Fiatistas
Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: rui aleixo em 25 de Agosto, 2010, 12:15:22
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A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.
Documentos
O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.
Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 46
Com alteração das características técnicas
Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Documento alfandegário (DVL) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 150
Com os melhores cumprimentos,
DSPA – Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP
Av. Forças Armadas, 40 – 1649-022 LISBOA
' +351 21 7949000 7 +351 21 7973777ü www.imtt.pt (http://www.imtt.pt)
Call Center: 808 50 20 20
P Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE! Before printing, think about your responsibility and commitment with the ENVIRONMENT!
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Esta informação foi requerida por mim Ao IMTT e é oficial ....sujiro aos moderadore e gestores do forum que a tornem num tópico fixo.
Espero que seja util ...sei que certamente será....porque gente gosta muito de inventar e assim está aqui tudo esplicado.
Avanti Fiat
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ja tinha feito esse trabalho quando tentei trocar o motor do Punto, está algures num topico do forum..
tal como tambem vais descobrir, ha uma peça muito importante que é impossivel de obter do grupo Fiat...
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo)
nem com eles a montar o motor te arranjam esse papel..
a outra forma de fazer é voltar a homologar o veiculo novamente €€€€€€ no topico acho que até la tinha preços de cada coisa, não sai nada barato.. até la tinha os emails tanto da Fiat (que recusou imediatamente) como da TDS (que me apontou para a LTA), a unica firma que se chegou a frente para TENTAR homologar o veiculo com o motor pretendido foi a LTA..
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Ok ...
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ja tinha feito esse trabalho quando tentei trocar o motor do Punto, está algures num topico do forum..
tal como tambem vais descobrir, ha uma peça muito importante que é impossivel de obter do grupo Fiat...
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo)
nem com eles a montar o motor te arranjam esse papel..
a outra forma de fazer é voltar a homologar o veiculo novamente €€€€€€ no topico acho que até la tinha preços de cada coisa, não sai nada barato.. até la tinha os emails tanto da Fiat (que recusou imediatamente) como da TDS (que me apontou para a LTA), a unica firma que se chegou a frente para TENTAR homologar o veiculo com o motor pretendido foi a LTA..
e ent? ja pensei em me informar perante a Lta...
conseguiste legalizar um motor que nao saiu nessa carrosaria?
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e ent? ja pensei em me informar perante a Lta...
conseguiste legalizar um motor que nao saiu nessa carrosaria?
Em Portugal não consegues! e na Fiat nem mesmo que tivesse saido (actualmente!)
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ja tinha feito esse trabalho quando tentei trocar o motor do Punto, está algures num topico do forum..
tal como tambem vais descobrir, ha uma peça muito importante que é impossivel de obter do grupo Fiat...
Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo)
nem com eles a montar o motor te arranjam esse papel..
a outra forma de fazer é voltar a homologar o veiculo novamente €€€€€€ no topico acho que até la tinha preços de cada coisa, não sai nada barato.. até la tinha os emails tanto da Fiat (que recusou imediatamente) como da TDS (que me apontou para a LTA), a unica firma que se chegou a frente para TENTAR homologar o veiculo com o motor pretendido foi a LTA..
HÁ EXCEPÇÕES !
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oui
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HÁ EXCEPÇÕES !
dá ai uns exemplos, tirando para homologação de veiculos importados...
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dá ai uns exemplos, tirando para homologação de veiculos importados...
não dou!
vou-te enviar PM
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não dou!
vou-te enviar PM
isso é um caso a parte :deal:
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HÁ EXCEPÇÕES !
da-me ai umas ajuda eu ando a tentar legalizar um motor 1.9 multijet no meu (punto 176) que tinha o motor 1.7 td de fabrica mas no imtt pedem-me a tal declaraçao da marca e eles nao ma dao e ja nao sei como tentar legalizar o carro.
se me poderes ajudar agradeço-te
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isso sei eu que não dão...
tenta na LTA e vê o que te dizem
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isso sei eu que não dão...
tenta na LTA e vê o que te dizem
na LTA dizem-me que so fazem testes
ainda hoje falei com um engenheiro e ele disse-me que era muito dificil legalizar o carro (motor) o que é pena eu nao quero ter que por o carro com o motor de origem.
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da-me ai umas ajuda eu ando a tentar legalizar um motor 1.9 multijet no meu (punto 176) que tinha o motor 1.7 td de fabrica mas no imtt pedem-me a tal declaraçao da marca e eles nao ma dao e ja nao sei como tentar legalizar o carro.
se me poderes ajudar agradeço-te
primeiro que tudo esse chassis (punto mk1) nunca sequer teve um motor com essa cilindrada, alias o Mjet nem existia nessa altura..
como ja foi dito varias vezes incluindo praticamente este topico completo, a Fiat NÃO fornece esse documento... e como disse em cima para esse punto o documento não existe porque esse motor não existia.. o documento da marca apenas indica em detalhe as caracteristicas do veiculo quando homologado, incluindo os motores homologados nessa carroçaria..
no meu caso tentei legalizar de 1910cc 60cv (1.9DS) para 1910cc 80cv (1.9JTD) e não dava, dar até dava mas seria dispendioso.
segundo a Fiat para legalizar era alterar, legalizar em espanha e depois importar e voltar a legalizar cá. cerca de 20mil euros...
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não percebo pq que em espanha legalizam e ca não... seremos enteados?
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não percebo pq que em espanha legalizam e ca não... seremos enteados?
em espanha não precisas do papel da fiat para trocar de motor..
alias, contas pelos dedos os paises do mundo que requerem o documento do fabricante para trocares de motor...
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.....
segundo a Fiat para legalizar era alterar, legalizar em espanha e depois importar e voltar a legalizar cá. cerca de 20mil euros...
Este pais é mesmo uma anedota... e das grandes...
Quem te disse para legalizar em espanha, etc, etc, mais valia estar calado... :boxing_smiley:
Não será melhor alterar e arriscar em andar assim..
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e se te apanham ou tens o azar de bater e fazerem-te a peritagem ao carro não sabes onde te metes!
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Este pais é mesmo uma anedota... e das grandes...
Quem te disse para legalizar em espanha, etc, etc, mais valia estar calado... :boxing_smiley:
Não será melhor alterar e arriscar em andar assim..
eu falei a parte de legalizar em espanha como a forma mais barata de legalizar outro motor num carro.
a lei permite legalizar outro motor sem o papel da marca mas os valores faz legalizar em espanha parecer uns trocos :lol:
é de salientar que actualmente já não ha marca NENHUMA que te forneça o papel para alterares o motor do carro em portugal, a razão é simples, no momento que te dão esse papel são responsaveis em como o motor é seguro naquele chassis.
a VW em tempos ainda forneceu uns papeis desses, eu fui um dos felizardos que conseguiu :P
quanto ao andar ilegal é simples, se não tens nem vais ter nada em teu nome ou pertences a certas etnias podes fazer isso sem problemas, tal como andar sem carta/seguro/ipo.... caso contrario vais ter a vida negra, no minimo em caso de ser apanhado em operação stop o carro é apreendido ou abatido, se bateres o seguro lava as mãos e pagas tudo do bolso e possivelmente ainda vais enjaulado.. bem tem uma vantagem, enjaulado comes e dormes sem despesa, nem pagas impostos :lol:
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teoricamente e de forma legal, dever-se-ia poder ir a Espanha, fazer a homologação da transformação num laboratório deles e com essa mesma homologação, legalizar cá !
isto sem alterar de matrícula por se tratar de uma homologação "CE"
os Ingleses quando querem vender aos europeus os carros deles, juntam uma ficha de homologação europeia..
a alternativa é ir lá a Espanha, pedir a homologação e fazer a alteração cá!! O problema é falar com o IMTT e pedir a um dos "cabeçudos" de lá que aceitem e teoricamente outra vez seria possivel efectuar isto..
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Eu tinha a noção que sendo apanhado com um motor diferente podia ficar sem o carro, mas nunca imaginei que pudesse ser preso. num país onde se rouba de fato e gravata e não lhes acontece nada ir para a cadeia por ter um motor diferente no carro parece-me uma anedota...
Mas de qq das maneiras eu estou para aqui cheio de paleio mas não tenciono trocar o motor do meu..
Mas se infelizmente o tivesse que alterar (digo infelizmente pq só o trocava se ele entregasse a sua alma ao criador ;) ) preferia gastar os 20mil euros num carro novo...
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Eu tinha a noção que sendo apanhado com um motor diferente podia ficar sem o carro, mas nunca imaginei que pudesse ser preso. num país onde se rouba de fato e gravata e não lhes acontece nada ir para a cadeia por ter um motor diferente no carro parece-me uma anedota...
Mas de qq das maneiras eu estou para aqui cheio de paleio mas não tenciono trocar o motor do meu..
Mas se infelizmente o tivesse que alterar (digo infelizmente pq só o trocava se ele entregasse a sua alma ao criador ;) ) preferia gastar os 20mil euros num carro novo...
carro com motor ilegal é equivalente a carro sem documentos, os documentos ficam ilegais, ipo e seguro sem efeito.. no caso da cilindrada se alterar até o selo deixa de ser valido..
perante a lei conduzir um veiculo ilegal ou sem habilitação é punivel com prisão até 1ano ou com pena de multa até 120dias, tratando-se de motociclo ou automovel a pena é de prisão até 2anos ou multa até 240dias..
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Vamos lá ver uma coisa , eu sei de um carro Fiat que tinha um motor de 600CC e foi trocado por um Motor electrico de 72V 200A e foi legalizado pela TDS/LTA , agora que custa euros custa.
Um grande promenor é que normalmente a malta quer mais potencia e isso é que torna a coisa dificil, se por acaso atrofiarem o motor e tirarem alguns cavalos, levam um teste escrito e comprove que é daquele carro com aquele motor Nº... e assim já deve ser mais facil, mas isso sou eu a opinar.
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Alterações ao nível de árvore de cames e cilindrada (faceamento de pistons e etc) seria mais difícil de detectar sem desmontarem o motor não?
Talvez a única pista fosse mesmo o aumento do co2?
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Alterações ao nível de árvore de cames e cilindrada (faceamento de pistons e etc) seria mais difícil de detectar sem desmontarem o motor não?
Talvez a única pista fosse mesmo o aumento do co2?
Este tópico fala de trocas de motor (swap).
Se mantiveres o mesmo motor e apenas fizeres alterações "internas" as implicações legais são muito mais simples de evitar ou contornar.
:t_up: