Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1230 em: 12 de Junho, 2015, 10:45:53 »
vamos la ver se consigo por as fotos agora :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1231 em: 12 de Junho, 2015, 10:48:20 »
vamos la ver se consigo por as fotos agora :D
Isso era uma ajuda merecedora de várias canecas! ;)

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1232 em: 12 de Junho, 2015, 11:27:11 »
Material de topo para o bicho  :t_up:

Dá gosto ver um Uno assim, bem estimado e tratado, hoje em dia é raro ver um Uno assim bem estimado, basta percorrer uns Km's pelas nossas estradas e facilmente vemos vários ainda em circulação pena é que 90% deles estão a cair de podres e com muitos maus tratos.

Ainda ontem estava a abastecer o BM e à minha frente estava um Uno 45 Evolution de 3 portas branco em que atrás tinha uma jante 13 e outra 15  :o quando arrancou levava atrás dele uma nuvem de fumo azul e um cheiro intenso a óleo queimado... É pena deixarem chegar os Unos a este ponto por ser um carro banal e sem valor comercial, mas no entanto é de louvar pois mesmo com o tratamento que levam e a falta de cuidado e neste caso concreto, possivelmente já nem segmentos tinha, estava a andar  :hail:  :D outro carro naquele estado provavelmente nem pegava à primeira como aquele pegou  :palmas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1233 em: 12 de Junho, 2015, 14:19:51 »
Isso era uma ajuda merecedora de várias canecas! ;)

feito! vai la ver
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1234 em: 12 de Junho, 2015, 14:27:00 »
Obrigadão, Luke! Vou seguir à risca!

Mickey: também acho impressionante. No último fim de semana, ia um Uno à minha frente no IP3, a dar-lhe brutalmente e tinha claramente a junta da cabeça queimada (atendendo à quantidade de fumo branco que largava). Pois aquele Uno fez pelo menos 50 kms a abrir sem que ninguém se preocupasse com o que estava a acontecer.
E aposto que ainda deve estar vivo. São máquinas de uma fiabilidade impressionante.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1235 em: 12 de Junho, 2015, 14:46:12 »
temos de pegar nos unos e ir dar uma voltinha...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1236 em: 13 de Junho, 2015, 02:22:25 »
Consegui! Amanhã conto tudo. Demorei 2 horas para a primeira roda e 20 minutos na segunda... ;) obrigado pela ajuda!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1237 em: 13 de Junho, 2015, 10:25:00 »
Ora bem, depois de acordado pelas minhas adoráveis crianças às 7:30 (o que deu umas maravilhosas 4:40 de sono) venho deixar o relato da operação discos e pastilhas. Infelizmente, na euforia do momento, tirei poucas fotos...
Bom, a primeira conclusão é que o procedimento é mesmo muito fácil. Não tem nada que saber. A única coisa que demora é, para quem nunca tinha visto uma pinça, perceber como tudo funciona. Isso ficou evidente pelo facto de eu ter demorado 2 horas na roda esquerda (enquanto tentava perceber como é que a coisa funcionava) e em 20 mins tratei de tudo na roda direita.
Por exemplo, para recolher o pistão, na primeira roda andei que tempos. Na segunda, quando já tinha técnica, foi 1 minuto...

Chega de conversa, vamos lá contar a minha noite de ontem. Oh para ele antes de começar a operação:


Material necessário preparado:
- Chave de 19mm para as rodas;
- Chave de 17mm para os suportes das pinças;
- Chave de 12mm para os parafusos dos discos;
- Chave de fendas comprida para servir de alavanca (serve quer para tirar os calços que amparam as pastilhas, quer para recolher o pistão);
- Lixa para os discos novos;
- Spray de limpeza de travões;
- Seringa para retirar óleo dos travões do reservatório;
- Alicate de pontas para retirar travamentos dos calços;
- Alicate de bico de papagaio, para ajudar a recolher o pistão;
- Atacador para depois pendurar a pinça (e não a deixar a fazer pressão no tubo flexível)
- Discos e pastilhas;
- Manual Haynes.


Primeiro, coloquei o carro em preguiças:


Depois, retirei algum óleo de travões do reservatório: como as pastilhas novas são mais grossas, ao comprimir os pistões o nível sobe. É preciso prevenir que transborde, sob pena de ficar com a pintura decapada...

Apesar de ter retirado bastante, achei melhor prevenir transbordos e coloquei um pano junto ao reservatório


Retirei a primeira roda.


A primeira surpresa desagradável foi reparar que o resguardo do amortecedor morreu. Mas o amortecedor está bom! Devo trocar amortecedores ou não faz mal estar assim?


De seguida, fui dedicar-me ao fio eléctrico do sensor de desgaste, que estava cortado. Infelizmente, não sei muito bem como resolver isto correctamente coloquei uma caixa de junção pequena. Acham que ficou muito achanatado? Qual é a forma correcta de ligar o fio?


Depois retirei os travamentos dos calços que prendem a pinça e fiz deslizar os calços para fora (primeiro que eu percebesse como é que isto funcionava foi um 31... No meio das tentativas lá descobri e... Nada de fotos).
Depois tirei a pinça com a técnica do Luke (primeiro por baixo e depois, inclinando, sai o encaixe de cima, sem esforço).
Pousei-a em cima do resguardo do disco mas, para não correr riscos, atei um atacador a segurar a pinça à mola. Assim, se caísse do suporte, não faria pressão no tubo flexível.

Depois fiz a primeira tentativa de recolher o pistão. Não consegui, apesar de tentar durante 15 mins. Retirei as pastilhas para continuar os trabalhos e comparei com as novas.



Voltei a tentar o pistão, desta vez com sucesso. A técnica que resultou foi colocar a pinça no sítio, sem pastilhas, e fazer alavanca com a chave de fendas apoiada no suporte da pinça. Depois pareceu-me tão fácil...

De seguida, tirei o suporte da pinça. São dois parafusos 17mm atrás do resguardo do disco.



De seguida, retirei os dois parafusos de 12mm de suporte dos discos. Um deles é espigão  (para ajudar a centrar a roda quando se coloca) mas ambos são de 12mm. Disco fora:




Depois passei lixa 500 no disco, seguindo o conselho do Luke, e limpei o disco com spray de travões. Também limpei a área onde assenta o disco.
Disco novo colocado:


Depois voltar a colocar o suporte das pinças (esta foto é da outra roda, mas percebe-se...):


Depois pastilhas encaixadas. A pastilha de dentro, nos Uno SX, tem o sensor de desgaste em baixo. É assim nos dois lados:



Igual do outro lado:


Depois é colocar calços no sítio, a prender pinças e pastilhas. Como o Luke explicou: o de baixo entra bem. O de cima precisa da chave de fendas a fazer alavanca e depois de umas pancadinhas para ir ao sítio. (Fotos, nem vê-las. Sorry!)

Por fim, coloca-se o clip que prende os calços e volta a montar-se a roda.
Antes de passar para a segunda roda, deve carregar-se no pedal de travão para o pistão descer o que puder e, assim, evitar que o óleo transborde no reservatório quando se for para a segunda roda.

A segunda roda foi rapidíssima. Tendo a técnica toda, não custou nada.

E pronto, agora preciso é de ir dar uma volta para acamar. Ontem à noite ainda dei uma voltinha, mas muito curta, só para ver se estava tudo bem.

Abraços!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1238 em: 13 de Junho, 2015, 12:33:58 »
Viste-te à rasca porque não comprimiste o pistão enquanto estava tudo no sítio.

Vês alguma correção a fazer ao DIY que tinha escrito?

Quanto aos amortecedores, compra guarda-pós novos e monta
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1239 em: 13 de Junho, 2015, 12:36:11 »
bom trabalho!

não pude deixar de reparar, no deposito do oleo travões, sou daqueles gajos muito coise, eu tirava-o fora, despejava-o o oleo e limpava-o todo, está negro de oleo velho degradado

quanto aos foles do amortecedores, se tiver disponiblidade, troca. e se os amortecedores estiverem bons!

porque isso protege-os
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1240 em: 13 de Junho, 2015, 13:22:18 »
De facto, er.loves.fiat. O óleo é novo e agora chateia-me deitá-lo fora. Mas se vir por aí uma promoção qualquer de Dot5.1, ainda o compro e volto a trocar tudo, com pretexto de limpar o reservatório. Não está apresentável... ;)

O resguardo do amortecedor compra-se à parte? Isso é bom de saber! E é coisa para eu montar em casa ou exige oficina?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1241 em: 13 de Junho, 2015, 13:26:08 »
Exige teres grampos para comprimir as molas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1242 em: 13 de Junho, 2015, 13:49:31 »
isso só requer um bocadinho, nem precisa de muito óleo...é só o que ta no deposito

isso convinha se calhar ser na oficina, tira-los fora etc, montar a mola novamente, aproveita ver o estado dos rolamentos dos topos e lubrifica etc

"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1243 em: 13 de Junho, 2015, 14:22:34 »
Viste-te à rasca porque não comprimiste o pistão enquanto estava tudo no sítio.

Vês alguma correção a fazer ao DIY que tinha escrito?

Luke, o teu DIY está óptimo. Sem ele, não me tinha atrevido a fazer isto. E soube-me mesmo bem tratar da minha máquina.
Só se quiseres pôr uma foto mais óbvia sobre a forma de comprimir o pistão... Foi mesmo a única dificuldade que tive!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1244 em: 13 de Junho, 2015, 14:26:07 »
isso convinha se calhar ser na oficina, tira-los fora etc, montar a mola novamente, aproveita ver o estado dos rolamentos dos topos e lubrifica etc

Mmm. Que chatice. Não gosto nada de não ser capaz de tratar dele. Mas pronto, se tem de ser, seja. Vou ver se compro o guarda-pó e agendo oficina...

As operações na lista são:
1- Tratar da ferrugem por baixo das borrachas;
2- Trocar torneira chauffage;
3- Trocar dobradiça superior da porta do condutor (cujo travão não funciona);
4- Inspeccionar calços dos travões de trás.