Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486975 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1605 em: 21 de Novembro, 2015, 07:37:20 »
Lá fui eu espreitar casquilhos e borrachas no triângulo do lado do condutor. Parece-me tudo ok, mas sou um leigo! As borrachas estão lá, sob pressão, e não me parecem no fim de vida.





De todo o modo, é mesmo muito picuinhas. Há uma folga qualquer muito pequena, que só se manifesta em empedrado ou a subir passeios.
Esta semana usei o uno todos os dias. Continuo a adorar.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1606 em: 21 de Novembro, 2015, 12:39:11 »
Na ultima foto da a sensaçao que o casquilho nao toca no eixo do triangulo. Isso verifica-se ou e da foto?

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1607 em: 21 de Novembro, 2015, 13:19:45 »
Bem apanhada, TwinThema!! Vou verificar! Obrigado! (Por estas coisas é que vale a pena eu colocar aqui fotos, mesmo que eu não veja nada de mal. Fico mesmo grato)

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1608 em: 21 de Novembro, 2015, 13:38:12 »
E mm assim
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1609 em: 21 de Novembro, 2015, 13:54:56 »
Obrigado, Luke. Então significa que o ruído não vem daí, certo?

Zampanò

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1610 em: 21 de Novembro, 2015, 18:02:15 »
A olho não dá para ver se os casquilhos estão bons. A olho só para para ver se estão mesmo estourados. No entanto, na última fotografia, parece haver um pequeno indício de formação de fissuras. Ou então é a camada de lama seca que está gretada..

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1611 em: 21 de Novembro, 2015, 18:16:50 »
Obrigado, Zampanò. De todo o modo, sendo material de desgaste e atendendo ao tempo que o carro esteve parado em garagem, não me repugnaria substituí-los preventivamente. Os de trás darão para substituir sem tirar todo o triângulo? Isto é, é possível apenas desapertar aquela fixação, trocar o casquilho e voltar a apertar? Ou obriga sempre a desmontar tudo?

Zampanò

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1612 em: 22 de Novembro, 2015, 15:01:00 »
Viva, não sei se entendi bem a questão. A suspensão traseira do Uno é muito diferente da dianteira pois não usa triângulos. A suspensão traseira é tipo uma sub-estrutura que tem um receptáculo para a mola helicoidal e um perno para o olhal do amortecedor. Essa estrutura tem (assim creio) um casquilho no pivot. Para a frente, deixo aqui uma página que documenta o processo feito num Marea e diria que será semelhante para o Uno.

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1613 em: 22 de Novembro, 2015, 15:14:03 »
Obrigado, Zampanò. O ruído vem da frente. Ao que percebo, o triângulo tem numa extremidade uma borracha, que as casas de peças vendem separadamente, mas a Fiat não (vende todo o triângulo, já com essa borracha). É ali onde aperta o parafuso n.° 19.

Era a essa borracha que eu, se calhar erradamente, estava a chamar casquilho.

Mas não tenho grande convicção que o ruído venha daí. Pode também vir da rótula, na ligação à manga de eixo.

De todo o modo, a duvida era saber se posso tirar o parafuso 19, sacar a borracha e colocar nova. E voltar a aparafusar. Mantendo o triângulo montado.
« Última modificação: 22 de Novembro, 2015, 15:15:24 por afonsopatrao »

Zampanò

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1614 em: 23 de Novembro, 2015, 00:10:56 »
Viva, não creio que dê para tirar o casquilho (a tal borracha!) sem desligar o triângulo por completo e tê-lo na mão e trabalhar nele. O casquilho é uma peça em borracha com um anel em metal que é encaixado num veio (um dos pivots do braço). Este encaixe é uma montagem com interferência, isto é, carece alguma força para montar. Para desmontar, o mais certo é descascar a borracha do anel metálico e com uma rebarbadora abrir um rasgo (no referido anel metálico) para ser mais fácil tirar o anel metálico (pois foi montado à pressão, ou com interferência). É exactamente isto que está mais ou menos documentado no link que partilhei na minha anterior resposta.

Outra possibilidade, que não explorei por me parecer improvável, será a rótula da suspensão (aquela rótula que está no braço, ou triângulo) e que serve para ligar o triângulo à manga de eixo (a manga de eixo é a peça #3). Acontece que é normal entrar água no fole dessa rótula da suspensão e assim acaba por entrar areia e juntamente com a lavagem que isso faz, a referida rótula acaba por ganhar folga. Apenas não apontei essa hipótese porque (1) o fole parece estar novo (2) normalmente, havendo folga, sente-se muita imprecisão na condução.

Mas bom, estas são as minhas ideias, não sei bem se estou a entender bem a questão, as prováveis causas e se a explicação é boa.

Outra possibilidade que não descuraria, seria o rolamento da torre da suspensão e seus acompanhantes (peça #10 e afins). Este conjunto além de amortecer a ligação amortecedor/carroçaria pode ganhar folga ou pode gripar, podendo provocar ruídos.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1615 em: 23 de Novembro, 2015, 13:37:52 »
Obrigado pelo esclarecimento!!
Vou ver se despisto a folga nesses locais todos. Um agradecido abraço!

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1616 em: 24 de Novembro, 2015, 12:37:38 »
isso cheira me a casquilho da caixa de direcção interno
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1617 em: 24 de Novembro, 2015, 12:39:13 »

isso cheira me a casquilho da caixa de direcção interno
Mas isso não daria folga na direcção? Isso já verifiquei, não tem folga.
Obrigado, er.loves.fiat.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1618 em: 25 de Novembro, 2015, 23:29:33 »
Só para dizer que o Uno tem andado todos os dias. Tem sido um regalo!

O pedal de travão continua a parecer-me mole na primeira parte do curso (mas não esponjoso); o ruído em empedrado existe, mas não há folgas na direcção nem se sente nada no volante.
É um despachado. Espaçoso e confortável. O melhor citadino que já tive.

Aeminium

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1619 em: 26 de Novembro, 2015, 05:21:28 »
É um prazer ver o uno a circular com tanta classe. Muitos parabéns.