Hehehe! Obrigado a todos!
Hoje estive um tempinho com o Uno. Não fiz grande coisa nova, mas estive a observar e a ver. Cada vez conheço melhor o Uno. E cada vez gosto mais dele.
1- Barulho do tecto de abrir:
Andei que tempos para tentar tirar as tampinhas de que o Luke falou (sobre os parafusos que prendem o vidro aos suportes) mas não consegui. Ou aquilo está colado ou eu fui azelha.
De todo o modo, deu para perceber de onde vem a folga: vem da fixação dos suportes do vidro às calhas por onde ele desliza. Se eu conseguisse acesso, julgo que apertar aqueles parafusos resolveria completamente o problema.
2- Para aí há 6 meses queixei-me aqui do facto de a porta do condutor não ter travão; isto é, não fica presa na posição aberta e a meio, como as outras portas. Na altura, o Mickey explicou que é a dobradiça superior que faz isso e hoje dediquei-me a perceber bem o mecanismo.
Depois de muito olhar e mexer, já identifiquei o problema: há uma pecinha (tipo roldana) que não está no sítio. Pelo que percebi na porta direita, é essa roldana que é responsável por fazer o travão da porta (cria ali duas resistências a meio e com a porta totalmente aberta). Fica no tubo vertical que se vê nesta imagem, mas não aparece aqui:
Ou seja, vou ter de tirar a porta e tentar colocar a roldana no sítio certo, pois está mais abaixo do que devia. O problema é que não sei se não devia trocar a dobradiça, pois se a roldana já saltou do sítio uma vez, nada garante que não voltará a fazê-lo. Por outro lado, não tenho a certeza de conseguir colocar a roldana no sítio certo, pois pode haver qualquer coisa partida na dobradiça velha...
Já alguém passou por este problema? Amanhã vou ligar para a Fiat a ver se ainda há e quanto custará uma nova...
3- A porta do passageiro tinha começado a fechar mal. Ainda pensei que fosse estar a porta a descair, mas não: era só o suporte onde a porta encaixa, se se tinha desaparafusado e estava solto. Meia volta no parafuso e voltou a estar tudo ok!
4- Já chegou o meu kit para sangrar travões sozinho, com válvula anti-retorno! Meto-me debaixo do carro e cheguei à conclusão que é possível chegar a todos os parafusos de purga sem levantar o bicho nem tirar as rodas! A ver se amanhã faço isso.
Só uma dúvida para ter a certeza a 100% que não faço asneira: o Uno está com DOT4. Tenho cá em casa uma embalagem de DOT4+. Posso misturar, se precisar de encher depois de sangrar o sistema, não posso? Só o dot5 é que se não pode misturar com os outros, não é?
5- Fui, sem tirar todas nem sequer tampões, tentar espreitar pastilhas e discos. Das pastilhas não vi nada, como era evidente. Mas descobri que as pastilhas que lá estão têm sensor de desgaste! E têm o fio lá ligado! Só que o fio está, de ambos os lados, cortado... (?!?!?!?). Estranho, não? Não parece cortado com uma tesoura... Será que simplesmente se cortou na casa da roda só por estar sempre ali a tocar? Mas dos dois lados? É estranho...
Bom, acho que vou ver se volto a ligar o sistema. Tenho de arranjar uma junção adequada. Algum tipo sugerido?
Os discos parecem brilhantes e sem grandes sulcos. Mas só quando tirar a roda vou ver melhor.
E pronto, depois fui passear e gozar este fantástico automóvel!