Autor Tópico: Bravo 1.9 JTD 105  (Lida 3562 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bravo 1.9 JTD 105
« em: 30 de Março, 2021, 20:19:53 »
Boas a minha mais recente máquina, em anos recentes foi desmazelada (antigo dono) por isso consegui a bom preço. o carro pega relativamente bem (ponto 1) ,puxa muito bem, não aquece e tem um comportamento em estrada espetacular! nunca tinha andado num/a bravo mas fiquei fã!

Pontos positivos:
1 - motor trabalha "redondinho" sem knock's, sem falhas
2 - esta rebaixado, discos atrás, ic maior, bancos pele, torneira, linhas, etc
3 - gosto do carro  :blush:
4 - paguei 1300paus com ipo por mais ano e meio (ipo cá nos Açores são 2anos) o preço cá é barato, no continente talvez nem tanto?!

Pontos negativos:
1 - de manhã a luz das resistências não acende (quanto tempo devo aguardar?) quando viro a chave ele de vez enquanto parece que vai pegar mas "desconecta" o motor de arranque do volante, já tive mais de 20 carros e nunca vi disto, viro a chave novamente e pega bem com umas 2 a 3 rodadas do motor, depois de pegar a luz das resistências pisca lentamente durante alguns segundos (código de erro?) estes sintomas tanto a frio como a quente.
2 - faz uma fumaceira em carga que wow  :excl: parece as Ibizas da moda no youtube com 3xx e 4xx assim que possivel vou dar uma vista de olhos na repro que está feita.
3 - travagem por vezes prende, ou seja depois de travar e parar parece que as bombas não abrem bem ?! talvez devido a má aplicação de discos traseiros?
4 - exterior está.. bem digamos que ate agradeço a traseira preta do fumo.. pintura branca está péssima  :(

Agradeço, conselhos, dicas, etc

Cumps,
Tiago
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #1 em: 30 de Março, 2021, 23:29:10 »
A luz das resistências a piscar quer indicar erro das mesmas, ou seja pelo menos numa ou mais queimadas! Quanto ao pegar e o motor de arranque falhar, talvez fazer uma rectificação ao mesmo ajude!
« Última modificação: 31 de Março, 2021, 07:16:09 por jorge punto »

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #2 em: 31 de Março, 2021, 01:00:51 »
pois, já desconfiava sobre as velas incandescentes, obrigado
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #3 em: 31 de Março, 2021, 08:48:57 »
Daquilo que eu percebo com o que foi aprendendo e assinstindo nos carros a diesel que me passaram pelas maos, a luz da resistencia a piscar pode ser indicação de vela(s) queimadas ou "sensor de fluxo" na bomba de injeção. Neste ultimo caso ele faz umas contas ao consumo, compara com a posição de comando de débito da bomba (acelarador) e se nao coincidir ou não estiver dentro de parametros pisca a luz das velas. (ou pelo menos algo muito identico a isto)
Em motores de injeção direta a luz das resistências nao funciona da mesma forma dos outros. Basicamente nos primeiros diesel que tive tinha de esperar que a luz das velas apagasse e so depois ligar o motor. Nos de injeção direta a espera que faço é apenas que o sistema faça o check up inicial e dar a chave. ha quem nem pelo check up inicial aguarde. (Chamo check up inicial ao ligar as luzes do tablier ate que uma delas ou todas voltem a apagar, a volta de um segundo ou dois.)
O desconetar do motor de arranque do volante, creio que é o chamado bendix, se nunca lhe aconteceu creio que teve sorte porque essa é uma avaria algo comum em carros com alguns anos. Desde que o motor de arranque esteja em local acessivel nao costuma ser uma intervenção cara.
O fumo pode ser muita coisa,... se foi mexida convem ver ver se nao será dai mesmo e pode ate estar relacionado como piscar da luz das velas.
A travagem,... eu começaria por perceber onde esta a travar e nao devia. Se atras, a frente e quais as rodas. Verificar o estado do oleo, e depois por ai fora...
O exterior,... bom exteriores brancos nota-se muito facilmente os vernizes queimados, sujidades, etc,...

Se for intervir, va colocando os resultados das intervenções que faz. A malta vai ajudando como pode e como sabe.  :t_up:

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #4 em: 31 de Março, 2021, 14:38:12 »
Mais uma vez obrigado :)

Desconhecia a questão dos diesel de injeção direta (tive sempre de bomba injetora mecânica) logo tinha sempre que aguardar a luz das resistências apagar, e/ou ouvir o famoso estalinho para então dar há chave, passei agora a virar a chave assim que desliga o check e injetor :)

Na questão do motor de arranque vou ver se dou um jeito, ainda hoje de manha a frio fez 2 vezes isso, depois pegou e ficou a trabalhar que nem um relógio, estou a gostar muito deste motor e ate do comportamento da carroceria Bravo  :D

O fumo penso que seja união de 2 questões, da linha direta com a repro, mas a fundo apartir das 2.5/3mil quem vem atras não vê a estrada lol

A travagem fica chato a fazer manobras, em especial quando tenho direção toda virada tenho a sensação que fica mais travado, isso aliado há embreagem reforçada torna a experiencia interessante.

Dicas para remover a fuligem negra da bagageira? o antigo dono não devia lavar o carro há anos   :blink: dei hoje de manha uma lavagem com shampoo auto e cera, ficou logo com outra cara, mas a bagageira apesar de ter ficado melhor, continua mesmo negra em especial pelo carro ser branco.

Intervenções para já foi:

- dar um jeito no banco do condutor que estava descaído para a direita
- limpeza interior e lavagem exterior
- revisão do motor (óleo e filtros)

Próximas:

- dar um jeito no motor de arranque
- resolver a questão da travagem a "prender"
- trocar tubo da admissão que está retalhado e a perder pressão (mesmo assim faz 1.3 de pico e 1bar constante)

Pesquisei mas não consigo encontrar info, que pressões de origem faz o GT1544S no jtd105 ?
« Última modificação: 31 de Março, 2021, 14:39:24 por Tiago_picO »
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

AiRMaX

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1553
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #5 em: 31 de Março, 2021, 20:24:38 »
Parece que tens algumas coisas para fazer... Boa sorte e mete fotos!
"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!


Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #6 em: 31 de Março, 2021, 23:11:34 »
Amanha tenho que trocar uma rela/vigia minúscula no Seicento, aquela que fica no lado da injeção.
E ver se dou um jeito nos travões do Bravo, que com aquela braveza toda tem que travar aos 4 discos como deve ser, entre agua e óleo vou ver se sujo o tele e meto umas fotos  :D
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #7 em: 01 de Abril, 2021, 08:39:29 »
Amanha tenho que trocar uma rela/vigia minúscula no Seicento, aquela que fica no lado da injeção.
E ver se dou um jeito nos travões do Bravo, que com aquela braveza toda tem que travar aos 4 discos como deve ser, entre agua e óleo vou ver se sujo o tele e meto umas fotos  :D

Para a intervenção assinalada abra um topico novo.  :t_up:

Quanto a lavagem do fumo tente com petroleo (atenção as borrachas), mas ja nao deve ser muito facil pq se ja estiver entranhado na tinta so polindo...
Quanto a pressão do turbo de origem tambem nao sei mas talvez la chegue com alguma pesquisa, no entanto nao devera passar de 1.0 Bar.
Em relação aos injeção direta ao que parece (ainda nao me debrucei muito sobre esse assunto) outra questao curiosa e que as velas mesmo depois do motor estar a trabalhar podem estar ligadas... Não tenho a certeza em que condições mas provavelmente ate ao motor aquecer devidamente.


Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #8 em: 02 de Abril, 2021, 16:26:17 »
Tinha um tubo do IC com uma rachadela de 10cm  :spanka:
A questão mais maluca é que o turbo estava a fazer 1.3 de pico e 1 bar constante, ao colocar o tubo "novo" está a fazer 1.7 pico e 1.2/3 constante.. além disso não só não tenho o gt15 de origem montado, como o turbo que lá está não tem qualquer marca, chapa ou até numeração/referência   :help:
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #9 em: 06 de Abril, 2021, 08:55:26 »
Por acaso quando saltou fora (por falta de aperto) um tubo apos o IC numa hyuday que tenho aquilo deixou de puxar e fazia muito fumo preto... Mas faz um barulho caracteristico de fuga na admissão...
Uma rachadela desse tamanho tinha de produzir um ruido caracteristico do ar a escapar-se!! A produzir essa pressão o tubo tem de ser bem reforçado para aguentar pressão e temperatura!
Esse manometro estara a medir, bem?  :sombrero:
O fumo despareceu?
Seja como for, eu nao sou entendido o suficiente para julgar o que esta feito, no entanto eu tentaria saber se o que está feito e para durar ou acabar com o motor em pouco tempo...

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #10 em: 06 de Abril, 2021, 11:47:22 »
Pois realmente tinha o som característico de fuga, dai eu ter ido dar uma vista de olhos mais ao pormenor a toda a admissão, tem la outro que não está de grande cara, mas não apresenta roturas, vai marchar mais uns tempos  :D

Fumo baixou para 50% do que fazia, mas ainda faz.
O manómetro penso que sim, que mede certo, ja tive outros carros com turbo, embora a gasolina (turbo i.e , r5 GTturbo) e o kick e sensação consoante a pressão aprova, claro que esta "medição" não é lá muito cientifica  :sombrero:

este projeto ja tens uns anos, mas por algum motivo o dono ou perdeu o amor ao carro, ou foi por maus caminhos e desmazelou-se, não sei :s

O turbo é que realmente é estranho não ter marcas nem referencias.. só se for do xino? Aliexpress, ebay e afins..

Seja como for 90% do tempo faço condução normal, dia a dia..
depois os outros 10% bem é necessário limpar o carvão e assim  :lol:
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #11 em: 07 de Abril, 2021, 08:50:01 »
Quando a malta usa coisas estranhas nos carros qd é preciso saber algo ou se vai a fonte que a instalou ou então tem muito trabalho de pesquisa pela frente.  :t_up:
Eu nao tenho conhecimentos para julgar o que esteja ai feito porque alem de nao estar a ver não faço ideia do que possa ser feito a nivel de alterações...
Nunca fui de grandes alterações, digamos que o risco da coisa correr mal seria eu ficar a pé e sem dinheiro na carteira.  :point:
Claro que os 10% de expulsar o stress lá pra fora é necessario e faz bem a auto-estima. Eu compreendo.  :sombrero:
Tente tirar uma fotos ao trubo e coloca-las aqui. Eventualmente alguem podera conhecer e poss ajudar...

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #12 em: 07 de Abril, 2021, 13:50:21 »
Pois, estou a tentar entrar em contacto com o dono original do projeto, para tentar saber mais pormenores.

- turbo não é de origem, supostamente é um 2260, but who knows? VoV
- IC xl porque o vejo, embreagem reforçada porque a sinto
- suspensão rebaixada, pois vejo e sinto  :D
- repro por que sinto e vejo o fumo  :D
- linha direta, jantes , pneus, bancos pele, etc
- tinha muito som, radio touch e camara de recuo mas o dono vendeu separado.

Não comprei por esses motivos, mas sim porque precisava de um comercial, legal e a andar(lol) que fosse fiável de motor, económico no diesel, nas peças e no preço  :sombrero:
O tempo tem estado sempre chuvoso (infelizmente) mas quando tiver hipótese tiro umas pics e posto.

Estou muito satisfeito com o comportamento em estrada da maquina, curva super bem e claro quando preciso fazer uma ultrapassagem.. bem..  :lol:

- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #13 em: 07 de Abril, 2021, 22:49:35 »
Espero que resolvas todas essas coisinhas!
Ainda assim dou-te os parabéns por teres escolhido esta máquina, e não teres optado pelos banais tdi's!

Tiago_picO

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 1.9 JTD 105
« Responder #14 em: 13 de Abril, 2021, 20:18:06 »
Sou honesto, comprei porque precisava de um comercial para trabalho e este estava barato.. mas..  :uikabom: fiquei fã do bravo e do jtd!

os pormenores (alguns maiores que outros) serão resolvidos com tempo e guito  :sombrero:
gostava da vossa opinião sobre o turbo aplicado, e apresento a máquina
« Última modificação: 13 de Abril, 2021, 20:57:14 por Tiago_picO »
- Fiat Seicento S   899cc   40cv 
- Fiat Bravo JTD  1910cc 1**cv