Autor Tópico: Pinto vs Ferrugem...  (Lida 3003 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« em: 06 de Outubro, 2002, 20:05:30 »
Ker dizer... n é bem o round 1... mas é o primeiro caso verdadeiramente mau de ferrugem no meu carrito.... ora vejam...


Isto passa-se na cava da roda traseira eskerda...
Tá tudo podre!! A única parte k se aproveita +/- é precisamente a xapa k faz o arco da cava... tanto do lado interior, como do lado exterior, tá tudo podre!

Meus amigos... soluções?! Xapa seria o ideal... mas como posso resolver isto com fibra?... isto se é k posso... :|

Obrigado dd já pla atenção...  :huh:                        
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #1 em: 06 de Outubro, 2002, 20:16:53 »
uma solução é cortares o que está podre e moldar em fibra um substituto.. só por curiosidade.. não consegues cortar a mm parte no surf se estiver boa e soldar aí?                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #2 em: 07 de Outubro, 2002, 13:56:50 »
:huh: Amigo pinto tens ai um caso mau de resolver cortar e por xapa seria o ideal considerando o local e o trabalho para soldar e moldar o metal acho que o ideal mesmo e o mais barato sera comprar todo o painel e substitui-lo
A fibra ai resolve provisoriamente (Cerca de um ano mais coisa menos coisa) a menos que sejas senhor de uma paciencia infinita, de um bom berbequim e de uma escova de arame adaptavel ao mesmo.
Limpas tudo numa area superior aos buracos preferencial/ por dentro e por fora até teres brilho metalico aplicas uma boa pincelada de primario celuloso(Seca mais depressa)colocas uma rede metalica por debaixo da chata e fixas com parafusos de maneira a teres uma cama onde acentar a fibra. se ñ quuiseres usar parafusos utiliza betume pedra como cola.Aplicas a fibra conforme o buraco e deixa secar bem ñ te rales com o aspecto neste momento já estás arrependido de te teres metido nisto.
Utilizas ou uma lixa ou uma lima de chapeiro tiras alguns excessos, aplicas então betume qb para depois lixar até ficar com a forma pretendida os parafusos são então cortados e se preciso tapar com betume o seu espaco nova camada de primario e só falta por a cor.
Por dentro visto ser uma cava da roda deves aplicar um produto que eu ñ me lembro do nome mas nas drogarias é facil encontrar.
Espero ter sido util se precisares de mais alguma coisa diz  ;)                        
128...É mais carro.My Webpage

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #3 em: 08 de Outubro, 2002, 13:31:56 »
Luke... é complicado... o trabalho tinha k ser mt bem feito pq akilo é xapa mto fina! E soldar em xapa mt fina n é pa qq um...

iniciado, paciência tenho-a! :) Qd puser as fotos e o site do restauro online, vais-t aperceber k sim. :P Só me falta é o "savoir faire"... :unsure:
Ora então... eu tava a pensar cortar com 1 rebarbadora as partes podres, deixando apenas a parte k faz o arco da cava, pa eliminar d vez a ferrugem na xapa exterior (pelo menos).... assim deixava um buraco quadrangular (esta palavra existe?!... lolol) pa dps aplicar fibra.
Os acessórios pó berbequim tb tenho por isso por aí tá safo! :)

Esse primário celuloso k referes... é dakele k s compra em qq loja de tintas/drogaria?! E o primário k tenho k por depois por cima do betume, de k tipo é?!

É o tal "saber fazer" k me falta...  :unsure:

Tks plas respostas! :)                      
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #4 em: 10 de Outubro, 2002, 00:27:23 »
:rolleyes: Olá! O primario que tenho usado em diversos "biscates" desses tem sido um tipo zarcão que era utilizado antigamente (No tempo do meu pai) porem um especialista disse-me que qualquer tipo de primario de relativa qualidade serve. Sugiro que peças concelho onde comprares a tinta pois não convem utilizar marcas muito diferentes.A sugestão do primario ser celuloso deve-se a uma experiencia má que eu tive á uns anos
pois o celuloso aceita praticamente todo o tipo de tinta em cima.Podes tambem usar esse primario sobre o betume.(Nota k eu ñ sou especialista tenho apenas alguma experiencia pessoal)
Cortar toda a ferrugem é uma grande tentação...Mas infeliz/ só dá bons resultados no caso de se colocar chapa nova pois a fibra precisa de uma base onde acentar e se cortas demais corres o risco de perder a forma da cava da roda e para a recuperar...
Faz uma boa limpeza com o berbequim e aplica bastante primario
ñ paras a corrosão mas garanto que a vais atrazar bastante ate á grande pintura.
Quanto a xapa ser fina ñ é empedimento para soldar outra no local só que isso é trabalho para proficionais pois se provocares o estiramento da dita nunca mais fazes nada dela.
Quando aplicares o betume aplica pouco de cada vez deixa secar antes de prepareres mais é natural k a lixar notes ter de por mais.
Compra lixa de agua 120-240-600 duas folhas de cada deve dar.
O que eu puder ajudar tou as ordens ;)                        
128...É mais carro.My Webpage

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #5 em: 10 de Outubro, 2002, 22:31:18 »
Amigos....aqui vão alguns conselhos que julgo serem uteis...

será bom usar algum tipo de acido para limpar ferrugem, o adequado é o acido fosforico, mas só é permitido em ambientes industriais e bastante controlado, porque inflama em contacto com o ar.....(em certas condições)
Existe uma versão de drogaria que é o acido muriatico, que pode ser usado ao ar livre!! sobre a chapa ferrugenta. A chapa deve depois ser lavada e seca, e logo de seguida pintada com um aparelho adequado. Como o proprio nome diz, o aparelho é a base para o protector que vem a seguir, ou seja, é somente uma interface...por o material deve ser bom, senão correm o risco de fazer o trabalho 2 vezes e gastar o dobro.....


Aconselho a evitar a soldadura, porque a chapa é de aço ao carbono, e a fraca proteção catodica que tem é destruida ou liga-se com o carbono da chapa....e é uma festa....Não sei se já repararam que os FIAT começam a enferrujar mais depressa junto aos pontos de soldadura.


Pra resumir, deves retirar a ferrugem por completo, passar um aparelho à base de oxido de Zinco, depois um "bom" aparelho seguido de um "bom" esmalte, seguindo sempre as instruções do fabricante!!! no que diz respeito às quantidades e compatibilidades de materiais e ainda a temperatura e o tempo de cura de cada capa.                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2002, 00:55:02 »
:blink: Cuidado com o acido muriatico!
Eu sei que dá bons resultados sobre a ferrugem mas dá pessimos resultados em mãos inesperientes e vias aereas desprotegidas mesmo ao ar livre.Vão por mim que sei do que falo.Eu trabalho no hospital como sabem e é frequente pessoal de limpeza e donas de casa com mania de limpeza usarem esse produto para branquearem WCs e depois irem parar as urgencias com situações muito criticas.
Utilizei uma vez na minha carrinha e não tive grande vantagem mas que dá menos trabalho do que raspar e escovar lá isso dá :D
Mas como enfermeiro tenho que ser chato:Muito cuidado a utilizar o acido!
O contacto com pedras calcarias faz ferver e libertar vapores que são nocivos a medio prazo. :unsure:                        
128...É mais carro.My Webpage

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2002, 10:00:48 »
Espero não enganar ninguem, mas penso que o acido muriatico é uma versão do acido fosforico, cuja descrição fiz num post anterior....
Qualquer substancia quimica deve ser manipulada com muito cuidado.....até a gasolina que tem p.ex. o aditivo RS45 que é cancerigeno a longo prazo.....

Qualquer trabalho sobre as nossas maquinas deve ser feito com o equipamento de protecção necessário, num local adequado e conhecendo muito bem os materiais a manipular.....E quando não se sabe ou se desconhecem os perigos, nada melhor do que perguntar......O forum serve para isso.
                       
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2002, 16:10:46 »
;) Faço minhas as tuas sabias palavras amigão!                      
128...É mais carro.My Webpage

SkyNet3D

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 643
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #9 em: 24 de Outubro, 2002, 16:37:40 »
O Iniciado escreveu: "(...)aplicas então betume qb para depois lixar até ficar com a forma pretendida os parafusos são então cortados e se preciso tapar(...)"
Por favor... se usarem fibra, nunca deixem nem parafusos nem rebites por baixo do betume ou da fibra!!!
É que depois quando o carro apanha com o sol, os tais parafusos ou rebites dilatam de forma diferente do resto do material e começam a notar-se por baixo da pintura.
Portanto é usar parafusos ou rebites para fixar as coisas... mas antes de pintar, retirá-los por completo.
                       

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Pinto vs Ferrugem...
« Responder #10 em: 28 de Novembro, 2002, 22:03:21 »
Boas!...

Desde já um muitíssimo obrigado por todas as respostas a este tópico!
Era minha intenção responder qd voltasse a pôr mãos à obra no carrito e, em especial, neste "ponto" de ferrugem.

Pois.... mas isso ainda não aconteceu!...  :buaaa:
Graças a um curso k me ocupa todo o tempo disponível durante o dia e algumas noites, e k m cansa o suficiente para n ter força anímica para xegar a casa e me ir dedicar ao carrito (tb tenho alguma falta d condições pra trabalhar sem luz natural), não voltei a trabalhar no carro desde o início deste tópico...  :buaaa:  :buaaa:

Estou então em fase de reflexão sobre o k, e como, fazer ao meu carrito!
O mais provável será entregar o trabalho a um profissional (será k hj em dia isso existe?!) para me tratar do trabalho em fibra e dps numa oficina de pintura recomendada nomeadamente pelo nosso amigo Luke para efectuar o trabalho de pintura.

Conto com apoio financeiro do meu bro e com a oferta da pintura por parte do meu pai... mas se assim for... vou perder a oportunidade de no fim dizer: "fui eu k fiz!! :)"... o k me deixa algo triste... :(
Mas ao mesmo tempo n suporto ver o carro parado na garagem... carro em k já tanto passei e em k tanto aprendi!! :):)

Já agora aproveito para vos perguntar se conhecem alguém k trabalhe a fibra e k seja capaz de fazer um (BOM!!!) trabalho, tendo em conta k o carro tem alguns pontos críticos como os demonstrados nas fotos "supra-postadas"...

Mais uma vez, um muito obrigado a todos!                                                    
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!