Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Pandalorian em 23 de Novembro, 2022, 19:57:21
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Boa tarde!
Recentemente registei-me para conseguir obter uma opinião da vossa parte.
Recentemente aquiri um:
FIAT PANDA 1.2 Lounge 70cv Gasolina
Ano 2016
KM 125,000
O carro encontra-se dentro da garantia, no entanto, como sou um condutor inexperiente, até hoje só conduzi meia duzia de vezes num Peugeot 3008 e um Citroen C1, pode com certeza ser problema meu e falta de experiencia. Não queria ir á garantia fazer figura triste e o carro estar bom, e simplesmente eu é que sou nabiça.
Passo a relatar a situação:
Noto que o carro é MUITO nervoso, com isto digo-o porque as rotações escalam loucamente mal se dá um cheirinho no acelarador.
Na primeira mudança, so posso andar uns ligeiros metros e nao ultrapassar as 2000 rotações, se não começa aos gritos. Ora se eu paro numa subida ingreme, torna-se muito dificil mesmo acertando no ponto de embraiagem. Noto tambem que a mudança não tem força nestes casos.
Na segunda mudança, é quase o mesmo, neste caso as 2500 ou 3000 rotações, manda berros que pareçe que tou em redline.
Na terceira mudança, acalma um pouco, a mudança tem força e desenvolve normalmente.
Na quarta mudança, não tenho nada a apontar.
Na quinta mudança, se tenho o azar de querer ir aos 130 Km/h, começa a querer gritar as 4000 rotações.
Para terminar, sinto vibrações na embraiagem e no manipulo das mudanças, no ultimo as mudanças tambem custam a entrar.
Gostava de frisar que apanhei o geito do ponto de embraiagem, apesar de pegar mais acima e nota-se que é muito sensivél, ha ali uma linha muito fina e dificil de pegar.
Quando meto as mudanças certifico-me que pressiono bem o pedal para evitar dificultades.
Com isto, agradeço desde já a vossa atenção, qualquer duvida ou questão estou disponivel e vou respondendo.
Obrigado e cumprimentos!
Pandalorian
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Viva bem vindo, bom carro! Motor muito fiável! Mas lamento informar! Podes acionar a garantia! Com essas explicações posso afirmar categoricamente que essa embreagem está a precisar de ser trocada! Pois se ja veio assim já vinha gasta do dono anterior!
Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk
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Viva bem vindo, bom carro! Motor muito fiável! Mas lamento informar! Podes acionar a garantia! Com essas explicações posso afirmar categoricamente que essa embreagem está a precisar de ser trocada! Pois se ja veio assim já vinha gasta do dono anterior!
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Boa tarde Jorge e obrigado pela opinião.
Já contactei e vou verificar junto da oficina do stand para darem uma vista de olhos. A partida devem ir testar o carro, não sei exatamente que testes vão realizar mas creio que posso estar descansado.
Tanto quanto li e percebi, as mudanças de qualquer carro devem ser suaves e "rapidas" sem qualquer "bloqueio", seja com o motor frio ou quente. Caso contrario pode ter um problema, ou pode estar a iniciar um problem e deve ser verificado.
A realidade é que o tenho nem a dois meses e já me sinto inseguro e desapontado, já perdi bastante a confiança nele.
Vamos ver no que isto dá.
Cumprimentos!
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Isso é o mal de quando se compra carros usados! Já tive um Opel que com 100mil estava a fazer isso igual na embraiagem, enquanto que por exemplo o meu Punto só lhe troquei a primeira vez embraiagem aos 190mil , depende de como andou...
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Boa tarde.
Ontem levei-o ao mecanico e conduzi o carro com o ele ao lado para replicar todos os problemas.
Consegui faze-lo com a minha condução normal em subidas e retas.
O senhor ouviu e sentiu o carro durante os trajetos e tomou atenção quando metia as mudanças tambem.
Informou-me que lhe pareceu tudo normal, e que o barulho que o carro faz é normal, pois é um 1200 e requer por vezes mais rotação para mexer.
Quanto a perda de força em algumas situações, disse-me para dar mais um pouco mais de acelarador para ele ter como compensar nas subidas por exemplo.
Basicamente disse-me para não ter medo do ruido das rotações e para lhe dar mais gas quando é preciso.
Disse tambem que se as mudanças não entrassem, ou quando engrenado as rotações subissem e o carro mal anda-se, que ai ja tinhamos um problema.
Perguntou-me se eu deixava o pe em cima da embraiagem quando nao a usava ou se punha o pe ao lado, e eu disse-lhe que deixava o pe de lado no apoio. Ele diz que é melhor assim porque ter o pe em cima desgasta a embraiagem.
Bom, não sei o que diga, mas o mecanico pareceu-me bastante convicente.
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Boa tarde.
Ontem levei-o ao mecanico e conduzi o carro com o ele ao lado para replicar todos os problemas.
Consegui faze-lo com a minha condução normal em subidas e retas.
O senhor ouviu e sentiu o carro durante os trajetos e tomou atenção quando metia as mudanças tambem.
Informou-me que lhe pareceu tudo normal, e que o barulho que o carro faz é normal, pois é um 1200 e requer por vezes mais rotação para mexer.
Quanto a perda de força em algumas situações, disse-me para dar mais um pouco mais de acelarador para ele ter como compensar nas subidas por exemplo.
Basicamente disse-me para não ter medo do ruido das rotações e para lhe dar mais gas quando é preciso.
Disse tambem que se as mudanças não entrassem, ou quando engrenado as rotações subissem e o carro mal anda-se, que ai ja tinhamos um problema.
Perguntou-me se eu deixava o pe em cima da embraiagem quando nao a usava ou se punha o pe ao lado, e eu disse-lhe que deixava o pe de lado no apoio. Ele diz que é melhor assim porque ter o pe em cima desgasta a embraiagem.
Bom, não sei o que diga, mas o mecanico pareceu-me bastante convicente.
É o teu mecânico ou o do stand?
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É o teu mecânico ou o do stand?
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É do stand, nao tenho nenhum mecanico infelizmente.
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Do que li ate agora, e nao me vou estcar muito em comentarios ate porque o carro mais recente que conduzo é de 2007, mas isso nao me parece nada normal num carro recente. Tendo em conta que carros recentes ja fazem quase tudo na vez do condutor ainda me custa mais a acreditar. Mas quem sou eu para afirmar o que quer que seja se nem sequer conheço o carro qt mais o mecanico... :dry: :wacko:
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Mecânico de stand...confere, não é a opinião mais imparcial para o teu problema
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Boa tarde a todos!
Hoje fui a um mecanico independente, um dos mais bem falados da minha cidade. Ele foi conduzir o carro comigo ao lado, puxou pelo carro, testou-o bastante com uma condução agressiva, e depois testou-o com mais calma, e disse-me que o carro está muito bom e não notou nada de errado.
Bom acho que fico mais descançado desta forma, pareçe que no final eu é que não estou habituado ao carro.
Muito obrigado a todos pela participação!
Cumprimentos!
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Boa tarde a todos!
Hoje fui a um mecanico independente, um dos mais bem falados da minha cidade. Ele foi conduzir o carro comigo ao lado, puxou pelo carro, testou-o bastante com uma condução agressiva, e depois testou-o com mais calma, e disse-me que o carro está muito bom e não notou nada de errado.
Bom acho que fico mais descançado desta forma, pareçe que no final eu é que não estou habituado ao carro.
Muito obrigado a todos pela participação!
Cumprimentos!
Existe sempre essa possibilidade, mas é sempre aquela mais descartada. :sombrero: :t_up: