Fiatistas

Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: smokeme em 08 de Agosto, 2008, 10:51:36

Título: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 08 de Agosto, 2008, 10:51:36
-Efectuar a regulaçao e a mediçao com o motor frio.
-Desligar no lado da tampa das valvulas o tubo de reciclagem dos vapores de oleo do carter.
-Desmontar o filtro do ar completo.
-Desligar e afastar os fios das velas.
-Desmontar a tampa das valvulas e a sua junta.
-Rodar o motor no seu sentido normal, com o auxilio duma chave adequada introduzida no parafuso da polia da cambota (ou duma roda da frente depois de elevar e apoiar o veiculo no lado dessa mesma roda engrenando a 5ª velocidade) ate que o excentrico esteja orientado para cima.
-Medir na posiçao atras referida, com o auxilio de um apalpa-folgas, a folga entre o excentrico e o impulsor em todas as valvulas da mesma forma.
-Comparar a folga encontrada e a preconizada (encontrada mais abaixo no topico)
-Substituir, quando necessario, a pastilha, por uma outra com a espessura adequada, depois de ter determinado a diferença entre a folga encontrada e a preconizada.

Para realizar esta operaçao comprimir o impulsor e a mola, com o auxilio da ferramenta especifica (ref.186 044 3060) ou uma outra adequada. (ha quem faça com chave de fendas)

NOTA: as pastilhas "calços" de regulaçao, sao fornecidos nas espessuras de 3,20 a 4,70 de 0,05 em 0,05. a Volvo tem pastilhas até 5,00.

-Orientar, quando de montagem a inscriçao, com a espessura da pastilha para o lado do impulsor.
-Repetir a operaçao em todas as valvulas.
-Efectuar a reposiçao dos componentes pela ordem inversa da desmontagem.

TRUQUE: quando o desgaste é apenas da pastilha, é comun apenas virala ao contrario para durar mais uns kms.

-Folga para os motores FIRE de 8 valvulas é:

ADM (mm):0,30 +- 0,05
ESC (mm):0,40 +- 0,05

TIPS:
-usar oleo no apalpa-folgas para deslizar melhor
-manter o apalpa-folgas direito e não em angulo para obter a medida correta

de momento nao tenho fotos da operaçao mas quando tiver meto (se alguem tiver e queira colaborar pm :t_up:   )


editado em 04/11/2009 para alterar titulo
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Zampanò em 08 de Agosto, 2008, 13:10:07
:bompost:  :palmas:  :tasla:

Só umas perguntas, espero não muito descabidas (eh, é que se soubesse, não perguntava :D):-

- num motor FIRE, qual é a km média entre afinação de válvulas? No meu Punto fiz 110 000 sem tocar nas pastilhas.

- o óleo a colocar no apalpa folgas influencia - de alguma maneira - a leitura da folga?

- é comum ser a pastilha o elemento de desgaste?

- a junta da tampa é re-aproveitável?

- para o caso de a pastilha ser do tipo "shim under the bucket" (pastilha sob impulsor?) haverá desgaste expectável da pastilha?

obg


 
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 08 de Agosto, 2008, 16:14:04
Citar
:bompost:  :palmas:  :tasla:

Só umas perguntas, espero não muito descabidas (eh, é que se soubesse, não perguntava :D):-

os topicos DIY sao mesmo para se fazer perguntas e facilitar o trabalho de quem quer tentar fazer  :t_up:

Citar
- num motor FIRE, qual é a km média entre afinação de válvulas? No meu Punto fiz 110 000 sem tocar nas pastilhas.

é aconselhavel a cada 30kkms mas ate agora so vi desgaste acima dos 200kkms

Citar
- o óleo a colocar no apalpa folgas influencia - de alguma maneira - a leitura da folga?

o oleo é apenas para facilitar o deslize do apalpa-folgas entre o excentrico e a pastilha, duvido que tenha grande influencia na medida obtida :P

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- é comum ser a pastilha o elemento de desgaste?

a pastilha é feita de um material mais macio do que a arvore de cames mesmo para ser a pastilha a desgastar. nunca vi desgaste notavel numa arvore de cames num motor FIRE com manutençao em dia. por vezes o impulsor tambem apresenta desgaste por baixo onde contacta a valvula mas apenas verifiquei isso acima dos 200kkms

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- a junta da tampa é re-aproveitável?

a junta é de borracha, da para aproveitar mas nao é pelo preço. ha quem aplique silicone na junta para impedir (ou tentar impedir :P ) as fugas de oleo comuns aos motores FIRE

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- para o caso de a pastilha ser do tipo "shim under the bucket" (pastilha sob impulsor?) haverá desgaste expectável da pastilha?

os FIRE sao "shim over bucket", mais pesado do que "shim under bucket".
"shim over bucket" tem a vantagem de se poder afinar as valvulas sem ser necessario remover a arvore de cames.
"shim under bucket" tem a vantagem de ser mais leve o que deixa o motor obter rotaçoes mais elevadas

"shim under bucket" por norma tem mais desgaste nas pastilhas do que "shim over bucket" devido a menor area de contacto da pastilha

é possivel converter entre "shim over bucket" e "shim under bucket" mas para motores de estrada nao tras nenhuma vantagem devido a baixa rotaçao que atingem. "shim over bucket" nao tem problemas nenhuns em atingir 10krpm, mais do que suficiente para um motor FIRE :P

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obg

tamos aqui para nos ajudar uns aos outros  :fiatistas:
 
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Fiat 600 71 em 08 de Agosto, 2008, 20:53:56
Nice, no manual técnico do cinquecento sport vem uma nota com uma pequena diferença na afinação de válvulas para melhores prestações, não me recordo qual era a diferença.  
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Rafa_bmx em 09 de Agosto, 2008, 13:47:09
isso é nos sistemas de pastilhas depois ha touches hidraulicas de afinação automatica etc etc... e os sistemas mais antigos de apertar o parafusinho pra acertar a folga, alguem sabe explicar??
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Fiat 600 71 em 09 de Agosto, 2008, 13:55:40
é +- a mesma coisa.. menos trabalhoso até..
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 09 de Agosto, 2008, 15:19:09
Hidráulico/ajuste automatico

Os cilindros de alumínio altos, crescem um bocado enquanto o motor começa a atingir a temperatura ideal. Estes são motores de velocidade (rotação) relativamente lenta com pushrods longos(+-10krpm). Os pushrods são desenvolvidos para expandir como os tambores fazem mas não é perfeita. O ruído normal da válvula não é prejudicial mas há limites.

Os hidralicos actuais sao excelentes. Vantagem, silêncio sem o ajuste. Pushrods de aluminio longos sao flexíveis, os de fibra de carbono sao caros e os pushrods de chro-Molly são pesados. Os últimos dois nao expandem como os tambores fazem.

Vantagem: Nenhum ajuste necessario.
Disvantagem: Incapacidade de manter o controle da válvula a rotações elevadas, assim, geralmente apropriado somente para motores de menor desempenho cuja rotação seja baixa.

Parafuso e "trinco"(porca)

Fácil ajustar mas área pequena do desgaste do contato quando comparado ao tipo de sistemas de pastilha.

Vantagem: Fácil de ajustar, nenhumas peças exigidas.
Disvantagem: Tende a sair mais rapidamente do ajuste, assim exigindo ajuste com mais frequencia. Geralmente mais aplicavel ao pushrod ou aos SOHC. Também menos apropriado para motores de rotação elevada.

Pastilha e Impulsor

A pastilha sobre o impulsor é mais pesado do que a pastilha sob o impulsor mas nao requer que as cames sejam removidas para o ajuste (mudança de pastilha). A maior vantagem deste sistema é que a válvula segue realmente o contorno do lóbulo da came, nao ha nenhuma elasticidade como num pushrod ou num balancim.

Vantagem: Simples, limpo, muito apropriado para os motores de elevada rotação, disposição agradável para os motores de DOHC (came diretamente sobre a válvula), mantem o ajuste por longos períodos.
Disvantagem: Difícil de ajustar, exigindo remover cames (shim under cam) e uma fonte de calços diferentes (shim under cam e shim over cam).

Desmo

As válvulas podem ser abertas em velocidades extremamente rápidas. Esta é uma razão que as Ducatis tem o tal som de exaustão. As válvulas podem igualmente ser fechadas delicadamente no assento. Isto impede o salto e estende a vida da face do assento/válvula. Disvantagem é ser demasiado caro de implementar/manter.

Seguidores do dedo na F1

A Honda fêz um uso muito eficaz do "fingers" nas suas cabeças radiais. Mantiveram as cargas da pressão fora da haste da válvula. Pesquise e leia-a.

Vantagem: Apropriado para as disposições de SOHC, possivelmente ajuste mais fácil deslizando o seguidor afastando e trocando pastilhas sem remover cames.
Disvantagem: Mais complexidade e dificuldade de implementar, alguns problemas em controlar a valvula a alta rotação (a F1 tem obviamente isto resolvido com sistemas pneumáticos).

NOTA: Para os motores de rotação elevada quanto mais leve o trem de válvulas o melhor! POR QUE? Porque um par de molas de válvula muito leve pode operar a válvula de controle e não ter que empurrar para trás impulsores, balancins e/ou pushrods. A pressão reduzida da mola permite hastes de válvula com um diâmetro menor assim como a guia. Esta desordem não é bem-vinda no caminha do ar/exaustão.
Por que duas molas (internas e externa) usadas em uma válvula? Para compensar a freqüência resonante das molas.

Mais alguma duvida basta perguntar :P
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Zampanò em 11 de Agosto, 2008, 13:51:40
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os topicos DIY sao mesmo para se fazer perguntas e facilitar o trabalho de quem quer tentar fazer  :t_up:

tamos aqui para nos ajudar uns aos outros  :fiatistas:
Muito obrigado :)

Tanta coisa interessante que aqui foi dito que fiquei com vontade de abrir a tampa das válvulas do meu canhão :D (pronto, é um canhão lento .. Delta 1.3 LX) pois tem 192 000 km e por aquilo que sei nunca foi afinado! Bom, claro que o 1301 do Delta não será idêntico ao FIRE, pelo que fica a ressalva "salvo as diferenças" :D

Por acaso, o mecanismo DESMO sempre me intrigou pois imagino a dificuldade que seja afinar o mecanismo de forma a que a válvula faça a pressão certa aquando o fecho. Mas não me vou preocupar com isso para o Delta (.. naturalmente :D)
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Luke em 11 de Agosto, 2008, 14:15:37
o delta tem uma configuração semelhante ao fire...
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Baiones em 18 de Agosto, 2008, 15:06:44
Espectaculo!! :palmas:

É que ando mesmo a precisar de afinar o Uno...


Se conseguisses colocar fotos davas-me cá uma ajuda...


É que nunca fiz esse serviço especifico, sei apenas a teoria!!  


- E onde comprar as pastilhas ?

- Vendem-se á unidade ?

- São especificas de cada motor e marca, ou são de uso geral ?


Desculpa as perguntas, mas queria mesmo fazer esse serviço, e já agora, queria fazê-lo em condições...
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 19 de Agosto, 2008, 21:21:03
Citar
Espectaculo!! :palmas:

É que ando mesmo a precisar de afinar o Uno...


Se conseguisses colocar fotos davas-me cá uma ajuda...


É que nunca fiz esse serviço especifico, sei apenas a teoria!! 

Tenho andado um bocadinho ocupado para tirar umas fotos mas assim que poder meto :t_up:

Citar
- E onde comprar as pastilhas ?

A maioria das lojas de peças vendem pastilhas de afinação, a Fiat como é obvio tambem vende :P

Citar
- Vendem-se á unidade ?

Sim

Citar
- São especificas de cada motor e marca, ou são de uso geral ?

São por medida mas muitos motores usam as mesmas medidas :deal:

Citar
Desculpa as perguntas, mas queria mesmo fazer esse serviço, e já agora, queria fazê-lo em condições...

Para fazer mal feito mais vale não mexer  :buba:
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: spayz em 19 de Agosto, 2008, 21:27:38
pelo k tenho visto nos fire k tenho desmontado, e ate no meu 750 com 220 000km pouco desgaste teem em termos de pastilhas das touches, bronzes e capas de biela, o maior desgaste e a nivel de segmentos.
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Luke em 19 de Agosto, 2008, 23:25:31
sim, segmentos e cabeça, e fica novo
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Zampanò em 20 de Agosto, 2008, 10:01:26
Citar
pelo k tenho visto nos fire k tenho desmontado, e ate no meu 750 com 220 000km pouco desgaste teem em termos de pastilhas das touches, bronzes e capas de biela, o maior desgaste e a nivel de segmentos.
 :tasla:

Essa informação é muito útil!

A propósito disso, tenho uma dúvida: quando se colocam segmentos novos é normal/aconselhável/necessário rectificar o cilindro?

.. mas depois.. com o cilindro mais largo não é necessário também substituir os pistões?

Outra coisa que tenho ouvido como algo vulgar (eu não acho bem, mas é mera opinião sem experiência) é dar um corte (-zinho no esmeril) na haste da válvula quando a folga é inferior à estipulada e assim evita-se a substituição da pastilha. Parece-vos bem?

thx!
Título: Diy: Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: spayz em 20 de Agosto, 2008, 10:49:30
Quando leva segmentos o cilindro e despolido e nao rectificado, se for rectificado tem k levar pistons sobremedida, essa de cortar um pouco nas haste da valvula nao me pareçe nada boa ideia, pk ja tens pastilhas de varias medidas para afinaçao e dps essas folgas nunca vao bater certo.
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 09 de Janeiro, 2012, 21:42:24
-Efectuar a regulaçao e a mediçao com o motor frio.
-Desligar no lado da tampa das valvulas o tubo de reciclagem dos vapores de oleo do carter.
-Desmontar o filtro do ar completo.
-Desligar e afastar os fios das velas.
-Desmontar a tampa das valvulas e a sua junta.
-Rodar o motor no seu sentido normal, com o auxilio duma chave adequada introduzida no parafuso da polia da cambota (ou duma roda da frente depois de elevar e apoiar o veiculo no lado dessa mesma roda engrenando a 5ª velocidade) ate que o excentrico esteja orientado para cima.
-Medir na posiçao atras referida, com o auxilio de um apalpa-folgas, a folga entre o excentrico e o impulsor em todas as valvulas da mesma forma.
-Comparar a folga encontrada e a preconizada (encontrada mais abaixo no topico)
-Substituir, quando necessario, a pastilha, por uma outra com a espessura adequada, depois de ter determinado a diferença entre a folga encontrada e a preconizada.


 :bompost: :t_up:


Para realizar esta operaçao comprimir o impulsor e a mola, com o auxilio da ferramenta especifica (ref.186 044 3060) ou uma outra adequada. (ha quem faça com chave de fendas)

NOTA: as pastilhas "calços" de regulaçao, sao fornecidos nas espessuras de 3,20 a 4,70 de 0,05 em 0,05. a Volvo tem pastilhas até 5,00.

-Orientar, quando de montagem a inscriçao, com a espessura da pastilha para o lado do impulsor.
-Repetir a operaçao em todas as valvulas.
-Efectuar a reposiçao dos componentes pela ordem inversa da desmontagem.

TRUQUE: quando o desgaste é apenas da pastilha, é comun apenas virala ao contrario para durar mais uns kms.

-Folga para os motores FIRE de 8 valvulas é:

ADM (mm):0,30 +- 0,05
ESC (mm):0,40 +- 0,05

TIPS:
-usar oleo no apalpa-folgas para deslizar melhor
-manter o apalpa-folgas direito e não em angulo para obter a medida correta

de momento nao tenho fotos da operaçao mas quando tiver meto (se alguem tiver e queira colaborar pm :t_up:   )


editado em 04/11/2009 para alterar titulo
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 07:56:58
boas gostava de ver umas fotos da afinação das válvulas principalmente em relação  á arvore de cames( se possivel) porque no meu caso eu tive um amigo que me fez esse trabalho eu estava lá mas  só fiquei a ver pois não sabia,  mas como foi tudo a despachar fiquei sem perceber qual a posição ideal. (aquando se mede com o apalpa folgas)
Em relação as folgas cada carro tem a sua tolerância podem ser fire mas um caso é um caso. confirmem no manual do carro.
Digo istom porque afinou-se as válvulas do meu com umas medidas e depois li o manual do lancia existiam discrepancias, eram adequadas mas para o fiat uno.
um abc
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 13:14:39
boas gostava de ver umas fotos da afinação das válvulas principalmente em relação  á arvore de cames( se possivel) porque no meu caso eu tive um amigo que me fez esse trabalho eu estava lá mas  só fiquei a ver pois não sabia,  mas como foi tudo a despachar fiquei sem perceber qual a posição ideal. (aquando se mede com o apalpa folgas)
Em relação as folgas cada carro tem a sua tolerância podem ser fire mas um caso é um caso. confirmem no manual do carro.
Digo istom porque afinou-se as válvulas do meu com umas medidas e depois li o manual do lancia existiam discrepancias, eram adequadas mas para o fiat uno.
um abc

este DIY foi criado para responder a um membro do forum dai ser algo vago mas tem a info necessaria para quem tem o minimo de conhecimento efectuar o trabalho...

as folgas de valvulas dos FIRE são identicas em todos, as medidas fornecidas são as do manual tecnico da Fiat que até a presente data não sofreu alterações nesse ponto.. ou o teu motor não é FIRE ou o manual que viste não foi publicado pela Fiat..

afinar valvulas não é um trabalho de 5min, quando se vê alguem a fazer dá bastante tempo para quem está realmente a vêr (e não olhar/marcar presença) perceber como se faz..

num motor de pastilhas só há uma unica posição para medir a folga das valvulas, é com o embolo a apontar para cima.
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 15:21:47
este DIY foi criado para responder a um membro do forum dai ser algo vago mas tem a info necessaria para quem tem o minimo de conhecimento efectuar o trabalho...

as folgas de valvulas dos FIRE são identicas em todos, as medidas fornecidas são as do manual tecnico da Fiat que até a presente data não sofreu alterações nesse ponto.. ou o teu motor não é FIRE ou o manual que viste não foi publicado pela Fiat..

afinar valvulas não é um trabalho de 5min, quando se vê alguem a fazer dá bastante tempo para quem está realmente a vêr (e não olhar/marcar presença) perceber como se faz..

num motor de pastilhas só há uma unica posição para medir a folga das valvulas, é com o embolo a apontar para cima.
Eu não te estava a criticar mas se te sentiste ofendido nao percebo...
em relaçao as folgas vais ao manual do lancia y 10 e depois vais ao do uno( ambos motores fire) e verás que são diferentes.
em relação a aprender a 1... quando for grande quero ser como tu
quando me inscrevi aqui foi porque via pessoas que gostavam de carros, de mecânica e da do grupo fiat se és moderador apenas para tentares rebaixar os outros porque achas que sabes tudo..algo está mal nunca te faltei ao respeito mas já não é a 1 vez que tu me faltas a mim, não estás a falar com um gaiato nem muito menos parente... nunca fui ofensivo com ninguém mas também não te admito a ti que sejas.
quem é que aqui sabe tudo?
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 15:48:34
 "folgas de válvulas de funcionamento a frio:
-admissão mm 0,40 +-0,05
-escape mm 0,50 +-0,05
lancia y10 serie 3 de 1994 versão iglo
1.1 i.e Este motor não é fire?!
o scolari é que tinha razão... :lancia:
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 15:53:40
Eu não te estava a criticar mas se te sentiste ofendido nao percebo...
em relaçao as folgas vais ao manual do lancia y 10 e depois vais ao do uno( ambos motores fire) e verás que são diferentes.
em relação a aprender a 1... quando for grande quero ser como tu
quando me inscrevi aqui foi porque via pessoas que gostavam de carros, de mecânica e da do grupo fiat se és moderador apenas para tentares rebaixar os outros porque achas que sabes tudo..algo está mal nunca te faltei ao respeito mas já não é a 1 vez que tu me faltas a mim, não estás a falar com um gaiato nem muito menos parente... nunca fui ofensivo com ninguém mas também não te admito a ti que sejas.
quem é que aqui sabe tudo?

tanto o manual tecnico do uno como y10 apresentam os mesmos valores, tal como os puntos.. estou a referir manuais tecnicos publicados pela fiat, haynes tambem costuma apresentar os mesmos valores que de fabrica..

não estou a rebaixar ninguem, apenas acho que afinar valvulas num motor de pastilhas é um trabalho tão facil que ao fim de se ver afinar duas já se percebe como se deve fazer, se fosse um sistema desmo já percebia onde andava a dificuldade..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 16:13:04
"folgas de válvulas de funcionamento a frio:
-admissão mm 0,40 +-0,05
-escape mm 0,50 +-0,05
lancia y10 serie 3 de 1994 versão iglo
1.1 i.e Este motor não é fire?!
o scolari é que tinha razão... :lancia:

ainda não te vi dizer qual é o manual tecnico da fiat que diz esses dados...

o iglo tem exactamente o mesmo motor do 1.1ie e é coberto pelo manual de 92-96 que contradiz os dados que anuncias..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 16:21:37
é assim o manual da lancia não é diz isto especificamente.
Dizeres que um gajo está    a fazer conta que  vê mas só está lá a ocupar espaço isso é dar moral?
Eu não gosto de pedir ajuda mas nesse dia pedi fizeram-me isso mas ainda por cima o torneiro estava quase a fechar um gajo a ser pressionado, percebi quase tudo a a certeza sobre posicão da arvore de cames para na posição que ia ser medida não fiquei com certezas absolutas mais o erro que esse meu colega cometeu um erro e estava a ver que ainda teria que voltar não ajuda em nada, mas como fizeram foi desbastaram a haste das valvulas para não se comprar pastilhas(caso necessário) e ainda deixaram uma pastilha encavalitada e desbastaram demais uma das valvulas tudo a correr mal achas que tive boas condições para aprender?
e agora só queria ter certezas absolutas para eu próprio e sozinho comprar válvulas, pastilhas e fazer eu sozinho. mas para um trabalho de precisão quero ter certezas ou então mais vale estar quieto.
e obvio que como anteriormente falei está muito esplicativo a forma como aqui postaste, mas  a nível das  folgas farei como refere este manual.
tem calma contigo eu só quero ganhar conhecimentos, partilhar, e passar uns bons momentos a visionar uns projectos tão interessantes como aqui vejo.
não quero, nem gosto de guerras nem me quero sobrepor a ninguém, quero tudo na base do respeito sempre.um abc
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 16:24:26
como queiras mal possa digitalizar assim o farei.
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 16:33:52
é assim o manual da lancia não é diz isto especificamente.
Dizeres que um gajo está    a fazer conta que  vê mas só está lá a ocupar espaço isso é dar moral?
Eu não gosto de pedir ajuda mas nesse dia pedi fizeram-me isso mas ainda por cima o torneiro estava quase a fechar um gajo a ser pressionado, percebi quase tudo a a certeza sobre posicão da arvore de cames para na posição que ia ser medida não fiquei com certezas absolutas mais o erro que esse meu colega cometeu um erro e estava a ver que ainda teria que voltar não ajuda em nada, mas como fizeram foi desbastaram a haste das valvulas para não se comprar pastilhas(caso necessário) e ainda deixaram uma pastilha encavalitada e desbastaram demais uma das valvulas tudo a correr mal achas que tive boas condições para aprender?
e agora só queria ter certezas absolutas para eu próprio e sozinho comprar válvulas, pastilhas e fazer eu sozinho. mas para um trabalho de precisão quero ter certezas ou então mais vale estar quieto.
e obvio que como anteriormente falei está muito esplicativo a forma como aqui postaste, mas  a nível das  folgas farei como refere este manual.
tem calma contigo eu só quero ganhar conhecimentos, partilhar, e passar uns bons momentos a visionar uns projectos tão interessantes como aqui vejo.
não quero, nem gosto de guerras nem me quero sobrepor a ninguém, quero tudo na base do respeito sempre.um abc

o que referes nunca se faz com uma unica exceção, só se desbasta as valvulas para permitir afinar a folga quando se corta as sedes perto dos limites.. mesmo nesses casos é preferivel trocar as sedes a desbastar as valvulas..

para afinar folgas não é preciso tirar a arvore de cames, facilita mas não é necessario..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 17:16:16
(http://img221.imageshack.us/img221/97/003izc.jpg) (http://img221.imageshack.us/i/003izc.jpg/)
(http://img189.imageshack.us/img189/3425/004vdg.jpg) (http://img189.imageshack.us/i/004vdg.jpg/)
(http://img196.imageshack.us/img196/3172/img002tq.jpg) (http://img196.imageshack.us/i/img002tq.jpg/)
(http://img825.imageshack.us/img825/1900/img007nw.jpg) (http://img825.imageshack.us/i/img007nw.jpg/)
pronto isto é o que está no manual.
tens razão nunca se deve fazer daquele modo mas fez-se a e até para se rectificar o erro teve que se "comer" a sede de uma das válvulas, para aprender que é o meu caso que nunca tinha visto achas realmente que posso ter certezas em tudo o que vi?
mas como não gostei do que vi andei a ler , a fazer pesquisas aqui e em todo o tipo de site, mais o que estou a aprender no meu curso para querer alterar o que foi feito mas há coisas que tem que se ver para fazer sentido toda a teoria.
Em relação as folgas estamos falados.
um abc :lancia:
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 18:18:57
o que mostras é um manual de manutenção e não um manual tecnico.. muitas vezes está certo mas costumam jogar sempre pelo seguro..

podes usar os dados indicados nesse manual, com essas medidas o motor fica seguro apesar de ter uma imperceptivel perca de compressão.. com o desgaste as valvulas têm a tendencia em apertar, há exceções onde alargam como desgaste na arvore de cames mas isso já é outra materia e nada normal, não é normal um fire apresentar desgaste na arvore de cames, quando isso acontece é quase sempre devido a pastilha ter colado e não rodar devidamente..

valvulas demasiado largas causam estragos tanto nas sedes como na cabeça da valvula de bater..

por outro lado valvulas apertadas causam valvulas queimadas e excesso de desgaste tanto nas pastilhas como na arvore de cames, é das causas mais comuns de valvulas partirem a cabeça o conhecido "dropped a valve" que se vê.. chega a um ponto que a valvula não chega a fechar e começa por aparentar a falta de compressão..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 18:23:20
Mas quem faz a manutenção não são mecânicos ou mecatrónicos? não é técnico? então tá bem os gajos da lancia lá sabem!
errar não é defeito não admitir é...
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2012, 18:39:58
Mas quem faz a manutenção não são mecânicos ou mecatrónicos? não é técnico? então tá bem os gajos da lancia lá sabem!
errar não é defeito não admitir é...

manual de manutenção é dirigido a proprietarios e em certas marcas até incluidos com os manuais quando se compra o carro, manual tecnico é dirigido a oficinas. manuais tecnicos são comprados e depois recebem updates gratuitos ao longo dos anos..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 14 de Janeiro, 2012, 18:48:51
se assim o for depois mostra-me os mesmos dados para o mesmo motor pela lancia, se fazem upgrades  ou seja todas as adaptações que tenham feito e se tu dispoes de tal informação não te custa nada.
se mostrares aprendo mais senão... ficamos assim.
um abc
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 15 de Janeiro, 2012, 02:00:53
se assim o for depois mostra-me os mesmos dados para o mesmo motor pela lancia, se fazem upgrades  ou seja todas as adaptações que tenham feito e se tu dispoes de tal informação não te custa nada.
se mostrares aprendo mais senão... ficamos assim.
um abc

o motor que referes (y10 iglo) é exactamente o mesmo do punto 55, vai lá ver o numero e diz lá que não é 176B2.000.. 176 é o codigo de chassis do punto mk1  :P

houve y10 1.1 com o motor 156C.046 que é identico mas tem uma arvore de cames mais suave o que dá apenas 50cv e 84nm de binario.. o 176B2.000 tem 55cv e 85nm anunciados..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 03:49:03
O n que referiste é código de motor e não de chassis, marcação de chassis -zaa 156 0000; código da versão carroceria 156 AH53A.
Mas continuas na mesma porque ainda não me apresentas nenhuma documentação que contarie estes dados, a marca forneceu estes mas tu não consegues fornecer outros mais actuais por parte da lancia, primeiro éra nunca viste agora jã viste não são estes mas provas não há nenhumas,
Se tiveres alguma algum programa tipo auto data ou elsa( vag) poderás ver isso mas deste carro onde? meia duzias de coisas e não tem nada dissoe  nunca será tão fiavel como a marca. Afinal foram eles que o conceberam...
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 15 de Janeiro, 2012, 11:49:45
O n que referiste é código de motor e não de chassis, marcação de chassis -zaa 156 0000; código da versão carroceria 156 AH53A.
Mas continuas na mesma porque ainda não me apresentas nenhuma documentação que contarie estes dados, a marca forneceu estes mas tu não consegues fornecer outros mais actuais por parte da lancia, primeiro éra nunca viste agora jã viste não são estes mas provas não há nenhumas,
Se tiveres alguma algum programa tipo auto data ou elsa( vag) poderás ver isso mas deste carro onde? meia duzias de coisas e não tem nada dissoe  nunca será tão fiavel como a marca. Afinal foram eles que o conceberam...


176B2.000 é o codigo do motor, chassis 176 é o punto mk1, chassis 156 é o lancia y10 de 85-95..

há programas da fiat que permitem ver isso mas não são acessiveis cá fora, auto data é apenas para desenrascar já que certos dados estão incompletos ou vagos..
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Artur Branco em 15 de Janeiro, 2012, 12:16:32
O Haynes, para esse motor, dá os seguintes valores;

1108 cc:

Inlet:    0.25 to 0.35 mm
Exaust: 0.35 to 0.45 mm

http://italiancarsclub.free.fr/Centre-Documents-Techniques/fiat/Manual%20De%20Reparacion%20Del%20Fiat%20uno/0923-13.PDF (http://italiancarsclub.free.fr/Centre-Documents-Techniques/fiat/Manual%20De%20Reparacion%20Del%20Fiat%20uno/0923-13.PDF)

http://download.fiat-bg.org/Books/Uno/Uno_Haynes.pdf (http://download.fiat-bg.org/Books/Uno/Uno_Haynes.pdf)

Agora uma observação... A discussão deverá ser SEMPRE feita de fora saudável e cordial! Mesmo quando há desacordo! De outra forma os posts serão prontamente apagados.

Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 13:35:28
O Haynes, para esse motor, dá os seguintes valores;

1108 cc:

Inlet:    0.25 to 0.35 mm
Exaust: 0.35 to 0.45 mm

http://italiancarsclub.free.fr/Centre-Documents-Techniques/fiat/Manual%20De%20Reparacion%20Del%20Fiat%20uno/0923-13.PDF (http://italiancarsclub.free.fr/Centre-Documents-Techniques/fiat/Manual%20De%20Reparacion%20Del%20Fiat%20uno/0923-13.PDF)

http://download.fiat-bg.org/Books/Uno/Uno_Haynes.pdf (http://download.fiat-bg.org/Books/Uno/Uno_Haynes.pdf)
claro que assim deve ser estou plenamente de acordo é so ler  e perceber donde houve falta de cordialidade.
em relação as folgas disse e volto a dizer no manual do uno aparecem esssas medidas no no do lancia y 10 são outras se eu conseguir ver especificamente a marca a dizer essas medidas tudo bem até não estou convencido já disseram aqui qu este manual nao é fidedigno pois as marcas jogam pelo seguro mas no caso do fiat uno bate certo o mesmo grupo 2 pesos duas medidas em relação a dados técnicos?por alguma razão isto foi e melhor que os construtores não há falaram-me em upgrades mas até agora não vi nenhum dado técnico do lancia y 10 que contrarie estes. um abc

Agora uma observação... A discussão deverá ser SEMPRE feita de fora saudável e cordial! Mesmo quando há desacordo! De outra forma os posts serão prontamente apagados.


Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Artur Branco em 15 de Janeiro, 2012, 13:42:31
Tens de aprender a postar com citação! Fazes quase sempre confusão!  :deal:

A questão aqui não está na marca A, B ou C... O motor é o mesmo! Os valores serão idênticos.

Atenção ao manuais de proprietário... Já houve aqui no forum relatos de dados errados. Lembro-me de um tópico sobre os Themas, em que havia discrepâncias de valores em manuais de carros iguais mas de anos diferentes.

Devemos sempre basear-nos em manuais técnicos ou de oficina de boa qualidade. Nestes a margem de erro será sempre menor!
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 14:00:29
pois é a citar não corre muito bem ... lol
Não digo que não tenho razão e se o erro estiver apenas no manual melhor mais uma que aprendo  só que realmente eu vi diferenças nos manuais tanto do lancia como do uno o mesmo motor e pensei que pudesse houver alguma alteração no caso do meu carro pois este modelo apareceu no fim da produção do uno (excepto no brasil).
Mas foi mais também por teimosia pois quem me contariou fez em termos ... ´
aparte disso que a vida é curta e o que aqui interessa é o gosto pela mecânica e pelos carros, melhor quer dizer que tenho que ignorar estes dados.
obrigado pelo esclarecimento  Artur.
um abc
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 14:31:15
Desde já quer lhe agradecer pelos links pois são muito pormenorizados,  estes manuais mais a biblia da bosch que já tinha tenho muito para estudar.
um abc
 :bompost:
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Luke em 15 de Janeiro, 2012, 15:16:00
esquece a biblia da bosch! desde quando é que os alemães sabem como se afinam os carros italianos?

outra coisa, ninguém é dono da verdade, como tal as trocas de ideias devem ser feitas sempre cordiais, como tal, o tom com que tens escrito está TOTALMENTE desadequado, tem isso em mente na tua participação futura no Forum.
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 15:21:06
Olhe quem começou por me chamar aldrabao e imcopetente nao fui eu ok
E veja la porque se chateou com outro user vem ca descarregar em mim voce é que tem que ter atenção como fala pois eu nunca lhe faltei ao respeito.
Letras maiusculas  é o que esta me a levantar a voz?! o respeito é mutuo
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Luke em 15 de Janeiro, 2012, 15:28:10
Caro user, não lhe faltei ao respeito. Nem tão pouco estou a descarregar nada em ninguém. Mostrou ter duvidas relacionadas com dados disparos em varias publicações, deve coloca-las cordialmente, e não ter uma postura quase ofensiva em relação aos outros users.

se tem alguma coisa a apontar sobre qualquer user, por favor faça-o á moderação ou á administração se for caso disso, somos todos users, devemos todos respeito uns aos outros.
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: aprendiz em 15 de Janeiro, 2012, 15:37:35
Se vir o tópico desde o inicio ~´a de repara que não sou ofensivo e se toda a gente se falar cordialmente eu assim serei jã tenho falado com muitos users e tudo 5 estrelas sempre na base do respeito que assim é que deve ser uns sabem mais disto outros sabem mais daquilo cada um com sua valência  ninguém mais nem menos. espero que tenha sido apenas casual pois eu só gosto é de   estar no meu canto sempre na boa.
Podemos até ser pobres mas nunca de espirito prezo muito o respeito
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: Luke em 16 de Janeiro, 2012, 02:29:20
:t_up:
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: power-full em 04 de Fevereiro, 2012, 19:43:56
~bem ando á 2 dias afinar as valvulas ao meu chaço.. foi a 1º vez nao tenho a dita chave para baixar as valvulas por isso passo á fase seguinte..lol desmontar a arvore de cames..lol
 reparei que depois de trocar as pastilhas e meter o motor a trabalhar 2 a 5 seg. as folgas diferenciam...nao sei se é pelo oleo estar frio e fal ligeira altura se é aquilo acamar..

vou ver se edito as fotos e meto no meu topico se quiserem posso colocar aqui..

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27530.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27530.0)
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: smokeme em 04 de Fevereiro, 2012, 20:49:14
~bem ando á 2 dias afinar as valvulas ao meu chaço.. foi a 1º vez nao tenho a dita chave para baixar as valvulas por isso passo á fase seguinte..lol desmontar a arvore de cames..lol
 reparei que depois de trocar as pastilhas e meter o motor a trabalhar 2 a 5 seg. as folgas diferenciam...nao sei se é pelo oleo estar frio e fal ligeira altura se é aquilo acamar..

vou ver se edito as fotos e meto no meu topico se quiserem posso colocar aqui..

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27530.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=27530.0)

as folgas são medidas com o motor a frio, a pastilha retirada e medida para calcular a medida necessaria para a folga correcta.. não falha.

a diferença que encontras está em não controlares o aperto da arvore de cames, é o motivo que é preferivel afinar sem retirar a arvore de cames, mesmo com chave dinamometra há sempre variaveis como diferenças de oleo nas roscas, sujidade etc que alteram o aperto e acabam por nos fazer andar a apanhar a propria cauda  :P
Título: Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
Enviado por: power-full em 04 de Junho, 2012, 23:05:57
ate ver nada apontar ..em breve tenho um diy disto vou fazer a um punto..lol