Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: GT Abarth em 04 de Setembro, 2008, 21:03:47
-
T. D. S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda
Exmo. Senhor,
Na sequência do seu contacto informamos que o procedimento para a obtenção da declaração de pneumáticos é o envio de uma carta com a indicação completa das dimensões de pneumáticos pretendidas, até um máximo de duas, juntamente com uma fotocópia do Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único (frente e verso).
Relativamente à dimensão indicada, a medida 225/40 R18 pode ser autorizada.
A declaração tem um custo de 50 euros, mediante pagamento em cheque ou vale correio à ordem de T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda., ou em dinheiro.
A morada para envio é a abaixo indicada.
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Nunes
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: [email protected]
-
Assim podemos fazer uma lista:
:fiat: Stilo: 225/40-18 OK
-
Pinto de Almeida,já que você é assim,como dizer, está sempre em cima da jogada...
Pode ver se eles fazem a homologação de jante 17" para Fiat Tipo?Eu tenho ideia que sim mas...
-
Pinto de Almeida,já que você é assim,como dizer, está sempre em cima da jogada...
Pode ver se eles fazem a homologação de jante 17" para Fiat Tipo?Eu tenho ideia que sim mas...
Basta perguntar para:
[email protected]
Façam uma lista, para se perguntar tudo de uma vez.
Marca - Modelo - Versão - Ano - Tamanho Pretendido
exemplo:
FIAT - Tipo - 2000 16v - 1990 - 215/45-17
Ou então cada um escreva um mail ao Homem, o Telmo Nunes.
-
Fixe. :t_up:
No meu já não serve a jante, porque está rebaixado. :yeah:
-
Foogo.. tu de facto pinto de almeida es demais....
Um grande obrigado.. um por cada topico... e que topicos os teus...
sempre na mó de cima ... dos assuntos... obrigado...
Ja agora parabens o teu blogue esta muito bom dos melhores que ja visitei... grande abraço :yes:
:t_up:
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda :wacko:
Em 175/60-13 tens um grande produto,
Yokohama A539 Assymmetric
(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)
-
Se interessar a alguem...
Para o Punto GT autorizam:
195/50/15
195/45/15
195/45/16
195/40/16
-
Sabem medidas para Bravo JTD?
-
Bravo JTD
205/45/16 OK
215/40/17 OK
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
também autorizam para o 127: 175 x 60 x 13
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda :wacko:
Em 175/60-13 tens um grande produto,
Yokohama A539 Assymmetric
(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)
nop... para o 4 x 4 vai levar de averbamento 155 x 80 x 13, 165 x 70 x 13 e 165 x 70 x 14 (autorizado)
-
Sabem medidas para Bravo JTD?
195 45 R16
e
205 45 R16
São só estas, palavra de quem homologou e não de quem ouviu dizer ;)
-
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda :wacko:
Em 175/60-13 tens um grande produto,
Yokohama A539 Assymmetric
Es os Falken ZE-912 e há em 185/60 13" autorizados no cinquecento!
Cinquecento: 175/60 13; 185/60 13; 165/60 14
-
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.
Esses 5% permitem passar na IPO com anotação. O que significa que para o ano seguinte já tens de colocar os pneus que "manda" o livrete.
Para além da IPO, tens o problema da policia te poder apreender o carro e teres de pagar 250€ de multa por usares medidas fora da legalidade.
-
ja agora para o punto 85 elx mk1 as são 165,65,r14 ou 175,60,r14
quais sao os outros permitidos? e posso usar jantes de 15?
-
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda :wacko:
Em 175/60-13 tens um grande produto,
Yokohama A539 Assymmetric
(http://www.camskill.co.uk/smsimg/796/13100-13364-main-pictyres-yokohama-a539-1-796.jpg)
Sr. Paulo Pinto de Almeida, ajude-me dentro do possível,
pretendo colocar umas jantes 15 no meu Fiat Panda 4x2, tem de origem no livrete
135 R 13 e 155/65 SR 13, que são os pneus que estão em uso.
Agora a pergunta é esta, qual será a medida que poderei colocar em troca?
Obrigado desde já.
Saudações Fiatistas...
-
Olá José Costa, basta dizeres o que disseste aqui por telefone ou por mail para:
Sr. Telmo Nunes
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Tel: 217 993 522
Mail: [email protected]
Tal como consta no 1º post deste tópico.
Eu mandei um mail para peruntar do meu <_< e responderam no dia seguinte.
Abraço
-
Boas.
A LTA cobra 120€? Falaram-me em 150€.
Além desse custo ainda falta somar o da alteração de livrete certo? A LTA não faz isso?
Já agora, será que a TDS deixa homologar para o Marea as medidas 205/45-16 e 215/40-17?
-
Já que falamos em jantes, e porque o seu peso é muito importante, aqui fica um atalho para um site que neste momento tem o peso de 4402 jantes:
http://www.wheelweights.net/ (http://www.wheelweights.net/)
-
Boas.
A LTA cobra 120€? Falaram-me em 150€.
Além desse custo ainda falta somar o da alteração de livrete certo? A LTA não faz isso?
Já agora, será que a TDS deixa homologar para o Marea as medidas 205/45-16 e 215/40-17?
A LTA cobra 125€ + iva
a alteração de livrete é à parte
através da TDS só terás sucesso em 16
-
Fica aqui a informação de como se pode homologar através da L.T.A.-Laboratório de Tecnologia Automovel, Lda, que faz homologação de jantes em medidas não homologadas pela marca.
A LTA precisa dos seguintes documentos para dar inicio ao processo e proceder a uma primeira analise.
-O Livrete (enviar por Fax ou por email)
-A medida pretendida
- Contactos telefónicos da pessoa interessada (para marcar os ensaios)
O LTA não informa que tipo de pneus ou medida podes usar...
apenas realiza ensaios a veículos com o pneumático que se pretende homologar, é feita uma analise individual a cada veículo.
Envia a informação necessária, acima indicada, para anunciar o inicio do processo, para poderem registar na relação de serviços. Se realizares os ensaios em braga, é marcado em poucos dias os ensaios.
IMPORTANTE: o veiculo para realizar os ensaios com sucesso não pode ter alterações que influencie os ensaios (ex: o pneumático não pode sair da carroçaria nem pode “roçar” em lado nenhum, não pode usar espaçadores, a velocidade real não pode ser superior à lida no velocimetro;…) e tem que ter os pneumáticos que quer homologar para realizar os ensaios.
Posteriormente será marcada uma inspecção ao veículo a realizar no kartódromo de Braga ou no Aeródromo de Santarém, sendo no final do processo enviada uma Declaração de Conformidade ao proprietário do veículo, a qual deverá ser entregue na DGV.
O custo de todo o processo é de 125€ + IVA.
______________________________________________
L.T.A.-Laboratório de Tecnologia Automovel, Lda
Rua do Carregal - Lugar da Aldeia
4700-687 Palmeira - Braga
Tel.:351 253 627 409/10
Fax.:351 253 627 411
E-mail: [email protected]
-
Em termos práticos, viras a direcção e se não roçar nos guarda-lamas passam o carro.
Posso adiantar o máximo para alguns carros:
15: Uno
16: Punto MK1
17: Thema
-
Olá..nao sei se é aqui que devo colocar a duvida...mas dps corrigo se nao criei topico...
Tenho um Punto TD70 ELX de 95/05. quero pôr o carro bonitinho...
quanto fica a homologação de película em todos os vidros??
mas para já quero jante 16" se fosse possivel..com as medidas 195/40 R 16 OU 195/45 R 16
em caso de impossibilidade de 16 queria saber se é possível jante 15" 195/45 R15 ou 195/50 R 15
agradecia uma resposta...
Obrigado, Tiago Rocha
Cumprimentos
-
Em termos práticos, viras a direcção e se não roçar nos guarda-lamas passam o carro.
Posso adiantar o máximo para alguns carros:
15: Uno
16: Punto MK1
17: Thema
por acaso sabes qual o maximo para o stilo?
-
por acaso sabes qual o maximo para o stilo?
225/40-18
19 não sei se alguém tentou.
Mas atenção, a direcção do Stilo não está preparada para Jantes 18!
Em princípio causa avarias que saiem caras.
Para além disso mais do que 17 prejudica as prestações do carro.
205/55-16 ou 215/45-17 é o ideal.
205/55-16 tem a vantagem de ser uma das medidas de pneu mais baratas que existem.
-
este topico já esta a ficar um bocado confuso..
-
Sr. Paulo Pinto de Almeida, ajude-me dentro do possível,
pretendo colocar umas jantes 15 no meu Fiat Panda 4x2, tem de origem no livrete
135 R 13 e 155/65 SR 13, que são os pneus que estão em uso.
Agora a pergunta é esta, qual será a medida que poderei colocar em troca?
Obrigado desde já.
Saudações Fiatistas...
isso é mesmo para esquecer!
a melhor medida num Panda, ou é 175 x 60 x 13, ou 175 x 50 x 13 directamente homologáveis na Fiat, se possivel com jantes de 7 ou minimo de 6"; fica bonito e em condições!
a outra medida que fica um espectáculo não legalizável e que fica um espanto com uma jante de 7" é o 195 x 45 x 13
-
Punto mk2
origem:
165/70R14
as que tenho homologadas:
185/60R14
195/55R15
195/45R15
as homologações foram na TDS.
é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..
-
então assentem aí
Fiat Panda - 175 x 60 x 13 AUTORIZADO !
Fiat 127 - 165 x 60 x 13 AUTORIZADO !
E jantes 14 ? será que dá? só acho jantes fixe de 14 no minimo... no pandinha... B)
-
E jantes 14 ? será que dá? só acho jantes fixe de 14 no minimo... no pandinha... B)
No Panda normal na Fiat não deixam, só no 4 x 4
-
no 127 devia ser 165/65R13
-
Punto mk2
origem:
165/70R14
as que tenho homologadas:
185/60R14
195/55R15
195/45R15
as homologações foram na TDS.
é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..
Boas
Eu pedi 195/50 R15 na TDS e passaram-me a declaração para o meu Punto (que vinha de origem com 185/55 R15).
-
Boas
Eu pedi 195/50 R15 na TDS e passaram-me a declaração para o meu Punto (que vinha de origem com 185/55 R15).
sim mas o teu é um mk2b, as medidas que referi são para o mk2a excluindo o HGT..
os 195/45R15 ficam bem mas nas nossas estradas é provavel ficar com as jantes quadradas :mecry:
-
sim mas o teu é um mk2b, as medidas que referi são para o mk2a excluindo o HGT..
os 195/45R15 ficam bem mas nas nossas estradas é provavel ficar com as jantes quadradas :mecry:
já para não fizer que a medida 195/45/15 é cara :boxing_smiley:
-
Depende da marca de pneus e do que se queira, e para o que se queira!
Tenho homologado no meu Panda mk2 uns 195/45 R15 e gastei 7centos em pneus e jantes novas, sendo os pneus 2zentos.
A coisa importante é não esquecer de renovar o livrete com a declaração da TDS pois a declaração não serve como documento em operações Stop...
-
em 195/45, ha que adicionar às equaçoes, uns €, de tempos a tempos, para o desempeno de jantes!! :laugh:
andei com 195/45 15 na frente, no primeiro buraco que tive a infelicidade de passar, deixei uma OZ Racing F1 empenada em 2 sitios!
-
E para um Fiat Uno
Fiat Uno 1.4TD 1993 175/50 R14
-
Boas tardes! que contente estou!!! entao posso mudar o livrete até jante 16,no ppunto gt???perfeito!!! e isso de escrever uma carta,o que realmente consiste é meter os dados do carro,ou dos pneumaticos em si,e enviar a esse senhor junto dos 50€?perfeito sim senhor! parabens,um post que precisava de ver a mto tempo! :fiatistas:
-
Boas tardes! que contente estou!!! entao posso mudar o livrete até jante 16,no ppunto gt???perfeito!!! e isso de escrever uma carta,o que realmente consiste é meter os dados do carro,ou dos pneumaticos em si,e enviar a esse senhor junto dos 50€?perfeito sim senhor! parabens,um post que precisava de ver a mto tempo! :fiatistas:
Podes meter 16, mas com 15 o carro fica mais eficaz.
-
Boas, podera informar me que medidas posso por no punto multijet 70 cavalos? gostaria de por as jantes 16 do stilo,tou aberto a opinioes ja que nao entendo bem disto. obrigado! :D
-
Punto mk2
origem:
165/70R14
as que tenho homologadas:
185/60R14
195/55R15
195/45R15
as homologações foram na TDS.
é de notar que o pneu mais barato é o 195/50R15 que não da para homologar, o 195/45R15 não é muito adequado as nossas estradas ficando algo desconfortavel num carro rebaixado..
Faz-me um bocado de confusão as medidas 195/55R15 e 195/45R15... Supostamente não são compativeis em termos de diametro do conjunto, como é que as homolgam!? Já o meu GPunto também vem com 175/65R15 e 185/65R15... Não faz sentido!
-
lancia delta hf turbo
origem :
165 65 r14
aceitam alteraçoes para
185 60 14
195 50 15 atença se a jante for muito larga nesta medida os penus de traz vao a roçar na cava da roda se tiver peso.
acomselho a troca pois o carro de origem tem 140cv e tem demasiado motor para o pneus 165.
fiat punto gt
origem :
185 55 r14
aceitam
195 45 15
195 50 15
-
os ultimos HF turbo ja vinham com 185/60R14
-
Faz-me um bocado de confusão as medidas 195/55R15 e 195/45R15... Supostamente não são compativeis em termos de diametro do conjunto, como é que as homolgam!? Já o meu GPunto também vem com 175/65R15 e 185/65R15... Não faz sentido!
tanto o 195/45 como o 55 são caros, os mais baratos são os 50 que NÃO homolgam na Fiat.. tenho umas jantes com 195/45R15 e admito que o comportamento fica espetacular mas ao fim de duas semanas meti as jantes de ferro com os 165 de origem.. o comportamento não me compensava as costas partidas do belo alcatrão que tenho na zona :lol:
-
se passam homologação do /45 e do /55 tem de passar do /50
-
Sempre me ensinaram-me que, regra geral, se se aumenta a largura do pneu em 10, o perfil tem de baixar 5 para manter o mesmo diametro do conjunto. Isto sem mexer no tamanho da jante... Por exemplo, se tens um 175/65 e queres alargar, será para um 185/60 ou 195/55...
Ora quando comprei o meu carro, no DUA vêm averbadas duas medidas: 175/65R15 e 185/65R15... Será correcta e normal esta alteração?
-
o 65 é o valor da percentagem entre a altura e a largura do pneu e não uma medida de altura!
-
o 65 é o valor da percentagem entre a altura e a largura do pneu e não uma medida de altura!
Eu sei pah! :t_up:
-
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido
-
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido
Exactamente! Daí as duvidas que eu levantei! Curiosamente, no GPunto 1.2, pelo menos, está lá essa "incompatibilidade"... :wacko:
Estranho!
-
o meu gt com 195 50 15 ficou sem erro de velocimetro ja vi a 100 140 170 dai para cima nunca vi e no gps marca-me sempre o mesmo que os manometros.
se tiver erro e uma coisa minima a velocidades baichas .
-
mas duas larguras com a mesma percentagem de altura dão perimetros "algo" diferentes e como tal erros de conta kms e velocimetro, o que é supostamente proibido
Exactamente! Daí as duvidas que eu levantei! Curiosamente, no GPunto 1.2, pelo menos, está lá essa "incompatibilidade"... :wacko:
Estranho!
Tanto que quando meti pneus novos, o tipo da PNEUVITA não acreditava em mim! :lol:
Tive de lhe mostrar o DUA e o Manual do carro para ele se certificar!
-
se passam homologação do /45 e do /55 tem de passar do /50
isso queria eu devido ao pneus serem quase metade do preço, mas pelo menos nos Punto mk2 a Fiat não homolga 195/50R15...
-
isso queria eu devido ao pneus serem quase metade do preço, mas pelo menos nos Punto mk2 a Fiat não homolga 195/50R15...
Olha aqui mais um exemplo, mas em outra marca que agora não interessa...
Vejam o seguinte:
Medidas já averbadas no DUA do meu carro:
195/55 R16 que corresponde a um raio de 310.45 mm e a um perímetro de 1950.61 mm
195/60 R16 que corresponde a um raio de 320.20 mm e a um perímetro de 2011.87 mm
A medida que eu pretendia era 205/55 R16 (mais baratos) corresponde a um raio de 315,95 mm e a um perímetro de 1985.17 mm, o que como se comprova está precisamente entre as duas medidas homologadas de origem.
Tb não deixam :nhedaxe:
-
Eh pah... Mas que sentido é isso faz??? Duas medidas diferentes e incompativeis, autorizadas, e uma que fica a meio termo não é passível de homolgação! Estranho....
-
a mim faz-me comichão debaixo as unhas!
no meu thema o anterior dono homologou 195/55R15, sendo de fabrica 195/60R15, o carro está a marcar menos 10% de velocidade, e claro a gastar mais 10% de combustivel (1 litro aos 100) e eles averbaram isso :|
-
a mim faz-me comichão debaixo as unhas!
no meu thema o anterior dono homologou 195/55R15, sendo de fabrica 195/60R15, o carro está a marcar menos 10% de velocidade, e claro a gastar mais 10% de combustivel (1 litro aos 100) e eles averbaram isso :|
no meu averbaram 205/60R15, 215/45R17 e 225/35R17 que não serve atras legalmente, ou sai da carroçaria ou roça nos amortecedores.. os 225/45R17 que queria não deram.. tambem não foge muito :P
-
Boas amigos!o meu nome e Hugo e sou novo aqui, ja fiz a minha devida apresentaçao, tenho uma duvida, estou a pensar mudar o meu punto multijet (anterior ao grand punto) para 195/45 r16, mais pela estetica... acham que me pode dar desvantagens ou mais valias? eu tnh jante 15 com 16 e capaz de ficar mais seguro nao? e ja aaora alguem sabe quanto fica averbar mais uma medida de jante no documento unico? espero pelas respostas! opinem a vontade. obrigado!
-
Boas amigos!o meu nome e Hugo e sou novo aqui, ja fiz a minha devida apresentaçao, tenho uma duvida, estou a pensar mudar o meu punto multijet (anterior ao grand punto) para 195/45 r16, mais pela estetica... acham que me pode dar desvantagens ou mais valias? eu tnh jante 15 com 16 e capaz de ficar mais seguro nao? e ja aaora alguem sabe quanto fica averbar mais uma medida de jante no documento unico? espero pelas respostas! opinem a vontade. obrigado!
ha quem diga que a partir de jante 15 no mk2 começa a perder performance, o conjunto que falas tem um diametro bem maior que a jante de origem, duvido que consigas averbar devido ao erro induzido no conta kms..
no meu o carro comporta-se lindamente com 195/45R15, o problema são as imperfeições na estrada que partem as costas :lol:
o maximo de medidas possiveis no DU é a de origem mais 3..
-
Eu ja mandei um mail para a tds e eles dizem que permitem esta medida, eu quero fazer tudo preto no branco, agora que me diz isso ja nao sei, eu n entendo bem disto mas se isso nao e bom para o carro porque que autorizam? obrigado pela resposta!e quanto fica para averbar, fora os 50 eur para a tds? obrigado pela atençao!
-
Punto com jante 16 não está provado que tenha qualquer tipo de vantagem, pelo contrário.
Nem nos melhores, HGT, compensa.
15 é mais do que suficiente.
-
Hum...sendo assim acho que vou deixar essa questao de lado ja que so ia mudar pela estetica, nao gosto mt das jantes, no futuro a ver se arranjo outras 15 mais porreiras, eu tambem pensava que a 16 me ajudasse mais na traseira do carro que ao ser comercial e um bocado reguila, mas talvez uns espaçadores ajudem. Muito obrigado pela ajuda, ja aprendi qualquer coisita! :t_up:
-
Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.
-
amolgação???
-
Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.
estamos a falar do mk2? é que se for o caso pela tds não homolgas acima de 15 no mk2. pela lta da mas pelo preço mais vale estar quieto :lol:
-
estamos a falar do mk2? é que se for o caso pela tds não homolgas acima de 15 no mk2. pela lta da mas pelo preço mais vale estar quieto :lol:
...é Mk3... acho eu!
-
...é Mk3... acho eu!
mk3 seria o grande punto que ja tras 15 de origem :P
mk2a e b é que não dão mais de 15, 16 até servem bem mas consoante a largura roça.. o que legalizam no mk2 acho que seja o limite em termos de performance/estetica, mais e perdes performance... so não ando com os 195/45 15 porque nas estradas que por aqui tenho são pessimos, os 55 ja devem ser mais aceitaveis..
-
mk3 seria o grande punto que ja tras 15 de origem :P
mk2a e b é que não dão mais de 15, 16 até servem bem mas consoante a largura roça.. o que legalizam no mk2 acho que seja o limite em termos de performance/estetica, mais e perdes performance... so não ando com os 195/45 15 porque nas estradas que por aqui tenho são pessimos, os 55 ja devem ser mais aceitaveis..
Boa tarde.
Por incrivel que possa parecer o meu punto tem amolgação para jantes 14, 15, 16 e 17, e quando o comprei já trazia calçado 205/45 r17. O meu chefe tinha um BMW 120 e ficou estupefato do meu trazer uns sapatos maiores que o dele.
Este user acho que se refere a Grande Punto...
-
Nenhum Punto MK1 e MK2 tem peso que compense usar mais do que jante 15. Em largura 195.
-
Eu estava a falar do grande Punto sport 90cv.......... :fiat:
-
Poucos achavam possível mas é verdade ....
(http://img3.imageshack.us/img3/3682/280420112222cpia.jpg) (http://img3.imageshack.us/i/280420112222cpia.jpg/)
-
Do poder :hail:
195/45 em jantes de Magnésio ao poder! :d_grin:
-
só é pena no 127 criar um erro de 10%
-
este topico já esta a ficar um bocado confuso..
também acho, porque não listar tudo na primeira pagina? :palmas: :happy:
-
Segue mail actualizado da TDS,perguntei por duas medidas de alteração:
Exmo. Senhor,
Na sequência do seu contacto informamos que ambas as medidas indicadas podem ser homologadas para o referido veículo.
Para a emissão da declaração é necessário que nos envie fotocópia/digitalização do livrete/certificado de matrícula.
O custo de cada medida na declaração é de 55 euros (IVA incl.), podendo o pagamento ser efectuado por transferência bancária para o NIB 003300005005809286205, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo e dos dados para envio e facturação (nome, morada e contribuinte).
Com os melhores cumprimentos,
Telmo Nunes
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
Portugal
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Telemóvel: +351 918 835 434
Mail: [email protected]
Web: tdsauto.pai.pt
Ou seja,são 55 euros por cada medida de homologação.... :nhedaxe:
-
e eu a pensar que a SIVA era chula!!!
queria averbar jante 14" no fiat! mas esquece lá isso! LOLOL
-
Pois a TDS pediu-me 55€ por cada medida a homologar ... mas não achei caro ....
comparando com a LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda
pedem para uma seat Ibiza 1.9tdi (1998) ter jante de 16 (da GtTDI)
ensaios de 30 minutos ás segundas feiras no kartodromo de Braga - valor 160€
No caso do veículo se submeter a um segundo ensaio (reinspecção) o valor é de 80€.
:OMG:
-
Pois a TDS pediu-me 55€ por cada medida a homologar ... mas não achei caro ....
comparando com a LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda
pedem para uma seat Ibiza 1.9tdi (1998) ter jante de 16 (da GtTDI)
ensaios de 30 minutos ás segundas feiras no kartodromo de Braga - valor 160€
No caso do veículo se submeter a um segundo ensaio (reinspecção) o valor é de 80€.
:OMG:
não podemos comparar!
num sitio limitam-se ao que queres gastar! na Lta dão.te a possibilidade de usares tamanhos de jantes e pneus que na marca nunca te iriam dar!
:)
num passam-te papel sem ver sequer o carro!
no outro testam e depois passam o papel!!
-
Greetings!
Averbar 185/60R14 num Panda Multijet 2004?
Os 155/80r13 que vinham de origem era ridículos, mas agora quando passo por uma operação stop, a carteira foge de medo. Tenho as jantes especiais de 14" do Punto 2000 montadas.
Qual é o processo?
Tds, Fiat, declarações e custos de livretes à parte...
Estou confuso.
Cumprimentos
-
tds directamente
-
Mais uma vez.. estamos em Portugal!
Isto das homologações dos pneumáticos é uma autêntica chulice! Nós ficamos todos contentes por ver as medidas averbadas e pagamos todos felizes, mas nós estamos simplesmente a pactuar que nos roubem!
Eu conheço a LTA à uns 4 ou 5 anos, na altura em que precisei de homologar as R18 no GTV. O Sr. Telmo sempre muito prestavel lá tratou do processo de forma rápida.
Mas o que a TDS nos cobra é bastante diferente do que a LTA nos cobra.
A LTA faz uma homologação mediante testes fisicos e práticos. Envolve que cada veiculo se dirija a braga a faça testes de estrada. É caro, 120€, mas aqui compreendo a razão deste custo. Eles homologam medidas DIFERENTES das indicadas pelos fabricantes, desde que se cumpram os requisitos por eles indicados.
A TDS limita-se a enviar declarações com base nos dados enviados pelas marcas. Ora isso deveria ser GRATUITO!
Dou um exemplo pratico, o meu 156 veio felizmente com três medidas de pneumáticos no livrete quando foi comprado novo. 205/65R15; 205/55R16 e 215/45R17! Falamos de um 156 1.6 sport! Estas medidas vêm as três no manual do carro, nos dados técnicos, onde consta inclusivamente pressões para as três medidas, etc etc!
Um outro amigo meu, tem um carro do mesmo ano, dois meses de diferença, motor 2.0 e só tinha no 205/55R16! Foi à alfa romeo pedir a declaração para homologar as medidas que constam no manual do veiculo! A Alfa indicou a TDS Engenharia!
Ligou-se para lá, e sim senhor, passamos a declaração, são 50€ pela mesma. Vá lá que na altura o preço eram 50€ para cada duas medidas. Agora a chulice é ainda maior... 55€ por cada uma!!
Isto para mim é roubar!
E eu vou ser uma vez mais ROUBADO, pois quero homologar os 175/50R13 no 127 e lá vou ter eu que largar os aerios!
Este custo só deveria ser cobrado em casos de dimensões extra fabricante, onde implicasse que existissem testes praticos às viaturas.
Desculpem o desabafo... mas estou fartinho de todas estas merdas no nosso rectangulo!!
-
Mais uma vez.. estamos em Portugal!
Isto das homologações dos pneumáticos é uma autêntica chulice! Nós ficamos todos contentes por ver as medidas averbadas e pagamos todos felizes, mas nós estamos simplesmente a pactuar que nos roubem!
Eu conheço a LTA à uns 4 ou 5 anos, na altura em que precisei de homologar as R18 no GTV. O Sr. Telmo sempre muito prestavel lá tratou do processo de forma rápida.
Mas o que a TDS nos cobra é bastante diferente do que a LTA nos cobra.
A LTA faz uma homologação mediante testes fisicos e práticos. Envolve que cada veiculo se dirija a braga a faça testes de estrada. É caro, 120€, mas aqui compreendo a razão deste custo. Eles homologam medidas DIFERENTES das indicadas pelos fabricantes, desde que se cumpram os requisitos por eles indicados.
A TDS limita-se a enviar declarações com base nos dados enviados pelas marcas. Ora isso deveria ser GRATUITO!
Dou um exemplo pratico, o meu 156 veio felizmente com três medidas de pneumáticos no livrete quando foi comprado novo. 205/65R15; 205/55R16 e 215/45R17! Falamos de um 156 1.6 sport! Estas medidas vêm as três no manual do carro, nos dados técnicos, onde consta inclusivamente pressões para as três medidas, etc etc!
Um outro amigo meu, tem um carro do mesmo ano, dois meses de diferença, motor 2.0 e só tinha no 205/55R16! Foi à alfa romeo pedir a declaração para homologar as medidas que constam no manual do veiculo! A Alfa indicou a TDS Engenharia!
Ligou-se para lá, e sim senhor, passamos a declaração, são 50€ pela mesma. Vá lá que na altura o preço eram 50€ para cada duas medidas. Agora a chulice é ainda maior... 55€ por cada uma!!
Isto para mim é roubar!
E eu vou ser uma vez mais ROUBADO, pois quero homologar os 175/50R13 no 127 e lá vou ter eu que largar os aerios!
Este custo só deveria ser cobrado em casos de diemnsões extra fabricante, onde implica-se que existissem testes praticos às viaturas.
Desculpem o desabafo... mas estou fartinho de todas estas merdas no nosso rectangulo!!
x2
-
Cinquecento Sport 1998 ; 185/50 R14 na Tds
-
recebido hoje para o 127:
Bom dia,
Na sequência do seu contacto informamos as medidas possíveis de homologar para o referido veículo:
165/60 R13
165/65 R13
165/70R13
175/50 R13
175/60 R13
185/60 R13
195/55 R13
165/65 R14
175/60 R14
185/55 R14
195/45 R14
Cada medida na declaração tem o custo de 55 euros (IVA incl.), podendo o pagamento ser efectuado por transferência bancária para o NIB 003300005005809286205, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo e dos dados para envio e facturação (nome, morada e NIF).
-
o engraçado é que ha medidas aí que são "fora da lei" e que vão dar um erro demasiado grande... mas pronto
como é que pode ser possivel averbar 165/65R13 e 165/65R14 no mesmo veiculo!!!!!
eu logo a ver se tiro uma foto das duas medidas uma ao lado da outra para teres a ideia
-
e não referem sequer 155/70R13... LOL
-
Contra a TDS só tenho o facto de cada medida ser mais um X... pedes 2 medidas são 2 declarações!
-
Boas...
Fiat Punto 1.2 75 (elx) mk1
Afinal que medidas posso escolher?!?!?
Tenho umas jantes com pneu 195/45/16 de um carro anterior sempre as posso homologar?
Cumps...
Dotcom
-
Até podem homologar.
Mas nesse carro eu só punha no máximo dos máximos 195/50-15 (que é uma medida comum e barata ainda por cima).
Nem nos Puntos GT compensa jante 16.
-
É igual :)
O coeficiente de arrasto é o mesmo...
165 65 14 é equivalente a 185 60 14, 195 50 15, 195 45 16, 205 45 16 e mais não sei :)
-
Igual como?
Jantes 16 para jante idêntica é sempre mais pesada.
Pneu 16 será mais baixo perfil.
Os perimetros podem ficar próximos mas as larguras podem obrigar a espaçadores e/ou não poder sentar pessoas nos carros ou curvar de forma mais radical sem roçar.
Um 185/55-14 para Puntos 75 é mais do que bom.
195/50-15 no extremo.
Era até onde eu homologaria.
-
185 60 14 é que é bom!!! Essas vossas contas têm que ver com o facto de o GT trazer 55
-
185 60 14 é que é bom!!! Essas vossas contas têm que ver com o facto de o GT trazer 55
Não é o GT, é mesmo o 85 Sport ou Sporting, como queiras.
185/60-14 é uma das medidas mais comuns e durante muito tempo foi a medida mais comum, depois da 155/70-13 e antes da 205/55-16 actual.
Em 185/60-14 há quase tudo e a bom preço.
-
Falta-te aí no meio 195 50 15
De qualquer das formas falava em medidas equivalentes
-
Sim, 195/50-15 é muito comum, mas menos do que 185/60-14 e 205/55-16.
-
Olha que tudo o que era TDI nos 90 era essa medida que gastava
-
Olha que tudo o que era TDI nos 90 era essa medida que gastava
195/50-15?
Sim é muito comum.
O meu Passat TD de 1990 gastava 185/60-14.
-
Tal como os Delta HF Turbo dessa altura :d_grin:
-
Eu neste momEnto estoucom pneu 185/55/14 nao me lamento mas as outras jantes para alem de melhorestado tem melhor Aparencia so nao tenho é homologaçao
-
Tenta homologar, mas antes experimenta o carro com 14 e com 16 e vais ver a perda de resposta.
Com 16 básicamente fica muito mais lento.
-
Num Punto preferia ter apenas 195/50/15... a não ser que o carro tenha mais de 100cv, aí sim, optava por 16"
Num Bravo sim, 205/45/16... 17" só se tiver o kit Abarth...
Já andei com 14" 15" 16" e 17"
Com as 14" o carro é muito rápido.... de ponteiro.... :sombrero:
Com as 17" era mais lento... de ponteiro...
195/50/15 a 200km/h de ponteiro faz 189km/h de GPS
205/45/16 a 200km/h de ponteiro faz 194km/h de GPS
205/40/17 a 200km/h de ponteiro faz 198km/h de GPS
Umas jantes pequenas ajudam a acelarar melhor, mas é tudo devido ao peso e diâmetro do conjunto pneu e jante.
As minhas 17" (Toora Abarth do Stilo MS) eram as mais leves quase a par das 14...
Se tiver 195/50/15 e 195/55/15, em jantes iguais, tenho uma acelaração mais rápida onde tiver menos peso e diametro menor...
Que será nas 195/50/15
-
195/50-15?
Sim é muito comum.
O meu Passat TD de 1990 gastava 185/60-14.
Ele falou bem, TDI... o teu era um TD
TDI 90 e 110, 195/50/15 era a medida comum...
Mais tarde, Ibizas GT-TDI, nem todas, usavam 195/45/16
-
Alguem sabe se é possivel a t.d.s passar declaração para um grand punto para jante 17??é que o meu é de 90cv mas so traz jante 16:S
-
O que eu sei é que o forum tem regras...
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0)
-
O que eu sei é que o forum tem regras...
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0)
sim e então? eu fiz a pergunta aqui neste tópico pois nao encontrei a resposta do mesmo.. sou novo aqui portanto vim perguntar ao topico em que achei que era mais pertinente, sem fazendo spam, ou ofender alguém..
cumps
-
a questão é que não lês-te as regras, ou se as lês-te, não lhes prestaste atenção :(
lê melhor as regras por favor...
-
ok ja percebi.. e agora é possível obter a minha resposta?xD :d_grin:
-
já tentaste ligar/enviar mail para la? ;) são uns tipos simpáticos que respondem logo
-
E não são chatos como nós... Não te impoêm regras nenhumas, antes de colocares as questões! :t_up:
-
Eu penso que o façam sem grandes problemas, e agora fora de brincadeiras o melhor é ligar e perguntar. Eles informam de tudo o que é necessário (euros :D) :t_up:
-
Alguem sabe se é possivel a t.d.s passar declaração para um grand punto para jante 17??é que o meu é de 90cv mas so traz jante 16:S
Só? 90cvs e jante 17''? :huh: :huh: :huh:
Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né? :lol: :lol:
-
Só? 90cvs e jante 17''? :huh: :huh: :huh:
Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né? :lol: :lol:
é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...
-
sim e então? eu fiz a pergunta aqui neste tópico pois nao encontrei a resposta do mesmo.. sou novo aqui portanto vim perguntar ao topico em que achei que era mais pertinente, sem fazendo spam, ou ofender alguém..
ok ja percebi.. e agora é possível obter a minha resposta?
é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...
Tens de moderar a forma como escreves neste forum.
Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.
Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!
O primeiro aviso está feito.
-
é que este modelo nem traz jante de 17'' de origem nem nada...
Só ganha estética o resto é só perder. Perde nos consumos, nas reprises, na aquisição e em determinadas meditas até perdes no aquaplaning.
Partindo do princípio que o Sport traz 17" deves conseguir homologar
-
Só? 90cvs e jante 17''? :huh: :huh: :huh:
Isso é para depois empurrares tu o carro nas subidas né? :lol: :lol:
O Corsa 1.3 CDTI 90cv tem jante 17" de origem
-
Só ganha estética o resto é só perder. Perde nos consumos, nas reprises, na aquisição e em determinadas meditas até perdes no aquaplaning.
Partindo do princípio que o Sport traz 17" deves conseguir homologar
O Grande Punto 1.3 mjet de 90cv é possível homologação para jante 17"...
Esqueces-te de referir que a direcção é mais precisa e se meter jante peso pluma nada disso acontece.
Pode, sim, perder algum conforto e obviamente que no aquaplaning vai depender da largura do pneu, quantidade de água e piso do pneu...
-
Tens de moderar a forma como escreves neste forum.
Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.
Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!
O primeiro aviso está feito.
As respostas têm em conta a outros comentários que podem ser considerados igualmente arrogantes...
Um comentário directo é ou pode ser considerado arrogante.
Depende do ponto de vista de cada um e da sua interpretação-
-
O Corsa 1.3 CDTI 90cv tem jante 17" de origem
E isso quer dizer o quê já agora? :huh: :huh:
Ah já percebi,como o Corsa tem é bom? É que ali em cima diz FIATISTAS,não diz OPELISTAS...
-
As respostas têm em conta a outros comentários que podem ser considerados igualmente arrogantes...
Um comentário directo é ou pode ser considerado arrogante.
Depende do ponto de vista de cada um e da sua interpretação-
2 pontos:
1 - Neste caso o único ponto de vista que importa, e a única interpretação que está em causa, pertencem à moderação do forum!
2- A advertência foi feita ao user kiM. O teu comentário é completamente despropositado.
Em relação a isto, o assunto está encerrado. Qualquer post feito no seguimento deste, será imediatamente apagado.
-
E isso quer dizer o quê já agora? :huh: :huh:
Ah já percebi,como o Corsa tem é bom? É que ali em cima diz FIATISTAS,não diz OPELISTAS...
Se diz Fiat ou Opel não tenho nada a ver com isso.
Nem isso é desculpa para que o assunto não seja falado a nível de comparação.
Comparei os carros:
Mesma plataforma
Mesmo motor
Mesma cavalagem
Fiz comparação a nível de performance, não a nível burocrático.
-
apesar de tentarem fazer pensar que sim o corsa não é igual ao gpunto...
-
apesar de tentarem fazer pensar que sim o corsa não é igual ao gpunto...
Eu sei que não são iguais, são semelhantes... são comparáveis.
-
Eu sei que não são iguais, são semelhantes... são comparáveis.
não usam a mesma caixa nem gestão de motor..
-
não usam a mesma caixa nem gestão de motor..
É inegável que o Grande Punto e o Opel Corsa usam a mesma plataforma, possuem o mesmo motor e a mesma potência.
Tem as suas diferenças e igualdades, daí ter dito semelhante...
O mesmo exemplo para o Alfa 159 1.9 Mjet com caixa GM.
-
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....
se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.
-
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....
se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.
Hoje em dia é muito comum, principalmente em carros turbo-diesel, usarem-se rodas sobredimensionadas.
É a estética a sobrepor-se à funcionalidade...
-
pois e depois saem para o mercado "poias" como o qashqai com motor 1.5 DCI de 105cv e jante de 18" e aquele corpo todo ...
mas pronto ... é bonito .....
eu tenho um motor 1.8 com 115cv e chega bem as jantes de 16" com 205/50 R16
-
Eu tinha essa mesma medida com 225cv...
-
Eu tinha essa mesma medida com 225cv...
e o Uno Tubo IE tem 120cv com jante de 13" eh eh eh ... não é por ter jantes enormes que fica maquina lol lol
-
e o Uno Tubo IE tem 120cv com jante de 13" eh eh eh ... não é por ter jantes enormes que fica maquina lol lol
Na Formula 1 usam jantes 13''... :P
-
É inegável que o Grande Punto e o Opel Corsa usam a mesma plataforma, possuem o mesmo motor e a mesma potência.
Tem as suas diferenças e igualdades, daí ter dito semelhante...
O mesmo exemplo para o Alfa 159 1.9 Mjet com caixa GM.
o escalonamento da caixa e diferencia são diferentes, se reparares o corsa da a mesma velocidade a mesma rotação que o gpunto apesar de um ter jante 16 e outro 17..
-
Smokeme, se tem a mesma rotação e velocidade de quadrante ter jante 16 ou 17 não interfere nos dados do quadrante...
Altera, sim, a velocidade real de cada um...
No meu Bravo ter 14" 15" 16 ou 17" às 2500rpm vou sempre a 120km/h de quadrante...
A velocidade real é que vai ser diferente, em função da dimensão de cada pneumático...
-
Smokeme, se tem a mesma rotação e velocidade de quadrante ter jante 16 ou 17 não interfere nos dados do quadrante...
Altera, sim, a velocidade real de cada um...
No meu Bravo ter 14" 15" 16 ou 17" às 2500rpm vou sempre a 120km/h de quadrante...
A velocidade real é que vai ser diferente, em função da dimensão de cada pneumático...
tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...
-
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S
-
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.
-
Seja ele opel, Fiat, Ranhô, ou seja la o que for... jante de 17" num motor pequeno é um erro .....
se alguém quiser melhor comportamento rebaixa e põe Barra AA e no máximo baixa por exemplo de 50 para 45 o perfil do pneu.
A meu ver é um mito que meteram na cabeça das pessoas.
O meu carro de dia a dia é uma carrinha com 1400 e muitos kg , jantes 18 com 8.5 polegadas ha frente e 9 polegadas atras , e engraçado um motor 1.9 de 90cv , ha e tal gasta mais , ha e tal depois não sai do sitiu .
Esta presisamente igual a nivel de prestações e de comsumos.
Sempre fiz media de 5 a 5.5 , e continua com media de 5 ate 5.5.
Prestações esta igual , apenas esta mais firme , mas a diferença de comportamento em curva tambem foi algo bastante notoria para melhor.
E digovos eu ja carreguei as jantes e pneus dela , e se for presiso pesa mais as jantes 15 dela com pneus que as actuais 18 .
pois a jante é mais pesada , mas ninguem se lembra do peso do pneu , é que o pneu da jante 15 parece de um todo o terreno pesa chumbo medida 215 60 15 tem mais borracha que sei la o que , a 18 tem um jante mais pesada , mas acaba por ter um pneu muito mais leve 225 40 18, o que afinal de contas acabam com peso semelhante.
-
os Corsa vem com jante maior que o meu Volvo
o diametro externo é que conta e o pneu apesar de ser largo está numa jante leve!
agora para consumos tem sempre de ser pneu fino!
-
E também tem a ver com a largura a aderencia a estrada e o peso das rodas é que influencia os consumos e se perde força ou não, quer dizer nunca perde força tem é que carregar mais peso do que foi calculado de fábrica.
-
tava a falar do corsa vs gpunto, o escalonamento da caixa é diferente devido ao tamanho das jantes.. um carro novo só tem certa tolerancia, não podem meter jantes de fabrica a dar erro no quadrante...
Já confirmei as caixas e são iguais. Ambos às 3000rpm vão a 160km/h
E o que dizes está errado...
O que importa ter jante 15 16 ou 17 se o que importa é o diametro da roda!!!!
Ex:
eu tenho 205/50/15 o meu irmão tem 195/65/15
Temos ambos jantes 15, mas o meu irmão tem uma roda bem maior que no meu carro
Exemplo com jantes diferentes e diâmetro igual
195/55/15 tem o mesmo diametro que 205/40/17
O GPunto com 195/55/16 tem um diametro de roda 0,7% maior que o Corsa com 205/45/17.
Basicamente a diferença é pouco notória.. são medidas equivalentes.
-
ou vejamos por outro lado .... no quadrante vais a 90 a passar um radar e ja vais na 94 ou 95 na realidade .... :-S
:OMG: :boxing_smiley:
Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.
Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.
-
:OMG: :boxing_smiley:
Tens noção do que disseste?
Falas de 5.5% acima do quadrante a 90Km/h
Com todas as medidas no livrete ou homologações, a 90km/h no quadrante vais sempre a menos de 90km/h.
Nenhuma marca aprova homologações numa medida de pneus para um carro que faça uma velocidade real acima do quadrante.
Mesmo aqui em Braga, na LTA, fora as outras condições, só aprovam a medida se esta fizer velocidade real abaixo do indicado no quadrante.
Algumas medidas apresentam mais erro da velocidade real do que outras, devido ao diametro que possuirem...
E se tens uma medida que dentro do limite de velocidade te faça uma velocidade acima do anunciado do quadrante podes contestar a multa, processando a marca do automóvel ou entidade pela aprovação/homologação da dimensão dos pneumáticos.
a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..
no punto mk2 por ex..
o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem
195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem
foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15 :P
-
Eu acho que mais do que jante 15 e com um 185 nestes carros 1300 é demais.
O que importa é a relação de caixa que está escalonada para possuir determinada dimensão de pneus...
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15
-
a Fiat aprova medidas onde a velocidade real é acima do quadrante..
no punto mk2 por ex..
o meu tras 165/70R14 de origem mas o livrete indica tambem
195/45R15 que dá uma diferença de 5.16% acima de origem
195/55R15 que dá uma diferença de 1.5% abaixo de origem
185/55R15 que dá uma diferença de 0.35% acima de origem
185/60R14 que dá uma diferença de 1.52% acima de origem
foi tudo homologado pela TDS, no entanto não me deram 195/50R15 :P
E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.
-
E soubeste interpretar a tabela?
165/70/14 de origem face a 195/45/15 tens um erro de 5.16% acima do 165/70/14
Mas, esse 165/70/14 tem erro face o quadrante, tu a 90km/h no quadrante vais a menos velocidade real.
Convido-te a medir a velocidade real e constatar o que indica o quadrante.
com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..
é possivel quase remover o erro do velocimetro, o unico variavel seria a pressão do pneu (aumenta com a temperatura) e o tamanho do rasto que são dificeis de controlar mas tudo o resto é canja..
se conseguimos medir a posição exacta de um motor a mais de 10mil rpm facilmennte se pode medir um pneu que anda a menos de 3000rpm, no final das contas os sensores do abs já o fazem sem erro..
-
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.
Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.
Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.
-
com a medida de origem tenho um erro de menos de 2km/h a 100km/h, o gps indica 99km/h com o quadrante a marcar 100.. hoje em dia com quadrantes digitais os erros são prepositados e não devido a tolerancias de calibragem como acontecia com sistemas analogicos..
165/70/14 tem uma diferença de 0,1% face ao meu 205/50/15.
A 100Km/h de quadrante vou a 94Km/h..
A 220Km/h vou a 207Km/h
Confirmados por GPS e banco de potência
A medida que me corrige muito o erro é 195/55/15 ou 205/40/17, a 100km/h vou perto de 98km/h reais
-
:OMG: :boxing_smiley:
Tens noção do que disseste?
Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".
-
195/45/15 é um pneu menor e a 100km/h de quadrante tem uma diferença de 5.16% maior do que 165/70/14.
Consoante o erro que tenhas de velocidade real, depois tens que somar ou subtrair a diferença entre as medidas.
Agora a 100Km/h reais com 165/70/14 vais a 94,9Km/h com 195/45/15.
pegaste na medida errada para comparar :P
165/70R14 tem um diametro de 586.48 enquanto 195/45R15 tem um diametro de 556.26 o que dá os tais 5km/h a menos de diferença que falas MAS 195/55R15 tem um diametro de 595.37 o que vai dar 1,5km/h a mais.. e estamos a falar do meu punto que trazia 165/70R14 mas havia puntos com 155/80R13 de origem (os sem DA) no entanto as medidas são as mesmas para todos os puntos mk2 sendo indiferente a medida que tinha de origem.. se não fosse a TDS a dar o papel as medidas acima dos 3% não seriam averbaveis, nem a LTA consegue averbar sem recalibração certificada do quadrante..
-
Para possuir o mesmo diametro teria que ser um pneu "balão" 185/65/15
Eu tenho quatro "balões" precisamente desta medida no meu carro!
Parecem-me adequados, proporcionando bastante conforto e com um desempenho mais do que suficiente para as caracteristicas do modelo.
-
Atenção aos diâmetros.
Na verdade temos que multiplicar por "Pi" (3,14) porque o que interessa mesmo é o Perímetro.
Fiz em tempos uma tabela:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19910.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19910.0)
Quanto a pneus, jantes, etc.
Tudo depende do que se pretende de um automóvel.
Evidente que de origem trazem sempre um compromisso.
Reparem que o pneu ideal para um carro, deixa de o ser se em vez de seco estiver molhado :o
Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard :d_grin:
O mais importante é o peso das rodas e não o tamanho, mas claro que a mesma jante ao subir de tamanho pesa mais, o que é pior.
A largura de pneu é conveniente não ser exagerada para o peso do carro também, pois um carro muito leve com um pneu muito largo nem "peso" em cima do pneu vai fazer e o carro agarra menos.
-
Sim tenho noção do que te disse e tenho experiência própria pois tinha um Civic de 96 com jantes de 13" e pus-lhe jante de 15".
Sim?
A interpretação que deduzes é que ir a 90km/h de quadrante é velocidade real.
A não ser que andes a aferir o quadrante com velocidade real.
Quanto ao passar de 13 para 15, esqueçam o tamanho da jante, o importante é o diametro da roda... conjunto jante + pneu.
Se mantiveres o mesmo diametro de roda ou semelhante a diferença é pouca.
-
Em competição quase que diria que a jante é o mais pequena possível desde que caibam os travões... isto para os carros que não têm travões inboard :d_grin:
Em competição depende do tipo de piso...
Reparem nas jantes dos carros do WRC em asfalto, gravilha ou mesmo em neve.
Cada piso um tipo de jante.
Asfalto 18"
Gravilha 16"
Neve 15"
Um pneu alto é um mau compromisso em asfalto, não permite grandes velocidades em segurança e em curva perdem alguma estabilidade.
Em terrenos mais acidentados ajuda e absorve grande parte dos impactos.
No caso dos F1, é necessário ser jante 13 e pneu alto... pois o pneu alto proporciona boa tracção em arranque para um carro de elevadas potências e muito pouco peso, 605kg.
Com toda aquela potência um pneu baixo aliado a pouco peso proporcionaria pouca tracção em arranque ou reprises em saida de curva, mas em velocidade seria mais estável.
Por isso, procuram a estabilidade com apêndices aerodinâmicos, mas perdem aerodinamicamente. Tentam ganhar onde mais lhes favorece, em curva.
Num circuito ganha quem é mais rápido, não quem é o mais veloz.
É um carro construído e feito para ser rápido a curvar .
-
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???
-
pegaste na medida errada para comparar :P
Peguei nas medidas que me deste e também por essa possuir a maior diferença. :D
No caso do teu Punto, no meu Bravo acontece o mesmo.
A medida 195/55/15 é a que se aproxima mais da velocidade real.
É uma medida que sai de origem na Marea, no Bravo só com homologação.
15" o Bravo tem 3
185/55/15
195/50/15
205/50/15
Homologações no Bravo
195/55/15
205/40/16
205/45/16
-
mas afinal Momox1 queres aumentar o tamanho das jantes com que proposito ???
Para poder aumentar o diametro dos travões...
Aplicação do sistema de travagem do Fiat Coupe 20VT, Brembo 4 pistões com discos de 305mm só cabem em jante 16.
-
e ja agora em que carro ??
-
e ja agora em que carro ??
Fiat Bravo JTD
-
lol .. ok ok
-
lol .. ok ok
As Bravos 130R que a F3auto comercializou tinham Brembo com 305mm
Um carro que tem 200cv precisa de travar melhor :t_up:
É um carro que está a ser preparado para track day e time atack, está a ser preparado quer seja a nível mecânico como a nível de suspenções e travões, também já possui uma caixa com autoblocante
É para fazer algo deste género
F3auto Vila do Conde 1999.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=Q1Ujs4M9N-Q#)
-
Boa noite.
Tenho um MK2B 1.3 multijet que vem de origem com 185/55r15 e estou a considerar pedir homologação para 195/50r15, devido á grande diferença de preços entre as duas medidas.
Tenho algum receio que esta alteração cause perda de conforto,embora saiba q vou ganhar em estabilidade.
Acham que a perda de conforto vai ser bastante evidente, alguem já experimentou?
E os consumos existe mt diferença?
Cumps.
-
Boa noite, desculpem a pergunta mas porque é que mencionam a LTA e a TDS e não vão à FIAT portuguesa pedir a homolgação? Já percebi pelos posts que a LTA aprova medidas que a fábrica não aprova mas para quem só quer um pouco mais... É mais caro na FIAT?
-
na fiat acho que fica por 55e o papel para homologar a medida mais o valor do imtt
-
Boa noite, desculpem a pergunta mas porque é que mencionam a LTA e a TDS e não vão à FIAT portuguesa pedir a homolgação? Já percebi pelos posts que a LTA aprova medidas que a fábrica não aprova mas para quem só quer um pouco mais... É mais caro na FIAT?
A FIAT não faz isso, a TDS é autorizada pela FIAT a passar os papeis de homologação. Cada medida são 55euros mais o averbamento no livrete.
-
Ok, obrigado.
Pensei, mal, que a FIAT seria a mais indicada porque, afinal, são eles que fazem os carros... mas pronto. Já devem ter dinheiro suficiente não precisam de mais 55 euros por cada medida (granda bizness!!).
-
Ok, obrigado.
Pensei, mal, que a FIAT seria a mais indicada porque, afinal, são eles que fazem os carros... mas pronto. Já devem ter dinheiro suficiente não precisam de mais 55 euros por cada medida (granda bizness!!).
Não tem nada a ver com isso, tem a ver com teres uma empresa a fazer unicamente a gestão disso, fica mais fácil para o cliente e para a FIAT. Se falares com a TDS tens resposta no dia, e se pagares nesse mesmo dia chega-te a declaração no dia seguinte a casa em correio azul.
Quando abrires o envelope, tens lá um declaração com folha timbrada do grupo FIAT/LANCIA... ;)
-
Punto TD > 165/65/14 175/65/14 185/55/14 185/55/15 195/50/15 195/45/15 (são as que tenho)
Fiat 127 1976 > 135R13 155/70/13 175/60/13 175/50/13 (são as que tenho)
-
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S
-
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S
manda mail para Fiat, respondem logo...
-
FIAT - punto - td70 - 1998 - 195/60-15
sera que autorizam?:S
195/50 R15
-
Boas pessoal, tenho um fiat bravo mjet 105cv
O pneu qe tenho é 205 55 16
Mas queria legalizar 205 45 16
Acham possivel legalizar?
A nivel de consumos, curvar e andamento como ficara?
-
205/45 R17 talvez
Agora 205/45 R16 ficas com uma roda muito pequena, a homologação de medidas tem como base um diâmetro de roda pouco divergente...
Nessa medida estás a querer reduzir 10% ao diâmetro da roda... isso é muito.
-
Os ibizas saem com com 205 45 r16 foi por isso a minha duvida
-
Os ibizas saem com com 205 45 r16 foi por isso a minha duvida
Ibiza é um carro, Bravo é outro completamente diferente...
Além de serem de gamas diferentes...
-
205/45-16 vais encurtar o carro, gastar bem mais em pneus, perder conforto.
-
50€ para a declaração, e já agora sabem qual o valor para alteração do livrete?
Na Fiat queriam quase 100€ por uma declaração para passar de 185/55/R15 para 195/50/R15...
Obrigado.
-
Hoje disseram-me que agora para pedir novo livrete com novas medidas de jantes se paga 120€ por ser uma alteração de luxo :OMG:
É que é um roubo. Alguém confirma isso?
-
50€ para a declaração, e já agora sabem qual o valor para alteração do livrete?
Na Fiat queriam quase 100€ por uma declaração para passar de 185/55/R15 para 195/50/R15...
Obrigado.
pelo menos á cerca de 6 meses atras era de 30 euros a homologação de livrete(com a dita declaração da TDS) mais 30 pra emissao de livrete novo...
da-te cerca de 120 euros pra homologares uma medida de pneumáticos (55 na TDS + 60 do livrete no IMTT).. e os 5 euros e pro lanche :D
-
pelo menos á cerca de 6 meses atras era de 30 euros a homologação de livrete(com a dita declaração da TDS) mais 30 pra emissao de livrete novo...
da-te cerca de 120 euros pra homologares uma medida de pneumáticos (55 na TDS + 60 do livrete no IMTT).. e os 5 euros e pro lanche :D
Ainda sao 30 € para por no livrete. fica-te tudo por 85€ incluindo a TDS
-
Alguém me sabe dizer quais as medidas já homologadas num Cinquecento?
13" ou superiores...
-
No punto 55, tenho 185/55/14", é necessário homologação ?
origem é 165/65/13", mas já me falaram de uma margem de 5% na qual se pode jogar.
Está margem de 5% apenas abrange em altura e largura do pneu ou seja no 185/55 pelo menos foi o que me informaram no centro de inspecções já não e fácil arranjar peneu a bom preço pó meu audi e passei a usar os pneus da fiat Palio.
-
Os 5% referem-se ao perímetro
-
Sempre me ensinaram-me que, regra geral, se se aumenta a largura do pneu em 10, o perfil tem de baixar 5 para manter o mesmo diametro do conjunto. Isto sem mexer no tamanho da jante... Por exemplo, se tens um 175/65 e queres alargar, será para um 185/60 ou 195/55...
Ora quando comprei o meu carro, no DUA vêm averbadas duas medidas: 175/65R15 e 185/65R15... Será correcta e normal esta alteração?
Também tenho esta situação no meu DUA.
Como tenho o 175/65/15 neste momento montados e pretendo mais tarde montar os 185/65/15, por certo terei mais alterações para além do conforto!!
O ideal , pela leitura que fiz , seria 185/60/15, opiniões!
-
Vais botar patas de turbo i.e. no Panda :wacko:
Em 175/60-13 tens um grande produto,
Yokohama A539 Assymmetric
Es os Falken ZE-912 e há em 185/60 13" autorizados no cinquecento!
Cinquecento: 175/60 13; 185/60 13; 165/60 14
Já lá vão 7 anos :laugh: :laugh: mas epah! :yeah:
Este procedimento com a TDS ainda é válido?
-
É
respondido com Passione
-
É
respondido com Passione
Obrigado!
-
Olá a todos!
O procedimento é válido e foi simplificado.
Na quinta feira mandei mail a pedir esclarecimento de como proceder para averbar os 185/60 13 no meu Cinquecento Sport.
No mesmo dia recebo email de resposta a pedir print ou foto do livrete para verificarem. Envio foto tirada com telemovel.
Na sexta feira recebo o ok e numero de conta para onde transferir 55 euros. Envio meus dados para facturação e envio da declaração.
Faço o pagamento sexta à tarde e envio foto do comprovativo multibanco.
Na terça feira recebo a declaração em correiro verde.
Hoje quinta feira largo 30 euros no IMTT e já trago livrete carimbado e declaração para poder circular durante os 3 meses possiveis que pode demorar a emissão do novo.
A quem possa interessar são estas as marcas com quem eles trabalham e podem fazer isto: Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Mazda, Kia, Chrysler, Jeep, Dodge, Honda, Hyundai, Saab, Ssangyong, Suzuki, Iveco, Scania e Isuzu.
A pessoa com que falei na TDS foi o Sr Paulo Cardoso, impecavel e sempre disponivel.
Curiosamente, a declaração vem mesmo da Fiat Chrysler e é carimbada por eles e assinada por um Engenheiro Leitão.
(pensei que fosse da TDS e autorizada)
Cumprimentos a todos!
-
:t_up:
-
Tens de moderar a forma como escreves neste forum.
Acabaste de chegar, tens 4 posts feitos, e em 3/4 deles é notória uma arrogância nas palavras que não se coaduna com os princípios desta comunidade.
Ainda vais bem a tempo de alterar a tua postura!
O primeiro aviso está feito.
Hehehe.....granda lata.
Deve julgar que o pessoal e criado dele.
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk