Olá amigos
Deixo aqui umas fotos de como montar xenon num fiat Bravo.
Não é nada do outro mundo, basta alguma paciência.
Começando então...
O kit de xenon é composto por dois balastros e duas lâmpadas de xenon...
O Balastro...
Como podem ver tem duas fichas, as quais vão encaixar nos respectivos encaixes que vem da lâmpada... o balastro por sua vez tem no "bloco" uma entrada para ligar uma outra ficha que também vem da lâmpada...
Depois basta fixar o balastro com um parafuso como o da foto... os parafusos vem incluídos no kit...
E eis um dos possíveis locais para a fixação do balastro...
A lâmpada tem dois fios (vermelho e preto) que na sua terminação tem as tais fichas que vão encaixar nas que vimos em cima no balastro...
O kit trás um outro cabo... esse cabo tem dois terminais femea que vão encaixar nas fichas do farol, que estavam ligadas na antiga lâmpada de halogêneo...
Depois de ligar essas fichas, isolamos tudo muito bem e o resultado é este da foto...
Como eu dizia... o cabo verde e o preto que estão dentro do farol (são o positivo e o negativo respectivamente) foram ligados ao tal cabo que vem no kit...
Na tampa fazemos um abertura para que os cabos passagem e de forma a que a borracha/vedante que o kit trás, consiga vedar na perfeição...
Cá estão as tais fichas que vem da lâmpada de xenon... como vem são todas diferentes logo não há hipótese de nos enganarmos e trocarmos os cabos...
Aqui o farol já pronto para ser montado...
A alteração que muitos de nós já ouvimos falar em relação aos mínimos, quando se troca os faróis do Bravo pelos da Marea...
A diferença reside no facto de, nos faróis do Bravo o casquilho da lâmpada de mínimo está junto à luz de médios... na Marea esse casquilho está na parte de fora do farol e possui uma ficha própria para esse efeito...
Nos nossos carros temos então que fazer uma ligação para que a lâmpada de mínimo acenda...
O Bravo tem um cabo com quatro terminais que leva corrente ao farol... nesse cabo vamos fazer umas ligações...
Vamos então ligar o fio positivo que vem da ficha da lâmpada de mínimo, ao cabo amarelo/preto e o negativo que vem da ficha da lâmpada, ao cabo preto da ficha do carro.
Depois de soldar e isolar tudo muito bem chega a altura de ligar todas as fichas (tanto as do carro... a do pisca, do mínimo, a ficha dos 4 cabos, etc... como as do kit de xenon...)
E encaixar o farol no sitio...
Aqui podemos ver umas imagens do farol já montado e o resultado das várias fichas já colocadas...
Agora falta apenas mostrar o resultado de tanto trabalho...
Mínimo de led...
Médios xenon...
Máximos xenon...
O efeito na parede... e atenção que as fotos são tiradas de dia...
Médios...
Máximos...
E assim chegamos ao fim deste DIY que espero seja útil para quem se decida a montar um kit de xenon no seu carro.
Cumps
Pmak