Autor Tópico: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares  (Lida 20817 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« em: 20 de Agosto, 2011, 22:31:29 »
Pedia ajuda para este caso de um Punto TD 1999 e com 215k km de 5 lugares, mas estimado.
Para achega um exemplo, este carro fez em 2 anos apenas 3000 Kms! Foi um carro novo que o meu pai de ofereceu e com muitas aplicações Abarth de origem,
Esse carro fez 80% Lisboa, estava a acabar a faculdade na altura e depois era o carro casa serviço e voltinhas, fiz cerca de 175k km em pouco tempo. Só que na altura comecei achar o carro com pouca potência. Com comprei outro, este ficou como reserva.

Resumindo, levei o carro para o meu pai e o mesmo começou a procurar a causa da perda de potência, mas sem conseguirem descobrir a causa, o carro andou mais 45000 km e agora nas férias fui com o meu pai a uma oficina. Fomos fazer o teste e o carro continua a não passar dos 100 Kms/h mas com muita dificuldade. 80 Kms/h nas 2800 rpm e os 100 nas 3500 rpm mas com muita dificuldade.
Após uns dias de andar de oficina em oficina, lá se descobriu haver um tubo com um frisura que vem do Turbo a uma electrovalvula. Colocou-se o tubo em condições e o carro já consegue atingir os 120 kms/h, embora com dificuladade e ás 3500 rpm.
Das oficinas visitadas, uns diziam que seria o Turbo danificado, outros, que seria algum tubo, mas em todos os casos nunca mediram a pressão do Turbo por não haver aparelhos para tal!

O carro não deita fumo negro nem branco!

Alguém poderá dar uma opinião do que seja este problema? 

É que eu tenho muita estimação por este Punto 70 TD e queria que ele ficasse em condições.

Obrigado

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #1 em: 21 de Agosto, 2011, 01:41:46 »
então que tal começar por montar um manometro para medir a pressão do turbo (nem que seja temporariamente)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #2 em: 21 de Agosto, 2011, 09:12:26 »
O ultimo que tive cá tinha o catalizador entupido...
Obrigado

Toze

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #3 em: 21 de Agosto, 2011, 16:45:07 »
então que tal começar por montar um manometro para medir a pressão do turbo (nem que seja temporariamente)
Colocar um manómetro provisório e ligado onde? em que parte do turbo e qual o tubo para ligar um manómetro?

Este problema também não poderá ser do "actuador da wastegate" (foto em baixo)



Cpts e obrigado

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #4 em: 21 de Agosto, 2011, 17:18:20 »
Esta valvula (na foto) serve para quê?

Sai um tudo dela para uma electro valvula (aquela na 2ª. imagem que tem 2 tubos um com anilha amarela e outra com anilha branca)

É que o tubo de anilha amarela, vai ligar á valvula (imagem 1) estava com uma frisura e inclusivé estava a sair, depois colocou-se bem e o carro ficou com um pouco mais de pressão. Agora após colocar esse tubo, em 4ª. velocidade ás 3200 rpm atinge os 100 kms/h, não meti a 5ª por falta de espaço (estrada)





Obrigado

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #5 em: 22 de Agosto, 2011, 10:40:48 »
o manometro de pressão do turbo liga-se a qq lado onde passe pressão, seja colector de admissão, ou até no actuador da waste, mediante a aplicação de um T se for necessário
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #6 em: 22 de Agosto, 2011, 11:00:19 »
o manometro de pressão do turbo liga-se a qq lado onde passe pressão, seja colector de admissão, ou até no actuador da waste, mediante a aplicação de um T se for necessário

Liga-se o manometro ao colector de admissão,é aí que vês a pressão que tá a chegar.... :dry:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #7 em: 22 de Agosto, 2011, 11:11:08 »
sim... mas medindo em varios sitios fica-se a saber se ha fugas, embora em teoria a pressão não varie muito, certo?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #8 em: 22 de Agosto, 2011, 22:36:48 »
Obrigado amigos, pelas resposta que vão dando,

Afinal o problema era (em principio) o actuador da wartegate que estava preso e calcinado, o Turbo está 90% em condições pelo menos á vista, mas falta ainda testar, que ficará pronto amanhã (?)

Também me foi informado que a electro válvula que sai um tubo para outra valvula do meio e vai outro para o servo freio, está já tapada e sem fazer algum efeito, levou uma anilha "falsa" para ficar OFF, mas esse serviço já foi feito há muitos e muito kms, pelo aspecto da mesma e vai ficar e continuar assim por ser melhor para o motor, disse-me o mecânico agora!

Era para sair o turbo, mas tem 2 parafusos calcinados, um já o conseguiu tirar, mas o outro não está a conseguir, agora para não estar a tirar o colector todo e como o turbo está com bom aspecto e nada leva a crer que esteja com problemas, vai ficar assim, depois ainda hoje ou amanhã de manhã montar os componentes para fazer os testes em andamento e outras medições. Se tiver tudo ok, fica assim, mas ainda vai posteriormente abrir um pouco (?) não percebi o quê, para o carro ficar com mais potência!

De salientar que o Punto em 2 anos fez 900 kms (+-) salvo erro e já andava assim sem potência há muito tempo, mas como era raro andar nele e haver dificuladde em conseguir algum mecânico e ainda fui 2 ou 3 vezes á Bochs Servic deste distrito, mas como não tem banco de ensaios e ser apenas uma oficina (familiar) autorizada Bosch, mas apenas virada para as oficinas, tratam os particulares para "depois" ainda hoje estou aguardar e há cerca de 3 anos que me telefonem para lá levar este carro e outros. Tive lá na passada Quinta feira e nem sequer ouviram o que tinha de anomalia, disseram logo "venha cá a partir do dia 15 de Setembro e marque para uma semana que houver oportunidade".  Assim nem sei como a Bosch continua com este tipo de serviço desta pequena firma de 2 irmãos apenas, só que muito antiga!

Cumprimentos e obrigado, vou dando noticias sobre o final do assunto (deste, claro) outros mais virão!


Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #9 em: 22 de Agosto, 2011, 22:42:48 »
Já agora, tomo a liberdade de colocar uma foto do Punto 1.7TD. Não será uma pena desprezar este carro que está 100% estimado e sem problemas, além do mencionado?



Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #10 em: 22 de Agosto, 2011, 22:47:43 »
Isso é uma máquina para estimar e durar!

Com uma manutenção cuidada e material de reposição de qualidade tens carro para fazer 300 ou 400 mil quilometros sem te chateares.

Agora se deixas que se ponham a inventar com mais gasóleo daqui e mais pressão dali...  :wacko:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #11 em: 22 de Agosto, 2011, 23:05:18 »
O Punto está com boa cara, isso é reparar, que até nem deve ser nada do outro mundo e ainda tem muito para dar. :t_up:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #12 em: 22 de Agosto, 2011, 23:23:46 »
Isso é uma máquina para estimar e durar!

Com uma manutenção cuidada e material de reposição de qualidade tens carro para fazer 300 ou 400 mil quilometros sem te chateares.

Agora se deixas que se ponham a inventar com mais gasóleo daqui e mais pressão dali...  :wacko:

X2.
Se te vais meter em alterações, ou percebes o que estão a alterar, ou mais vale não confiar. Muitas vezes os "entendidos" de hoje, amanhã serão os tipos que nos enfiaram os "barretes". Até porque estar a alterar débitos e pressões sem sequer ter um manómetro de pressão do turbo...

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #13 em: 23 de Agosto, 2011, 14:05:34 »
Obrigado,

Ligaram-me á pouco a informar que o Punto estava pronto e o Turbo a funcionar a 100% (?)

Mandei apenas tirar a água e colocar liquido de refrigeração, não sei que marca lhe vão meter.

Mas disse para não mexer na bomba e deixar o Punto como de stock, sem fazer alterações.

Agora, ainda me resta mais uns dias de férias, vou mandar tirar as ópticas (que já levaram umas novas e de qualidade logo após uns meses da compra e com lampadas de 100W), limpar no interior das mesmas e tirar um inox que tem lá.

Ver a suspensão convenientemente, os pneus estão bons, embora com 7 anos montados mas poucos kms, fazer um "detalhe" na restante carroçaria, mandar lavar os estofos que eu não consigo com os produtos de detalhe que tenho, tem que ser com máquina a vapor e a seco, depois começar a andar com este carro.
Apenas tem agora um contra, é a falta de A/C, eu que estou viciado quer de verão ou de inverno andar sempre com o A/C nos 22º, este vai-me custar um pouco no verão, mas vai dar-me goso novamente!

Já agora, interrogo-vos, que velocidade atingem os v/ Punto 1.7 TD (este tem 215k km)

Cumprimentos,

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #14 em: 23 de Agosto, 2011, 14:19:16 »

Agora, ainda me resta mais uns dias de férias, vou mandar tirar as ópticas (que já levaram umas novas e de qualidade logo após uns meses da compra e com lampadas de 100W), limpar no interior das mesmas e tirar um inox que tem lá.


as lampadas de 100w, para além de serem ilegais, estoiram-te com as opticas e com os casquilhos.

são lampadas que aquecem muito, queimam os plasticos e o espelhado. quem as usa, por exemplo em competição, usa também casquilhos em ceramica, os unicos que não derretem com o calor gerado pela carga e pela temperatura da lampada.

opta por uma phillips x-treme vision ou por umas osram night-breaker... são lampadas boas, com um excelente feixe luminoso e para além de serem legais não te estragam o material da óptica.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0