Boas a todos!!!
Venho fazer a apresentaçao do culpado da minha doença.
O moço nao aparenta la muita saude e por isso decidi abrir o topico nos restauros.
Desde ja aviso que este sera um topico digno de varias pas de ouro (toca a fazer stock para que nunca falte o merecido premio).
O motivo de estar a abrir este topico foi que ja que tive de desbravar a caverna das teias de aranha para aceder ao interior e abrir o capot para tentar perceber a dilema do Luke, aproveitei para tirar umas fotos do bicho, num vah a malta julgar que falo num thema de 86 so pra justificar o nick.
Passemos a apresentaçao do bicho em concreto.
Este menino foi adquirido em 2ª mao pelo meu pai quando procurava um "carro de representaçao". Visitar clientes de pick a cair aos bocados ou 205 com varios tons de vermelho entre algumas amolgadelas ou ainda NKR 3500Kg num parecia uma imagem mt agradavel de ver,...
Na altura que o fomos buscar fiquei com a iamgem gravada em memoria duma ultrapassagem que ele decidiu fazer, em que no num momento vejo uma nuvem de fumo preto (associada ao meu pensamento tipo ja mandou o motor pro,... galheiro) e poucos segundos depois ja so o via ao longe uns 5 ou 6 carros a minha frente. Na altura a minh'alma ficou parva!!!
. Quando finalamente ceguei a casa estava ele de volta do monstro e so me disse, este carro e mt nervoso!!!.
Finalmente la chegou o dia de ele me deixar andar com o bicho, so me lembro dos seguintes conselhos, bla bla bla cuidado com acelarador, bla bla bla, cuidao com o acelarador e ainda o bla bla bla cuidado com acelarador,...
Obviamente como nao queria chegar com o carro danificado fui sempre muito cuidadoso ao pisar o pedal, so de sentir aqueles mini empurroes as 2500 rpm e ouvir a musica do turbo a pedir, CARRRRREEEEEGA em baixas ja me dava um gozo tremendo!!! Claro esta, fui sempre muito calmo, com receio de danificar o carro, ate um dia.
Bom pra quem a experiencia mais potente algum dia experimentada tinha sido o motor do seu 205 1.8 a disel com 60cv imagine-se a reaçao de sentir o empurrao dos 150cv (salvo erro)(inda nao aprofundei que motor ali esta ao certo). Colar ao banco foi a experiencia mais indescritivel que conheci, provavelmente ate hoje.
Mas, ha sempre um mas,... o bicho nao tinha garagem e as condiçoes climatericas engarregaram-se de revelar a real compra...
Os defeitos de chaparia e problemas dos equipamentos eletricos traçaram o seu destino... De chaparia (pintura) levou um "tapa buracos". Na altura ficamos a saber que ja tinha levado uma frente nova e que o trabalho tinha sido tao mal executado que para disfarçar ha via locais com com cerca de 4 a 5 mm de espessura de massa de ferro. A reparaçao devida era avultada e o meu pai nao tinha grabetame pra investir no bicho. No entanto foi servindo ainda mais uns tempos enquanto eu la ia conseguindo desmontar e reparar os componentes eletricos que volta e meia falhavam. Serviu ate ao dia que o meu pai adquiriu o Sniper alemao (foi sempre o sonho do meu pai condizir um carro que se distinguia pela estrelinha no capot).
A partir dessa data comecei eu a andar mais com o carro e as diversas historias que nao vou agora aqui contar foram surgindo. A realidade e que o carro por falta de garagem começou cada vez mais a assustar nao pela performance mas pela imagem de potrefaçao!!! Entao, apesar de gostar mt de andar c ele, ate eu desisti. Comecei a temer pela vida dos transeuntes ao verm dois bichos feios, o de 4 rodas e o que o conduzia!!!
O ficou entao a volta de um ano ao tempo ate ao dia que estou a chegar a empresa e esta o meu pai ja com os garfos do empilhador em cima dele preparadinho para lhe reduzir a altura. Nao para melhorar a aerodinamica mas para o mandar para a sucata.
Nessa altura pedi-lhe que se n se importasse eu ficava-lhe com o carro. A resposta dele foi tipo, "arranja-lhe uma garagem o mais depressa possivel que eu preciso do espaço".
Niiiice ia ter o meu aviaozinho...
La arranjei forma de arrumar o entulho na garagem de casa de forma a que o bicho la pudesse ficar guardado, peguei no carro e inconcientemente pq o carro ainda nao tinha aquecido devidamente, dei-lhe a ultima gazada ate hoje, colei ao banco uma ultima vez, meti-o na garagem e disse-lhe: Agora ficas aqui, mas ainda vais voltar a provar asfalto. Entretanto comprei-lhe uma bateria porque volta e meia metia o motor a trabalhar, deixava-o aquecer ate a ventoinha ligar umas 3 ou 4 vezes, dava-lhe uma puxadela, duas puxadelas, mantinha-o um pouco ali a meio gas, voltava ao ralenti deixava a ventoinha ligar e deligar mais umas vezes e parava. Isto ate ao momento em que no motor se ouvia um barulho de rolamento bastante intenso (provavelmente bomba de agua ou esticador). Agora ja nao trabalha seguramente ha mais de 2 anos. quando for para o colocar a trabalhar sera rodado a mao primeiro e provavelmente depois de lhe verificar os rolamentos e bomba de agua.
Entretanto apareceu o Thema de 90 que era intensao ser doador para este, mas estava em tao bom estado em relaçao a este que acabou por ser ao contrario. E decidi ficar com os dois...
Chega de apresentaçao, passemos as fotos de ferrugem e terror. AVISO: imagens nao recondaveis a pessoas sensiveis!!!
Começamos soft com a chave:
E agora o terror e a penumbra:
E por fim:
Assim que o de 90 esteja como eu pretendo e a medida que o t€mpo assim permitir este vai começar a mimado,... muito trabalho pla frente. Prevejo um restauro e uma recuperaçao. Depois se vera no que vai dar!!!
Desculpem o susto, espero que nao tenham insonias!!!