Fiatistas
Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: Bizarro em 18 de Julho, 2002, 12:53:32
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poe me aqui a projectar um carrito mas queria algo bastante aerodinamico, entao pensei pensei e cheguei a conclusao que a forma mais aerodinamica e a gota de agua, pois ela e mesmo moldada pelo vento(por alguma razao os capacetes dos ciclistas tem essa forma)!
entao desenhei um gota de agua na horizontal, cortei-a ao meio segundo um eixo horinzontal, e o que e k eu obtive?!?!?
o perfil da multipla!!! B) B) B) B)
so ai percebi a importancia da multipla!! alem de ter sido a primeira monovolume foi tambem uma tentativa de fazer algo bastante aerodinamico!! se tivesse havido mais uns anitos pra desenvolver akilo teria saido perfeito!!! :wub: :wub: :wub:
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eheheh
realmente é verdade :)
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palavras muito filosoficas e muito verdadeiras, embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica, penso que qu é verdade o que dizes, apenas acrescentaria que ao acomodar mais 4 pessoas num chassis de 600 a forma que apareceu ainda hoje é actual, embora a usema s avessas :) :))
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embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica
pois isso de certeza que nao foi! nos anos 60 a importancia dada aerodinamica ainda era mt pouca! :) eu apenas juntei o util ao agradavel!! qte porque a multipla de aerodinamica n tema nada!! e muito estreita e alta!! :wacko:
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Amigos,
Atenção que a aerodinamica nos veiculos convencionais depende muito do fenomeno da "separação da camada limite" para evitar gradientes adversos de pressão, ou seja, que o veiculo seja "puxado" na traseira, pela baixa presão ai criada. Consegue-se isso com uma superficie rugosa no inicio do perfil em gota, por forma a criar um escoamento turbolento (que é de maior fricção), que provocara a tal separação da camada limite mais longe, e por conseguinte uma esteira menor (menor pressão de sucção na traseira). Dai a origem dos mais diversos tipos de spoilers e ailerons. Atenção Bizarro porque se cortares uma gota de agua ao meio o teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? é o mesmo principio dos aviões: Uma particula de ar que ataque o bordo do perfil terá de percorrer a parte de cima a uma velocidade maior ( visto que é mais longa e a particula na realidade não se pode dividir em duas), isso ocasiona uma pressão mais baixa em cima do que em baixo (parte plana da gota de agua cortada ao meio), e aí o teu carro pode voar, muito baixinho, mas pode voar.
Se quiseres mais dicas, podemos filosofar juntos, porque eu tenho a ideia de um dia fazer um prototipo para o "Eco-shell marathon"
Um abraço
Pàzzo
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Desde que use discos de Delta atras :)
Benvindo ao forum amigo Ludovice B)
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Amigo Luis, quando tiver tempo revelo o segredo dos discos do delta/prisma nas rodas traseiras....... B)
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será que este domingo vamos poder votlar a ver esses discos no padrão dos descobrimentos? :)
é domingo do encontro quinzenal da rapaziada de Lisboa pelas 10:30 atras do T-Club
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Os discos estarão lá....
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teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? => e mesmo isto k eu quero um carro que consiga voar baixinho!!! :D :D :D :D
eu quando escrevi o texto n tinha nenhum objectivo fisico era mesmo so para dar que pensar um bocadinho!!
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ontem estive a ver um documentário sobre o concorde, e os seus motores Olympus 593 Mk 610, e fiquei com a distinta sensação que tem a largura de um 127 :) será que dava para adaptar?.... Mach 2.04 anyone? :blink:
(http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jae/jae000725_1_p.jpg)
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Belo 900/c :)
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Não escrevi sobre a instabilidade para me armar em cromo, mas sim porque muitos jovens alteram os carros sem ter certos pormenores em conta. Lembram-se dos Polos G40? A aerodinamica de fabrica já era fraca para uma estrada convencional e rebaixado então ..... era uma festa..... voavam. Como eu já fiz tantas ou tão poucas quando era mais jovem, agora já estou mais atento a essas coisas e sempre pronto a chamar a atenção dos perigos (no caso de ser em caros de via publica).
Outra coisa: muito cuidado a ultrapassar camiões TIR. A variação de pressão criada entre o camião e o atrelado pode puxar o carro contra as rodas, principalmente se estiverem a uma velocidade consideravel (os dois) e muito perto um do outro. Se for de moto então é um perigo de morte, já fi uma foto das consequencia e era horrivel, portanto se tiverem amigos motard, avisem-nos deste pormenor.
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ja tinha reparado nisso, no meu 900C quando passava por camiões grandes aquilo era medonho, até o carro abana!
quantoa aerodinamica.. é um facto que 95% dos gajos k mexem nos carros e fazem aquilo a que chamam tuning mas que no meu dicionario é Xuning, não sabem o que fazem, e muitos nunca vao chegar a saber, uns mexem no motor e depois n tem como parar o carro
outros metem tanta carga aerodinamica no carro com asas e corta relvas que o coitedo do carro com o motor de origem nem se mexe! depois ha os cromos que tem a mania de meter pneus 255/15R17 num carro com 1100, enfim ha para todos os gostos!
eu pessoalmente gosto de fazer as coisas com conta peso e medida, nada como pensar n vezes, medir 2 vezes e fazer só uma vez!
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A ultima frase é o pensamento do dia!
Penso que muitas vezes as coisas são feitas como dizes, de forma amadora, porque esse material é caro e em comparação a certos paises nos somos muito fraquinhos nesse campo, até a legislação e as regras das IPO ajudam o pessoal a matar-se.
Por exemplo, em Italia, não se pode mudar nem sequer a panela de escape por uma que não seja homologada pelo ministério dos transportes lá do sitio, até os carburadores tem de ser os originais. Mas é com encontros, debates e uma serie de outros factores que se vai lá e nos (Portugal) estamos no bom caminho
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a legislação portuguesa é um aborto, andei a fazer umas perguntas referentes a pneus par ao meu projecto turbo, e chego a este absurdo... entre 195/55R13 e 195/45R13 os mais seguros e com melhor comportamento em estrada serão necessáriamente os 45 seram mais rijos mas com um melhor comportamento, aocntece que o carro com 55 passa na inspecção sem alterar o livrete, com os 45 chumba redondamente, é por causa do erro de conta kilometros? não acho... assiste-se a coisa verdadeiramente estapafurdias como testar o alinhamento da direcção pelo paralelismo das duas rodas, tive imensos problemas com o 900C na inspecção porque como tinha um camber negativo de 3.5º tinha uma convergencia pensada para não comer pneu por dentro e para assentar mais borracah em recta no chão enfim não seria a melhor solução, a melohr seria uma direcção que se deita-se ans curvas mas enfim isso é para outra conversa, e como não tinha paralelismo entre as duas rodas, chumbaram-me redondamente, com 17 metros por km de desalinhamento contra os 10 maximos de lei... mexi-me e fui a outro centro de inspecções para ver uma coisa.. fizeram-me o favor de passar o carro na geringonça deles... e o carro com a mm afinação marcou 11 metros por km, estranho no minimo não!? ;(
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ja agora aki fica uma foto do 900C todo "aberto" :wub: :))
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Estou perfeitamente de acordo
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o DZ tava tão LINDO! :rolleyes:
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tenho saudades de o conduzir :wub:
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Falavamos de aerodinamica! mas tb li que alguem tinha uma ideia para um carro na maratona da shell, e se em vez de brinquedos (sem malicia) fizessemos em portugal um verdadeira maquina! Tb um brinquedo mas qualquer coisa com 800 ou mais cavalos, é que há gente que já teve essa ideia e funcionou. só precisavamos de o fazer, pk para comprar n há quem falte.
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É possivel sim senhor.....o grande problema é ter $fundos$ para tal....O Eco-Shell poderia chamar a atenção para um possivel talento escondido.
Mas se existir vontade e algumas ideias consistentes, eu estou disposto a participar...quem ainda não viu va a : http://www.f40.co.nz/f40/index.htm (http://www.f40.co.nz/f40/index.htm)
Trata-se de uma replica, mas mostra o esforço e qualidade.....fruto de uma grande experiencia..