Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486543 vezes)

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afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1185 em: 02 de Junho, 2015, 00:32:09 »
Hehehe! Obrigado a todos!
Hoje estive um tempinho com o Uno. Não fiz grande coisa nova, mas estive a observar e a ver. Cada vez conheço melhor o Uno. E cada vez gosto mais dele.

1- Barulho do tecto de abrir:
Andei que tempos para tentar tirar as tampinhas de que o Luke falou (sobre os parafusos que prendem o vidro aos suportes) mas não consegui. Ou aquilo está colado ou eu fui azelha.
De todo o modo, deu para perceber de onde vem a folga: vem da fixação dos suportes do vidro às calhas por onde ele desliza. Se eu conseguisse acesso, julgo que apertar aqueles parafusos resolveria completamente o problema.


2- Para aí há 6 meses queixei-me aqui do facto de a porta do condutor não ter travão; isto é, não fica presa na posição aberta e a meio, como as outras portas. Na altura, o Mickey explicou que é a dobradiça superior que faz isso e hoje dediquei-me a perceber bem o mecanismo.
Depois de muito olhar e mexer, já identifiquei o problema: há uma pecinha (tipo roldana) que não está no sítio. Pelo que percebi na porta direita, é essa roldana que é responsável por fazer o travão da porta (cria ali duas resistências a meio e com a porta totalmente aberta). Fica no tubo vertical que se vê nesta imagem, mas não aparece aqui:

Ou seja, vou ter de tirar a porta e tentar colocar a roldana no sítio certo, pois está mais abaixo do que devia. O problema é que não sei se não devia trocar a dobradiça, pois se a roldana já saltou do sítio uma vez, nada garante que não voltará a fazê-lo. Por outro lado, não tenho a certeza de conseguir colocar a roldana no sítio certo, pois pode haver qualquer coisa partida na dobradiça velha...
Já alguém passou por este problema? Amanhã vou ligar para a Fiat a ver se ainda há e quanto custará uma nova...

3- A porta do passageiro tinha começado a fechar mal. Ainda pensei que fosse estar a porta a descair, mas não: era só o suporte onde a porta encaixa, se se tinha desaparafusado e estava solto. Meia volta no parafuso e voltou a estar tudo ok!

4- Já chegou o meu kit para sangrar travões sozinho, com válvula anti-retorno! Meto-me debaixo do carro e cheguei à conclusão que é possível chegar a todos os parafusos de purga sem levantar o bicho nem tirar as rodas! A ver se amanhã faço isso.
Só uma dúvida para ter a certeza a 100% que não faço asneira: o Uno está com DOT4. Tenho cá em casa uma embalagem de DOT4+. Posso misturar, se precisar de encher depois de sangrar o sistema,  não posso? Só o dot5 é que se não pode misturar com os outros, não é?

5- Fui, sem tirar todas nem sequer tampões, tentar espreitar pastilhas e discos. Das pastilhas não vi nada, como era evidente. Mas descobri que as pastilhas que lá estão têm sensor de desgaste! E têm o fio lá ligado! Só que o fio está, de ambos os lados, cortado... (?!?!?!?). Estranho,  não? Não parece cortado com uma tesoura... Será que simplesmente se cortou na casa da roda só por estar sempre ali a tocar? Mas dos dois lados? É estranho...
Bom, acho que vou ver se volto a ligar o sistema. Tenho de arranjar uma junção adequada. Algum tipo sugerido?

Os discos parecem brilhantes e sem grandes sulcos. Mas só quando tirar a roda vou ver melhor.

E pronto, depois fui passear e gozar este fantástico automóvel!

Unista

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1186 em: 02 de Junho, 2015, 00:37:58 »
Boas,

Como curioso que sou fui pesquisar por aí a situação dos DOT's :D

Encontrei o seguinte noutro forum:

Citar
It's a good a idea to just stick with the DOT4+. While the DOT4 & 4+ will mix OK they are of different grades (qualities) and also not advisable.

Espero que ajude...
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1187 em: 02 de Junho, 2015, 00:49:39 »
tira uma foto a isso dos travões para dar uma ideia.

quanto ao tecto, a ver se vou procurar o que tenho por aqui e tiro umas fotos para perceberes
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1188 em: 02 de Junho, 2015, 01:27:08 »
O que eu faria era soldar os fios bem soldados e manga termo-retrátil a selar o trabalho, não?
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
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12´Fiat 500L 1.3 MJet

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1189 em: 02 de Junho, 2015, 08:32:33 »
Isto e um disco com desgaste. Repara na setinha. (canto superior esquerdo)

;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1190 em: 02 de Junho, 2015, 09:11:13 »
TwinThema: obrigadão! É aí que eu tenho de ver se há mais de 1mm de desgaste e, se sim, troco tudo.

Er.loves.fiat: vou ver se tiro fotos aos cortes e depois mostro.

AutoSueco: pois, a solda pode ser uma inevitabilidade! Não queria nada, porque não tenho ferro nem tenho jeito para trabalhos minuciosos ...

Unista: não consigo ver o vídeo! De que se trata?

Unista

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1191 em: 02 de Junho, 2015, 09:53:05 »
Unista: não consigo ver o vídeo! De que se trata?

Olá afonso,

É uma resposta num fórum, e alias, pelo que estive a ler, podes misturar DOT4 com DOT4+, mas nunca com DOT5.
Até penso que o DOT 4 e o DOT4+ sejam compatíveis com o DOT3.

Abraço!
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1192 em: 02 de Junho, 2015, 13:49:59 »
Aquilo que eu posso garantir pq "been there, done that" e que se misturar dot 5 ao dot 4 em poucos dias tens de mudar tudo qt e borracha no circuito de travagem.
Ou seja, podes misturar, mas ja sabes o que vai acontecer!!!  :sombrero:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1193 em: 02 de Junho, 2015, 18:00:33 »
cada vez que vou para pegar nisso aparece-me sempre qq coisa :\
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Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1194 em: 02 de Junho, 2015, 18:34:31 »
mete dot 5.1 e esquece isso
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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cpaixao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1195 em: 02 de Junho, 2015, 19:14:51 »
Boas

Afonsopatrao desculpa a pergunta ser nesta fase, mas donde é mesmo esta borracha?
Estive á procura e não encontrei, podes dar mais umas dicas donde se encontra?

Obrigado





















 


er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1196 em: 02 de Junho, 2015, 19:33:22 »
por cima da caixa, abaixo do distribuidor, tem la um buraco
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

cpaixao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1197 em: 02 de Junho, 2015, 19:58:42 »
Ok, er.loves fiat, vou ver então se já encontro.

Obrigado

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1198 em: 02 de Junho, 2015, 22:20:59 »
Cpaixao: exactamente onde o Er.loves.fiat disse!

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1199 em: 04 de Junho, 2015, 00:36:37 »
Hoje fui então sangrar os travões, para ver se era daí o desequilíbrio que sinto em algumas travagens a fugir para a direita. Já sei que a máquina não acusa desequilíbrio, mas a verdade é que eu sinto o carro a fugir para a direita nalgumas travagens mais empenhadas.
Sangrar não foi nada difícil! Nunca pensei que fosse tão simples. Nem precisei de levantar o carro. Só saíram bolhas grandes da roda traseira esquerda. De resto, estava sem ar...
Como era do lado esquerdo, achei que tinha encontrado o foco do problema.

Mas não... Depois fui dar uma volta e a coisa continua. Em algumas travagens (não todas) foge para a direita. Às vezes dá a sensação que o óleo chega lá mais depressa e que, a meio da travagem, o lado esquerdo começa a travar igual e reequilibra.

Bom. Circuito de travões sem ar e com óleo novo. Para onde avanço de seguida? Tubos flexíveis? Discos e pastilhas? Calços?
Aguardo conselhos... ;) obrigado!