Autor Tópico: Estranho...  (Lida 4500 vezes)

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Luke

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Estranho...
« em: 31 de Julho, 2002, 11:58:56 »
Descobram la as diferenças nesta foto
                     
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

granado69

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Estranho...
« Responder #1 em: 01 de Agosto, 2002, 01:39:39 »
N consigo ver foto nenhuma :(                        
1994 - Fiat Tipo 1.1 i.e.

Erickson

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Estranho...
« Responder #2 em: 01 de Agosto, 2002, 04:06:52 »
ya, nem eu  :huh:  :mellow:                        
1996 Fiat Punto 55 SX

Luke

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Estranho...
« Responder #3 em: 01 de Agosto, 2002, 12:17:26 »
aqui fica a foto outra vez para que não haja problemas de visionamento..

vejam se percebem qual é o carro e o motor                        
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Pàzzo di gioia

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Estranho...
« Responder #4 em: 01 de Agosto, 2002, 12:55:10 »
Que é um 850 Spider da para ver (se não me engano). O motor parece ser um doppioalbero da FIAT/Lancia ou seja o famoso motor dos Prisma ou Delta.

Tenho um ficheiro excell para calcular os comprimentos dos "header" em função do (overlapping) cruzamento de valvulas e mais uma serie de tretas....alguem quer uma copia??                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

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Estranho...
« Responder #5 em: 01 de Agosto, 2002, 17:00:41 »
por falar em forumlas :)
eu queria era conseguir fazer as contas para saber que carburação é a optima para o meu motor :)

tens maneira de fazer isso?

eu sei qual é o cruzamento das valvulas, é o do A112 70 HP >'82
sei o diametro dos cilindros e o curso, o regime de potencia max do a112 é 6600, esta-se a pensar num avanço de 4 graus, logo +/- 7000
agora é preciso saber que carbração é que devo la enfiar B)
single twin 45 DCOE??                      
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Luke

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Estranho...
« Responder #6 em: 01 de Agosto, 2002, 17:03:38 »
sobre o carro vermelho .. é um 850 spider :) e o motor é um Twincam :) ou seja o nosso amigo Pàzzo acertou em cheio :)

aquele menino deve ser uma autentica lesma  :D                        
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Pàzzo di gioia

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Estranho...
« Responder #7 em: 01 de Agosto, 2002, 18:19:23 »
Olha Luke, existem formulas empiricas para isses calculos, já que as cientificas tem em conta uma serie de perdas, factores e controlo de resultados que levariam qualquer um a nunca mais dali sair, portanto este metodo é um dos mais utilizados. Aqui vai:

PARA MOTORES DE 4 CILINDROS!!!

Diâmetro do carburador D (Diâmetro antes do venturi)
D=0.82xSQR((CxN)/1000)
onde SQR é Raiz Quadrada, C é a cilindrada unitaria, N é o numero de rotações maximo para o qual se pretende o carburador.
Atenção que para um carburador duplo devem somar-se as duas areas!!!

Diâmetro do Difusor
Um valor de 4/5 do Diâmetro do carburador D está bom (usem-se as regras do arredondamento para corrigir valores não inteiros!!)

Tamanho do Gigleur principal
5x o valor do difusor (expresso em centesimos) ATENÇÃO: Aconselho a deixar os gigleurs originais do carburador, porque a mistura correcta foi estudada na fabrica

Agora vamos a um exemplo (ancora.....)

Para um motor 1500 (1498) a cilindrada unitaria é de 374 CC, e quer-se que a rotação seja de 3000 RPM (para o primeiro corpo), para tal o carburador deve ter um
D = 0.82xSQR((374x3000)/1000)=27.46 +/- = 27 mm

Difusor 4/5 x 27 = +/- 22 mm

Para o segundo corpo a 7000 RPM (É possivel atingir esta rotação!!!)

D=0.82xSQR((374x7000)/1000)=+/-42 mm
Agora atenção!! Já temos o primeiro diâmetro! não podemos subtrair diâmetros, somente Areas!!

Então um diâmetro de 42 mm tem uma area de 1385 mm2 e 27 mm tera uma area de 572 mm2. A diferença das duas areas é de 813 mm2 , Daqui tiramos o DIÂMETRO correspondente a essa area, que é 32 mm.
Para valor de DIFUSOR virá então 4/5x32 = 26 mm

Area=(PIxD^2)/4

Se repararem são +/- estes os valores do carburador do Lancia Delta 1500 LX (Diâmetros 30  e Venturis 23 e 27) As variações devem-se as rotações que eu escolhi para este exemplo.

Espero que de para brincar um pouco, refaz é as contas porque eu fiz isto a correr.

O cruzamento de valvular só entra para os colectores de escape, porque os gases ajudam a descarga nos tempos seguintes.
Nos colectores de admissão podem colocar-se (à entrada de cada cilindro um ) sistema de pallhetas, semelhante à dos motores 2 T para evitar interferencias nos escoamento dentro do colector de admissão e até "backfire"

Diz-me se ajuda em alguma coisa ;)                        
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Estranho...
« Responder #8 em: 01 de Agosto, 2002, 23:54:15 »
ajuda!
mas sinceramente ... perdi-me a meio do caminho, o eddie ja em tinha dado as formas mas não as tinha usado assim, tens pachorra para se fazer estas contas a mão um destes dias? (a mão mas com calculadora :) para n queimar o cerebro ^_^)                      
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Estranho...
« Responder #9 em: 07 de Agosto, 2002, 17:54:36 »
E que tal traduzirem isso por miudos..
Tks  B)