Fiat e Itaipu testam carro eléctrico com energia de resíduos orgânicos
Um veículo eléctrico que aproveita a energia dos resíduos animal e vegetal, desenvolvido pela Itaipu Binacional, a Fiat e a suíça Kwo, é a sensação mais importante da Feira de Agro Negócios do sul do Brasil.
O protótipo, lançado em Setembro em Brasília e apresentado no "Show Rural Coopavel", da cidade de Cascavel, no Paraná, é considerado uma resposta às necessidades de energia dos produtores agrícolas.
"Isto é só o começo", afirmou o director-geral brasileiro da empresa energética Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek.
As baterias do veículo foram carregadas com energia proveniente de bio digestores, instalações onde os resíduos orgânicos são descompostos e aproveitados para produzir gás metano, um bio gás que serve para gerar electricidade em pequenas usinas térmicas.
Segundo a Itaipu (firma brasileiro-paraguaia), uma das metas é criar um veículo eléctrico rural para transporte de carga, movido com a energia gerada pelo próprio negócio agrícola.
"Temos os meios tecnológicos e o respaldo jurídico que necessitamos, basta nos organizarmos melhor como sociedade", disse Samek na feira.
Segundo os promotores dos veículos, o carro pode ser considerado "100%
ecológico", pela ausência de poluentes, por quase não produzir barulho e poder ser abastecido em casa com despesas mínimas.
"O motor mais eficiente do mundo é o eléctrico", com 95% de aproveitamento, argumentou Samek.
No motor convencional a combustão interna tem uma eficiência de apenas 25%, pois precisa gastar muita energia para fazer um veículo rodar, acrescentou.
O protótipo brasileiro, em um modelo Fiat Palio, pode alcançar 110 km/h, com autonomia de 140 quilómetros, mas precisa de oito horas de recarga.
O consórcio desenvolve agora com a Fiat um veículo utilitário, depois virá um autocarro, camiões e tractores, prometeu Samek.
"É um processo em desenvolvimento, mas em alguns anos, com a evolução da tecnologia, poderemos apresentar modelos cada vez mais vantajosos e modernos", explicou.
Também participam da iniciativa instituições e universidades de Estados Unidos, Europa e Brasil.
A meta oficial é oferecer em cinco anos um automóvel eléctrico com 450 quilómetros de autonomia, velocidade de até 150 km/h e carga das baterias em apenas 20 minutos.
Samek afirmou que leis federais favorecem, desde 2004, o aproveitamento de fontes renováveis e de resíduos orgânicos que hoje são desperdiçados no campo.
No Paraná, somente os matadouros de aves gastam 125 milhões de dólares ao ano em electricidade.
Com o programa de geração a partir do bio gás e do saneamento ambiental, estes grandes consumidores podem passar a ser geradores de electricidade, reduzindo seus custos anuais e até vendendo excedentes.
Do "Show Rural Coopavel" participam 300 expositores e centros de pesquisa do sector provenientes de todo o Brasil.