Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481727 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #45 em: 04 de Junho, 2014, 08:04:39 »
Se cada vez sai mais agua nao insistas mtas vezes a por o motor a trabalhar mt tempo ate resolveres o problema. Se   :dry:aquecer demais fazes estragos...  :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #46 em: 04 de Junho, 2014, 19:25:11 »
das duas uma...
tens o quadrante com algo queimado


Qual é a outra hipótese? ;)
Então compro outro quadrante?

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #47 em: 04 de Junho, 2014, 22:45:29 »
sim, tenta arranjar outro para testar a teoria
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #48 em: 04 de Junho, 2014, 22:51:25 »
hoje descobri que vai ir um 60 sx para abate cinza prata, tem embaiagem partida, e uns podres com tecto de abrir

talvez dê para sacar algumas peças
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #49 em: 04 de Junho, 2014, 23:42:30 »
hoje descobri que vai ir um 60 sx para abate cinza prata, tem embaiagem partida, e uns podres com tecto de abrir

talvez dê para sacar algumas peças

Onde? Eu ficava com algumas!

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #50 em: 05 de Junho, 2014, 01:21:48 »
é em viana do castelo
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #51 em: 05 de Junho, 2014, 23:54:40 »
quanto ao perder liquido, aposto que é a rela que tem desse lado junto ao tensor! mas tambem pode ser a bomba, normalmente pode-se estragar, mas é barata. tira a tampa e ve

Bingo!! Depois de retirada a tampa da correia, vi a rela: é uma fonte, não uma tampa.
Já aprendi aqui no forum que é altura para mudar todas e não os aquela. Mas ainda não tenho know how para mudar a que está do lado da caixa e por isso fico-me pelas acessíveis.

Agora as questões:
1- É necessário tirar a correia de distribuição para trocar as relas desse lado?  Se sim, vou aproveitar para trocar a correia. Nunca fiz isso, mas como neste motor mesmo que faça asneira não estrago nada, quero arriscar.
2- Li aqui no forum que as relas devem ser de origem, pois são baratas e fica-se com a certeza de que são à medida. Ora, do lado da distribuição há uma grande (de 50mm) e já consegui no ePER tirar o número da peça (55182787). Mas há também uma mais pequena (deve ter para aí 20mm). Alguém sabe o número de peça?
3- Além destas relas, quais há mais?
4- Se for preciso trocar a correia, preciso do tensor e da correia, certo? E de uma chave dinamométrica. Mais alguma coisa?
5- Correia e tensor: origem ou aftermarket?

Bom, para além das relas, novidades do Uno:
1- Chegou hoje a válvula do ventilador do radiador, OEM, via ebay, vinda de Itália por preço de aftermarket. Estou à espera de resolver as relas para a colocar e testar.
2- Desmontei o pára-choques da frente para o prender devidamente. Está muito melhor, mas faltam 2 parafusos (o que explica o seu aspecto torto). Amanhã vou ver se os coloco.
3- Arranjei um quadrante no OLX a bom preço. Vamos ver se o conta-rotações volta à vida.

Abraços a todos e obrigado pela ajuda!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #52 em: 06 de Junho, 2014, 00:16:34 »
correia e tensor podes ir á concorrência, sai-te provavelmente mais barato se comprares o rolamento numa casa de rolamentos e a correia em separado na casa de peças
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #53 em: 06 de Junho, 2014, 01:08:25 »
Só mais uma dúvida: as relas prendem-se com algum tipo de silicone, massa, cola ou isolante? Ou só à pressão? Já vi na internet quem faça das duas formas e nada melhor que perguntar a quem sabe.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #54 em: 06 de Junho, 2014, 08:44:14 »
Antes de mais devo avisar que nunca troquei uma rela na vida (a unica "rela" que troquei foi quando deixei de andar de velocipede para passar a andar automovel  :laugh: ) mas na minha opiniao o silicone usa-se quando o bloco do motor nao oferece garantias de estanquecidade na sede da rela (onde a rela encaixa, vah).

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #55 em: 06 de Junho, 2014, 10:20:19 »
Antes de mais devo avisar que nunca troquei uma rela na vida (a unica "rela" que troquei foi quando deixei de andar de velocipede para passar a andar automovel  :laugh: ) mas na minha opiniao o silicone usa-se quando o bloco do motor nao oferece garantias de estanquecidade na sede da rela (onde a rela encaixa, vah).

Boas amigo.
Não tem nada que saber.. é só usar um ferro fino tipo um ponsão e vais dando umas pancadinhas nele com o martelo numa das extremidades da rela até ela começar a virar... depois arranjas algo para a puxar... tipo um alicate... ou então tentas enfiar uma chave de fendas e fazes força tipo alavanca que elas costumam sair bem... mas cuidado para não caírem para dentro do bloco senão depois para as apanhar já á mais complicado...
Quanto ao silicone... Recomenda-se vivamente principalmente em blocos mais antigos e atacados pela ferrugem... mas antes de meteres silicone convém passares um pouco de lixa de agua a volta do sitio só para tirar as impurezas superficiais... e para o silicone aderir melhor a superfície... :) mas só um cheirinho para não alterar o diâmetro do buraco.
Na parte da montagem é só centrar a rela no buraco e ir dando umas pancadinhas com um martelo de borracha ou com alguma coisa que de para bater sem lixar a rela... (E não se pode bater na parte de dentro da rela.. tem que ser sempre nas beiças.. senão pode-se fura-la ou danifica-la...)
Há quem goste de utilizar uma chave de caixa no mesmo diâmetro da rela e bater com o martelo para ela entrar mais centrada mas tem que se ter cuidado na mesma...
Espero ter ajudado... :)

« Última modificação: 06 de Junho, 2014, 10:27:19 por Comandante »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #56 em: 06 de Junho, 2014, 10:51:27 »
Tas a ver afonso? Afinal e facil...  :P

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #57 em: 06 de Junho, 2014, 11:36:38 »

Espero ter ajudado... :)


Ajudaste e muito!
Relas encomendadas e tenho programa para o fim de semana.

Atendendo à cor acastanhada do líquido que lá está e aos 24 anos que tem o motor, julgo que vou mesmo precisar da lixa e do vedante. Nesse caso, que vedante é aconselhado?
Outra coisa: é preciso tirar a correia para chegar à rela, certo?

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #58 em: 07 de Junho, 2014, 13:50:25 »
Ajudaste e muito!
Relas encomendadas e tenho programa para o fim de semana.

Atendendo à cor acastanhada do líquido que lá está e aos 24 anos que tem o motor, julgo que vou mesmo precisar da lixa e do vedante. Nesse caso, que vedante é aconselhado?
Outra coisa: é preciso tirar a correia para chegar à rela, certo?

Trabalho bem feito bem feito era trocar as relas todas do motor (só as de agua, as de óleo se existirem não e preciso trocar que raramente se estragam) porque se trocas só algumas relas as outras depois também já não estão muito boas e vais por liquido verde novo e vais rompe-las em pouco tempo.. (Mas também compreendo que algumas relas estejam em sítios difíceis de acederes..)

E devias fazer uma grande limpeza ao circuito de refrigeração com agua da mangueira a pressão para retirar esse barro todo que esta a volta das camisas do bloco, radiadores e tubos, vazo do liquido, etc.. É que não te esqueças que o verão esta ai a porta e é nesta altura que os carros tendem a aquecer mais devido a sujidade no circuito de refrigeração.

Quanto ao vedante eu costumo comprar este para estes tipos de trabalhos é mesmo de boa qualidade e arranja-se com alguma facilidade em casas de peças para automóveis tens ai o link que te mostra a imagem do produto: (Mas não precisas de comprar fora do pais que ca em Portugal arranja-se facilmente e fica mais barato )

http://www.pieseautoploiesti.ro/product/425_28074_silicon-etansare-victor-reinz-70-ml.aspx

Quanto a situação da correia sinceramente como no conheço o motor não te posso ajudar nesse sentido... o meu palpite é: retira só o que estiver a atrapalhar-te! quanto mais desmontares mais terás que voltar a montar!!!

Cumps  :happy:
« Última modificação: 07 de Junho, 2014, 14:09:03 por Comandante »

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #59 em: 12 de Junho, 2014, 00:33:21 »
Olá a todos.
Venho dar notícias mas a minha azelhice é tal e a falta de tempo é tanta que não terminei ainda os mini-trabalhos a que me tinha proposto.
Quanto à rela, lá a consegui tirar.

Tentei 50 mil abordagens (todas as que vi descritas na internet e ainda umas quantas inventadas por mim), mas para quem quiser trocar a rela grande do lado da distribuição dos FIRE (aquelas que parecem uns pratos), a melhor técnica é colocar uma chave de fendas, vertical, junto à poli da árvore de cames, até à rela. Depois é colocar debaixo do rebordo a fazer de alavanca e martelar na chave de fendas. Ela lá sairá.

Quando a tirei, descobri 3 furos na dita e a certeza que já não era de origem: material muito manhoso comparado com a nova e havia restos de silicone por baixo. O aspecto foi este:



Nada a ver com a nova, pronta a vedar de facto...


O problema é agora colocar a nova, o que eu achei que fosse a parte mais simples. Tenho tão pouco espaço que não sou capaz de martelar no rebordo da rela, pois o martelo não tem margem para ganhar velocidade. Se calhar só mesmo com uma chave de caixa no meio se consegue. Mas uma tão grande que não tenho...
Alguém tem experiência nesta rela em concreto que me possa dar uma dica?


Perante este impasse, e já que tinha a tampa da distribuição tirada, pensei em mudar a correia de distribuição.
Depois de ler tudo o que havia para ler sobre a operação, esbarrei logo no primeiro passo: tirar a correia do alternador.
Segundo o Haynes, eu devia desapertar os parafusos de suporte do alternador e depois aproximá-lo do motor. Pois bem, assim fiz, desapertei dois parafusos por baixo do apoio do motor (são esses, certo?). Mas o bicho nem se mexeu! Está preso de todo. Será que não tirei os parafusos certos? Ou que ele está preso do tempo?
Lembrei-me depois que, em vez de soltar o alternador, podia desapertar polie da correia do alternador acoplada à polie da cambota, deixando o alternador no sítio. Mas achei melhor perguntar, não vá haver algum problema que eu não esteja a ver.
Acham boa ideia? Nesse caso, como prendo a polie para lhe desaparafusar os parafusos?
Última questão: devo também trocar a correia do alternador?