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Urgente!!!...
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Tópico: Urgente!!!... (Lida 11770 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pinto
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em:
17 de Setembro, 2002, 00:58:42 »
Boas!
Pois é amigos... tou em fase de restauro da minha adorada mákina
e estou mm decidido a rebaixá-lo!!
Tou a pensar em deixá-lo como está este da foto k vai em anexo... sem pára-choques, com um roll-bar simples (para "daily use"), com umas jantes de 13" porreiras (e 175/50) e... rebaixado!!
Agora tenho é k passar do pensamento à prática...
Os pára-choques já saltaram
; o roll-bar vai ser feito em alumínio e resolve-se bem; as jantes... haja dinheiro e tb se resolve.... pois... errr....
; o rebaixamento é k é o busílis da questão!!
Para a frente, tenho duas hipóteses: comprar umas molas progressivas mais duras e baixas (6 cm) k há à venda d algumas marcas (Spax, por exemplo), solução esta k além de cara, seria complicada pq tinha k as mandar vir por encomenda d lá d fora...
; segunda hipótese é mandar fazer umas com a dureza k kiser, coisa k - em principio - arranjo mais facil e economicamente.
Isto pondo de parte a solução de cortar molas... pois apesar d ficar mais baixo, n fica mais rijo e neste mom€nto n t€nho possibilidad€s d€ trocar de amortecedores por outros mais firmes... logo, os k tenho teriam k ser torneados para terem mais rosca e assim acentarem mais acima.
Pelo anteriormente pressupost... a minha dúvida reside na suspensão traseira!... como rebaixá-la?!
Pra kem n sabe (anyone?!), funciona com uma lâmina transversal e já ouvi (e li) td o tipo de ideias para rebaixar akilo... dd por uma xapa com menos flexibilidade k as lâminas por baixo destas, passando por virar as lâminas ao contrário (horizontalmente falando) e por utilizar uns espaçadores n percebi mt bem onde (esta li num site de 128s todos alterados.......).
Axo k s torna clara a minha dúvida... como baixo a traseira, dando-lhe ao mm tempo firmeza e isto sem trocar de amortecedores?
Abraços e obrigado dd já pelas respostas
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'81 Fiat 127 900/C...
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Pinto
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Responder #1 em:
17 de Setembro, 2002, 01:04:51 »
Ops... xkeci-m da foto
É claro k a cor n seria esta!!
Estou a pensar num "british racing green"...
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Pinto
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Responder #2 em:
17 de Setembro, 2002, 01:05:52 »
Já agr, fica uma d lado tb...
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Erickson
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Responder #3 em:
17 de Setembro, 2002, 19:06:37 »
Vais levar na cabeça do Luke
lolol B)
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1996 Fiat Punto 55 SX
Erickson
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Responder #4 em:
17 de Setembro, 2002, 19:11:00 »
O 127 sem parachoques fica LINDO
mas depois se tens o azar de bateres...estragas mais coisas
Quanto a rebaixar atrás...vejam como é e depois digam-me
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Responder #5 em:
18 de Setembro, 2002, 12:25:03 »
Olá pessoal!
Pinto,
Não sei onde te informaste sobre a questão de cortar as molas, mas elas ficam de facto mais rígidas. Não te aconselho é a cortar muito... tudo isto é muito bonito mas se for feito com moderação. E não te deixes levar por esses alemães malucos, acho absurdo o look "suspensão partida".
Resumindo, corta uma volta às molas e experimenta a ver o que achas... vais notar bem a diferença!
Quanto à suspensão traseira, há quem retempere as molas numa posição mais plana (o pior é encontrar quem faça isto BEM FEITO...), há quem use espaçadores... enfim, disso não sei muito.
Sei é uma coisa: A não ser que vás fazer um 127 super-motorizado, com algo de MUITO radical, não vale a pena calçar mais que uns bons 155/70. Já experimentei 127s com "sapatas" bem maiores, e a única coisa que notas é que se perde a "finesse" do comportamento, já para não falar no dinheiro e no consumo. Se usares uns 155 com a suspensão bem afinada já não precisas mais... e daqui a uns anos quando eu construir o 127 que ando a imaginar é isso que lhe vou pôr... apesar de contar no mínimo com uns 100 cv.
Claro, se pretenderes fazer as rotundas a 90 km/h pode ser que ganhes alguma coisa em aumentar o tamanho dos pneus... mas os limites de um carro bem afinado com pneus 155 bons já abordam o ridículo... e assim perdes o gozo de brincar com o carro numa estrada sinuosa. O meu 127 é assim que está e no encontro de Aveiro não teve problemas nenhuns em acompanhar o Uno Turbo e o 130 Coupé numas estradinhas bem "tortas" por onde andámos...
Eddie Relvas
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Pinto
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Responder #6 em:
18 de Setembro, 2002, 14:14:22 »
Boas!
Antes de mais, obrigado pla resposta Eddie.
Hmm... tinha a ideia k n alterava a rigidez da mola por ver um corsa A da minha zona com molas cortadas k oscilava abusadoramente ao mínimo ressalto do piso e xegava a bater com o pára-xokes no chão ao travar forte!!!
Mas... se cortar enrijece... então talvez experimente... até calha bem pq comprei agr um surf para peças e posso experimentar com as molas deste. Tem k ser cortada 1 volta, ou 2 voltas e assim sucessivamente, certo? N posso cortar 1 volta e qq coisita n é?
Qto às lâminas, n keria utilizar essa técnica de retemperar por calor... conheço 1, e já ouvi falar de dezenas de casos (em molas helicoidais) em k as molas xegaram a partir por terem perdido propriedades qd submetidas ao calor... Daí n confiar mt nessa técnica.
Qt aos pneus, entretanto informei-m do preço da medida k referi no post inicial (175/50)... o k m fez mudar d ideias!!
Esta medida é caríssima! Talvez opte por uns 165/65 ou 165/55 (tb n mt baratos...)...
Bem sei k vou perder alguma da agilidade k caracteriza o 127... mas dps de ter tido alguns precalços (leia-se sustos) com a traseira a velocidades da ordem dos 90/100, fikei a ponderar se n valerá a pena abdicar um pouco do factor
fun
para ganhar algo em segurança/confiança a velocidades um pouco mais elevadas...
Qto à "suspensão partida" dos alemães, só o rebaixaria tanto se fosse para uso em pista (como penso k sejam a maioria destes alemães
), mas seja como for gosto do look k dá ao carro. Um look mt
racée
...
A minha ideia de rebaixamento era cerca de 5 cm à frente e tlvz 4 atrás...
Enfim, gostos são gostos!
B)
Abraços
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Luke
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Responder #7 em:
18 de Setembro, 2002, 15:18:38 »
Concordo com o Eddie B) 155 é quanto basta para um motor stock ou com poucas mods, e eu sei disso
os 195 que experimentei e que vão ser usados pelo meu projecto turbo montados no carro com o motor stock, a unica coisa que fazem é matar as reprises e fazer andar sempre a puxar pelo motor, por isso.. 155 é o ideal qnd muito 165, no DZ com 155 e com aquele camber de que quase todos se lembram fazia as rotundas e as curvinhas mais manhosas a velocidade que me apetece-se
centro sul a 80 sem sair de ladex ou de traseira em 127 não é para todos
a minha opinião mantem os pneus que tens, mexe no motor o que fores mexer, tenho andado a comprar o material para o motor do DZ e ha coisas bem em conta como por ex as molas das valvulas do A112 ABARTH custam o kit completo 8 contos e ha na fiat, e ja te deixam fazer mais rotação sem problemas, isso com um bom carburador e uma arvore de cames com um perfil mais "quente" e ficas com um motor completamente diferente
) quanto ao Look sem parachoques... gosto, ja andei sem eles a +/- um ano atras
mas... tem os problemas que o eric frizou, imagino como teria ficado a minha traseira se qnd um 106 me bateu eu n tivesse os parachoques montados, e alem disso os parachoques bem pintados e montados a maneira ficam um show tb é uma questão de gosto do dono, de qq maneira podes sempre tirar e por os parachoques em 30 minutos
, só vais precisar de 8 tampas por medida para tapares os furos, e nºao entrar humidade para dentro do carro, e para ficar com um aspecto mais cuidado, mas tu é que sabes, quanto a rebaixar, rebaixa mas não abuses, a sugestão do eduardo é a mais acertada se não queres gastar €€€ corta umas molas de 127, eu acho que deves cortar espira e meia no maximo mas nada como ir experimentando, e não precisas de tornear os veios embora faça sentido, esperimenta e depois diz, ja agora... onde andam as fotos do belo do "70HP", ja me esquecia da suspenção traseira, podes rebaixa-lo de varias maneiras, desde espaçadores a prensar a mola, ha ali kem vai de coina para sesimbra, perto d apfizer uns gajos k fazem isso por 60€ salvo erro, é uma questão de te dar as direcções se la quiseres ir
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Bizarro
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Responder #8 em:
18 de Setembro, 2002, 22:20:51 »
epah eu n percebo nada disso de rebaixamentos&afins
mas de kk maneira parece me k esta ai um belo projecto!!
so o espero e k o ponhas td naked inside!
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Responder #9 em:
18 de Setembro, 2002, 23:15:05 »
Rebaixar o 127 é canja!! mas para tal necessito dos seguintes dados:
- distancia entre o pneu e o guarda-lama (altura actual)
- numero de espiras da mola (voltas da mola)
- distancia entre o pneu e o guarda-lama (altura que queres)
Com estes dados coloco aqui uma folha word.doc com as justificações dos calculos e o numero de espiras a cortar em função da altura, ok?
Percebeste os dados de que necessito?
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1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
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Responder #10 em:
18 de Setembro, 2002, 23:22:20 »
ahh, quanto ao feixe de molas traseiro, necessitas de dobra-lo no sentido contrario ao da curvatura (a frio!! entenda-se abaixo da temperatura de recristalização +/- 500 ºC) uma distancia (medida no sentido de funcionamento da mola) equivalente ao valor a rebaixar...tá facil? Ok...
Ou fazer uns espacadores com com cerca de 40 mm, que podem ser feitos em varão hexagonal (dá mais jeito para apertar) e com o furo roscado de M10x1.25 se não estou em erro, mas é facil ver, basta tirar uma porca da barrita que imobiliza o fixe, junto ao triangulo...
Em caso de duvida é só contactar, estou à disposição.
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Responder #11 em:
18 de Setembro, 2002, 23:29:42 »
Luke, falando do motor... isso fica pra dps! ^_^
Qto aos pára-xokes, epah... n ando na estrada a pensar k vou bater!... bem sei k acontece qd menos esperamos, mas s vou fazer as coisas a pensar nisso... nem saio d casa!
Citar
onde andam as fotos do belo do "70HP"
Referes-te ao meu?!
Bizarro... é interessante k tenhas falado nisso... a minha ideia original era deixá-lo apto a ter bancos atrás e, logo, cinco lugares... mas há bokado tive com o meu irmão a imaginar akilo sem bancos atrás... e como de tarde dei aki uma voltinha com ele assim (a falta de peso faz-se notar, e bem!!!
) e fikei agradado com o comportamento dele... tou a ponderar andar (por uns tempos...) só com os bancos à frente e a traseira coberta por alcatifa!!
N, n deixo completamente naked!
Pazzo... n imaginas o sorriso k me puseste na cara!!!!
Deixa-m só ir à garagem k eu trago-te já as medidas k pediste!
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Responder #12 em:
18 de Setembro, 2002, 23:36:04 »
Ok.
Altura actual: 9,5cm
Nº de espiras: 6 (contei o nº de espiras completas...)
Altura desejada: 3,5cm
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Pinto
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Responder #13 em:
19 de Setembro, 2002, 00:02:00 »
Ah, e qt à traseira? com espaçadores fica mais rija? ou tem k ser prensada?... é k se a traseira n ficar rija vou ter mm k lhe tirar os bancos de trás... pq torna-se dificil levar pessoas e n roçar nas cavas...
para além de k n ganhava mt em comportamento... -_-
Bom... pelos meus cálculos, rebaixado com a medida k acima referi, ficaria assim (by Paint Shop Pro):
Estas são as jantes k tenho pra lhe por.
Opiniões...? pessoalmente n gosto mt das jantes...
Abraços
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Pàzzo di gioia
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Responder #14 em:
19 de Setembro, 2002, 15:28:53 »
Aqui está.....as instruções "Step by Step" para rebaixar um carro com molas helicoidais cilindricas. ATENÇÃO!!! para molas com passo progressivo ou cónicas a conversa é outra!!
Se detectarem qualquer falha comuniquem, e se forem vocês a fazer o trabalho, façam-no com cuidado e protejam os olhos e as mãos....
mas deixemo-nos de conversas....ora ai vai!
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1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
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