Autor Tópico: Gasolina com chumbo  (Lida 4796 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« em: 10 de Outubro, 2002, 19:38:42 »
:huh: Amigos ontem fiquei apreencivo com uma situação.
Na bp ñ há gasolina c/ chumbo há um aditivo manhoso para juntar ao combustivel.
Pergunto: Como vamos lidar de futuro com a coisa?
Alterar veiculos de origem é solução?
Deixem-me algumas sugestões para discução  :))                        
128...É mais carro.My Webpage

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Gasolina com chumbo
« Responder #1 em: 10 de Outubro, 2002, 20:51:43 »
Estás a falar da super aditivada?                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Gasolina com chumbo
« Responder #2 em: 10 de Outubro, 2002, 21:36:34 »
uma solução está por alterar as cabeças e as valvulas para serem undeleaded friendly, outra passa por indo aditivando a gasolina que vamos consumindo, mas a primeira embora mais chata é melhor, porque assim não temos que aditivar nada e a gasolina sem chumbo é de melhor qualidade que a "aditivada"                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #3 em: 10 de Outubro, 2002, 22:13:08 »
Amigo e "colega" de 128!!

Existem 3 soluções:

1.ª Continuar a utilizar a gasolina sem chumbo por cerca de mais 50 mil km. A remanescencia do chumbo utilizado durante toda a sua vida permite a microsoldadura das valvulas às sedes.

2.ª Usar os aditivos existentes no mercado, cuja composição não tenho em mente, mas não é mais do que um produto que evita a dita microsoldadura por pressão a altas temperaturas.

3.ª Mudar as sedes das valvulas, onde o segredo está no material a usar, consoante o tipo de utilização que se dará ao motor...
As de cromio-niquel são as mais famosas entre os artistas cá do burgo, mas podem ainda usar-se ligas de cobre, com a vantagem de possuirem um coeficiente de dilatação superior ao do aluminio, permitindo após boa montagem, que não caiam se o motor for bem expremido.......

Esta é a parte resumida da minha concepção sobre o assunto                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2002, 01:12:31 »
:huh: E onde arranjo as sedes das valvulas ?Nunca procurei por isso nem sei como se substitui.
É possivel de se fazer por um auto didata como eu ou requer pessoal especializado?
O tipo de utilização que eu pretendo situa-se entre uma utilização normal de passeio (Tipo João...)e uma utilização tipo: "Vou-te mostrar o que é um 128"(Tipo Luis Duarte) Mas só de vez em quando...
Que me dizes?                      
128...É mais carro.My Webpage

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2002, 01:15:15 »
:rolleyes: Ah!É verdade. E as valvulas? preciso substituilas?                      
128...É mais carro.My Webpage

fiat124sport

  • Visitante
Gasolina com chumbo
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2002, 01:40:27 »
Amigos,

   Também já me aconteceu há duas semanas deparar com esse problema na BP quando fui levar a 124 a Lisboa.
   Acho que a curto prazo poderemos usar aditivos, mas o melhor é mesmo converter os motores.
   Quanto ao que é necessário, isso varia de carro em carro.
   Supostamente os 903 serão compatíveis, segundo alguns rumores, mas eu quando rectifiquei a cabeça do meu 127 meti guias e sedes novas, e as válvulas em cromo-níquel, e ando há já algum tempo com Sem Chumbo 98 sem problemas.
    Ora bem, o método 100 % seguro é mesmo este: Guias, sedes e válvulas novas. Não custa muito se o motor precisar de revisão (e vão precisando ocasionalmente). Além disto é recomendável trocar todas as borrachinhas (especialmente tubagens) no sistema, porque as gasolinas modernas têm compostos mais agressivos e a maior parte das borrachas velhinhas podem já estar marginais (e não queremos fazer barbecue de Fiat!).
    Como diz o Luis e muito bem, a Sem Chumbo é melhor que a Aditivada (que já não tem chumbo), por isso acabamos por ganhar algo com isto. Se tivessem reparado no início alguns sítios nem indicavam o índice de octanas da Aditivada, depois é que foram obrigados a fazê-la com 98 RON. É uma zurrapa. Aliás, outro dia distraí-me e meti Aditivada no 127, e nota-se a diferença (para pior, claro) para a SC 98.
    Além disso, corremos o risco de mais dia menos dia ficarmos sem a zurrapa, por isso é melhor ir vendo qual dos carros (pra quem tem mais de um) anda a fazer mais barulho de válvulas... e mandá-lo prá rectificadora.

          Eddie Relvas

¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,¤º°`°º¤
"It's no coincidence that cognoscenti is an Italian word..."

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2002, 09:36:36 »
:( Agora que se falou em retificar a cabeça...
O 128 amarelo já levou a cabeça retificada uns meses antes de eu o comprar...
Se calhar esse trabalho já tá feito e eu não sei.
De qualquer maneira parece que não é trabalho para se fazer em casa...
 :(
                       
128...É mais carro.My Webpage

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2002, 09:53:54 »
Material necessário para fazer a operação.......ora aqui vai:

Um pequeno forno....pode ser o da mulher ou da Mãe (se consentirem)...; Azoto liquido ou Freon (qualquer).
As sedes são retiradas da cabeça por desbaste. É vista a medida e são feitas sedes novas com a sobredimensão necessária à sua fixação à cabeça tendo em conta a temperatura de regime do motor (para que não se soltem, prendam uma valvura e furem um pistão.....)
Para evitar despesas desnecessárias, analisa-se a compatibilidade dos materiais, e pode ser somente necessário trocar as sedes de válvulas....lembrem-se que os Unos tem praticamente os mesmos motores que os 128, mas foram fabricados numa altura em que já não havia sem chumbo em Italia......e o formato das válvulas até é melhor que o dos 128!!, portanto é so colocar as valvulas do uno , no motor do 128.....ou até a cabeça completa......Serve!!!

As sedes podem até nem ser em aço de liga, mas sim cobre de liga, como por exemplo uma liga em que entre Cu-Be....como dizia o Guterres.....é só uma questão de fazer contas!!!

mais coisas? é só perguntar..                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2002, 10:26:14 »
^_^ Gostei da ideia da cabeça completa do uno...
Obrigado pessoal! :P                        
128...É mais carro.My Webpage

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Gasolina com chumbo
« Responder #10 em: 11 de Outubro, 2002, 10:32:35 »
Citar
"Vou-te mostrar o que é um 128"(Tipo Luis Duarte)
LOL
Gostei desta ^_^  :lol:                        
1996 Fiat Punto 55 SX

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #11 em: 11 de Outubro, 2002, 16:07:49 »
:P Conhecendo a condução de cada um dos meus dois exemplos diz lá se ñ se percebe logo o que eu quero?:lol:  :lol:  :lol:
Embora o Luis só tenha conduzido aquele 128 pouca distancia vendo o que ele faz com 127s...
Imagino o que ele faria com mais 213cc para esbanjar :P  :P  :P                        
128...É mais carro.My Webpage

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Gasolina com chumbo
« Responder #12 em: 11 de Outubro, 2002, 22:29:48 »
um dia destes eu mostro-te o que é um 128 :P
e tb te mostro o que é um 127 altamente DUARTIZADO :P se é que a palavra existe :P                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Gasolina com chumbo
« Responder #13 em: 11 de Outubro, 2002, 22:32:19 »
:P Se ñ existe passa a existir :D  :D  :D                        
128...É mais carro.My Webpage

ManicMiner

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 332
  • Karma:
    +0/-0
Gasolina com chumbo
« Responder #14 em: 08 de Novembro, 2002, 21:25:36 »

Iniciado por acaso tens o telefone do senhor ke tem um 124 abarth e está a vender os carburadores? :) se sim agradecia! :) o 124 é vermelho e o senhor é médico! :) É que eu queria comprar os carbs dele! :) se falares com ele diz-lhe para ele não os vender!! eu quero comprá-los :)                                                
Na maioria das vezes, um pepino é somente um pepino.
- S. Freud