Autor Tópico: chip´s  (Lida 14835 vezes)

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Gran Turismo

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chip´s
« Responder #45 em: 05 de Março, 2003, 14:22:26 »
Sempre às ordens!  :eheh:  :eheh:  :eheh:  
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Pàzzo di gioia

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chip´s
« Responder #46 em: 05 de Março, 2003, 15:29:07 »
Atenção aos conceitos....

O que comanda a potência do motor é a pressão media efectiva (MEP) e a sua geometria (curso e diametro).
Um curso curto associado a uma camara de combustão adequada permite rotações muito elevadas (+/- 15 m/s), e as limitações são sempre por razões mecânicas (Fisica-Mecanica), por isso é que hoje em dia se usam materiais muito leves, de alta resistencia de forma a poderem suportar os altos esforcos mecanicos e termicos....

As viaturas hoje em dia são fabricadas para serem eficientes à vida urbana poluindo o menos possivel, por isso é que usam, cada vez mais, componentes electronicos...

Para dar potencia a um motor, primeiro é necessário saber qual o fim dessa potenciação...e depois, ter alguns (fortes ) conhecimentos de Vibrações e Ruido, Termodinamica, mecanica dos fluidos (Muito importante!!!), e motores termicos é claro.....

Ahhh, outra coisa, as bracedeiras de fabrica que vêm nos foles de transmissão, são metalicas......as de substituição são de plastico....


Um abraço caloroso para todos.....aqui estão 35ºC   :eheh:  
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

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chip´s
« Responder #47 em: 05 de Março, 2003, 16:02:04 »
VES ERIC!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ManicMiner

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chip´s
« Responder #48 em: 07 de Março, 2003, 09:01:49 »

Continuando a conversa :)

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Um motor com pistões de grande diâmetro, originará, em princípio, um elevado binário a baixos regimes

No outro dia no canal #Fiat estavamos a falar sobre o binário e percebi, tal como disseste, que o binário de um motor é bastante influenciado pela cilindrada. Acho que isso quer dizer que por exemplo:

1º carro 1500cc     2º carro 1500cc

1000rpm - 30cv     1000rpm - 50cv
2000rpm - 50cv     2000rpm - 70cv
3000rpm - 70cv     3000rpm - 90cv  

Isto quer dizer que o segundo carro tem mais binário que o primeiro não é? :)

É que é tanta coisa... cavalos, binário, pistons, cursos, geometria, pressão média efectiva... que as tantas uma pessoa fica a apanhar do ar :)
Na maioria das vezes, um pepino é somente um pepino.
- S. Freud

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chip´s
« Responder #49 em: 07 de Março, 2003, 10:22:44 »

é verdade... :)

Ois Pazzo :)

Espero que esteja tudo bem por aí :)

abraços :)
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Luke

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chip´s
« Responder #50 em: 07 de Março, 2003, 12:23:18 »
binário é a "vontade de rodar" do motor, é o que te faz colar ao banco no arranque, a potencia dá a velocidade de ponta
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Cap

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chip´s
« Responder #51 em: 07 de Março, 2003, 13:21:36 »
A potencia não é nada mais que um calculo efectuado com o binário... A potencia máxima tá sempre na rotação em que o binário cai abruptamente (ou seja, a potencia maxima tá sempre até onde o binário se "aguenta".
pq é que o meu carro com 200nm de binário máximo (que é perto do binário de um Civic Type-R de 200cv) tem apenas 90cv? pq o meu binário só dura até às 4000 enquanto que o do type-r dura até por volta das 8000... :d_roll:

Deixo aqui como exemplo um teste de potencia para poderem analisar o que acabei de explicar.
« Última modificação: 07 de Março, 2003, 13:26:06 por Cap »

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chip´s
« Responder #52 em: 07 de Março, 2003, 16:26:15 »
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Continuando a conversa :)

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Um motor com pistões de grande diâmetro, originará, em princípio, um elevado binário a baixos regimes

No outro dia no canal #Fiat estavamos a falar sobre o binário e percebi, tal como disseste, que o binário de um motor é bastante influenciado pela cilindrada. Acho que isso quer dizer que por exemplo:

1º carro 1500cc     2º carro 1500cc

1000rpm - 30cv     1000rpm - 50cv
2000rpm - 50cv     2000rpm - 70cv
3000rpm - 70cv     3000rpm - 90cv  

Isto quer dizer que o segundo carro tem mais binário que o primeiro não é? :)

É que é tanta coisa... cavalos, binário, pistons, cursos, geometria, pressão média efectiva... que as tantas uma pessoa fica a apanhar do ar :)
É assim, em relação à tua tabela:

1º O factor cilindrada, na tabela, é irrelevante.

2º Pela Física, o binário de uma força aplicada é directa e exclusivamente proporcional à força e à distância a que o ponto de aplicação desta está do eixo de rotação.

3º A potência é directamente proporcional à velocidade (de rotação, neste caso) e à força (P=Fv).

Resumindo e concluindo, a tua conclusão está correcta, o carro que, às mesmas rpm, tem mais potência, tem mais binário a essa dada rotação. Isto não quer dizer que tenha mais binário máximo, valor que é o vulgarmente divulgado pelas marcas.

Só em termos de correcção Física, gostava de salientar que a potência não deriva do binário, em termos de cálculo.

Isto é o que é definido pela Física, que é quem rege esta história toda.

Quanto a gráficos de potência/binário, não podemos simplificar tudo a diâmetro e curso, uma vez que há toda uma outra série de sistemas anexos que influenciam sobremaneira os valores debitados pelo motor.

O facto de o Croma ter "só" 90 cv ao pé do Type R deve-se à falta de rotações (a tal velocidade da equação). Não é legitimo comparar valores tão dispares de rpm, sem ter mais dados sobre o motor.

Um motor altamente desportivo tem imensas rpm, originando potência se tiver força a essas rpm. Mas, como regra geral, estes motores são muito pouco generosos em força a baixas rotações (havendo casos em que não conseguem mesmo trabalhar a menos de 3500 rpm), são terrivelmente pouco práticos para uma utilização comum...
« Última modificação: 07 de Março, 2003, 16:27:52 por Gran Turismo »
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« Responder #53 em: 07 de Março, 2003, 19:18:00 »
Só usei aquele exemplo para fazer perceber o que queria dizer.
Neste caso em concreto o Civic até é bem utilizavel em cidade e baixas rotação devido ao i-VTEC, que varia a abertura e o cruzamento das valvulas conforme a rotação, dando assim para ter uma faixa de utilização muito longa.

ManicMiner

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chip´s
« Responder #54 em: 07 de Março, 2003, 22:04:48 »

Resta-me agradecer a todos os valiosos esclarecimentos que me deram :)

:)
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« Responder #55 em: 09 de Março, 2003, 23:26:54 »
De nada, se servi de alguma coisa...

P.S.: Hoje o almço foi... digamos... cozido...
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« Responder #56 em: 09 de Março, 2003, 23:52:54 »
Febras para mim  :d_finger:  
1996 Fiat Punto 55 SX

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chip´s
« Responder #57 em: 10 de Março, 2003, 12:02:43 »
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Febras para mim  :d_finger:
"Feveras"....
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« Responder #58 em: 10 de Março, 2003, 12:52:22 »

cozido... ai ai  :love:  :love:  
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« Responder #59 em: 10 de Março, 2003, 13:03:04 »
Eu vou-me a uma feijoada daqui a nada... :D