Autor Tópico: Fiat 238 - "A Queijeira"  (Lida 65668 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #15 em: 30 de Junho, 2014, 17:08:48 »
A ser o motor que penso, é ohc, ou seja, é o motor do 127 mas grande...

Isso que perspectivas me dá? É um motor que dá para "trabalhar" ou é melhor encontrar alternativas, se é que as há? Estou completamente a zeros em termos deste tipo de conhecimentos, irei precisar de toda a ajuda que vocês possam dar :) Vamos chamar-lhe um projeto comunitário, aceito sugestões de toda a gente.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #16 em: 30 de Junho, 2014, 17:12:24 »
põe a trabalhar, anda uns meses com ela assim, faz-lhe kms, e depois pensa em alterações de mecânica ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1063
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #17 em: 30 de Junho, 2014, 19:30:37 »
Viva!

Essa carrinha é das primeiras 238. Tem o motor 1438cc OHV que equipava os Fiat 124 Special (não confundir com o Special T, que é bialbero).
Nesta carrinha era obviamente trabalhado para ter menos potência e mais força.

Podes alterar o motor, mas não sei se vais a algum lado com isso. A Fiat projectou-a assim e eles percebiam bem mais do que nós todos juntos.

Se mudas o motor, tens de mexer em travões, suspensões, etc. Ela deve ter uma caixa curta e um diferencial curtíssimo próprio para "velocidades" de furgão.
Terias aí MUITO trabalho antes de conseguires realmente notar a diferença de andamento.
E depois tens um bisonte com motor de chita... Ele até pode andar muito, mas o centro de gravidade alto é inevitável e vais notar isso nas curvas.

Mesmo que possas fazer tudo isso, depois lá se vai a parte das "alterações reversíveis"... Até podem ser reversíveis, mas não contas com a mão de obra nem com as peças que tens de comprar para isso.

E, provavelmente, no fim, terias uma espécie de Frankenstein, mas sem a piada do monstro do filme...

Com os €€ que gastas para meter isso tudo XPTO e a andar como um carro, arranjas um 124 e fazes dele um carro para envergonhar muito plástico moderno.
E no 124 tens a vantagem de já ter um excelente chassis e uns travões muito bons DE ORIGEM, além de ser muito mais fácil de trabalhar nele.
O 124 é um carro e tem a distribuição de pesos lógica num carro.
A 238 é "desequilibrada" por natureza. Atrás só tens a chapa e o peso está todo na frente. Ela foi feita para carregar. De origem tem perto de 1000kg, mas tem mais de 2000kg de peso bruto. Ou seja, ela está preparada para levar com uma tonelada no bucho e não reclamar. Com essa tonelada na área de carga ela está equilibrada, sem ela e com mais peso ainda na frente (por causa do novo motor), é fácil de perceber para onde vais, não é?

Desculpa se a minha opinião é demasiado longa e aparentemente negativa.
Eu explico-me.
Adoro essa carrinha e estive quase para ir vê-la. Só não fui porque não tinha onde a pôr e porque sei que se fosse, não lhe resistiria.
Aconteceu o mesmo contigo, certo?

Tens aí um exemplar já bem raro em Portugal. Essa ainda por cima é do primeiro ano de produção, logo é mais rara. Está muito boa, muito original e com uma patine fantástica.
Dá umas voltas com a carrinha assim, desfruta dela.
Vais ver as reacções das pessoas quando passares na rua ao volante disso.

Se precisares de ajuda com alguma coisa diz. Conheço quem tenha bastante documentação sobre as Fiat 238.
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #18 em: 30 de Junho, 2014, 19:42:33 »
E tá tudo dito.  :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #19 em: 30 de Junho, 2014, 21:17:37 »

Desculpa se a minha opinião é demasiado longa e aparentemente negativa.
Eu explico-me.
Adoro essa carrinha e estive quase para ir vê-la. Só não fui porque não tinha onde a pôr e porque sei que se fosse, não lhe resistiria.
Aconteceu o mesmo contigo, certo?

Não tens nada de que pedir desculpa, eu pedi opiniões, não pedi opiniões iguais à minha. E se alguém que sabe mais do que eu me se dá ao trabalho de responder só tenho de agradecer.
E sim, aconteceu comigo, ela estava aqui a 200m de minha casa e resolvi dar uma vista de olhos. Depois de lá estar já não fiquei descansado sem ficar com ela. E olha que deu um trabalhão resolver algumas questões burocráticas.

Se me permitem, vou também gastar mais um pouco de carateres que o normal.

Tenho uma casa comercial com alguma história onde me encontro há pouco tempo, sendo uma casa antiga andava à procura de um veículo que servisse de meio publicitário mas que ele próprio chamasse a atenção, seria para mostrar de vez em quando e dar umas voltas. Pensei em carrinhas derivadas de carros ligeiros (as station wagon) mas não encontrava nada que me enchesse as medidas. Quando vi esta peça comecei a fazer as contas ao contrário, com ela posso ter o fator clássico e ao mesmo tempo posso utilizá-la no dia-a-dia para fazer as minha deslocações e por exemplo, ir às compras para a empresa, que o faço uma a duas vezes por semana. Reformo o meu carro, um "plástico", embora Fiat, e passo a usar a 238.

Não faço grandes deslocações nesta altura pois o trabalho obriga-me a estar presente todos os dias, sim TODOS os dias, não há fins de semana nem feriados, por isso seria uma solução viável. Estes carros foram construídos para durar e aguentar muitos quilómetros sem muita manutenção (ou pelo menos deveriam).

Sou "virgem" nos clássicos deste género mas sou veterano nos de 2 rodas pois cresci rodeado das motos clássicas do meu pai que ainda hoje é um apaixonado, por isso sei que a perspetiva de estragar uma peça rara possa assustar alguns amantes de viaturas deste género. No entanto também sei que se não tiver prazer de condução num veículo onde ando deixo de ter interesse nele, e também sei que o meu prazer de condução não passa só por saber o levo nas mãos nem por assistir aos sorrisos e olhares dos transeuntes. Isso faz parte da experiência mas para mim não é tudo, gosto como disse em posts anteriores, de sentir alguma genica.

Com o teu post vieste colocar alguma água na minha fervura :) e compreendo perfeitamente o teu ponto de vista. Isto é um carro de trabalho, foi pensado para trabalhar, e pensado para trabalhar a um ritmo que já não se coaduna com aquilo que se pede que um automóvel de trabalho faça hoje em dia, quanto mais querer que ele se ponha em bicos de pés e acelere por aí fora. Agora que gostava de o tornar possível, gostava.

O plano passará sempre pelo conselho que deu o Luke, pô-la a andar, e testá-la uns tempos a ver o que ela me "diz". A partir daí decidir-se-á o que é mais indicado. Seja qual for o resultado final vou mantendo aqui o pessoal informado.

A aventura começa amanhã, vou levantá-la ao seguir ao almoço... Estou em pulgas :)

Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1063
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #20 em: 30 de Junho, 2014, 22:03:50 »
Espero então que corra tudo bem.

Se precisares de alguma coisa, já sabes.
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #21 em: 30 de Junho, 2014, 22:15:11 »
Irei chatear concerteza!  :rolleyes:


mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #22 em: 01 de Julho, 2014, 19:13:06 »


Ora aqui vão algumas fotos novas. Fui buscar a bicha hoje. Amanhã vai-se espreitar debaixo da saia e ver o que ela esconde...







Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #23 em: 01 de Julho, 2014, 21:53:12 »
duas palavras...

BRU TAL!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #24 em: 01 de Julho, 2014, 22:05:41 »
Um topico a acompanhar sem duvida!!! :t_up:

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #25 em: 01 de Julho, 2014, 22:08:06 »
Se repararem nesta foto



pode ver-se uma das poucas mazelas que ela tem, uma amolgadela, ainda que não significativa por cima da cava da roda traseira. Isso e umas bolhas um pouco mais abaixo, onde começa a cava, à frente da roda traseira, sinal de eventual ferrrugem. Quanto ao resto não está má, nota-se que levou umas pinceladas a uma cor mais escura principalmente nas dobradiças que serviu ao menos para proteger.

Os estofos estão como novos, tablier imaculado, tem os botões estão lá todos, farolins inteiros, tapetes, etc. Acho que não tá mal...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #26 em: 01 de Julho, 2014, 22:35:45 »
Que espanto!!! Parabéns!!

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #27 em: 01 de Julho, 2014, 23:01:41 »
Parabens!! 

Ainda bem que eu não sei destes achados que vão encontrando... a carne é fraca e como não posso ter, acabo por sofrer... assim fico contente ao ver estes finais felizes  :t_up:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1063
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #28 em: 02 de Julho, 2014, 01:22:50 »
Parece muito boa mesmo!

Quando vi o anúncio dela fiquei com essa ideia e agora confirma-se.

Por um lado, fico arrependido de não a ter ido ver, porque está muito fixe; por outro lado, ainda bem que não fui, pois ia-me d€sgraçar...
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

Aeminium

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 68
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 238 daily driver
« Responder #29 em: 02 de Julho, 2014, 02:58:30 »
Que maravilha de carrinha... muitos parabéns.  :t_up: