Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: silverleaf em 05 de Agosto, 2002, 23:06:07

Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 05 de Agosto, 2002, 23:06:07
Boas ppl!

Sim, sou eu o gajo do #fiat... o q tem andado esta semana a chatear o ppl todo porcausa da admissão directa pró Tipo e q acha que o motor é tótil esquisito (se alguma vez chegar a ser simples).

Vim só dizer q falei com uma loja de tuning cá em Aveiro, a Exclusive Car, e os gaijos disseram-me q têm lá um reactive por 75€ e que mo instalam lá na hora.

Alguma opinião?

E já agora, cuidados a ter com o carro depois e manutenção? (mim não saber nada de mecÂnica...)                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Pàzzo di gioia em 05 de Agosto, 2002, 23:47:38
Um conselho....
Certas modificações só se devem fazer em motores com bom estado de saude...senão.....a esperança de vida fica muito mais curta.

Mudam-te o filtro, mas o trabalho não fica por ai, e porquê? se a admissão ficar mais livre aumentas o rendimento volumetrico do 1.1 i.e., mas para ficar um trabalho bem feito tem que se ajustar a entrada de ar no motor para que os niveis de CO, NO e NOx indicados pela marca se mantenham, senão das cabo do elemento catalitico, digo isto porque nem sempre a sonda lambda faz a correcção completa (penso que esse modelo já tem catalizador e sonda lambda, caso contrario é so ver o CO).

Se o carro tiver muitos km's não mudes o filtro, porque o teu fiat pode passar de asmatico a doente cardiaco... ;)                        
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 06 de Agosto, 2002, 00:00:23
Epá, agora puseste-me triste... o motor n sei como tá, mas tem 70 mil kilometros. Será mesmo absolutamente necessário regular essas entradas de gases? O carro n faz grandes viagens e não existe um décimo do tráfego cá em aveiro do q existe em lisboa.
Sei q isto n é desculpa e q o carro deve sempre andar em optimas condições, mas realmente era mto fixe sacar o sonzinho do motor, tal como ele deve ser. :)                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Luke em 06 de Agosto, 2002, 01:14:29
aqui ficam os meus 10 tostões... ou melhor 5 centimos sobre o assunto

70 mil kilometros num fire é um bom numero, dependendo do tipo de utilização pode até estar como novo :) o meu uno com o mm motor mas a carburador tem 93000 e está imaculado :rolleyes:

quanto ao teu tipo, para aproveitares esse filtro, vais ter que por um sistema de escape mais eficiente, de preferencia apartir dos colectores, quanto a afinação do carro, não sou perito nisso mas nada como falares com a fiat para ver se eles depois to afinam :)
mas as alterações... ahco que antes de mexeres no carro deves tentar ter umas noções de mecanica para saberes onde queres mexer.

de qq maneira ha sempre 2 maneiras de fazer as coisas... a certa e a errada, e é sempre muito mais facil fazer as coisas erradas do que as certas :wacko:                        
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 06 de Agosto, 2002, 02:55:12
Obrigado pelas vossas respostas.

Bem, em termos de utilização do meu carro:

Tem 7 anos, teve 5 nas mãos do meu pai que não dava mais de 100 no carro. Teve estes dois anos nas mãos do meu irmão que é o Jackass dos carros, mas n deve ter feito nada de sériamente grave. E agora ando eu com ele, que já javardo um cadito com akilo, mas sempre com cuidado.

Em termos de noções de mecânica não são mto boas. Guio-me por um primo meu que tem um Lancer e percebe de carros desde puto. O problema é q ele é de longe e não pode cá vir ver o meu carro.

Em relação à admissão directa, vai ser instalada na loja onde eu o vou comprar, porisso não deve ficar "mto" mal montada.

Uma pergunta:

Pq chamam "Fire" ao 1100 ?                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Luke em 06 de Agosto, 2002, 12:24:16
isso da loja tem muito que se lhe diga... podem ser exceletnes ou podem ser mais estupidos que um datilografo a querer mudar segmentos ....

tem cuidado, eu quando é assim não arrisco prefiro ser eu a montar, para fazer asneira faço-as eu!

quanto ao chamarem fire ao 1.1...

é pq é um motor MUITO quente :)

lol

nahhh

F.I.R.E. -> Fully Integrated Robotised Engine

se a memória não me falha :)                      
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 06 de Agosto, 2002, 13:00:18
Bem... eu nunca comprei nada na loja. Colegas meus já. É, estilo, uma grande loja de tuning cá em Aveiro. Além disso, acredita q se fosse eu a montar, qdo desse à chave saiam umas mãos do volante e davam-me um par de chapos pra eu ter juízo, ehhehe.

Opá, akilo deve ter garantia,senão processo os gajos... ups, n tou na América. LOL                      
Título: Admissao directa
Enviado por: granado69 em 06 de Agosto, 2002, 14:30:27
S o carro n tem passado dos 100km/h nos ultimos anos deve estar cheio de reumatico, o meu pai qd comprou o carro ele nem seker conseguia chegar ao corte de rotação em 2ª , agora ele sobe e rotação e canta alegremente pela red line dentro!!!
O meu pai tem o dom de conseguir dar uma rodagem aos carros q lhes produz esse efeito, e eu pelo menos consigo n estragar o trabalho do meu pai...
O meu conselho eh q n o deixes "morrer" a baixa rotação, pk com akele motor facilmente qd dahs por isso vais a 40Km/h dentro da cidade com a 5ª mudança engrenada....
E outra coisa, deixa o motor desenvolver, n vale a pena carregares no acelerador a fundo, mt dificilmente irás obter uma maior resposta por causa disso (a n ser q jah estejas a uma rotação mt alta), antes pelo contrario, e estas a contribuir para q o motor ganhe reumatico
S fosse um carro de carburador facilmente aprendias q ele "afoga"(estavas a mandar gasolina para dentro do motor q ele n conseguia keimar), mas nakele caso ele n "afoga"(carregas no pedal mas a electronica eh q manda o combustivel p/ dentro do motor), mas abres mais o ar, e o carro anda menos e gasta mais.....
e jah agora, uma vez q n tens conta rotações..
no Tipo 1.1 i.e. a velocidade maxima em cada mudança:
1ª - 43Km/h
2ª - 74km/h
3ª - 113Km/h
4ª - 150Km/h
5ª - esta eh sobremultiplicada, supostamente, em plano esta, qd engrenada a 150km/h iria "morrer", mas na realidade ela vai "embalando"...                      
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 07 de Agosto, 2002, 00:31:18
Pois, realmente era engraçado ter um conta rotaçoes nisto... nao so pelo teor informativo, mas ficava porreiro. Sei q ~há dakeles mostradores pikenos q se metem no tablier. Como é q eles se ligam ao motor? S
ao fiáveis? Alguém já viu alguma coisa dessas?                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Luke em 07 de Agosto, 2002, 01:00:19
o melhor a fazeres é tentar arranjar um quadrante para o teu carro que tenha conta rotações :)
fica ocm um aspecto de fabrica  :P                        
Título: Admissao directa
Enviado por: Bonus em 07 de Agosto, 2002, 17:51:55
De que marca é esse Filtro que vais meter e custa 75€ ?
                       
Título: Admissao directa
Enviado por: granado69 em 09 de Agosto, 2002, 05:11:11
Existem versões do Tipo com conta rotações, e n eh mt dificil de trocar esse painel, facilmente consegues arranjar isso até numa sucata e penso q algumas versões do Tempra tb têm o tablier igual
Qt a como ligar ao motor eu n sei....                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Luke em 09 de Agosto, 2002, 10:36:58
tens que ir buscar corrente de bobina salvo erro, mas talvez o tipo ja tenha a instalação para o conta rpm.. o meu 127 tem :) foi arranjar o quadrante, montar e acelerar B)                      



[!--EDIT|Luke|Aug 9 2002, 09:39 AM--]
Título: Admissao directa
Enviado por: Pàzzo di gioia em 09 de Agosto, 2002, 10:53:04
Fire nos motores da FIAT significa (salvo erro ortograficos meus):

F - Fully, I - Integrated , R - Robotized, E - Engine

Isto tudo traduzido para Portugues quer dizer: Motor completamente montado por Robot.

Por isso é que é um motor quadradão, para que o Robot possa chegar com a chave a todo o lado sem se perder....                      
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 09 de Agosto, 2002, 23:05:52
Bem people, parece q tenho q abandonar o meu sonho de uma admissão directa no meu carro.
Acordei ás 9h da manhã pra tar lá prontinho com o bixo e ele ver o q conseguia fazer no carro.

Qdo ele olhou pró motor ficou obvio que a caixa do filtro q lá vinha tinha q saltar toda fora, e a porcaria do sítio do motor era esquisita À brava. Ficou decidido q talvez um kit do punto safasse, mas não deu porque o tamanho do bucal não é compativel.

O kit custava 20 contos já com mão de obra, mas o gajo avisava hj à tarde caso fossem compatíveis... como não avisou, deduso que não havia.

(o filtro de 75 euros q me falaram era da reactive)

Deverei eu considerar q o meu 1.1 ie é um chaço que já nem sequer tem peças pra catálogo ? (nos catálogos só aparecem cenas apartir de 1.4 e mto raramente, sendo quase tudo apenas para o 16 valvulas)

Junto vai uma foto do motor do punto parecido com o meu, e como é o kit do punto.                      
Título: Admissao directa
Enviado por: iniciado em 11 de Agosto, 2002, 23:02:37
:) Bem vindo ao grupo.tenho estado de ferias e só agora vi a tua presença no forum.
Não fiques triste por não teres colocado a admissão directa no uno.Sabes que o desafio maior não é andar num fiat 132 a 160km o desafio reside no gajo que vai atraz num 127 de matricula dz apenas com 900cc e muita pericia.
 o uno como o granado disse precisa de ser bem puxado para dar elasticidade ao motor isso tinha sido conseguido logo apos ter sido comprado 00km.porem com essa historia de vida ainda podes tentar puxar o miudo para as respostas melhorarem so que não tenhas muita esperança...Esse carro tá como o teu pai sempre que quiseres alteralo
ele não vai reagir muito bem  :(
Mas para te animar fica a minha historia:Comprei um 128 á 2 anos para recuperar levei-o para casa a mais ou menos 140km/h depois de doisano fora das estrdas mal passava dos 120 neste momento atinge os 130 mas espero em pouco tempo atingir os 150.
Quanto  parte da mecanica...Podes ir a uma auto escola e comprar o manual para quem tira a carta de pesados.Mas so vais aprender quado pegares num carro que não tenhas medo de estrgar e mexas nele á vontade. :))  :D                        
Título: Admissao directa
Enviado por: Luke em 12 de Agosto, 2002, 00:16:54
Muito Obrigado pela parte que me toca ^_^ ehehehe, apenas um aparte .. atras do fernando passei dos 160 :) mas garanto que o fernando não estava a espera de ser ultrapassado pelo piccolo 127  :blink:

Quanto ao uno... não é um chasso apenas ja não é rentavel produzir material tuning para ele, e não te preocupes com isso, existem maneiras muito mais interessantes de desenvolver o motor, por exemplo, o eric montou uma admissão no uno dele, eric... wanna shed some light on the subject?

eh pah... acho que o iniciado deixou uma ideia interessante.. pq n pegas num outro porjecto? um 127 ou um 128 por exemplo, abundam peças e os carros são extremamente baratos!  :wub:
mas materiald e tuning não ha, é tudo feito em casa e logo mais barato :)                      



[!--EDIT|Luke|Aug 11 2002, 11:20 PM--]
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 12 de Agosto, 2002, 00:38:19
Boas...
Ora bem, eu tinha montado um filtro cónico K&N no meu uno 1.1 a carburador, mas na fiat n me aconselharam akele filtro por ser demasiado ar para um motor de baixa cilindrada.. Sugeriram então montar um filtro de caixa, e depois se kiseres brincares um pouco com a caixa do filtro, ou seja, abrir um buraco para entrar mais ar (antes do filtro, claro). Aí já notas alguma diferença. É claro k n podes experar o unexpected de um 1108cc por mt bom k seja o motor..Para isso arranja então um motor 1.4 e enfia-o lá ehehhe :)
Filtro de caixa..encontras bem da K&N e mais fácil de montar n podia ser ^_^                      
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 12 de Agosto, 2002, 15:33:33
Bem, obrigado pelas vossas sugestões. Realmente era interessante arranjar um fiatzinho dos mais antigos para javardar um pouco.
O meu pai já teve um 125 muito engraçado, e ainda me lembro dele... tenho q lhe perguntar o que é q ele lhe fez.
No entanto tenho um orçamento apertado, e começar agora um hobby novo ia ser um bocado pesado para mim. Eu comecei com esta história de meter uma admissão directa no meu TIPO (e não UNO, como têm dito) porque não fui de férias este verão e sobrou-me um dinheirito. No entanto, se começasse agora a meter peças ou a comprar um carrito pra mexer, isso ainda me ia afastar mais de uma coisa q eu queria... que era comprar um carro novo para mim :)
Novo como quem diz... em 2a ou 3a mão, mas actual...

Em relação à admissão, tenho pena de não poder meter uma directa, e todos realmente me reverterem aos filtros de caixa... infelizmente não entendo muito acerca de filtros de caixa... alguém deseja comentar?

Obrigado por lerem

Silverleaf                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 12 de Agosto, 2002, 18:53:56
Os filtros de caixa são feitos dos mesmos materiais k os cónicos, dependendo da marca, claro. Esses filtros n são tão restritivos como os normais de papel, deixando o motor "respirar" melhor, mas pela mesma conduta do filtro de origem, ao contrário k se pusesses um cónico seria ar a mais, como já tinha dito.
Boa sorte :)                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 12 de Agosto, 2002, 18:55:33
O teu pai teve um 125?! LINDO!!  :rolleyes:
Vê lá se arranjas fotos do gajo :)                      
Título: Admissao directa
Enviado por: silverleaf em 13 de Agosto, 2002, 12:18:29
E o meu avô já teve um 126! O meu tio já teve um Uno! É uma família de FIATS! O meu pai é q lixou tudo e comprou um Carisma, :lol:                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 13 de Agosto, 2002, 16:33:27
lol
126 rula...V8 that is  :rolleyes:  :D  ^_^  B)  :))  :)
(http://www.ukstreetracers.com/images/sr1352.jpg)
 :o                        
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 13 de Agosto, 2002, 16:37:22
Já tinham reparado neste 500 no mesmo site?
(http://www.ukstreetracers.com/images/sr2911.jpg)
(http://www.ukstreetracers.com/images/sr2912.jpg)
muhahahaha  :ph34r:

Tem um motor VW 2180cc arrefecido a ar, 48 IDA carbs. A transmissão tb é VW...                      
Título: Admissao directa
Enviado por: Erickson em 13 de Agosto, 2002, 16:40:28
Quanto aos 126s (há 2) cá vão os links para verem os specs...
O cinzento (http://www.ukstreetracers.com/CarBossTaz.htm)

E o azul (http://www.ukstreetracers.com/CarBuddaTaz.htm)