Autor Tópico: Alfa Romeo  (Lida 1554 vezes)

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Alfa Romeo
« em: 18 de Maio, 2007, 17:32:23 »
Alfa Romeo participa nas “Mille Miglia 2007"



A Alfa Romeo Automobiles participa na 25ª. Edição evocativa das "Mille Miglia" a decorrer entre 17 e 19 de Maio com cinco automóveis da equipa oficial "Automobilismo Storico Alfa Romeo" cedidos pelo Museu Histórico Alfa Romeo.

Uma das equipas é formada por Viaro-Bergamaschi ao volante de um Alfa 6C 1500 Super Sport (1928), modelo que em 1928 conquistou as Mille Miglia às mãos de Campari-Ramponi e que, 77 anos depois, ganhou também a edição evocativa de 2005. A equipa Marx-Verga conduz um 8C 2300 Le Mans (1931), versão desportiva do "8C 2300" que se estreou em 1931 e, conduzido por Birkin, conquistou a "Eireann Cup" de Dublim, tendo triunfado quatro vezes consecutivas nas "24 Horas de Le Mans", entre 1931 e 1934.

Grande curiosidade vão merecer por certo outros dois Alfa Romeo: um Alfa 1900 Sport Spider de 1954 com a equipa Arcieri-Di Mare e o famoso 1900 C52 Disco Volante de 1952 conduzido por Grimaldi-Labate. A particularidade destes dois automóveis é nunca terem sido produzidos em série: o primeiro é um protótipo preparado para competição na categoria "Sport" que teve de dar lugar às exigências de produção do 1900 SS e do Giulietta Sprint. Também o 1900 C52 Disco Volante Spider nunca foi produzido, embora muitas das suas inovações técnicas e formais tivessem sido aplicadas em modelos posteriores da Alfa Romeo.

A equipa “Automobilismo Storico Alfa Romeo” completa-se com Izquerdo-Azpilicueta a bordo do 750 Competizione construído em 1955 com o intuito de competir na classe "1500 cm3" na categoria "Sport" e que montava o motor do Giulietta, mas com mais potência e com a cilindrada aumentada para 1488 cm3.

Oitenta anos depois do nascimento da "corrida mais famosa do mundo", a reevocação das Mille Miglia festeja este ano a sua 25ª. edição, estabelecendo um recorde absoluto de participantes estrangeiros, concretamente 221 num total de 375 concorrentes resultantes da selecção de mais de 700 pedidos de inscrição: uma operação difícil que obrigou a rigorosos critérios de qualidade e de frequência de participação e que conta com um substancial número de modelos Alfa Romeo. Aliás – e muito justamente – há quem considere as Mille Miglia como "o museu itinerante de maior prestígio no mundo", pois conta com a participação de automóveis de valor inestimável que escreveram as mais belas páginas do desporto automóvel mundial.

E justo é também salientar que a Alfa Romeo detém o recorde de vitórias, com 11 títulos ganhos entre 1928 e 1947. Nos anos que se seguiram, as viaturas Alfa Romeo continuaram a conquistar vitórias nas classes respectivas, como foi o caso do Giulietta Sprint Veloce, do 1900 TI ou do 1900 Super Sprint alla Matta que obteve uma vitória na categoria dos veículos militares, até chegarmos ao 6C 3000 CM que em 1953, com Juan Manuel Fangio, averbou a décima segunda vitória absoluta da Alfa Romeo.

Este ano, o percurso das Mille Miglia apresenta algumas alterações, como seja o facto de as provas cronometradas terem passado para 40, mas sempre respeitando o traçado das vinte e quatro edições disputadas entre 1927 e 1957. A prova de regularidade desenrola-se ao longo de 1600 km passando pelo centro histórico das mais fascinantes cidades de Itália, aldeias antigas e reservas naturais.

Em pormenor, esta edição das Mille Miglia parte, como é tradição, de Brescia no dia 17 de Maio às 20 horas, passa por Peschiera del Garda e pelo centro de Verona, estando a chegada do primeiro carro a Ferrara prevista para a meia-noite. Na manhã seguinte, a primeira equipa arranca às 9 horas em direcção a Roma onde chegará por volta das 20 horas, depois de passar por Ravenna, fortaleza de S. Marino, Urbino e Assis. Sábado é o dia mais cansativo, com a saída do primeiro carro de Roma marcada para as 6, 30 horas. O percurso leva os concorrentes até Radicofani, um local carregado de história, centro histórico de Florença, passagem pelo lendário "Passo della Futa", Bolonha, Modena, Reggio Emilia, Cremona e, por fim, Brescia.

Em suma, cada edição das "1000 Milhas" tem um pouco de competição, um pouco de aventura, mas nunca é igual à precedente. É este o segredo desta prova que todos os anos recebe a admiração e o calor do público, num claro sinal de que estes automóveis continuam a suscitar grandes emoções, mesmo entre os jovens que enchem as praças das várias cidades para ver de perto velhas glórias do passado.

Fonte: Auto Sport





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Alfa Romeo
« Responder #1 em: 22 de Maio, 2007, 18:30:21 »
Alfa Romeo vence as "Mille Miglia 2007"



A história repete-se. A Alfa Romeo venceu as Mille Miglia 2007 com um dos seus modelos de maior prestígio, o 6C 1500 S que, em 1928, se impôs na segunda edição da célebre prova italiana com Giuseppe Campari e Giulio Ramponi, a primeira das onze vitórias em trinta edições da célebre competição italiana em estrada. Actualmente, a corrida é uma prova de regularidade destinada a automóveis históricos, uma fórmula que faz sobressair as prerrogativas de velocidade e fiabilidade dos automóveis ao longo de um percurso de 1600 km pelas mesmas estradas utilizadas até 1957, ano em que teve lugar a última edição das "Mille Miglia" como prova de velocidade.

O sucesso do Alfa Romeo 6C 1500 S de Luciano Viaro e Luca Bergamaschi é fruto do cuidado dedicado pela Alfa Romeo Automobiles a um museu e a uma organização ligada à sua prestigiada história. Com efeito, na edição 2007 das "Mille Miglia" participaram cinco automóveis provenientes do Museu Histórico Alfa Romeo: para além do carro vencedor, estiveram presentes na prova o 8C 2300 Le Mans de 1931 de Marx-Verga, versão desportiva do 8C 2300 que triunfou quatro vezes consecutivas nas 24 Horas de Le Mans, de 1931 a 1934, o Alfa Romeo 1900 Sport Spider de 1954 de Arceri-Di Mare que se classificou em 35° lugar, o 1900 C52 Disco Volante Spider de 1952 conduzido pelas jornalistas Francesca Grimaldi e Rossella Labate (147º.) e o 750 Competizione de 1955 de Izquerdo-Azpilicueta.

Tal como no passado, a Alfa Romeo conseguiu bater a Bugatti que, em 1928, foi a Itália com a intenção de vencer e, no entanto, teve de contentar-se com o 6º. lugar de Brilli-Peri, precedido por três Alfa Romeo, um OM e um Lancia.

A vitória do Alfa Romeo 6C 1500 S na edição evocativa de 2007 é ainda mais significativa se considerarmos a enorme quantidade de concorrentes: um total de 375 equipas com os melhores automóveis de todas as Marcas que em cada vez maior número tomam parte nesta manifestação. Os Alfa Romeo históricos em competição eram 32, representativos de todas as épocas em que a prova se realizou. O contexto único da competição que atravessa toda a Itália entre alas de multidões entusiasmadas, atrai todo o automobilismo histórico, tornando esta manifestação única no seu género.

Fonte: Tudo Sobre Rodas





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Alfa Romeo
« Responder #2 em: 22 de Maio, 2008, 17:22:02 »
Alfa Romeo ganha a evocação histórica de 2008 das Mille Miglia  


 
A Alfa Romeo foi a grande protagonista da evocação histórica de 2008 das “Mille Miglia”: depois da vitória de 2007, também este ano o Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport de 1928 – conduzido por Luciano e Antonio Viaro – venceu a maratona reservada aos automóveis históricos, precedendo na meta o Alfa 6C 1750 Gran Sport dos argentinos Fernando Sanchez Zinni e Juan Bartolomè.

Com 46 viaturas, a Alfa Romeo foi a Marca mais representada nesta edição evocativa que contou com um total de 375 concorrentes. Para além disso, a Alfa Romeo assumiu, juntamente com as outras marcas da Fiat Group Automobiles, também o papel de Joint Presenting Sponsor da “prova mais bela do mundo”, segundo a célebre definição de Enzo Ferrari.

O Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport tem uma relação muito particular com as "1000 Miglia", pois em 1928 e 1929 venceu a prova de velocidade com Giuseppe Campari, renovando o sucesso em 2007 e 2008 nesta evocação com Luciano Viaro. A mesma viatura e o mesmo percurso, embora nos anos Vinte as estradas fossem francamente piores, com a maior parte do traçado em terra batida. Mas esta edição evocativa conseguiu manter muitas das dificuldades, a começar pelos mais de 1600 km percorridos entre quinta-feira, dia 15, e sábado, 17 de Maio, de Brescia a Brescia, passando por Roma.

A prova desenrolou-se segundo a fórmula de regularidade para automóveis históricos, uma disciplina que exige nervos sólidos e um automóvel que responda prontamente aos comandos do piloto. Assim, também este ano o belíssimo Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport do Museu Histórico Alfa Romeo de Arese demonstrou a sua velocidade e fiabilidade, qualidades que Luciano Viaro e o filho, Antonio, souberam aproveitar da melhor maneira, antecedendo na meta os argentinos Sanchez Zinni e Bartolomè com um Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport de 1930, ano em que, com uma viatura idêntica, as "1000 Miglia" foram ganhas pelo lendário Tazio Nuvolari com o seu “Alfa Vermelho”.

A lenda deste piloto foi suportada pelos resultados alcançados pelos modelos da Alfa Romeo que venceram 11 das 30 edições das "1000 Miglia" disputadas entre 1927 e 1957, ganhando muitas vezes os três primeiros lugares, como em 1930, com Nuvolari em primeiro, Achille Varzi em segundo e Giuseppe Campari em terceiro. Em 1932 a vitória pertenceu a Mario Borzacchini com um Alfa 8C 2300 Spider Touring e em 1933 foi de novo Nuvolari que se impôs, classificando-se à frente dos dois companheiros de equipa.

No ano seguinte, a Alfa Romeo fez mais uma tripla, com Varzi, Nuvolari e Louis Chiron. Os Alfa 8C permaneceram imbatíveis ao longo dos anos de 1935 (1° Pintacuda), 1936 (Brivio), 1937 (Pintacuda) e 1938 (Biondetti). Em 1947 o 8C 2900 B volta a ganhar, sempre com Biondetti e Romano. Em suma, uma tradição de sucesso que chega aos nossos dias graças às viaturas que o Centro Histórico Alfa Romeo de Arese conserva e faz competir nas principais provas reservadas a automóveis históricos.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas