Autor Tópico: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?  (Lida 1368 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« em: 05 de Setembro, 2021, 16:16:40 »
Boas,

Uma das coisas que quero fazer rapidamente ao Punto é um flush completo ao sistema de refrigeração.
Não sei há quanto tempo está lá o líquido e quero limpar tudo e substituir.
O plano é esvaziar tudo o que lá está. Depois encher de água destilada, deixar aquecer um bocado e esvaziar de novo.
Depois vou encher novamente de água destilada, juntar o aditivo de limpeza da Liqui molly, aquecer e esvaziar.
Finalmente desmonto o tanque de expansão que la está, monto um novo e atesto o sistema com Paraflu diluído a 50% com aguandestilada.

A minha questão é se devo optar pelo Paraflu 11 ou pelo Up.
Sei que o Up é superior em performance e durabilidade por ser orgânico, mas apenas foi adoptado pela Fiat em 2007.
Sendo o Punto de 2002, fico na dúvida se devo usar o 11, que provavelmente é o original do carro, ou se faço a mudança para o Up.

Cumprimentos

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #1 em: 05 de Setembro, 2021, 21:45:07 »
Em princípio qualquer um desses anticongelantes originais funcionará bem o problema é o depois... Se o carro tem ou já teve barro no sistema de refrigeração vais ter rélas furadas na certa ...  :(

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #2 em: 06 de Setembro, 2021, 08:47:39 »
No que toca a anti congelante nao ha milagreiros. Uns são ligeiramente mais especificos para um determinado tipo de utilização que outros de resto acabem por ser identicos. Nao convem é optar por muito baratos que eu nao confio muito nesses. Existem alguns que ate deixam residuos na tubagem de "tao bons" que são.
O que eu considero que se deve preocupar e que o sistema de refrigeração apresentar ferrugem ou muita sujidade e bem provavel que ao utlizar um produto de limpeza va abrir ou pelo menos fragilizar algum buraco que ja exista mas que esta tapado com sujidade.
Obviamente que nada como fazer uma limpeza dessas para conferir a integridade do circuito.
Se nao pretender arriscar tanto faça a lavagem do circuito mas sem o produto de limpeza.  :t_up:

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #3 em: 06 de Setembro, 2021, 09:23:49 »
Boas,

Realmente focaram aí questões bem pertinentes que não me tinha lembrado.
Uma pessoa é sempre optimista e não se lembra desses cenários catástrofe, mas que podem bem acontecer.

Vou optar pelo Paraflu Up. Comprar o material e não vou colocar o aditivo de limpeza no primeiro flush.
Primeiro vou tirar o liquido todo que la está actualmente e ver o estado dele.
Depois faço um flush só com água destilada a ver o que sai.
Se até aqui estiver tudo ok, faço um outro flush com água destilada e o produto de limpeza.

Espero não ficar com uma grande neura após fazer esta manutenção. Por vezes a ignorância ê uma benção. :)
Mas vamos ver se o Punto reserva surpresas…

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #4 em: 07 de Setembro, 2021, 08:07:47 »
 :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #5 em: 07 de Setembro, 2021, 15:59:50 »
Não sei que motor tem o teu Punto mas geralmente nos motores 1.2 16v mais antigos existem várias relas que se furarem vão dar dores de cabeça nomeadamente a réla que fica dentro da distribuição do motor mesmo ao meio das correias... E outra chata do lado da caixa de velocidades que se furar tens que tirar a caixa de velocidades do sítio para a trocar...qualquer uma dessas duas é chato porque depois ficas naquela... Porra tirei a caixa de velocidades para substituir a réla e o kit de embraiagem está quase a chegar ao fim... Vou já trocar?  E aproveito já a mão de obra do mecânico ou fecho isto e daqui a 5000 KMS ou 10000kms toca a desarmar tudo outra vez e troco e gasto outra pipa de massa em mão de obra? No que toca a réla da parte da distribuição é a mesma coisa....vou manter uma distribuição velha cuja correia está cheia de barro e ferrugem da réla ter estado a perder água para cima daquilo.... Carros mal mantidos sem trocas regulares de anticongelante todos mais cedo ou mais tarde vão ter estes problemas...

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #6 em: 07 de Setembro, 2021, 18:46:34 »
Não sei que motor tem o teu Punto mas geralmente nos motores 1.2 16v mais antigos existem várias relas que se furarem vão dar dores de cabeça nomeadamente a réla que fica dentro da distribuição do motor mesmo ao meio das correias... E outra chata do lado da caixa de velocidades que se furar tens que tirar a caixa de velocidades do sítio para a trocar...qualquer uma dessas duas é chato porque depois ficas naquela... Porra tirei a caixa de velocidades para substituir a réla e o kit de embraiagem está quase a chegar ao fim... Vou já trocar?  E aproveito já a mão de obra do mecânico ou fecho isto e daqui a 5000 KMS ou 10000kms toca a desarmar tudo outra vez e troco e gasto outra pipa de massa em mão de obra? No que toca a réla da parte da distribuição é a mesma coisa....vou manter uma distribuição velha cuja correia está cheia de barro e ferrugem da réla ter estado a perder água para cima daquilo.... Carros mal mantidos sem trocas regulares de anticongelante todos mais cedo ou mais tarde vão ter estes problemas...

O motor é o 1.8.
Não faço ideia como é essa questão das rélas que referiste neste motor.
O carro no geral parece ter sido bem mantido e cuidado.
Realmente o líquido de refrigeração é que é aquela questão que não sei quando foi mudado, daí querer fazer já essa operação.

Já tenho 4 litros de Paraflu Up concentrado e uma embalagem de liqui moly kühler reiniger para fazer um ciclo de limpeza num dos flushes ao sistema.

Estou a pensar também encomendar um termóstato novo. Aproveitar que vou encomendar um tanque de expansão novo e outras peças e mando vir também um termostato e já que vou mexer no sistema de refrigeração troco também.

Espero não ter surpresas desagradáveis na operação, mas vamos ver…

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #7 em: 08 de Setembro, 2021, 00:15:31 »
O termostato fazes bem colocar um novo. Mesmo esse ainda estando bom é uma peça que se deveria trocar sempre de X em X kilometragem para evitar surpresas de última hora... Mas devias de colocar um de origem mesmo. Não é muito caro e ficas com uma peça importante de qualidade e ficas descansado. Os piratas não valem nada...
Não te esqueças de sangrar o sistema para não ficar a aquecer... geralmente os carros tem purgas para se fazer isso...

Boa sorte com as manutenções...
Vai dando notícias... :D

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #8 em: 08 de Setembro, 2021, 09:01:26 »
O termostato fazes bem colocar um novo. Mesmo esse ainda estando bom é uma peça que se deveria trocar sempre de X em X kilometragem para evitar surpresas de última hora... Mas devias de colocar um de origem mesmo. Não é muito caro e ficas com uma peça importante de qualidade e ficas descansado. Os piratas não valem nada...
Não te esqueças de sangrar o sistema para não ficar a aquecer... geralmente os carros tem purgas para se fazer isso...

Boa sorte com as manutenções...
Vai dando notícias... :D

Para comprar o termostato original Fiat, é num concessionário com balcão de peças? Ou há algum local mais prático ou on-line?
É que on-line eu vejo em sites e aparece coisas assim:



É o meu primeiro Fiat e tudo isto acaba por ser um mundo novo que estou a descobrir aos poucos.
« Última modificação: 08 de Setembro, 2021, 09:20:04 por gdourado »

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #9 em: 08 de Setembro, 2021, 16:31:12 »
Tens que ir a um consessionario da Fiat... Em princípio qualquer um tem secção de peças... Levas o teu documento único do veículo para saberem o número de chassi e encomendas lá depois vais lá buscar. Se não quiseres ser enganado compras lá também o paraflu up que esse lá não é falsificado.  :D

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #10 em: 08 de Setembro, 2021, 17:13:18 »
Tens que ir a um consessionario da Fiat... Em princípio qualquer um tem secção de peças... Levas o teu documento único do veículo para saberem o número de chassi e encomendas lá depois vais lá buscar. Se não quiseres ser enganado compras lá também o paraflu up que esse lá não é falsificado.  :D

Também se falsifica Paraflu? What?
Eu por acaso andava a ver o Up a 16 eur o litro.
Depois encontrei a 9,90… será que corro o risco de ser falsificado?
Aiai a minha vida…
Tenho de ir a um concessionário pedir uns preços.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Punto MK2: Paraflu 11 ou Up após flush ao sistema?
« Responder #11 em: 08 de Setembro, 2021, 18:08:42 »
Por isso é que é preferível comprar na Fiat... Assim temos a certeza que não somos enganados... Nem é muito caro... Mesmo na Fiat.  ;)

Infelizmente no mundo dos anticongelantes o que não falta por aí são falsificações... Basta pesquisar na internet por paraflu no Google nas imagens e vez a quantidades de embalagens diferentes a dizer paraflu... Uns de umas empresas outros de outras... E agora saber qual o original? Só comprando na Fiat.
« Última modificação: 08 de Setembro, 2021, 19:11:57 por Comandante »