Autor Tópico: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros  (Lida 26054 vezes)

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pricarti

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Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« em: 08 de Julho, 2013, 20:24:52 »
Boas

O meu Uno 60 SX está com um problema, ontem em andamento começou a trabalhar em 3 cilindros, a falhar e a tremer muito.
Hoje troquei as 4 velas, exprimentei com uma bobine de um 45s e nada, tudo igual.
De frente para o motor posso desligar os 2 cachimbos do lado direito e o carro trabalha exactamente igual que com eles postos.
Não sei de onde vem o problema, pois esses mesmos cachimbos tem corrente.

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #1 em: 08 de Julho, 2013, 21:29:42 »
quando falha corrente num cilindro, é seguir-lhe o rasto

da bobine não é de certeza

ve tampa do distribuidor, rotor como estão, ve se chega corrente aos cabos,
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pricarti

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #2 em: 08 de Julho, 2013, 21:39:41 »
quando falha corrente num cilindro, é seguir-lhe o rasto

da bobine não é de certeza

ve tampa do distribuidor, rotor como estão, ve se chega corrente aos cabos,

Sim, a corrente chega a todos os cabos e todas as velas.
Será que tá descomandado, ou passou-se um dente na correia de distribuição?

Luke

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #3 em: 09 de Julho, 2013, 00:42:40 »
Nao... nao é disso... ou é velas ou placa/rotor ou cabos

É estranho falharem o 3 e o 4...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #4 em: 09 de Julho, 2013, 00:53:01 »
tenta outro distribuidor para testar

nestes casos só trocando periféricos
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Mickey

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #5 em: 09 de Julho, 2013, 02:12:10 »
Vai por tentativas e vai excluindo hipóteses, tenta trocar o distribuidor, os cabos, a tampa do distribuidor o rotor...
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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #6 em: 09 de Julho, 2013, 08:09:16 »
Posso opinar?  :unsure:
Se disser alguma asneira, como e habito estao autorizados a dar-me na cabeça, mas dado tratar-se dos cilindros 3 e 4 nao sera possivel uma falha na alimentaçao de combustivel nestes dois cilindros? Se nao houver nada pra queimar ali dentro nao vai acontecer nada, certo?  :unsure:

pricarti

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #7 em: 09 de Julho, 2013, 09:09:28 »
Posso opinar?  :unsure:
Se disser alguma asneira, como e habito estao autorizados a dar-me na cabeça, mas dado tratar-se dos cilindros 3 e 4 nao sera possivel uma falha na alimentaçao de combustivel nestes dois cilindros? Se nao houver nada pra queimar ali dentro nao vai acontecer nada, certo?  :unsure:

Ao meu ver também tem lógica.
O carro ia em andamento a cerca de 60km/h quando começou a falhar.
Ao dar ao arranque até ele pegar faz um barulho um pouco diferente do habitual.
Ontem tive a tentar ver se ele estava descomandado, tirei a borracha que está na caixa e ao rodar o motor não encontro qualquer marca que possa coincidir com as marcações 0-5-10 que estão na própria caixa.

Luke

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #8 em: 09 de Julho, 2013, 11:47:28 »
não pode ser distribuidor, senão o 1 e o 2 também estavam marados, ve o que te disse, ve o estado dos contactos, etc... as velas que meteste são novas e indicadas, correcto?

Twin -> o 60SX é a carburador, não faz sentido haver falha de alimentação

uma outra pergunta... qual era a cor das velas que tiraste? estavam as 4 iguais?
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pricarti

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #9 em: 09 de Julho, 2013, 13:09:15 »
não pode ser distribuidor, senão o 1 e o 2 também estavam marados, ve o que te disse, ve o estado dos contactos, etc... as velas que meteste são novas e indicadas, correcto?

Twin -> o 60SX é a carburador, não faz sentido haver falha de alimentação

uma outra pergunta... qual era a cor das velas que tiraste? estavam as 4 iguais?

Boas
Sim, as velas que meti são novas e indicadas, e tem corrente.
Posso desligar os 2 cabos das velas do 3º e 4º cilindro que não noto diferença nenhuma.
Não poderá ser a correia distribuição que se passou 1 ou 2 dentes?

Mickey

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #10 em: 09 de Julho, 2013, 13:21:17 »
Tenta ver se o motor está a ponto então, retiras a tampa azul do lado esquerdo e com uma chave 13mm no parafuso da poli da cambota rodas até a marca da poli da cames coincidir com a marca na cabeça (de frente para o carro fica a apontar para dentro do carro, ou seja fica na parte de trás da cabeça bem por cima do sensor de temperatura do líquido de refrigeração do motor) com essas marcas alinhadas vê se as marcas na poli da cambota coincidem com a marca no bloco, se tudo estiver no ponto têm de coincidir. Uma outra forma um pouco mais fácil é rodares a poli da cambota sem retirares a tampa azul, se reparares bem a tampa azul junto da poli da cambota tem uns traços, vê se o corte da poli coincide com os traços, depois de estarem alinhados retira a tampa e vê se a marca da poli da cames coincide com a marca na cabeça...
No meu tópico tens imagens que explicam melhor todo o processo  :t_up:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29351.0

Grande testamento lol  ;)
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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #11 em: 09 de Julho, 2013, 13:55:30 »
(...)
Twin -> o 60SX é a carburador, não faz sentido haver falha de alimentação

(...)

dai o eu ter dito que me podem dar na cabeça se disser alguma asneira. Eu tb tinha essa duvida e como e de manha nem me vem a cabeça consultar 1º... (pronto confesso, foi preguiça mmo  :point:)

pricarti

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #12 em: 09 de Julho, 2013, 14:29:10 »
Tenta ver se o motor está a ponto então, retiras a tampa azul do lado esquerdo e com uma chave 13mm no parafuso da poli da cambota rodas até a marca da poli da cames coincidir com a marca na cabeça (de frente para o carro fica a apontar para dentro do carro, ou seja fica na parte de trás da cabeça bem por cima do sensor de temperatura do líquido de refrigeração do motor) com essas marcas alinhadas vê se as marcas na poli da cambota coincidem com a marca no bloco, se tudo estiver no ponto têm de coincidir. Uma outra forma um pouco mais fácil é rodares a poli da cambota sem retirares a tampa azul, se reparares bem a tampa azul junto da poli da cambota tem uns traços, vê se o corte da poli coincide com os traços, depois de estarem alinhados retira a tampa e vê se a marca da poli da cames coincide com a marca na cabeça...
No meu tópico tens imagens que explicam melhor todo o processo  :t_up:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29351.0

Grande testamento lol  ;)

O testamento não faz mal companheiro.

Só não entendi uma questão, para ver a marca que está na poli da cambota tenho que tirar a poli da correia do alternador?

Não dá para ver o ponto tirando aquela borrachinha da janelinha que está por cima da caixa?

Mickey

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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #13 em: 09 de Julho, 2013, 14:42:10 »
Também dá para ver no volante do motor sim (a tal borrachinha) não precisas retirar a poli da correia do alternador se usares as arcas da tampa da distribuição e a marca que está na poli da correia do alternador
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Re: Ajuda-Uno 60 SX a trabalhar em 2 cilindros
« Responder #14 em: 09 de Julho, 2013, 14:49:02 »
se tivesse saltado dentes... não eram só 2 cilindros que ficavam fora do ponto não achas?
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