Autor Tópico: Fiat Cinquecento Sport  (Lida 5663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Cinquecento Sport
« em: 22 de Julho, 2015, 17:30:55 »
Boa tarde Amigos,
Como descrevi na minha apresentação acabo de comprar um Cinquecento de 1996, o carro está irrepressível penso não ser fácil encontrar um veiculo com esta idade neste estado de conservação. (quando fotografar posto fotos)
Partilho as primeiras impressões do teste Drive que fiz:
O motor não me pareceu nada de surpreendente, admito que seja porque à muitos anos que não conduzo um carro de cinquenta e poucos cavalos, por outro lado pareceu-me pior insonorizado que o ultimo uno que tive (60 SX em 1992) no entanto não apresenta ruídos parasitas interiores nem de suspensão, detectei um chiar nas pastilhas e travão de mão com uma certa "manha" para destravar, o motor pareceu-me demorar mais do que razoável em atingir a temperatura de trabalho (que suponho deva ser entre os 80º e 90º), comandos do alarme meta originais defeituosos e uma pressão gasosa quando tirei o tampão para meter gasolina.
Rectificações em marcha:
Substituição de grande parte do sistema de travagem, como este material é muito barato comprei, discos pastilhas tubos flexiveis, cabos travão mão, tambores, bombites e alavanca de travão de mão. (estão já na mala do carro para substituir na próxima semana) 180€
Fui ao stand Asla e recondicionei os dois comandos, pilhas novas e caixas novas (10€)
a bola da alavanca estava estufada em pele, comprei agora mesmo no ebay uma original nova (cara 50€)
O antigo dono afirmou ter trocado a distribuição, não sabe se a bomba de agua! filtros e oleos a 1000km, por manutenção preventiva gostava de mudar o termostato, a sonda de lambada e desejavelmente a bomba de agua se não foi mudada, neste caso tenho mais duvidas uma vez que nem tenho manual nem sei se é necessária alguma ferramenta especial para "calar" a distribuição, agradeço se alguem me pode ajudar com este aspecto técnico.
Agradecia que me ajudem a perceber se há algum sensor, tubo ou afim que de forma preventiva deva ser trocado, e já agora um comentario à pressão no deposito.
este carro é para ser oferecido a minha filha por isso o quero por no melhor estado que for possível, no pequeno teste que fiz a guiar não detectei nenhuma folga especial na transmissão, no entanto quando a minha mulher o conduziu senti já alguma pancada ainda que suave isto penso dever-se ao facto de ela não desembraiar com o mesmo respeito pela mecânica que eu tenho.
Na proximo domingo vou colocar o carro em cavaletes e começar a manutenção, primeiro será a troca do sistema de travagem e só depois avanço para motor, agradeço toda a contribuição dos membros mais experientes para esta tarefa, o manual de oficina seria um brinde, na medida que for desmontando vou tentar colocar umas fotos e desde já agradeço toda a colaboração que me puder ser dada.

Com amizade

JM
JCM

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #1 em: 22 de Julho, 2015, 21:12:57 »
Pareces ter boas intenções para o 500  :)

Gosto desse carro e estando em bom estado, é bastante despachado.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #2 em: 23 de Agosto, 2015, 22:40:59 »
Boa noite a todos,
Continuo a gastar dinheiro no pequeno fiat, (não sei se porque tenho mais que juízo ou porque estou a gostar do carro)
O que já fiz: toca de discos, pastilhas, de cubos, bombices, cintasdo cabo de travao de mão troca alavanca travao (usada), uma hemocinetica, amortecedores da frente, velas, cabos de vela, termostato, duas panelas, (só tinha montada uma e não era do 1108) sonda lambada, na estética carpete fundo, jantes pintadas e polimento.
Primeiro contacto direcção demasiado pesada, não se se é defeito ou feitio, tive vários unos quando era novo e nenhum tinha uma direção tão pesada penso eu! Só o TD.
MOTOR, o carro não me parece extraordinário, chega relativamente fácil aos 100kmh mas dai para cima não é fácil, tem um ralanti pouco quadrado com alguns explirros pelo escape, comprei um medidor de compressão para tentar despistar uma válvula a vedar mal!
Comprei mais uma lista de material que me chega amanhã, a saber: caixa da direcção, braços da suspensão, casquilhos da barra estabilizadora, ponteiras direcção, e hemocinetica uma vez que da primeira intervenção só tinha trocado uma, o carro principalmente a desembraiar mais bruto em primeira dá uma pequena pancada que me parece ter diminuído com a troca da primeira hemocinetica, por isso arrisquei trocar a outra para ver como fica, se não desaparecer azar pode ser no diferencial é coisa pouca não me parece muito grave, tem ruídos parasitas na suspensão que não me apercebi na pequena volta que dei com ele quando comprei daí a troca destes últimos componentes, os amortecedores foram modificados no Antonio dos amortecedores no porto, falei com ele para me voltar a desmontar o apoio superior dos amortecedores para verificar os rolamentos uma vez que penso que em caso de estarem deteriorados podem contribuir para a direcção pesada. Por último o Motor, não sei que lhe faça para já em relação àquele ralanti ligeiramente incerto e muito menos em relação ao desempenho, fiquei a saber que o antigo dono trocou a culaça por a de um uno, porque a original estalou e que o mecanico lhe disse que a de origem estava muito rebaixada por isso com a nova o carro passou andar menos, não sei se as cabeças são iguais! Espero para ver se algum amigo aqui me pode ajudar.
Por último, se não melhorar a direcção com esta intervenção pondero montar a coluna eléctrica do seiscento, estou a negociar preços que para já me pedem cerca de 250€ pela coluna e pela centralina, além disso não consigo encontrar esquema eléctrico da ligação da centralina e nem sei se tenho que inventar algum emulador se ela for progressiva que tb não consegui até a data saber, também agradeço toda a ajuda possível.
Abraço
JCM

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #3 em: 23 de Agosto, 2015, 22:45:16 »
São as únicas fotos que tenho, da passada semana dia que foi dado de presente a minha filha :)
JCM

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #4 em: 24 de Agosto, 2015, 12:48:32 »
Sim senhor! Isso é que foi trabalho! O carro tem muito bom aspecto  :t_up:
Quanto ao motor, em último caso, podes sempre trocar por um 1.2 8v de 60cv. Entra ai directamente, penso que não seja preciso trocar nada. Mas isto claro, em último caso.


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #5 em: 24 de Agosto, 2015, 13:06:56 »
Estou a gostar, principalmente da paixão demonstrada e sentida em cada palavra escrita, vamos lá! :charge:

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #6 em: 24 de Agosto, 2015, 16:28:05 »
Muito bom  :palmas:
Prazer em ler e ver a dedicação..
O carro deve estar imaculado com essa substituição de todos os componentes de desgaste.

pergunta que se impõe a sua filha gostou do carro?

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #7 em: 24 de Agosto, 2015, 22:30:13 »
Obrigado amigos pelas vossas palavras, a minha filha ficou encantada com o carro só luta com uma dificuldade a direcção muito pesada, falei com o Luis que afirma que estes carros a direcção é leve, pois bem voltei a desmontar o bicho, desta vez para verificar os cabeçotes dos amortecedores uma vez que os amortecedores foram modificados no Antonio dos amortecedores, resultado os rolamentos dos cabeçotes estavam gripados agora vão ser trocados por uns novos, espero que trocados os cabeçotes e a caixa da direcção o volante fique mais leve. Se o motor se mostrar débil recomendam-me trocar por um 1.2 8 v do punto, pergunto? A troca é motor e caixa? O radiador tem que ser mudado? Esse motor é monoponto? A centralina tem que ser mudada? Estas são só umas duvidas e a troca só em desespero de causa.
Obrigado a todos.
abraço
JCM
JCM

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #8 em: 25 de Agosto, 2015, 09:40:23 »
há varias formas de adaptar..
Mas já pedi ao thunderfox para passar aqui a explicar que ele adaptou no seiscento dele  ;)

Mocetao

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #9 em: 25 de Agosto, 2015, 09:54:59 »
Muito obrigado, abraço
JCM

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #10 em: 25 de Agosto, 2015, 10:22:43 »
Para meteres isso a andar mais um pouco, nas versões SPI, a maneira mais fácil é meter bloco de um Punto 60 MK1 ou 75 (1.2) junto com a cabeça desse motor, ou então, meter um motor completo de Punto 60 MK1, e a cam P866 do Punto 75.

Isto dá-te cerca de 70-73 cavalos fiáveis. ;)

Aconselho arranjares alguém que te possa ajudar com esta obra, pois além desta modificação é necessário garantir que tudo fica bem afinado. No mínimo, o carro deve levar uma FPR ajustável para controlar a gasolina que entra no motor. Idealmente devia levar uma centralina nova, ou um chip na centralina original.

Se quiseres fazer a coisa mesmo bem feita e "by the book" tira a electrónica e motor completos de um Punto 75, e reutiliza a tua caixa de velocidades. Trocar a electrónica dá mais trabalho mas ficas com o carro com fiabilidade igual à de fábrica, e com injecção multiponto o carro vai gastar marginalmente menos, mas vai :)

Boa sorte com isso!

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #11 em: 25 de Agosto, 2015, 10:23:08 »
Já agora... Parabéns pelo estado imaculado do carro!

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #12 em: 25 de Agosto, 2015, 10:27:35 »
A meter metia o do Punto 75, que tem já 4 injectores, outras cames, borboleta, etc.
E corta ás 7500 em vez de 6500.
Mas tens que meter a centralina e a bomba de gasolina do 75 também. Basta a bomba.

No entanto o carro anda muito bem com o 1108 original.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #13 em: 25 de Agosto, 2015, 12:28:03 »
O 1.2 de 60cv do Punto mk1 não é plug and play?
Penso que a ideia aqui seria, se o motor original ( 1108 ) estivesse a precisar de arranjos, trocar-se por outro em melhor estado. Não acredito que a rapariga precise de muito mais potência  :sombrero:
Vai na volta e nem compensa fazê-lo se calhar...


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Cinquecento Sport
« Responder #14 em: 25 de Agosto, 2015, 13:37:37 »
vai na volta a rapariga tem pé pesado  :fiat: