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Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Joaojanuario em 25 de Novembro, 2021, 14:46:48

Título: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 25 de Novembro, 2021, 14:46:48
Boa tarde, recentemente adquiri um Fiat 500x diesel 1.3 de 2016.
Em menos de uma semana já tive alguns problemas com o Fiat.
O primeiro foi em auto estrada a cerca de 100kmh o carro começou acelerar sozinho até chegar aos 140kmh e as rotações sempre no red line a deitar muito fumo branco pelo escape, lá o consegui imobilizar, chamei o reboque e foi para a oficina do stand onde foi adquirido entretanto quando se chegou há oficina o carro estava a trabalhar normalmente nem acendeu luz nenhuma, no stand disseram que iam ver mas que era do filtro de partículas. Alguém já esteve numa situação semelhante? Se sim como resolveram?
Entretanto antes deste problema notou se que ao meter a trabalhar esteja ele a quente ou a frio custa a pegar da se há chave e o carro treme bastante até que ele fica a trabalhar mas ainda assim o motor de arranque continua a trabalhar mais 2 a 3segundos ha vezes em que o carro vai abaixo. O que poderei fazer?
Outra situação é óbvio carro ter corrente de distribuição o carro tem 160mil kms quando é que está se deve trocar?

Obrigado.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 26 de Novembro, 2021, 08:34:11
Bom dia!
O tipo de questões que relata, na minha opinião, são questões que a meu ver deveram ser tratadas com a maior seriedade e conhecimento.
O facto de de um carro apresentar um problema e depois deixar de o fazer sem apresentar erros nem sinais claros e transversal a todas as marcas.
No entanto, sem colocar em causa o profissionalismo do stand, nao compreendo como e que o filtro de particulas pode geral acelaração descontrolada.
Admito que o stand ao vender o carro lhe tenha dado alguma garantia, e no seu lugar, eu iria por aí. Perceber o que se esta a passar com a viatura, recorrendo a oficinas especializadas atraves da garantia, se possivel claro. ~
Lembre-se que antes da viatura ser sua foi de alguem, e alguem a terá "despachado" por algum motivo. Se esse motivo foi nao conseguir resolver esse problema começa agora a ser uma possibildade.
Seja como for, pode obviamente continuar a espera que alguem lhe possa dar uma ajuda atravez do forum, e nesse caso, aproveite para consultar as regras e fazer a su apresentação no local indicado.  :t_up:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Deep Vibes em 28 de Novembro, 2021, 22:58:43
O 1.3 Multijet não tem uma Kilometragem definida para mudar a corrente de distribuição

Se começar a fazer barulho terá de ser trocada
A corrente pode fazer 200mil Km
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 01 de Dezembro, 2021, 22:19:30
Ora bem obrigado pelo vosso contributo e vou já fazer apresentação.
Entretanto já tenho algumas novidades do Fiat, o stand onde se comprou o Fiat tentou arranjar o carro e arranjou a parte do turbo que afinal foi há vida, foi o core que deu o berro esse problema está resolvido. Agora o problema está ainda no pegar do carro e o stand não conseguiu resolver então decidi e bem meter o carro na marca. Entretanto na marca já se falou com o eng da oficina e ele diz que provavelmente o problema está num dos injetores que tem pouca pressão, entretanto eles mandaram os injetores para uma casa fazer medições. Espero entretanto ter algum veredicto da marca. Se der para reparar o injetor caso esteja avariado era o ideal porque senão para mandar vir um vai demorar umas boas semanas.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 02 de Dezembro, 2021, 08:31:34
So um aparte,... no meu entender se um injetor tem falta de pressão ou o problema esta na bomba injetora ou todos teram falta de pressão mediante o modelo/sistema de injeção. O que o engenheiro terá pretendido dizer e que o injetor estava com falta de debito. ou seja "entupido" e não debita o necessario.

Alem disso, parece-me bem ter ja resolvido alguns dos problemas e ter entregue o carro na marca. Em principiop ng mais competente para solucionar os problemas.  :t_up:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 02 de Dezembro, 2021, 23:27:40
Simplesmente o que aconteceu com o carro é que o motor " desalvorou, entrou em auto combustão" e começou a queimar o óleo pela admissão, pelo facto de o turbo ter partido, até aqui tiveste muita sorte porque normalmente as pessoas não o conseguem parar e é até partir o motor! Mas com este acontecimento pode ter danificado mais alguma coisa ou ter tirado anos de vida ao motor!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 03 de Dezembro, 2021, 08:47:05
Simplesmente o que aconteceu com o carro é que o motor " desalvorou, entrou em auto combustão" e começou a queimar o óleo pela admissão, pelo facto de o turbo ter partido, até aqui tiveste muita sorte porque normalmente as pessoas não o conseguem parar e é até partir o motor! Mas com este acontecimento pode ter danificado mais alguma coisa ou ter tirado anos de vida ao motor!

Sem estar a colocar em questão a opiniao do jorge, como chegou a essa conclusão? Pelos danos no turbo?  :t_up:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 03 de Dezembro, 2021, 11:04:36
Sim pelos danos, pela aceleração descontrolada e no red line a acompanhar o fumo excessivo que possivelmente era fumo branco/cinzento!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 04 de Dezembro, 2021, 14:29:00
Já tenho o carro, foram revistos os injetores e foram afinados segundo a Fiat já dei uma volta com ele e parece me que está OK. Na Fiat dizem que a Centralina não acusa erro nenhum. Vamos esperar que não apareça mais nenhum problema.
Quando o carro desalvorou fez fumo branco e cinzento Sim.
Obrigado pelo vosso contributo. Vou dando noticias.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 04 de Dezembro, 2021, 15:55:47
Ainda bem que está tudo resolvido! Podes acender uma velinha
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 05 de Dezembro, 2021, 22:15:18
Antes de acender a velinha tenho de ver o que se passa com o start and stop deixou de funcionar, em 18v a bateria tem 10v e já não ativa o start and stop. A bateria que tem ja não me parece de origem.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 05 de Dezembro, 2021, 23:29:46
Como 18 v?? Ela deve ser é de 12, e com 10v nem o carro consegues por a trabalhar!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 06 de Dezembro, 2021, 08:32:27
Sim pelos danos, pela aceleração descontrolada e no red line a acompanhar o fumo excessivo que possivelmente era fumo branco/cinzento!

Yah,... ja não me lembrava dessa parte da descrição dos sintomas.  :t_up:
Obrigado.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 06 de Dezembro, 2021, 08:37:38
Antes de acender a velinha tenho de ver o que se passa com o start and stop deixou de funcionar, em 18v a bateria tem 10v e já não ativa o start and stop. A bateria que tem ja não me parece de origem.

Eu percebo muito pouco de Strat & Stop, mas baterias de 18v?...
Creio que sejam apenas de 12v mas de maior capacidade. A ser de 12v quando boas devem rondar 12 - 13V com o carro a trabalhar nao casa dos 14v.
Se tem apenas 10 pode estar apenas descarregada e se for isso carregando a bateria ela deveria aguentar a carga, se nao aguentar os 12v,.. precisa de uma nova. Mas isto é o que conheço das baterias de 12v.  :t_up:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: ffernandes em 03 de Janeiro, 2022, 00:07:14
O 1.3 Multijet não tem uma Kilometragem definida para mudar a corrente de distribuição

Se começar a fazer barulho terá de ser trocada
A corrente pode fazer 200mil Km

Eu tenho um Punto 1.3 MultiJet, com 191000 km, ainda não trocou a distribuição e não faz barulho mas, tenho cuidado com a manutenção, só uso óleo sintético com a norma Fiat e mesmo sem fazer os quilómetros, troco o óleo e filtro todos os anos.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 03 de Janeiro, 2022, 00:30:11
Eu tenho um Punto 1.3 MultiJet, com 191000 km, ainda não trocou a distribuição e não faz barulho mas, tenho cuidado com a manutenção, só uso óleo sintético com a norma Fiat e mesmo sem fazer os quilómetros, troco o óleo e filtro todos os anos.
Esse é o segredo para as coisas durarem e estarem sempre em ordem!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Deep Vibes em 04 de Janeiro, 2022, 20:41:32
No 1.3 MJ a corrente é parcial banhada a óleo ou é a seco (por assim dizer)?
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 07 de Janeiro, 2022, 00:18:54
Quando o motor está em funcionamento, está sempre a ser banhada a óleo e esticada por um tensor hidráulico!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 20 de Fevereiro, 2022, 12:02:49
Ora bom dia a todos, obrigado pelos vossos conselhos anteriormente.
Neste momento a saga continua, nunca vi um carro a dar tantos problemas, confesso que estou um pouco desiludido com a marca e já pondero trocar o carro.
Ora bem o carro continua a soluçar de vez em quando quando dou há chave, ainda ontem fiz ao estrada durante 100kms a 120/140kmh e quando voltei a ligar o motor depois de ouvir a bomba a puxar o combustível liguei o motor como sempre faço e ainda assim o motor soluçou e embrulho se todo, mesmo que carregue no acelarador quando ele faz isto nem sequer responde ao acelarador a solução é desligar e voltar a ligar, agora custa me é isto acontecer practicamente todos os dias. Enquanto na marca dizem que o problema estava resolvido.
Entretanto o problema do start and stop persiste, n'a marca disseram que tinha de fazer alguns kms para ele ativar o que achei estranho mas pronto ontem fiz no total 240kms e o carro não ativou o star and stop sempre que o carro vai abaixo ele diz star and stop não disponível. Ora na marca tinham dito que era fácil de resolver e que estava OK. Entretanto na viagem notei um barulho de passar de água parece que no tablier más o sistema já foi purgado ha 15 dias atrás e parece que tinha ficado resolvido, provavelmente é outro problema mas o carro nem sequer perde líquido de refrigeração, ainda pensei que fossem humidades ou algo parecido mas ao fim de tantos kms já n devia acusar nada.
Amanhã vou voltar ha lizauto a ver se descobrem o problema e se resolvem tudo finalmente. É um carro relativamente recente mas parece que na marca não conhecem os próprios problemas que podem vir acontecer nas suas viaturas um pouco estranho digo eu.
Aqui os fiatistas aconselham alguma coisa que possa fazer?
Ou já tiveram numa situação parecida?
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 20 de Fevereiro, 2022, 12:39:46
Por vezes os representantes da marca não são competentes, essa é que é! Talvez encontrar outra oficina, tipo uma Bosch.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 21 de Fevereiro, 2022, 08:49:45
Tal como o jorge disse, infelizmente. E nao capazes de ter a honestidade de asumir que nao têm tecnico apto para resolver o problema.

Para mimo problema e eletrico, comandos, valores de sensores errados, maus contactos devido a dilatações com o aquecimento,... qualquer coisa que nao sera facil de descobrir. Se o carro fosse meu eu perdia algum tempo a analisar o compartimento do motor a procura de pontos sensiveis a maus contactos (inclusive pontos de massa).
Sendo atualmente particamente tudo eletronico, e natural que nao responda ao acelarador. Ao atuar o pedal do acelarador esta a dar um comando eletronico que so se estiverem reunidas as condições para poder acelarar a ECU vai mandar acelarar. Ja não e como antes que havia umcabo a ligar a borboleta ao pedal e a borboleta atuava quer houvesse condições quer nao. (são o tempos da eletronica.)

Quanto ao barulho tipo agua a correr será com certeza do ar condicionado. Pode experimentar desligar o ar condicionado e ver se o barulho para.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 21 de Fevereiro, 2022, 14:21:43
Também concordo que seja tudo electrónico. Já andei com o ar condicionado desligado mas o barulho da água continua. Entretanto o carro está numa oficina e já verificaram que realmente o alternador está fraco, e um dos injetores está com valores negativos. Ora na Fiat tinham rectificado este injetor que agora está a dar problemas e tinham medido disseram que estava tudo ok. Agora vamos ver no que dá.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 22 de Fevereiro, 2022, 08:27:37
Também concordo que seja tudo electrónico. Já andei com o ar condicionado desligado mas o barulho da água continua. Entretanto o carro está numa oficina e já verificaram que realmente o alternador está fraco, e um dos injetores está com valores negativos. Ora na Fiat tinham rectificado este injetor que agora está a dar problemas e tinham medido disseram que estava tudo ok. Agora vamos ver no que dá.

Com o carro em andamento ou parado?  :dry:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 22 de Fevereiro, 2022, 13:32:23
Experimentei nas 2 situações
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 23 de Fevereiro, 2022, 08:10:07
Experimentei nas 2 situações

Para mim não e normal e algo tem de se passar ai. Agua nao faz barulho a circular a nao ser que esteja com ar e ainda assim... Outra sugestão que eu daria, mas nai sei como funciona o sistema de aquecimento no seu carro,... se para aquecer o comando abrir uma valvula que faz circular a agua no radiador interior, com essa valvula fechada (posição frio) se for agua devia parar. O~Mas e provavel que o comando acione uma comporta que apenas desvia o precurso do ar, ou passa pelo radiador interior ou nao, mas a agua circula sempre.  :unsure:

Outra sugestão,... no caso de ser proveniente do AC o ruido permanece apos alguns segundos ter desligado o motor do carro. Eu sei queja disse que como ac desligado acontece o mesmo, mas se for AC automatico ou a embraiagem do compressor do AC estiver agarrada o AC pode estar a trabalhar mesmo com o comanado na posição desligado...  :unsure:

Caso curioso o seu...  :blink:
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 23 de Fevereiro, 2022, 22:40:34
O alternador foi mudado a bateria já subiu de nível e o injetor foi trocado até agora não tremeu mais vamos ver... Entretanto o start and stop não funciona... O barulho da água ouve se mas menos o sistema foi novamente sangrado. Um técnico de ac diz que está tudo bem com o sistema. Agora é ir há procura de alguma conduta de escoar a água entupida. Não sei mais o que fazer se isto n se resolver.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: Joaojanuario em 27 de Fevereiro, 2022, 12:41:45
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: jorge punto em 27 de Fevereiro, 2022, 16:03:31
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.
Meu caro lamento imenso, mas o problema não é de ser Fiat, o problema foi quem o reparou ou tentou que foi incompetente, tanto podia acontecer em qualquer marca. E na volta fica mais barato ao stand devolver te o dinheiro em vez de reparar....torna a revender o carro e pode ser que calhe a alguém que não o chateie nada!
Título: Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
Enviado por: TwinThema em 28 de Fevereiro, 2022, 09:32:16
E chega ao fim esta saga, o dono do stand devolve o dinheiro do veículo, não está a conseguir resolver este problema, depois de tudo mudado continua tudo igual a solução é ir comprar outro carro desde que não seja da Fiat... Ficou muito aquém das expectativas. Obrigado a todos pela vossa disponibilidade e ajuda. Irei continuar a seguir este fórum.

Finalmente o vendedor tomou a atitude que deveria ter tomado. Infelizmente ha carros que "trazem a bruxa" depois de indevidamente intervencionados ou com avarias muito especificas principalmente em usados e depois a "culpa" e da marca!
 Compreendo o seu sentimento, lamento o sucedido e acima de tudo que nao lhe volte a acontecer o mesmo. Ate pq carros em segunda mão, independentemente da marca, que nao se conhece o antigo dono estao sujeitos a tudo.

O meu exemplo e que tenho um peugeot, a conta dos problemas que me deu, e na oficina nunca conseguiram arranjar, acabei eu por adquirir algum material de diagnostico e ir atras do "gato" aos fins de semana. Na oficina tinham trocado sondas, velas, um sensor e por fim o catalisador. Obviamente suportando eu todas as despesas e nao foi resolvido o problema. Sendo que o carro tem sistema GPL, para os mecanicos era outra causa, o sistema GPL mal afinado. Apos muitos fins de semana de volta do carro e muitas consultas na internet, apesar de aparentemente estar com funcionamento normal notei uma leitura casual algo estranha na borboleta, troquei a borboleta que afinal tinha um erro casual de dados do encoder e que nao dava erro na ECU. Resumindo ja se passaram alguns anos e o carro nao tem "chateado" e o defeito nao era da marca mas sim de uma avaria complicada e casual que os mecanicos/eltricistas nao conseguiram detetar e optaram por trocar as peças mais vulgares neste tipo de avarias a ver se acertavam.

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