Autor Tópico: Inspecções: Algumas considerações e Relatório  (Lida 42186 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ev0luti0n_Turbinas

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 435
  • Karma:
    +0/-0
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #30 em: 05 de Dezembro, 2010, 01:00:25 »
Acho que ninguem faz pretensões de ir á IPO B  :d_look:

 :lol:

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #31 em: 17 de Maio, 2011, 19:08:08 »

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #32 em: 06 de Agosto, 2011, 09:04:09 »
Haha, este tópico é muito bem apanhado  :fiat:

Se formos à IPO com uma CDA ou outro filtro de rendimento que não faça barulho, dá aprovação...
Se formos à IPO com turbo, desde que passe nas emissões, dá aprovação...
Se formos à IPO com uma panela Supersprint barulhenta mas homologada, dá aprovação...
Se formos à IPO com o carro todo cagado, chumba  :bompost:

O livrete do teu carro indica o barulho que podes fazer  :sleep:

Fui à inspecção com o meu Bravo Jtd 100:
Com turbo maior, big FMIC, colectores de escape, linha de escape em inox de 60mm com panela final, molas Eibach Pro Kit...
Fui com um ficheiro soft, de 165cv, o carro passou. Seja no barulho quer nas emissões...
Não dei € extras nem conhecia o senhor do IPO de lado nenhum... é o 2º ano que vou à IPO com carro tuned up

O look do carro está original, ajuda muito a passar despercebido e já parei em operações stop.
Problemas zero...
« Última modificação: 06 de Agosto, 2011, 09:05:18 por MomoX1 »
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #33 em: 06 de Agosto, 2011, 10:48:30 »
O livrete do teu carro indica o barulho que podes fazer  :sleep:

Fui à inspecção com o meu Bravo Jtd 100:
Com turbo maior, big FMIC, colectores de escape, linha de escape em inox de 60mm com panela final, molas Eibach Pro Kit...
Fui com um ficheiro soft, de 165cv, o carro passou. Seja no barulho quer nas emissões...
Não dei € extras nem conhecia o senhor do IPO de lado nenhum... é o 2º ano que vou à IPO com carro tuned up

O look do carro está original, ajuda muito a passar despercebido e já parei em operações stop.
Problemas zero...

turbo num carro atmosferico chumba. perante a lei é ilegal.. seja na ipo, operação stop, pericia, no momento que tem turbo e não devia é apreendido. é ilegal alterar as characteristicas tecnicas do motor. é por essa lei que se quiserem consideram CDA ilegal.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #34 em: 06 de Agosto, 2011, 14:24:20 »
turbo num carro atmosferico chumba. perante a lei é ilegal.. seja na ipo, operação stop, pericia, no momento que tem turbo e não devia é apreendido. é ilegal alterar as characteristicas tecnicas do motor. é por essa lei que se quiserem consideram CDA ilegal.

Eu falei do meu carro, alterei com caracteristicas OEM... para ser complicado detectar... eu abro o capô do meu carro e nem sabes dizer se está alterado ou não...
Colectores e sistema de escape podes alterar desde que acordo com normas de poluição ambiente e sonora.

Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #35 em: 06 de Agosto, 2011, 14:56:43 »
Eu falei do meu carro, alterei com caracteristicas OEM... para ser complicado detectar... eu abro o capô do meu carro e nem sabes dizer se está alterado ou não...
Colectores e sistema de escape podes alterar desde que acordo com normas de poluição ambiente e sonora.



é complicado detectar characteristicas alteradas num carro?!? só se o inspector for a minha avó e mesmo assim não sei se não via muita coisa...

CDA qualquer punto de 15anos topa..
escape se tiver saidas bonitas ou for cromado vão logo ver e se não tiveres o catalisador chumbas.
turbo, nem vale a pena falar, qualquer pessoa que saiba o que é um turbo topa, é impossivel esconder...

pelo que tenho visto basicamente se tens o motor piripipi tas lixado que vão procurar, se vais lá sujo de oleo e tal com motor que parece nunca ter sido mexido passa  :lol:

mods internas passam a não ser que alguem saiba e te queira lixar.. travões depende do trabalho mas muitos chumbam, em pericia chumbam todos.


quanto a eu observar um motor, nem vás por ai.. :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #36 em: 08 de Agosto, 2011, 08:00:09 »

Eu falei do meu carro, que é turbinado originalmente de fábrica... coloquei um maior....
Tu estás a falar de carros atmosféricos que passam a turbo...  :nhedaxe:

Sistema de escape podes alterar, desde que cumpras as normas ambiente e sonora permitidas pelo veiculo....
Isso de ter catalizador ou não é irrelevante... desde que passe nas emissões de CO2 é o que importa...
Se for para ter catalizador, também se coloca a carcaça sem o miolo... e passa....

Não tenho ponteiras ou coisa parecida, só vês a saída de escape se espreitares...
Perante essa lógica, o pessoal que tem Ibiza Cupra leva seca nas IPO, aquilo tem uma ponteira cromada e "big" de origem...
Tantos carros que saem com ponteiras cromadas.
Não tenho BMC/CDA, tenho filtro de caixa KN, homologado para o meu carro...



Até te vou dizer uma alteração que se faz no Bravo Jtd 100 e é legal.

Trocas o turbo GT1444s por um GT1749v da Marea/Lybra/Stilo/147/156 Jtd 110/115, colectores Marea/Lybra/Stilo/147/156 Jtd 110/115 para o turbo ser plug&play e válvula N75 para controlar a geometria do turbo, inseres o mapa da centralina da Marea/Lybra Jtd 110 no Bravo e pronto...
Tens 110cv que respeita as normas e Leis...

BTW: Perante a lei podes aumentar a potência do teu carro em 20%.
Podes alterar o turbo desde que respeite a potência do teu carro ou a lei
Porque existem peças que ao final de 10 anos as empresas que fabricam componentes automóvel não são obrigadas a ter em stock.
Assim como a Garret deixa de fabricar determinados turbos porque com o avançar do tempo fazem turbos melhores e mais eficientes.

Há uns anos o pessoal para alcançar a potência que eu tenho no meu carro colocava os GT2256v...
Tenho um Garret 17 moderno e é melhor que o Garret 22 de 2002, é muito mais eficiente e alcança maiores potências...
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #37 em: 08 de Agosto, 2011, 08:16:37 »
há para aqui 2 coisas muito distintas e qualquer uma delas não é aquilo que está dito aqui!

na homologação que vem de fábrica, só podes pôr o que lá está! parágrafo!

se lhe aumentares a potência, se puseres colectores diferentes, bloco diferente (mas o mesmo tipo de bloco) se puseres turbos diferentes, até podes fazê-lo mas o que consta no livrinho de homologação do teu carro é o que está correcto e outra vez... parágrafo;

a outra coisa é um gajo transformar com coisas que até estiveram no mesmo modelo mas noutras séries, voltamos à anterior e contnua ilegal... parágrafo.

agora se agarrares no que está escrito atrás e fores ao IMTT homologares, aí a musica é outra e o carro fica legal; só par exemplo, imagina que o teu bloco rachou e tens de meter outro, tens de homologar assim como mudar um turbo para um outro diferente mas equivalente numa outra série, mas de marca diferente, por exemplo, tens de homologar outra vez.

agora que eles passam todos na IPO passam e legalmente!

isto tem a ver com uma coisa chamada tuning à brava; foi toca a meter tudo e uma vez houve alguém que morreu por causa das transformações e à conta disso há mais de 10 anos atrás a Cª de seguros só tinha o máximo de 120.000 contos de responsabilidade, pagou 550.000 ...

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #38 em: 08 de Agosto, 2011, 09:08:33 »
há para aqui 2 coisas muito distintas e qualquer uma delas não é aquilo que está dito aqui!

na homologação que vem de fábrica, só podes pôr o que lá está! parágrafo!

se lhe aumentares a potência, se puseres colectores diferentes, bloco diferente (mas o mesmo tipo de bloco) se puseres turbos diferentes, até podes fazê-lo mas o que consta no livrinho de homologação do teu carro é o que está correcto e outra vez... parágrafo;

a outra coisa é um gajo transformar com coisas que até estiveram no mesmo modelo mas noutras séries, voltamos à anterior e contnua ilegal... parágrafo.




Lê bem o 1º post e depois corrige a tua resposta...  :OMG:

Existem coisas sim que tens de proceder a alteração no IMTT, ou seja podes alterar um carro dentro da lei...
O incremento de potência não tens que ir ao IMTT ou coisa alguma, apenas numa fiscalização não podes ultrapassar o limite dos 20%.
os carros saem com X potência, nos 1º anos, com uma boa rodagem e manutenção a tendência é aumentar essa potência... com o desgaste do motor, o motor começa a perder potência.

BTW, existem marcas que te fazem alterações de electrónicas, para aumentar a potência...
Toyota, fez isso nos seus 1.4 DID... os 75cv aumentavam para 90cv.
Já vi em testes, carros com 80cv de origem chegam a atingir 87cv com boas rodagens e manutenções... sem alteração de componentes.

Sei de BMW que passaram, recentemente, de 320D para 330D e estão legais.
Foi a BMW que fez a alteração e tratou da papelada.
Existem alterações que não precisas de alterar no MTT, pois são de homologação automática, porque vêm homologados para o carro... mas, não são do carro originalmente...

Eu se for à Fiat comprar os injectores para o meu carro, os originais do meu são 0 445 110 068... eles vendem-me os 0 445 110 119 do Jtd 115.
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #39 em: 08 de Agosto, 2011, 10:11:24 »
logo para começo a norma dos 20% que todos falam no aumento de potencia é a tolerancia que tens e não o que podes aumentar.. a Fiat quase sempre indica cavalagens inferiores ao real, logo ai já ficaste co menos tolerancia..

como disse o colega LB tu podes alterar e conseguir passar na ipo (eu sei que sou um deles) MAS se houver pericia o carro não vai estar consoante homologação...

quanto a Toyota e BMW, pura e simplesmente é BS. no BMW basta dizer que falas de um 2.0 4cil a comparar a um 3.0 6cil, sim a BMW faz uma reprogramação nos 320d de fabrica e homolgam mas em lado nenhum te diz que é um 330d.. o mesmo acontece entre o 330d e 335d onde é single vs twin turbo..

não há nenhum banco de potencia no mundo onde ao colocares um veiculo completo te dá a potencia do motor.


tudo o que vem no carro consta na homologação de fabrica, a unica coisa que está na folha e não no carro é ALGUNS extras que podes não ter no carro. o cassis pode parecer igual a outro mas na realidade tem numeros de homologação diferentes.

há muita coisa que "passa" na ipo e está ilegal, a tolerancia de pneus é uma delas, passa na ipo mas em operação stop ou pericia é apreendido porque há divergencia da homolgação.

as leis tugas são irrisorias comparado com o resto do mundo, é só propaganda e formas de sacar dinheiro....

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #40 em: 08 de Agosto, 2011, 12:22:48 »

Lê bem o 1º post e depois corrige a tua resposta...  :OMG:

Existem coisas sim que tens de proceder a alteração no IMTT, ou seja podes alterar um carro dentro da lei...
O incremento de potência não tens que ir ao IMTT ou coisa alguma, apenas numa fiscalização não podes ultrapassar o limite dos 20%.
os carros saem com X potência, nos 1º anos, com uma boa rodagem e manutenção a tendência é aumentar essa potência... com o desgaste do motor, o motor começa a perder potência.

BTW, existem marcas que te fazem alterações de electrónicas, para aumentar a potência...
Toyota, fez isso nos seus 1.4 DID... os 75cv aumentavam para 90cv.
Já vi em testes, carros com 80cv de origem chegam a atingir 87cv com boas rodagens e manutenções... sem alteração de componentes.

Sei de BMW que passaram, recentemente, de 320D para 330D e estão legais.
Foi a BMW que fez a alteração e tratou da papelada.
Existem alterações que não precisas de alterar no MTT, pois são de homologação automática, porque vêm homologados para o carro... mas, não são do carro originalmente...

Eu se for à Fiat comprar os injectores para o meu carro, os originais do meu são 0 445 110 068... eles vendem-me os 0 445 110 119 do Jtd 115.

não... está quase tudo errado... o que eu disse é que se tens o livro de homologação do teu carro, até esses ditos injectores estão lá definidos como o tipo de fios eléctricos!

a pressão do tubo vem nela indicada e inclusivé (actualmente o CO2) também vem até no DU; agora fazeres o que toda a gente faz, isso é verdade! toda a gente altera e ninguém liga nenhuma, mas se descobrem num desastre em que não tens culpa nenhuma que tens um turbo maior... passas a ter culpa e se entrar feridos ou morte... vais dentro..

isso dos 20% em Portugal é mentira; na Suissa é que tens essa autorização directamente sem homologação; nos outros paises é tudo via homologação; aliás em Inglaterra Minis com motores 1600 e de mota, são mato a andar na rua e tudo legalizado! cá?? nem te deixam usar os tubinhos azuis para o turbo, quanto mais..

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #41 em: 08 de Agosto, 2011, 12:29:21 »
toda a gente altera e ninguém liga nenhuma, mas se descobrem num desastre em que não tens culpa nenhuma que tens um turbo maior... passas a ter culpa e se entrar feridos ou morte... vais dentro..

Conheço dois casos assim! Um deles, o condutor está preso há pelo menos 2 anos... O outro não sei.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #42 em: 08 de Agosto, 2011, 16:16:17 »
Os injectores do meu carro foram posterioremente substituidos pelos 0 445 110 119...
Alguns trazem os 0 445 110 068 outros trazem os 0 445 110 119
Assim, como as Marea Jtd 110 acontece a mesma situação...
o Stilo Jtd 115 já só tem os 0 445 110 119, assim como os 2.4 Jtd 140 e 150
Vocês fazem das coisas como verdade absoluta...
Se for à Fiat pedir injectores, não me dão iguais aos originais que tenho, dão apenas a referência 0 445 110 119.

1.9 Jtd 100/110/115 e 2.4 Jtd 140/150 são todos motores CF3...
Injectores para estes motores, agora só entregam com ref: 0 445 110 119


Colectores podes alterar, desde que respeite certos parametros, a folha que o GT-Abarth colocou indica lá...

Existem peças como a Barra AA que não sai em nenhum Bravo de origem e podes colocar, apenas e se estiver homologada para o Bravo...
Suspenção podes alterar, desde que homologada para o carro... a Fiat vende kit de molas Eibach Pro Kit para o Bravo.
Filtro de ar pode colocar desde que não provoque ou altere o ruido... Filtro de caixa KN é o indicado.


Então aparaceu aqui o Sr Ricardo a dizer como surgiram as Bravos 130R, onde a potência está no limite permitido por lei!!!
Embora outros pormenores estejam ilegais... travões, backets, jantes e espaçadores

Quanto aos BMW's, não foi reprogramação, foi o motor 2000cm3 que saiu fora e colocaram o motor 3000cm3...
A Bmw trocou o motor e procedeu à legalização dos veiculos... estão legais.. consta no livrete a cilindrada do motor

Quanto aos pneumáticos, passam a 1ª vez com divergencia, na 2ª vez não passa...
E se tiveres a anotação de divergência de pneus na folha da inspecção podes crer que passam multa se fores mandado parar.

Quando homologuei jante 16" para o Bravo, quando fui à inspecção colocaram a anotação e eu perguntei o porquê.
Disseram que tinha divergência dos pneus de origem, mas que passava... estava dentro dos limites previstos por lei

E eu disse que estava no livrete, em anotações especias, onde constavam 5 medidas de pneus que podia usar...
Ele pediu-me desculpas, que não reparou, disse que sendo assim não tinha problemas...

O que é certo é que durante 2 anos, sempre que me mandavam parar, a 1ª coisa que faziam era ir ver os pneus.

Não preciso ter o carro alterado com acidentes para ir dentro, basta ser irresponsável na estrada...
Em caso de acidente, é certo que alterações é uma atenuante grave... paga apenas as coimas previstas perante a Lei.
O seguro pode deitar-se fora, assim como conduzir sobre efeito do alcool.
Se não houver € vais dentro... se não pagares multas também vais dentro...
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #43 em: 08 de Agosto, 2011, 16:21:18 »
pneumáticos passam sempre desde que a divergência seja menor que 5%
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
« Responder #44 em: 08 de Agosto, 2011, 18:38:12 »
dos pneus, desde que não esteja no livrete, passa na IPO e na policia levas multa!