Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486794 vezes)

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Mickey

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« Responder #855 em: 24 de Março, 2015, 19:47:38 »
O símbolo velho vai partir quase de certeza ao ser retirado.

Com a mala aberta consegues ver os pinos de plástico que prendem o símbolo, tenta com uma chave de fendas pequena empurrar o pino e depois na parte de fora usas uma espátula protegida como disse o er.loves fiat, vai dar luta mas com calma consegues remover

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Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #856 em: 24 de Março, 2015, 21:02:06 »
Esperimenta usar um secador de cabelos para amolecer a cola do símbolo :)

Luke

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« Responder #857 em: 25 de Março, 2015, 08:29:40 »
Olha com atenção que Descobres
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #858 em: 25 de Março, 2015, 08:40:40 »
Um dos pinos já lá não está; está só o ferro, sem nada a prender. O outro vai dar luta. Mas deixo isso para depois da rela... Hoje deve chegar a junta da admissão.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #859 em: 26 de Março, 2015, 10:10:33 »
Chegou a junta do colector de admissão! Parece-me que tenho tudo a postos para iniciar os trabalhos de substituição da rela doente. Se as outras relas, da parte de trás do motor, tiverem acesso simples, troco-as já também.
Estou a ver se analiso tudo muito bem analisadinho antes de me pôr a desmontar peças. E tenho aqui 3 dúvidas, que agradeço se alguém puder ajudar.

1- Parece-me que não é necessário retirar o carburador do colector. Não estou enganado, pois não? Posso tirar tudo como se fosse uma peça só, certo?

2- A rela doente é a segunda, a contar do lado do volante do motor. Alguém sabe se preciso de desmontar o motor de arranque para lá chegar? Da minha espreitadela hoje de manhã fiquei com dúvidas...

3- Alguém me pode dizer se este procedimento está certo ou se falta alguma coisa (partindo do pressuposto que não é preciso tirar o motor de arranque)?
O que estou a pensar fazer é:

a) Desligar bateria e tirar caixa do filtro de ar;
b) Esvaziar o circuito de refrigeração;
d) Desligar, do carburador, o cabo do acelerador e o cabo do ar;
e) Desligar, do carburador, o tubo de combustível que vem da bomba de gasolina;
f) Retirar tubo de vácuo que sai do colector de admissão para o servofreio;
g) Desligar o tubo de água que vem do radiador da chauffage;
h) Desaparafusar e retirar o colector de admissão e carburador, ligados entre si. (São quantos parafusos? 8? Devo precisar de um espelho para conseguir ver os de baixo, não?)
i) Martelar a(s) rela(s); colocar a(s) nova(s); voltar a montar tudo com junta nova.

É isto? Falta-me alguma coisa?

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #860 em: 26 de Março, 2015, 12:29:36 »
em prencipio será isso, na hora de desmontar também verás, é simples.
cuidado é a martelar as relas, não vá para dentro
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Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #861 em: 26 de Março, 2015, 22:28:56 »
Chegou a junta do colector de admissão! Parece-me que tenho tudo a postos para iniciar os trabalhos de substituição da rela doente. Se as outras relas, da parte de trás do motor, tiverem acesso simples, troco-as já também.
Estou a ver se analiso tudo muito bem analisadinho antes de me pôr a desmontar peças. E tenho aqui 3 dúvidas, que agradeço se alguém puder ajudar.

1- Parece-me que não é necessário retirar o carburador do colector. Não estou enganado, pois não? Posso tirar tudo como se fosse uma peça só, certo?

2- A rela doente é a segunda, a contar do lado do volante do motor. Alguém sabe se preciso de desmontar o motor de arranque para lá chegar? Da minha espreitadela hoje de manhã fiquei com dúvidas...

3- Alguém me pode dizer se este procedimento está certo ou se falta alguma coisa (partindo do pressuposto que não é preciso tirar o motor de arranque)?
O que estou a pensar fazer é:

a) Desligar bateria e tirar caixa do filtro de ar;
b) Esvaziar o circuito de refrigeração;
d) Desligar, do carburador, o cabo do acelerador e o cabo do ar;
e) Desligar, do carburador, o tubo de combustível que vem da bomba de gasolina;
f) Retirar tubo de vácuo que sai do colector de admissão para o servofreio;
g) Desligar o tubo de água que vem do radiador da chauffage;
h) Desaparafusar e retirar o colector de admissão e carburador, ligados entre si. (São quantos parafusos? 8? Devo precisar de um espelho para conseguir ver os de baixo, não?)
i) Martelar a(s) rela(s); colocar a(s) nova(s); voltar a montar tudo com junta nova.

É isto? Falta-me alguma coisa?

Sim é por aí mas para trabalhares melhor retira o motor de arranque, são só 2 parafusos 13mm  :t_up:

No colector não tens parafusos mas sim porcas, ou melhor tens 6 porcas 13mm e um parafuso também 13mm que fica na ponta do colector do lado da transmissão. Quando removeres o colector, limpa bem ambas as partes (o colector e a cabeça do motor) passa uma lixa fina se for necessário, para que deste modo a nova junta acente na perfeição.

Bom trabalho!  ;)
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #862 em: 27 de Março, 2015, 15:58:59 »
Obrigado,  Mickey. Já tenho tudo a postos para a operação.


Hoje ainda vou dar uma volta de Uno. No meu caso, nunca se sabe quanto tempo vai o bicho estar parado por força de simples relas...

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #863 em: 27 de Março, 2015, 16:14:03 »
haja tempo e vontade, e ele dai a umas horas ta de volta
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Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #864 em: 27 de Março, 2015, 19:13:52 »
Não te esqueças do silicone preto.  :laugh:
Poe um fiozinho a volta das relas para entrar melhor e prevenir futuras fugas.
E também podes por um fiozinho na junta do termostato para ajudar a vedar.

 :happy:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #865 em: 27 de Março, 2015, 20:13:54 »
haja tempo e vontade, e ele dai a umas horas ta de volta

Isso era se eu fosse mais competente... No meu caso, nunca se sabe. Tanto pode ser rápido como serem várias semanas de Uno parado até as relas saltarem do bloco...

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #866 em: 27 de Março, 2015, 20:14:38 »
Não te esqueças do silicone preto.  :laugh:
Poe um fiozinho a volta das relas para entrar melhor e prevenir futuras fugas.
E também podes por um fiozinho na junta do termostato para ajudar a vedar.

 :happy:

Sim, comandante, obrigado! Ponho sempre nas relas. No termostato nunca pus... Valerá a pena?

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #867 em: 27 de Março, 2015, 21:40:52 »
um bocadinho de selicone nunca fez mal a ninguem  :P
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #868 em: 27 de Março, 2015, 22:43:59 »
Amanhã inicio os trabalhos. Hoje fui dar uma voltinha. Oh para ele a regressar à garagem:

Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #869 em: 28 de Março, 2015, 00:09:06 »
Sim, comandante, obrigado! Ponho sempre nas relas. No termostato nunca pus... Valerá a pena?

Geralmente custumo meter sempre em tudo o que tenha a ver com sistema de refrigeração... (Relas, junta bomba de agua, junta termostato... etc... )

Só que tem que ser só um fiozinho pouca coisa... e espalhas com o dedo para ficar uniforme na junta :)

Podes por um bocadinho dos dois lados da junta ;)

 :)