Autor Tópico: Xénon  (Lida 7877 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Xénon
« em: 02 de Abril, 2009, 20:15:56 »
Pessoal, qual a cor que mais curtem?

4300k
5000k
6000k
8000k
...

Eu no Alfa tinha 6000k, depois acabei por mais tarde achar muito azul, meti no Uno 5000k era bacano, mas não sei qual o efeito dessa no Bravo...que acham?
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

6speed

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1011
  • Karma:
    +8/-11
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #1 em: 02 de Abril, 2009, 21:06:52 »
:d_grin: Estou satisfeito com os meus 5000K, boa luz e não dá tanto nas vistas ao senhores de azul

lmptg

  • Banido
  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Luis Mourato----Portalegre
Xénon
« Responder #2 em: 02 de Abril, 2009, 22:13:33 »
Eu tenho montado no meu Y o de 6000k e os senhores de azul ainda nunca me disseram nada e já o tenho quase a um ano e é a intensidade que prefiro

 

marky

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2096
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #3 em: 03 de Abril, 2009, 00:21:13 »
6000K é o melhor para mim

Aliás, já experimentei uma de 5000K no Bravo e em comparação com a de 6000 que estava na outro óptica não vale nada
« Última modificação: 03 de Abril, 2009, 00:22:25 por marky »
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Xénon
« Responder #4 em: 03 de Abril, 2009, 11:23:29 »
por uma questão de temperatura de luz, a 5000 é mais branca!

por embirração com a autoridade, 3000 é a temperatura correcta -> halogenio, chamado dourado :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

6speed

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1011
  • Karma:
    +8/-11
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #5 em: 03 de Abril, 2009, 11:38:30 »
Eu estive vai não vai para os 6000, mas ja ficava muito branco/azul nas opticas.

Tb não vou meter minimos em led, pois os normais dão o tal ar dourado no meio do branco  :d_grin:

Por isso fiquei-me pelos 5000k
« Última modificação: 03 de Abril, 2009, 12:09:23 por 6speed »

Catarina Oliveira

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2394
  • Karma:
    +45/-76
Xénon
« Responder #6 em: 03 de Abril, 2009, 11:53:42 »
por favor...eu peço... nao metam nada muito azul...isso cega me!JURO! :red:  

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Xénon
« Responder #7 em: 03 de Abril, 2009, 11:55:36 »
Boas.

A luz solar é atingida às 5250ºk, e a iluminação máxima é atingida às 5500ºk!

Por isso o ideal é usar 5000ºk ou 6000ºk... eu no meu tenho 6000ºK (designam-se Pure White, as minhas), e são muito branquinhas... as azuladas geralmente são 7000ºk ou 8000ºk, essas sim começam a dar problemas e a iluminação é inferior.



Já agora deixo aqui uma "tabela" de valores...

Halógeneo: 2800ºk (Temperatura de Côr) / 700 lumens (Potência da luz)
Xénon Série: 4300ºk (Temperatura de Côr) / 3100 lumens (Potência da luz)
Xénon HID: 6000ºk (Temperatura de Côr) / 3300 lumens (Potência da luz)
Xénon HID: 10000ºk (Temperatura de Côr) / 2300 lumens (Potência da luz)

"As lâmpadas HID ao contrário das incandescentes não possuem filamento, a luz é produzida através de uma descarga eléctrica de alta voltagem controlada que causa a ionização do gás na ampola de vidro. Este método é mais eficiente, produz menos calor e mais lumens para a mesma potencia, a temperatura da cor é também superior, mais branca semelhante à da luz do dia existindo modelos de lâmpadas desde os 4300k aos 12000k. A duração de uma lâmpada HID é de cerca de 3000horas comparado com as 300horas de uma lâmpada incandescente, trata-se de 10x mais e não está sujeita a danos físicos como o passar por uma lomba ou buraco na estrada que pode quebrar o filamento prematuramente das lâmpadas incandescentes. É normal um farol HID durar a vida útil do veiculo sem precisar substituir a lâmpada.

Na industria automóvel é norma equipar os faróis HID com lâmpadas de 4300ºK ou 6000ºK, a razão de se utilizar faróis com uma temperatura de cor baixa deve-se ao facto de as lâmpadas irem aumentando a temperatura da cor à medida que envelhecem, começando com uma lâmpada de baixa temperatura atenua-se esta situação e evita-se assim ter uns faróis azulados ou roxos, não aprovado pelas autoridades, no fim da vida da lâmpada."

Tudo o que precisa de saber sobre os kits HID (xénon) aftermarket

Ainda me lembro da primeira vez que vi um carro com xénon, ao ligar a luz foi lentamente aumentanto de intensidade, a capacidade de iluminação era superior às lâmpadas de halogénio e a sua tonalidade era muito mais branca e não amarelada. Entretanto este sistema começou a ganhar popularidade, foram desenvolvidas lâmpadas de halogénio com uma tonalidade mais clara e com uma maior capacidade de iluminação e foram desenvolvidos os kits de conversão aftermarket para instalar esta “nova” tecnologia em automóveis que não possuiam este tipo de iluminação. Mas nem tudo são rosas e entre os produtos de qualidade foram aparecendo paralelamente produtos de qualidade duvidosa com fraca capacidade de iluminação. Mas vamos por partes…

O que é isso de HID?
As lâmpadas de xénon HID (High Intensity Discharge) não possuem um filamento como as tradicionais lâmpadas de halogénio, em vez disso existe uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos numa cápsula de quartzo com o gás inerte (xénon). Por não possuirem filamento têm uma durabilidade superior não existindo o problema deste partir com as vibrações e buracos da estrada.

Estas lâmpadas produzem uma tonalidade mais próxima da luz natural solar, sendo a sua temperatura (medida em graus Kelvin) de aproximadamente 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia, apenas 35w contra os 55w usados por uma lâmpada de halogénio.

Quanto mais graus Kelvin melhor? Não!
Esta ideia pré-concebida e está errada. A luminosidade é medida em lumen, a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta. Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.

Na escala Kelvin 5250ºK é o valor da luz solar, 3200ºK uma lâmpada de halogénio convencional e 4300ºK o inicio da temperatura das lâmpadas HID.

Um mito que se instalou recentemente nos fóruns automóveis é que a Lexus usa lâmpadas HID de 8000ºK, no entanto a cor das lâmpadas fornecidas aos fabricantes automóveis está entre os 4100ºK e os 5500ºK e as lâmpadas acima de 6000ºK são proibidas para uso em estrada sendo essa afirmação totalmente falsa.

Os kits HID (xénon) aftermarket são ilegais
Muita gente diz que não, a maioria são os vendedores destes kits mas a verdade é que os carros equipados com xénon necessitam por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos, isto sem falar das ópticas que necessitam de ter um projector (vulgo olho de boi) para as lâmpadas D2S, para as outras ópticas é adoptada a lâmpada D2R que possui um reflector.

Os niveladores automáticos são bastante complexos e são compostos por sensores ao nível da suspensão (normalmente na traseira) e sensores ligados à centralina que fazem uma análise de velocidade, posição do acelerador e inclinação do carro. Quer o carro vá carregado ou se acelere ou trave as luzes são ajustadas automáticamente, coisa que não acontece nos kits aftermarket.

O típico sacudir de ombros é ouvido sempre que se dá esta explicação, dando a desculpa que as lâmpadas de halogénio também encadeiam e não têm nivelador automático. É verdade, também encadeiam mas o risco é menor porque a intensidade da luz é bastante inferior ao contrário do xénon. Pior ainda é que o nivelador manual raramente é usado quando os carros circulam com mais do que uma pessoa ou com carga, logo com xénon este problema torna-se ainda mais relevante.

Vou instalar um kit aftermarket, o que devo procurar?
Antes de mais deverá ver se as ópticas do seu carro são compatíveis com xénon, normalmente estas ópticas têm um projector (vulgo olho de boi) que permite focar melhor a luz. Existem no entanto ópticas sem projector que são usadas com xénon mas são raras.

Caso as suas ópticas tenham projector deverá usar lâmpadas D2S, se não tiver projector as lâmpadas devem ser obrigatoriamente D2R. A tonalidade destas deve estar entre os 4000ºK e os 6000ºK, caso contrário apenas chamará a atenção das autoridades e irá reduzir a capacidade de iluminação da estrada.

No final de tudo estar instalado deverá nivelar os faróis (qualquer casa de pneus faz este serviço) e não se esqueça de nivelar manualmente os faróis com o carro carregado ou com mais do que uma pessoa. Normalmente é boa prática circular com os faróis mais baixos no dia a dia uma vez que o carro não tem os niveladores automáticos e a capacidade de iluminação continua a ser superior ao halogénio.    
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #8 em: 03 de Abril, 2009, 11:58:03 »
6000K  :t_up:  
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #9 em: 03 de Abril, 2009, 12:04:16 »
Citar
:d_grin: Estou satisfeito com os meus 5000K, boa luz e não dá tanto nas vistas ao senhores de azul
Dar nas vistas aos senhores de Azul...então e aqueles que já vem de origem com a luz mais azul do que branca, esses não dão nas vistas?

E o I.P.O. não é pior ainda que os senhores de azul??

Com a montagem de um kit de xenon não se está sujeito a chumbar no I.P.O. só pelo facto de as lâmpadas emitirem um cor diferente?

Eu já tive um carro chumbado só por ter montado lâmpadas Blue Halogen!!!

Cumps,
Luís
« Última modificação: 03 de Abril, 2009, 12:05:00 por Bigluisao »

6speed

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1011
  • Karma:
    +8/-11
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Xénon
« Responder #10 em: 03 de Abril, 2009, 12:15:54 »
Boas Luís

Citar
Dar nas vistas aos senhores de Azul...então e aqueles que já vem de origem com a luz mais azul do que branca, esses não dão nas vistas?

Big estamos a falar de 1 Punto de 1996  :d_grin:, sair nessa altura com xenon era obra  :d_roll:

Citar
E o I.P.O. não é pior ainda que os senhores de azul??

Com a montagem de um kit de xenon não se está sujeito a chumbar no I.P.O. só pelo facto de as lâmpadas emitirem um cor diferente?

Colocam-se as philips bluevision no sitio  :d_grin: ou não :d_lookl:  :d_lookl: depende do sitio onde vás à IPO :d_grin:

Mas para cm tudo na vida é preciso ter sorte e saber procurar onde ela está.
Se precisares alguma x de uma ajuda em qq coisa, aqui pelos centros do Porto, apita  :d_look:

Abr


 

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Xénon
« Responder #11 em: 03 de Abril, 2009, 12:33:12 »
Malta, um conselho!

Sempre que forem à IPO percam 5 minutos antes, a trocar as lâmpadas HID e LED... é só desligar o balastro e ligar o halogeneo...

É que se em alguns não há problemas desde que as luzes estejam alinhadas outros podem embirrar!

Eu vou pela certa!


 :t_up:  
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Xénon
« Responder #12 em: 03 de Abril, 2009, 12:47:39 »
a luz na frente do veiculo tem de ser branca!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Xénon
« Responder #13 em: 03 de Abril, 2009, 12:52:23 »
Citar
a luz na frente do veiculo tem de ser branca!
Exacto, por isso é que as autoridades não pegam por xénon até 6000ºk, pois são brancos,a cima disso começam a azular bastante!

E as autoridades regem-se pelo Código da Estrada, onde as luzes de cruzamento e de estrada têm de ser de côr branca ou amarela.

Os IPO já se regem por outras normas... daí os lava-farois e afins.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Xénon
« Responder #14 em: 03 de Abril, 2009, 19:14:32 »
BlueCat, as 6000k já tem bastante azul, eu tive essas no meu Alfa. Tou indeciso!!!

Luke dá pra experimentar as duas ou nem por isso?  :d_grin:  
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella