Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: GT Abarth em 08 de Abril, 2010, 01:33:55

Título: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: GT Abarth em 08 de Abril, 2010, 01:33:55
Cortesia do Casimiro:

(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pF_uae6j2yEoZE_c1pxKTOupAGb03qhcWhJk3adL2JiuB8KlVu0PdmiyH8BqdeuDryrCodg7Yddp2AAWaP6CMFrDWZiuLb5mZ/IPO%20(1).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pg6c25o34x3GycX1_nYP7rg6xIJWqmITRl-3XHkDUz80eKnC7ljWZag2S0orBE-FzyqZnx_ia6FKnhUPji-OpEWJYJ7z_14Q7/IPO%20(2).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pD683DD9z1sSyqLIwXRHLql4EYRYTybY3-XQXk_GKs1Wn8o8KH2HF0Mpo6aNrAp4bSTAdkai-k8AWtbFsYmzRmtvGgqK0WzgS/IPO%20(3).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pfrkIwOTpkOkr38VEBziRphPp7zvlsmNZUP3__Lzm3Bk76n893O0EmbcZai5zAynx8ItM7AH0wpe1AINr5wJDir6iFX1qoloA/IPO%20(4).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1piRlV2xbrEvDa-0E5c070mfQPTJ8wx1_FTubC-12D16_aOHOVPBSxKa-ll3bu3AR9rHIYvhgATEQqGzuKl2L6GNgwFOpLoB4O/IPO%20(5).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1prxu5H_51XQ0sueywSFVYFZ2PBiBQj380QubV1WC-XALDXdMVyvhdHErUz4UG6ckXfbzu_POawefX2QFVneQz3ZsOWoQTOy6g/IPO%20(6).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pHFPeRvQ1OukdgRcxF2Vegd2XxYeiMBoYevtD7wK_tgrThjr0T2ISGLHVbbvYCU0GeGUdAg4SX984U1rY9wQMUAEqHFrGHFSk/IPO%20(7).jpg)
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: jlandrade em 08 de Abril, 2010, 02:03:57
assim esta melhor  :t_up:
ja estava a ficar a rasca da minha vista  :P
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: bude em 08 de Abril, 2010, 03:59:36
Mais um :bompost:com a marca GT ABARTH.
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: GT Abarth em 08 de Abril, 2010, 16:59:07
Como se pode ver no Grupo 4 - Linha 4: é legal usar barra AA.

Seria uma tremenda estupidez não ser.
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: jlandrade em 08 de Abril, 2010, 17:10:21
a parte da alteraçao das molas com rebaixamento e alteraçao da altura ao solo acho que deixavam metade dos carros em portugal reprovados  :lol: :lol:
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: Gonzas10 em 08 de Abril, 2010, 18:52:37
Sim senhor, muito bom post para sabermos, em caso de eles pegarem connosco sobre algo ;)

Isto está actualizado desde quando GT ?
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: GT Abarth em 08 de Abril, 2010, 23:46:06
Sim senhor, muito bom post para sabermos, em caso de eles pegarem connosco sobre algo ;)

Isto está actualizado desde quando GT ?

Não sei e isto não faz LEI.
É apenas indicativo atenção.

De qualquer modo dá uma certa orientação.  ;)
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: rui aleixo em 09 de Abril, 2010, 08:04:54
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pF_uae6j2yEoZE_c1pxKTOupAGb03qhcWhJk3adL2JiuB8KlVu0PdmiyH8BqdeuDryrCodg7Yddp2AAWaP6CMFrDWZiuLb5mZ/IPO%20(1).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pg6c25o34x3GycX1_nYP7rg6xIJWqmITRl-3XHkDUz80eKnC7ljWZag2S0orBE-FzyqZnx_ia6FKnhUPji-OpEWJYJ7z_14Q7/IPO%20(2).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pD683DD9z1sSyqLIwXRHLql4EYRYTybY3-XQXk_GKs1Wn8o8KH2HF0Mpo6aNrAp4bSTAdkai-k8AWtbFsYmzRmtvGgqK0WzgS/IPO%20(3).jpg)
(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pfrkIwOTpkOkr38VEBziRphPp7zvlsmNZUP3__Lzm3Bk76n893O0EmbcZai5zAynx8ItM7AH0wpe1AINr5wJDir6iFX1qoloA/IPO%20(4).jpg)
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(http://ck8mbg.bay.livefilestore.com/y1pHFPeRvQ1OukdgRcxF2Vegd2XxYeiMBoYevtD7wK_tgrThjr0T2ISGLHVbbvYCU0GeGUdAg4SX984U1rY9wQMUAEqHFrGHFSk/IPO%20(7).jpg)

Bom dia a todos, exelente tópico sem duvida ....sujiro aos que coloquem a lista nos tópicos fixos desta secção muito Obrigado e até breve
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: Stilolover em 30 de Abril, 2010, 00:18:36
o que sao arestas agressivas?
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: GT Abarth em 30 de Abril, 2010, 00:25:38
o que sao arestas agressivas?

Sei lá  :lol:
Imagina a mesa onde estás a jantar poderes passar os dedos ou braços com força nas esquinas do tampo e não cortarem ou aleijarem; e imagina que eram rugosas / afiadas capazes de aleijar.
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: Stilolover em 30 de Abril, 2010, 00:29:18
Sei lá  :lol:
Imagina a mesa onde estás a jantar poderes passar os dedos ou braços com força nas esquinas do tampo e não cortarem ou aleijarem; e imagina que eram rugosas / afiadas capazes de aleijar.


aaaaaaa eh isso???

va, ja aprendi algu hoje :p
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: coolwater em 30 de Abril, 2010, 00:49:42
Muito bom este topico  ;)
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: er.loves fiat em 30 de Abril, 2010, 11:13:00
deve ser aqueles para-choques feitos na china
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: coolwater em 30 de Abril, 2010, 11:20:42
deve ser aqueles para-choques feitos na china

No outro dia fui á Povoa de Santo Adrião fazer a inspecção á minha Hilux, e chegou lá um fulano com um carro que aquilo era mais fibroses que eu sei lá o que, basicamente ele nem entrou na pista de inspecção, visto que o inspector se virou para ele "voce acha mesmo que lhe vou aprovar o carro assim?"  :laugh:
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: er.loves fiat em 30 de Abril, 2010, 11:22:23
 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


ahahahahhaha toma la que já almoçou
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: bude em 30 de Abril, 2010, 11:50:48
No outro dia fui á Povoa de Santo Adrião fazer a inspecção á minha Hilux, e chegou lá um fulano com um carro que aquilo era mais fibroses que eu sei lá o que, basicamente ele nem entrou na pista de inspecção, visto que o inspector se virou para ele "voce acha mesmo que lhe vou aprovar o carro assim?"  :laugh:

 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Devia haver mais inspectores (e chuis) assim.
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: coolwater em 30 de Abril, 2010, 11:52:59
Podes crer... Mas aquele para choques que ele tinha, metia impressão tanta fibrada junta, dass LOL
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: QN_negro em 05 de Maio, 2010, 14:48:27
 :bompost:....de valor mesmo...da para ter noçao do que se pode fazer ou nao..

cumps  :fiatistas:

Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: JimiHendrix em 06 de Junho, 2010, 15:33:37
Boas

É sempre bom estar informado acerca das normas das inspecções periodicas, pois só não aceito o facto de eles reprovarem, por exemplo viaturas com suspensão desportiva ou rebaixada, quando esta vai dar mais segurança na condução do carro, tal como espaçadores e pneumáticos alterados por norma par mais largo que também é sinonimo de mais atrito mais segurança. A meu ver não afecta nada de mecânica, digo por experiência propria, pois sempre tive carros em que para andar à vontade tinham que levar com uma ou outra alteração, nada de especial, mas o suficiente para me sentir mais estavel em estrada. O problema é que andamos depois com o coração nas mãos por causa da policia e a chatice da IPO.
Não tenho nada contra a malta das inspecções, fazem o seu trabalho... como deve ser feito.
Ainda bem que agora, cada vez mais é possivel homologar uma serie de coisas nas viaturas junto das marcas. É uma evolução.

Cumprimentos
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: rui aleixo em 06 de Junho, 2010, 17:26:17
O jimi olha que a maioria das transformações são feitas ao gosto do proprietário do veiculo e metres uns peneus mais largos não implica mais segurança.

 Por exemplo: se as medidas de conversão forem respitadas -com piso seco ,tens de certeza mais contacto com o chão quando travas mas se o piso estiver molhado tens mais aquaplaning....ou seja mais derrapagem.

  Os engenheiros das marcas quando estudam a dimensão de um pneu que um carro de determinada marca vai usar ,teém vários factores em consideração. tais como peso vs distancia de travagem...em condições diversas (seco e molhado ). e é de acordo com isso que as leis são feitas ...e quando a bófia nos manda para não quer saber se os pneus que lá tens montados são mais eficases porque agora é veão e até podes andar com umas sapatas do caraças.

  Acho que o importante é andarmos dentro das Homologações possiveis para envitar despesas extra.

 Umas sapatas maiores mesmo que homologas triran-te poder de arranque a olhos vistos se mantivers a mesma cavalagem...e o mesmo pneu montado numa jante com as mesmas medidas ...mas de ferro ainda te tira mais poder de arranque ,porque pesa mais que uma de aluminio com asmesmas medidas .


Quanto ás molas ...as que veém de origem saõ programadas para todo o uso em qualquer tipo de piso e as rebaixadas não mantém o carro com a devida distância ao solo nem o mesmo conforto pq de um modo geral são mais rijas.

Quanto ás bolachas ou alargadores de vias ...causam mais desgaste nos rolamentos...claro que se trocarmos de rolamentos ao minimo sinal de desgaste ,conseguimos manter os parametros de segurança.

Quase todas as coisas que aqui descrevi eu também as pratico...mas tenho a perfeita noção que não saõ sinónimo de mais segurança...a não ser que se respeitem certos limites e considerações.

Cumprimentos a Malta 


 

Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: Luke em 07 de Junho, 2010, 12:04:24
pneu mais largo com a mesma cavalagem da mais arranque e perdes ponta aleixo, confia em mim ;)
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: Ricardo_850 em 07 de Junho, 2010, 13:37:39
pneu mais largo com a mesma cavalagem da mais arranque e perdes ponta aleixo, confia em mim ;)
mais largo nas rodas motrizes.. :d_smokin:
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: MomoX1 em 12 de Junho, 2010, 08:57:34
Ora bem, mais um excelente post do nosso camarada GT Abarth. :bompost: :tasla:
Vendo esta lista, acho que só vou andar com os travões ilegais... sempre tenho a hipótese de os homologar na LTA, caso venha a ter problemas nas inspecções periodicas.

Escondendo bem o turbo e o IC não terei problemas de maior  :fiat:
Título: Relatório de Inspecção (Ligeiros)
Enviado por: GT Abarth em 04 de Novembro, 2010, 15:17:34
(http://public.bay.livefilestore.com/y1ptG0uEDS964zNy8GVqq4myks-wccFi4Anmott5lIg8YoNbmhqIiaPh6jLNnVuHs3tT11F_wnb5tozKqLc2waOBA/IPO1.jpg?psid=1)

(http://public.bay.livefilestore.com/y1pMlwclUlSAZW5mjDEwmfx1b19Du7wFOnpi-hltnhJXcaQhF-Tjbv9eWnMxoLow_KNB4JuNaSPO7X5VrJSxz8wOA/IPO2.jpg?psid=1)

(http://public.bay.livefilestore.com/y1pzBp1Sm62dLMQRbQdp7OdLI21Q1tTtyYogTfck9LI5DLQ5d_8aL3UCu_YeqE3n6qVFY8zIvfSNQOX4WvEiSIAvw/IPO3.jpg?psid=1)
Título: Re: Algumas considerações sobre inspecções
Enviado por: smokeme em 04 de Novembro, 2010, 20:22:32
Boas

É sempre bom estar informado acerca das normas das inspecções periodicas, pois só não aceito o facto de eles reprovarem, por exemplo viaturas com suspensão desportiva ou rebaixada, quando esta vai dar mais segurança na condução do carro, tal como espaçadores e pneumáticos alterados por norma par mais largo que também é sinonimo de mais atrito mais segurança. A meu ver não afecta nada de mecânica, digo por experiência propria, pois sempre tive carros em que para andar à vontade tinham que levar com uma ou outra alteração, nada de especial, mas o suficiente para me sentir mais estavel em estrada. O problema é que andamos depois com o coração nas mãos por causa da policia e a chatice da IPO.
Não tenho nada contra a malta das inspecções, fazem o seu trabalho... como deve ser feito.
Ainda bem que agora, cada vez mais é possivel homologar uma serie de coisas nas viaturas junto das marcas. É uma evolução.

Cumprimentos

gostava que explicasses essa teoria..

carro rebaixado é mais seguro?
acho que depende de muita coisa, até certo ponto deixa-te chegar mais perto dos limites do carro mas se exagerar no rebaixamento é um perigo.. ja vi carros rebaixados de tal maneira que so com o conductor la dentro ficava assente nos apoios das molas, se isso é mais seguro.... para não falar em desgaste anormal em orgãos mecanicos quando se exagera no rebaixamento..

espaçadores nem vale a pena falar, nunca foram seguros e ninguem vai dizer o contrario..

pneus mais largos não tenho nada contra, se tiver bem feito da para legalizar (não roçar nem tocar em lado nenhum)
tenho contra é aqueles que metem pneus mais largos e sobem o diametro varias medidas, um carro que traz jante de 13-14 de origem não vai ser seguro com jante 17.. basta pensarem bem no esforço adicional nos rolamentos das rodas que são a UNICA coisa que as mantem no sitio  :lol:

acho bem que se tenha de homologar as coisas, assim sempre se previne algumas parvoices ja que continuam a andar muitas ilegais por ai.. o que sou contra é a dificuldade do processo de homologação e despesa desnecessaria.. para não falar da incapacidade de muitos dos chamados tecnicos de ipo, aposto que a maioria deles nem sabe metade das coisas que examinam..
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: ThunderFox em 10 de Novembro, 2010, 20:12:51
Haha, este tópico é muito bem apanhado  :fiat:

Se formos à IPO com uma CDA ou outro filtro de rendimento que não faça barulho, dá aprovação...
Se formos à IPO com turbo, desde que passe nas emissões, dá aprovação...
Se formos à IPO com uma panela Supersprint barulhenta mas homologada, dá aprovação...

Se formos à IPO com o carro todo cagado, chumba  :bompost:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 10 de Novembro, 2010, 20:30:17
Haha, este tópico é muito bem apanhado  :fiat:

Se formos à IPO com uma CDA ou outro filtro de rendimento que não faça barulho, dá aprovação...
Se formos à IPO com turbo, desde que passe nas emissões, dá aprovação...
Se formos à IPO com uma panela Supersprint barulhenta mas homologada, dá aprovação...

Se formos à IPO com o carro todo cagado, chumba  :bompost:

alterar characteristicas do motor chumba, turbo é considerado caracteristica..
até pode passar na ipo, na B chumba de certeza  :lol:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: ThunderFox em 10 de Novembro, 2010, 20:39:09
Acho que ninguem faz pretensões de ir á IPO B  :d_look:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 10 de Novembro, 2010, 20:45:21
Acho que ninguem faz pretensões de ir á IPO B  :d_look:

quem mete um turbo é para andar, ha imensas probabilidades de ser apanhado pelos amigos e forçado a la ir  :lol:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: ThunderFox em 10 de Novembro, 2010, 21:05:33
Depende onde é que andas... Como é que andas... E acima de tudo, com quem andas  :d_naughty:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Ev0luti0n_Turbinas em 05 de Dezembro, 2010, 01:00:25
Acho que ninguem faz pretensões de ir á IPO B  :d_look:

 :lol:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: BladeRunner em 17 de Maio, 2011, 19:08:08
Mais umas considerações, bem úteis:

http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=72898&img=383 (http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=72898&img=383)
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 06 de Agosto, 2011, 09:04:09
Haha, este tópico é muito bem apanhado  :fiat:

Se formos à IPO com uma CDA ou outro filtro de rendimento que não faça barulho, dá aprovação...
Se formos à IPO com turbo, desde que passe nas emissões, dá aprovação...
Se formos à IPO com uma panela Supersprint barulhenta mas homologada, dá aprovação...
Se formos à IPO com o carro todo cagado, chumba  :bompost:

O livrete do teu carro indica o barulho que podes fazer  :sleep:

Fui à inspecção com o meu Bravo Jtd 100:
Com turbo maior, big FMIC, colectores de escape, linha de escape em inox de 60mm com panela final, molas Eibach Pro Kit...
Fui com um ficheiro soft, de 165cv, o carro passou. Seja no barulho quer nas emissões...
Não dei € extras nem conhecia o senhor do IPO de lado nenhum... é o 2º ano que vou à IPO com carro tuned up

O look do carro está original, ajuda muito a passar despercebido e já parei em operações stop.
Problemas zero...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 06 de Agosto, 2011, 10:48:30
O livrete do teu carro indica o barulho que podes fazer  :sleep:

Fui à inspecção com o meu Bravo Jtd 100:
Com turbo maior, big FMIC, colectores de escape, linha de escape em inox de 60mm com panela final, molas Eibach Pro Kit...
Fui com um ficheiro soft, de 165cv, o carro passou. Seja no barulho quer nas emissões...
Não dei € extras nem conhecia o senhor do IPO de lado nenhum... é o 2º ano que vou à IPO com carro tuned up

O look do carro está original, ajuda muito a passar despercebido e já parei em operações stop.
Problemas zero...

turbo num carro atmosferico chumba. perante a lei é ilegal.. seja na ipo, operação stop, pericia, no momento que tem turbo e não devia é apreendido. é ilegal alterar as characteristicas tecnicas do motor. é por essa lei que se quiserem consideram CDA ilegal.
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 06 de Agosto, 2011, 14:24:20
turbo num carro atmosferico chumba. perante a lei é ilegal.. seja na ipo, operação stop, pericia, no momento que tem turbo e não devia é apreendido. é ilegal alterar as characteristicas tecnicas do motor. é por essa lei que se quiserem consideram CDA ilegal.

Eu falei do meu carro, alterei com caracteristicas OEM... para ser complicado detectar... eu abro o capô do meu carro e nem sabes dizer se está alterado ou não...
Colectores e sistema de escape podes alterar desde que acordo com normas de poluição ambiente e sonora.

Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 06 de Agosto, 2011, 14:56:43
Eu falei do meu carro, alterei com caracteristicas OEM... para ser complicado detectar... eu abro o capô do meu carro e nem sabes dizer se está alterado ou não...
Colectores e sistema de escape podes alterar desde que acordo com normas de poluição ambiente e sonora.



é complicado detectar characteristicas alteradas num carro?!? só se o inspector for a minha avó e mesmo assim não sei se não via muita coisa...

CDA qualquer punto de 15anos topa..
escape se tiver saidas bonitas ou for cromado vão logo ver e se não tiveres o catalisador chumbas.
turbo, nem vale a pena falar, qualquer pessoa que saiba o que é um turbo topa, é impossivel esconder...

pelo que tenho visto basicamente se tens o motor piripipi tas lixado que vão procurar, se vais lá sujo de oleo e tal com motor que parece nunca ter sido mexido passa  :lol:

mods internas passam a não ser que alguem saiba e te queira lixar.. travões depende do trabalho mas muitos chumbam, em pericia chumbam todos.


quanto a eu observar um motor, nem vás por ai.. :t_up:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 08 de Agosto, 2011, 08:00:09

Eu falei do meu carro, que é turbinado originalmente de fábrica... coloquei um maior....
Tu estás a falar de carros atmosféricos que passam a turbo...  :nhedaxe:

Sistema de escape podes alterar, desde que cumpras as normas ambiente e sonora permitidas pelo veiculo....
Isso de ter catalizador ou não é irrelevante... desde que passe nas emissões de CO2 é o que importa...
Se for para ter catalizador, também se coloca a carcaça sem o miolo... e passa....

Não tenho ponteiras ou coisa parecida, só vês a saída de escape se espreitares...
Perante essa lógica, o pessoal que tem Ibiza Cupra leva seca nas IPO, aquilo tem uma ponteira cromada e "big" de origem...
Tantos carros que saem com ponteiras cromadas.
Não tenho BMC/CDA, tenho filtro de caixa KN, homologado para o meu carro...



Até te vou dizer uma alteração que se faz no Bravo Jtd 100 e é legal.

Trocas o turbo GT1444s por um GT1749v da Marea/Lybra/Stilo/147/156 Jtd 110/115, colectores Marea/Lybra/Stilo/147/156 Jtd 110/115 para o turbo ser plug&play e válvula N75 para controlar a geometria do turbo, inseres o mapa da centralina da Marea/Lybra Jtd 110 no Bravo e pronto...
Tens 110cv que respeita as normas e Leis...

BTW: Perante a lei podes aumentar a potência do teu carro em 20%.
Podes alterar o turbo desde que respeite a potência do teu carro ou a lei
Porque existem peças que ao final de 10 anos as empresas que fabricam componentes automóvel não são obrigadas a ter em stock.
Assim como a Garret deixa de fabricar determinados turbos porque com o avançar do tempo fazem turbos melhores e mais eficientes.

Há uns anos o pessoal para alcançar a potência que eu tenho no meu carro colocava os GT2256v...
Tenho um Garret 17 moderno e é melhor que o Garret 22 de 2002, é muito mais eficiente e alcança maiores potências...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: LB em 08 de Agosto, 2011, 08:16:37
há para aqui 2 coisas muito distintas e qualquer uma delas não é aquilo que está dito aqui!

na homologação que vem de fábrica, só podes pôr o que lá está! parágrafo!

se lhe aumentares a potência, se puseres colectores diferentes, bloco diferente (mas o mesmo tipo de bloco) se puseres turbos diferentes, até podes fazê-lo mas o que consta no livrinho de homologação do teu carro é o que está correcto e outra vez... parágrafo;

a outra coisa é um gajo transformar com coisas que até estiveram no mesmo modelo mas noutras séries, voltamos à anterior e contnua ilegal... parágrafo.

agora se agarrares no que está escrito atrás e fores ao IMTT homologares, aí a musica é outra e o carro fica legal; só par exemplo, imagina que o teu bloco rachou e tens de meter outro, tens de homologar assim como mudar um turbo para um outro diferente mas equivalente numa outra série, mas de marca diferente, por exemplo, tens de homologar outra vez.

agora que eles passam todos na IPO passam e legalmente!

isto tem a ver com uma coisa chamada tuning à brava; foi toca a meter tudo e uma vez houve alguém que morreu por causa das transformações e à conta disso há mais de 10 anos atrás a Cª de seguros só tinha o máximo de 120.000 contos de responsabilidade, pagou 550.000 ...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 08 de Agosto, 2011, 09:08:33
há para aqui 2 coisas muito distintas e qualquer uma delas não é aquilo que está dito aqui!

na homologação que vem de fábrica, só podes pôr o que lá está! parágrafo!

se lhe aumentares a potência, se puseres colectores diferentes, bloco diferente (mas o mesmo tipo de bloco) se puseres turbos diferentes, até podes fazê-lo mas o que consta no livrinho de homologação do teu carro é o que está correcto e outra vez... parágrafo;

a outra coisa é um gajo transformar com coisas que até estiveram no mesmo modelo mas noutras séries, voltamos à anterior e contnua ilegal... parágrafo.




Lê bem o 1º post e depois corrige a tua resposta...  :OMG:

Existem coisas sim que tens de proceder a alteração no IMTT, ou seja podes alterar um carro dentro da lei...
O incremento de potência não tens que ir ao IMTT ou coisa alguma, apenas numa fiscalização não podes ultrapassar o limite dos 20%.
os carros saem com X potência, nos 1º anos, com uma boa rodagem e manutenção a tendência é aumentar essa potência... com o desgaste do motor, o motor começa a perder potência.

BTW, existem marcas que te fazem alterações de electrónicas, para aumentar a potência...
Toyota, fez isso nos seus 1.4 DID... os 75cv aumentavam para 90cv.
Já vi em testes, carros com 80cv de origem chegam a atingir 87cv com boas rodagens e manutenções... sem alteração de componentes.

Sei de BMW que passaram, recentemente, de 320D para 330D e estão legais.
Foi a BMW que fez a alteração e tratou da papelada.
Existem alterações que não precisas de alterar no MTT, pois são de homologação automática, porque vêm homologados para o carro... mas, não são do carro originalmente...

Eu se for à Fiat comprar os injectores para o meu carro, os originais do meu são 0 445 110 068... eles vendem-me os 0 445 110 119 do Jtd 115.
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 08 de Agosto, 2011, 10:11:24
logo para começo a norma dos 20% que todos falam no aumento de potencia é a tolerancia que tens e não o que podes aumentar.. a Fiat quase sempre indica cavalagens inferiores ao real, logo ai já ficaste co menos tolerancia..

como disse o colega LB tu podes alterar e conseguir passar na ipo (eu sei que sou um deles) MAS se houver pericia o carro não vai estar consoante homologação...

quanto a Toyota e BMW, pura e simplesmente é BS. no BMW basta dizer que falas de um 2.0 4cil a comparar a um 3.0 6cil, sim a BMW faz uma reprogramação nos 320d de fabrica e homolgam mas em lado nenhum te diz que é um 330d.. o mesmo acontece entre o 330d e 335d onde é single vs twin turbo..

não há nenhum banco de potencia no mundo onde ao colocares um veiculo completo te dá a potencia do motor.


tudo o que vem no carro consta na homologação de fabrica, a unica coisa que está na folha e não no carro é ALGUNS extras que podes não ter no carro. o cassis pode parecer igual a outro mas na realidade tem numeros de homologação diferentes.

há muita coisa que "passa" na ipo e está ilegal, a tolerancia de pneus é uma delas, passa na ipo mas em operação stop ou pericia é apreendido porque há divergencia da homolgação.

as leis tugas são irrisorias comparado com o resto do mundo, é só propaganda e formas de sacar dinheiro....
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: LB em 08 de Agosto, 2011, 12:22:48

Lê bem o 1º post e depois corrige a tua resposta...  :OMG:

Existem coisas sim que tens de proceder a alteração no IMTT, ou seja podes alterar um carro dentro da lei...
O incremento de potência não tens que ir ao IMTT ou coisa alguma, apenas numa fiscalização não podes ultrapassar o limite dos 20%.
os carros saem com X potência, nos 1º anos, com uma boa rodagem e manutenção a tendência é aumentar essa potência... com o desgaste do motor, o motor começa a perder potência.

BTW, existem marcas que te fazem alterações de electrónicas, para aumentar a potência...
Toyota, fez isso nos seus 1.4 DID... os 75cv aumentavam para 90cv.
Já vi em testes, carros com 80cv de origem chegam a atingir 87cv com boas rodagens e manutenções... sem alteração de componentes.

Sei de BMW que passaram, recentemente, de 320D para 330D e estão legais.
Foi a BMW que fez a alteração e tratou da papelada.
Existem alterações que não precisas de alterar no MTT, pois são de homologação automática, porque vêm homologados para o carro... mas, não são do carro originalmente...

Eu se for à Fiat comprar os injectores para o meu carro, os originais do meu são 0 445 110 068... eles vendem-me os 0 445 110 119 do Jtd 115.

não... está quase tudo errado... o que eu disse é que se tens o livro de homologação do teu carro, até esses ditos injectores estão lá definidos como o tipo de fios eléctricos!

a pressão do tubo vem nela indicada e inclusivé (actualmente o CO2) também vem até no DU; agora fazeres o que toda a gente faz, isso é verdade! toda a gente altera e ninguém liga nenhuma, mas se descobrem num desastre em que não tens culpa nenhuma que tens um turbo maior... passas a ter culpa e se entrar feridos ou morte... vais dentro..

isso dos 20% em Portugal é mentira; na Suissa é que tens essa autorização directamente sem homologação; nos outros paises é tudo via homologação; aliás em Inglaterra Minis com motores 1600 e de mota, são mato a andar na rua e tudo legalizado! cá?? nem te deixam usar os tubinhos azuis para o turbo, quanto mais..
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Artur Branco em 08 de Agosto, 2011, 12:29:21
toda a gente altera e ninguém liga nenhuma, mas se descobrem num desastre em que não tens culpa nenhuma que tens um turbo maior... passas a ter culpa e se entrar feridos ou morte... vais dentro..

Conheço dois casos assim! Um deles, o condutor está preso há pelo menos 2 anos... O outro não sei.
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 08 de Agosto, 2011, 16:16:17
Os injectores do meu carro foram posterioremente substituidos pelos 0 445 110 119...
Alguns trazem os 0 445 110 068 outros trazem os 0 445 110 119
Assim, como as Marea Jtd 110 acontece a mesma situação...
o Stilo Jtd 115 já só tem os 0 445 110 119, assim como os 2.4 Jtd 140 e 150
Vocês fazem das coisas como verdade absoluta...
Se for à Fiat pedir injectores, não me dão iguais aos originais que tenho, dão apenas a referência 0 445 110 119.

1.9 Jtd 100/110/115 e 2.4 Jtd 140/150 são todos motores CF3...
Injectores para estes motores, agora só entregam com ref: 0 445 110 119


Colectores podes alterar, desde que respeite certos parametros, a folha que o GT-Abarth colocou indica lá...

Existem peças como a Barra AA que não sai em nenhum Bravo de origem e podes colocar, apenas e se estiver homologada para o Bravo...
Suspenção podes alterar, desde que homologada para o carro... a Fiat vende kit de molas Eibach Pro Kit para o Bravo.
Filtro de ar pode colocar desde que não provoque ou altere o ruido... Filtro de caixa KN é o indicado.


Então aparaceu aqui o Sr Ricardo a dizer como surgiram as Bravos 130R, onde a potência está no limite permitido por lei!!!
Embora outros pormenores estejam ilegais... travões, backets, jantes e espaçadores

Quanto aos BMW's, não foi reprogramação, foi o motor 2000cm3 que saiu fora e colocaram o motor 3000cm3...
A Bmw trocou o motor e procedeu à legalização dos veiculos... estão legais.. consta no livrete a cilindrada do motor

Quanto aos pneumáticos, passam a 1ª vez com divergencia, na 2ª vez não passa...
E se tiveres a anotação de divergência de pneus na folha da inspecção podes crer que passam multa se fores mandado parar.

Quando homologuei jante 16" para o Bravo, quando fui à inspecção colocaram a anotação e eu perguntei o porquê.
Disseram que tinha divergência dos pneus de origem, mas que passava... estava dentro dos limites previstos por lei

E eu disse que estava no livrete, em anotações especias, onde constavam 5 medidas de pneus que podia usar...
Ele pediu-me desculpas, que não reparou, disse que sendo assim não tinha problemas...

O que é certo é que durante 2 anos, sempre que me mandavam parar, a 1ª coisa que faziam era ir ver os pneus.

Não preciso ter o carro alterado com acidentes para ir dentro, basta ser irresponsável na estrada...
Em caso de acidente, é certo que alterações é uma atenuante grave... paga apenas as coimas previstas perante a Lei.
O seguro pode deitar-se fora, assim como conduzir sobre efeito do alcool.
Se não houver € vais dentro... se não pagares multas também vais dentro...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Luke em 08 de Agosto, 2011, 16:21:18
pneumáticos passam sempre desde que a divergência seja menor que 5%
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: LB em 08 de Agosto, 2011, 18:38:12
dos pneus, desde que não esteja no livrete, passa na IPO e na policia levas multa!
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: LB em 08 de Agosto, 2011, 18:47:49
quanto às homologações é assim e "como verdade abosluta":

tudo o que tiver homologação de peça separada com carimbo CE para o teu carro, pordes pôr à vontade!

colectores 4 x 2 x 1 que tu mandes fazer, apesar de não fazer mais barulho não passa! tubo de escape inox que não tenha carimbo CE homologado para o teu carro, não passa! filtro KN só se estiver dentro da caixa de origem homologado!

bolachas: proibido! não há homologação! mas se a jante já trouxer a bolachas, já +e outra coisa;

jante que saia do lado do carro tem que ser coberta com aba senão chumba e leva multa

Barra AA só de marca com carimbo CE e homologada para o teu carro!

este tipo coisas que montas já traz homologação prévia para o teu carro, por isso não precisa de ser homologado;

mudança de motor feita pela fábrica, vai a nova homologação, mas para o fabricante isso é amendoim para macaco! tu sózinho não fazes com 3 cantigas!

turbo diferente só promovendo homologação etc. etc. etc e isto que digo pode até ser não verdade absoluta, mas garanto-te que sei muito mais de homologações automóveis do que aquilo que tu pensas..

na questão de aumentos de potência, passar de 105 para 130 cv basta eles dizerem que os 105 ou estão na roda ou estão no eixo da cambota, etc, etc, etc...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 09 de Agosto, 2011, 10:59:34
este topico já me dá vontade de rir....

a lei está muito bem feita para o lado deles e mal feita para o nosso.. diz simplesmente que NÃO podes alterar as characteristicas tecnicas de um veiculo. ou seja tudo o que não estiver na homologação do veiculo está ilegal. uma coisa é passar na ipo outra é estar legal..

Portugal é um dos paises que não cumpre a legislação europeia, em quase todos os paises da UE o que conta é a homologação da peça, em Portugal o que conta é a homologação do veiculo.. ou seja a peça pode ter homologação CE ou TUV que é ilegal, a unica exceção é se for homologada para o veiculo como no caso de kits de origem de fabrica...

só de salientar que os 130R não estão "legais", só ficaram por homologação da fiat. basta tentares fazer uma replica e logo vês o quanto ilegal estão :lol:
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 09 de Agosto, 2011, 15:20:35

retirado do 1º tópico...
Citar
Colector ou tubagem diferente do original sem problemas de ruído - Aprovação
Alteração das molas com rebaixamento do veiculo - Reprovação
Alteração da altura ao solo. Molas ou espaçadores - Reprovação
Alteração da distância entre vias - Reprovação

Alteração para HID (xenon).
Apenas é permitida se no carro em questão, caso este não possua, o modelo de origem for homologado.

Necessária a montagem correcta das lampadas, lava-forois e regulação automática de farois.
Obviamente que o kit de xenon, tem que ser um kit previamente homologado.

Alteração de comercial para 5 lugares...
Se tiver o papel de conformidade aprovado pela marca, não sou obrigado a ir a inspecção B.
Medir gases ou ver instalação de bancos e cintos... só tenho que apresentar os papeis necesários e pagar imposto.
Se não tiver o palel de conformidade, tenho que ir a inspecção B, verificar a alteração, medir CO2, apresentar a papelada  e pagar imposto.

Não falam dos injectores?? :maufeitio:
Os 068 foram substituidos pelos 119 nos motores CF3.
É quase como a questão das cabeças dos 1ºs motores 2000 TDI 140, aos 100 mil km racham...
O grupo VW não vende a cabeça do motor original, vende a cabeça do motor melhorada e reforçada.

Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 09 de Agosto, 2011, 15:49:41
retirado do 1º tópico...
Alteração para HID (xenon).
Apenas é permitida se no carro em questão, caso este não possua, o modelo de origem for homologado.

Necessária a montagem correcta das lampadas, lava-forois e regulação automática de farois.
Obviamente que o kit de xenon, tem que ser um kit previamente homologado.

Alteração de comercial para 5 lugares...
Se tiver o papel de conformidade aprovado pela marca, não sou obrigado a ir a inspecção B.
Medir gases ou ver instalação de bancos e cintos... só tenho que apresentar os papeis necesários e pagar imposto.
Se não tiver o palel de conformidade, tenho que ir a inspecção B, verificar a alteração, medir CO2, apresentar a papelada  e pagar imposto.

Não falam dos injectores?? :maufeitio:
Os 068 foram substituidos pelos 119 nos motores CF3.
É quase como a questão das cabeças dos 1ºs motores 2000 TDI 140, aos 100 mil km racham...
O grupo VW não vende a cabeça do motor original, vende a cabeça do motor melhorada e reforçada.



alteração para HID só é permitida em farois homologados, kits são ilegais. o farol tem de ter nivelação automatica e o veiculo tem de ter lava-farois.

alteração de comercial para 5 lugares só pode ser feito em veiculos que tenham homologação para 5 lugares.. são TODOS obrigados a ir a inspeção B, o documento unico só é alterado depois de entregares os papeis todos incluindo a aprovação em IPO B. desde 2007 que já não compensa financeiramente fazer a alteração com as leis actuais de calculo do imposto a pagar.


as marcas podem fazer alterações nas homologações que têm, ou por alteração ou novas normas a cumprir etc (caso dos injectores) muitas vezes é feito para prolongar a vida util de certos veiculos ou motores (caso dos tdi que já cá andam desde 90)..

gostava de saber onde tiraste a ideia da vw vender a cabeça melhorada e reforçada, lá por o numero da peça mudar não significa nada.. há centos de peças na vw com numeros diferentes que são exctamente a mesma peça e com preços a variar consoante o destino.
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: MomoX1 em 11 de Agosto, 2011, 09:08:38

 

Entendes Kit como o quê?

Só e apenas como Kit de xenon do chinês?

Se fores a uma loja de peças e pedires um kit de embreagem trazes o quê?

Também existem kit de xenon homologados, ou seja, os originais

Em caso de acidente e danificares o xenon tens que comprar um kit xenon..

Alteração para comercial, não andasse eu a investigar o que é necessário e a entrar em contacto com a TDS, a alfândega e IMTT...
A TDS passa um certificado com o CO2 do carro e uma aprovação de homologação para 5 lugares do carro em questão...
Com este documento não é necessária a inspecção B... informa-te melhor.

Errada a tua afirmação, ao afirmar que não compensa a alteração desde 2007...
Em Dezembro de 2008, a agência Maia, por 450€ tratava dos papeis e legalização pelo Fiat Bravo Jtd van...
Se fosse eu a tratar dos papeis, pagava alteração de livrete, apenas...
No que toca ao imposto a pagar, tinha que ser reembolsado, mas a resposta deles é que só recebem não pagam ..
A TDS naquele ano não levava custos pelo certificado de conformidade...

· Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) do ano da matriculação do veículo (poderá ser identificada na Alfândega no momento da transformação);
· Factura referente à alteração do veículo;
· Apresentar documento comprovativo da emissão de CO2 e das partículas (inspecção efectuada num Centro de Inspecções de controlo B caso não obtenha o documento certificado de conformidade);
· Certificado de conformidade (deverá contactar o representante oficial da marca em Portugal)
· DCV (declaração complementar de veículo) obter na Alfândega no momento da legalização ;
· Nova DAV (obter na Alfândega no momento da legalização) para liquidação e pagamento do ISV e do IVA;
· Livrete e registo de propriedade ou documento único;
· BI (Bilhete de Identidade);
· Nº de Contribuinte;


Neste momento a alteração, para o Bravo Jtd 100 (2001) fica em 1900€ com a papelada toda e imposto pago...
Fiat Stilo Jtd 115 Van (2003) paga 1150€ com a papelada toda e imposto pago...
Bancos e montagem, custos são à parte...


Queres ver que a VW resolveu o problema só em trocar o num da ref. da peça (cabeça do motor)...
incrível, pois a partir de 2005 os 2.0 TDI 140 deixaram de ter o problema
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 11 de Agosto, 2011, 10:11:01


Entendes Kit como o quê?

Só e apenas como Kit de xenon do chinês?

Se fores a uma loja de peças e pedires um kit de embreagem trazes o quê?

Também existem kit de xenon homologados, ou seja, os originais

Em caso de acidente e danificares o xenon tens que comprar um kit xenon..

Alteração para comercial, não andasse eu a investigar o que é necessário e a entrar em contacto com a TDS, a alfândega e IMTT...
A TDS passa um certificado com o CO2 do carro e uma aprovação de homologação para 5 lugares do carro em questão...
Com este documento não é necessária a inspecção B... informa-te melhor.

Errada a tua afirmação, ao afirmar que não compensa a alteração desde 2007...
Em Dezembro de 2008, a agência Maia, por 450€ tratava dos papeis e legalização pelo Fiat Bravo Jtd van...
Se fosse eu a tratar dos papeis, pagava alteração de livrete, apenas...
No que toca ao imposto a pagar, tinha que ser reembolsado, mas a resposta deles é que só recebem não pagam ..
A TDS naquele ano não levava custos pelo certificado de conformidade...

· Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) do ano da matriculação do veículo (poderá ser identificada na Alfândega no momento da transformação);
· Factura referente à alteração do veículo;
· Apresentar documento comprovativo da emissão de CO2 e das partículas (inspecção efectuada num Centro de Inspecções de controlo B caso não obtenha o documento certificado de conformidade);
· Certificado de conformidade (deverá contactar o representante oficial da marca em Portugal)
· DCV (declaração complementar de veículo) obter na Alfândega no momento da legalização ;
· Nova DAV (obter na Alfândega no momento da legalização) para liquidação e pagamento do ISV e do IVA;
· Livrete e registo de propriedade ou documento único;
· BI (Bilhete de Identidade);
· Nº de Contribuinte;


Neste momento a alteração, para o Bravo Jtd 100 (2001) fica em 1900€ com a papelada toda e imposto pago...
Fiat Stilo Jtd 115 Van (2003) paga 1150€ com a papelada toda e imposto pago...
Bancos e montagem, custos são à parte...


Queres ver que a VW resolveu o problema só em trocar o num da ref. da peça (cabeça do motor)...
incrível, pois a partir de 2005 os 2.0 TDI 140 deixaram de ter o problema


xenon de origem é vendido como ballastro, lampada, farol ou o kit completo..


ao que parece enganei-me, a alteração da lei foi em 2009 e não 2007..
se achas que os valores que mencionas para a alteração de 2 para 5 lugares compensa és doido.. em 2003 alterei o meu golf 3 de 2 para 5 lugares e paguei quase 400euros pela papelada e imposto, de salientar que o carro era de 97 ou seja tinha 6 anos na altura... anterior a 2007 o ponto de alteração era aos 6anos onde em quase todos os carros o valor ficava abaixo dos 500euros, agora mesmo num carro com 10 anos não baixa dos 1000euros, considerando que tens carros que por essa altura pouco mais que isso valem deixa de compensar...

a ipo B é obrigatoria quando a mudança, EXCEPTO quando a alteração é feita pela Fiat que te assina os papeis e fornece o material... acho que a maioria do pessoal arranja os bancos e cintos muito mais baratos por fora e faz a alteração em casa, a ipo B mais material fica muito mais barato que o material e montagem na Fiat..

tambem andei a ver isso para o meu punto, o valor ha uns meses só de imposto ficava perto dos 3000euros, considerando que o carro actualmente vale pouco menos não compensa...

com a lei anterior a 2009 pagavas a diferença do imposto entre o 5 lugares e o dois lugares (ou seja o que faltava pagar) e o valor ia descendo uma percentagem, o valor minimo era atingido aos 10 anos com uma redução de 80%...

Citar
As transformações de veículos de mercadorias em passageiros são autorizadas apenas em veículos ligeiros.     Documentos   Consoante as situações, o pedido de autorização deve ser acompanhado dos seguintes documentos:     Com Plano Geral de Transformação: •Formulário Modelo 9 IMTT;
 •Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral (Documentos emitidos pela entidade que efectuou a transformação com base no plano geral);
 •Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido;
 •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
 •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
 Taxa: € 50,00     Sem Plano Geral de Transformação: •Formulário Modelo 9 IMTT;
 •Documento alfandegário  comprovativo da regularização do imposto devido;
 •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
 •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia);
 •Pedido de aprovação de plano individual de transformação;
 •Desenhos do veículo transformado à escala adequada (o desenho deve apresentar as alterações pretendidas através das vistas LATERAL, CIMA e RETAGUARDA, devidamente cotadas);
 •Memória descritiva sucinta;
 •Termo de responsabilidade pela transformação.
 Taxa: € 150,00     Com dispensa de apresentação de Plano de Transformação: •Formulário Modelo 9 IMTT;
 •Documento alfandegário comprovativo da regularização do imposto devido;
 •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade  ou Certificado de matrícula);
 •Documento de conformidade da transformação com modelo de veículo homologado, emitido pelo titular da homologação;
 •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
 Taxa: € 165,00     
Procedimentos   
1. Tendo por base um projecto de transformação aprovado, ou a conformidade do veículo após a transformação, com um modelo de veículo homologado, o interessado, após execução da transformação pretendida, deve regularizar a situação do veículo junto da Alfândega.   
2. Na posse de todos os documentos necessários, os interessados devem apresentar os pedidos de regularização da transformação junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT.   
3. Após verificação da conformidade de todos os elementos com a legislação em vigor, o IMTT procede à emissão de um novo Certificado de Matricula, que será remetido directamente para o proprietário do veículo.    
4. Para efeitos de regularização prévia do imposto devido os interessados podem consultar a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos e Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).
source http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Mercadoriaspassageiros/Paginas/TransformacaoMercadoriaSemPassageiros.aspx (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Mercadoriaspassageiros/Paginas/TransformacaoMercadoriaSemPassageiros.aspx)

ora segundo a lei actual já não há exceções e todos precisam de ipo B, descrito no ponto 3 nos procedimentos :t_up:


qualquer fabricante pode alterar peças consoante a evolução das necessidades.. no caso da VW o motor 2.0 tdi teve problemas que foram rectificados, não quer dizer que a cabeça que compras nova com outro numero seja diferente... alias a VW é uma das marcas que raramente corrige defeitos de fabrico a não ser que não durem a garantia.. não te lembras do defeito dos 1.9 idi, tanto o D como o TD têm o defeito de partir o muscatel da cambota e embrulhar o motor, toda a gente sabe isso mas não foi por isso que foi corrigido.. o 1.9tdi de de 150cv (PD) tambem tinha defeito e mais uma vez em vez de corrigir apareceu o 2.0tdi...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Luke em 11 de Agosto, 2011, 10:38:17
"escatel"
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Ev0luti0n_Turbinas em 23 de Agosto, 2011, 23:04:09
quanto às homologações é assim e "como verdade abosluta":

tudo o que tiver homologação de peça separada com carimbo CE para o teu carro, pordes pôr à vontade!

colectores 4 x 2 x 1 que tu mandes fazer, apesar de não fazer mais barulho não passa! tubo de escape inox que não tenha carimbo CE homologado para o teu carro, não passa! filtro KN só se estiver dentro da caixa de origem homologado!

bolachas: proibido! não há homologação! mas se a jante já trouxer a bolachas, já +e outra coisa;

jante que saia do lado do carro tem que ser coberta com aba senão chumba e leva multa

Barra AA só de marca com carimbo CE e homologada para o teu carro!

este tipo coisas que montas já traz homologação prévia para o teu carro, por isso não precisa de ser homologado;

mudança de motor feita pela fábrica, vai a nova homologação, mas para o fabricante isso é amendoim para macaco! tu sózinho não fazes com 3 cantigas!

turbo diferente só promovendo homologação etc. etc. etc e isto que digo pode até ser não verdade absoluta, mas garanto-te que sei muito mais de homologações automóveis do que aquilo que tu pensas..

na questão de aumentos de potência, passar de 105 para 130 cv basta eles dizerem que os 105 ou estão na roda ou estão no eixo da cambota, etc, etc, etc...

quem é que vai reparar em turbos diferentes? quem é que vai ligar a bolachas, a menos que façam com que a jante saia fora da carroçeria? colectores? sempre ouvi dizer onde vou á inspecção que não fáz diferença nenhuma.

A única coisa que acertaste foi nas jantes saírem fora da corroçeria.-..
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: smokeme em 23 de Agosto, 2011, 23:08:34
quem é que vai reparar em turbos diferentes? quem é que vai ligar a bolachas, a menos que façam com que a jante saia fora da carroçeria? colectores? sempre ouvi dizer onde vou á inspecção que não fáz diferença nenhuma.

A única coisa que acertaste foi nas jantes saírem fora da corroçeria.-..

então tem tu o azar de calhar numa operação stop manhosa, eu tambem pensava que não as faziam para estes lados...
Título: Re: Inspecções: Algumas considerações e Relatório
Enviado por: Ev0luti0n_Turbinas em 06 de Setembro, 2011, 03:14:38
epá, acho que ou as pessoas exageram, ou então isso é o terror aí para esses lados, com polícias com visão raio X e sedentos de sangue no que toca a l i x a r carros alterados  :pain10:

***edit***
ja não é a primeira nem a segunda vez que isto acontece. vê se deixas de usar esses termos!