliga-o...

se alterar a forma de trabalhar é daí..

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #13 em: 06 de Março, 2011, 00:39:18 »
abres o capot, procuras uma ligação de cabo que deve estar ligado ao tubo que faz entrar o ar para a admissão e desliga-o...

se alterar a forma de trabalhar é daí..

Obrigado.  :)

Vou experimentar, depois comunico.

Epiphany

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 161
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #14 em: 07 de Março, 2011, 18:05:57 »

Pois bem, o carro foi hoje ligado à máquina e nada, não acusou erro nenhum. No entanto, continua na mesma. Entretanto foi limpa a válvula do ralenti e o filtro da admissão.

Sugestões?   :unsure: