Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486741 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1785 em: 09 de Março, 2016, 19:22:37 »
É isso que ele fala sim, é o colector onde acentam as escovas, deve estar comido, na maioria das vezes basta passar um pouco de lixa para despolir, só em casos extremos é que é necessário mandar rectificar no torneiro. Neste caso específico acho que compensa mais comprar um alternador recondicionado.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1786 em: 10 de Março, 2016, 00:52:48 »
Ora bem, o homem ligou-me ao fim da tarde dizendo que já estava pronto. Lá fui eu ter com ele.
Disse-me que não tinha encontrado o regulador do para ele (estes alternadores eram de facto mais raros do que os MagnetiMarelli) mas que lhe tinha trocado as escovas e despolido o colector. 37€ de dolorosa.

Lá o trouxe para casa, para montar e testar.
Antes disso, dei uma limpeza; nada de profundo, pois não desmontei nada. Só passei com uma escova de arame. Não ficou perfeito, mas ficou menos nojento do que estava.

Antes:




Depois:


Lá desci depois à garagem para o montar. Primeiro coloquei o bicho no sítio, preso aos dois parafusos:


Depois a correia (colocar e tensionar):


Depois os fios eléctricos; e por fim ligar a bateria.

Testar...


Luz apaga!! Olé!

Mas nada como confirmar com um multímetro, ao ralenti ainda frio (talvez 700rpm)


Bingo! Estamos de volta!

Mickey: muito, muito obrigado por toda a ajuda. Não fossem os teus alertas, e teria deixado o electricista fazer um recondicionamento total do alternador. Afinal, umas escovas resolveram. E os rolamentos estão de facto ok!


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1787 em: 10 de Março, 2016, 14:20:47 »
Charaaaan!!!
Mais um passo a caminho da perfeiçao.  :palmas:

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1788 em: 11 de Março, 2016, 00:04:31 »
35€ foi bem reaproveitado, tendo em conta que eles começam logo com histórias que o induzido ou magnético tem que ir ao torneio, que precisa de rolamentos e de ser rebobinado loool. Caso tenhas problemas novamente, das duas uma ou leva reacondicionamento total ou opta por um novo.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1789 em: 24 de Março, 2016, 22:49:34 »
Só para dar notícias: continua a espalhar magia, e a ser usado quase todos os dias em cidade.


O Uno continua a ser o melhor carro do mundo em cidade. ;).
Espaçoso, ágil, confortável. E adoro as 5 portas.
(Nesta fase, acho que só o trocava por um mk1).


Nesta Primavera, tem-me sabido tão bem o tecto de abrir típico dos anos 80, muito datado!

Deu para atingir mais uma marca quilométrica...


Quase a acabar a rodagem! ;)

Os consumos têm andado altos (10l/100kms, em cidade sinuosa). Como a afinação de carburador é de ouvido (ainda por cima, pelo resultado, deve ser de ouvido mouco), fechei meia volta o parafuso da mistura. E não é que os consumos caíram 1 litro/100 e o FIRE ficou a responder melhor? ;)

De resto, a única novidade é a colocação do  brinquedo do Lidl para arrumar ferramentas na garagem. Sim, Twinthema,  não posso ver nada aos outros... ;)



Este sábado conto, se tudo correr bem:
- trocar a junta da cabeça das válvulas;
- medir a folga das válvulas;
- substituir o filtro da gasolina;
- Inspeccionar os travões de trás (ainda que, de facto, o bicho esteja a travar impecavelmente!)
 

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1790 em: 24 de Março, 2016, 23:02:31 »
Deu para atingir mais uma marca quilométrica...


« Última modificação: 26 de Março, 2016, 19:28:01 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1791 em: 25 de Março, 2016, 01:03:30 »
A mistura deve ser a ideal para um bom rendimento do motor, (a mistura de ar-combustível é chamada de mistura estequiométrica) 15 partes de ar para uma de gasolina, gasolina a mais ou a menos resulta em perdas de rendimento aumentos de consumos, temperaturas etc...



89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1792 em: 25 de Março, 2016, 09:00:43 »
Este homem ja me le o pensamento!!!
Assim que vi o painel na parede,...  :lol:  :lol:

Boa kilometragem!!! Continua com esse carinho ao Uno e essa boa disposiçao.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1793 em: 26 de Março, 2016, 01:56:19 »
Dos meus planos para o fim de semana, já está quase tudo no que ao Uno diz respeito! ;)
Comecei pelo filtro da gasolina. O Uno já fez 6000kms nas minhas mãos e foi das primeiras coisas que troquei quando o comprei. Ora, os 5 anos que esteve parado antes de vir para mim devem ter deixado muita porcaria no depósito, que estará a sair.

Assim, tirei o filtro que me acompanhou nestes 2 anos...




E coloquei o novo!


Impressionante a porcaria que se acumulou no filtro em meros 6000kms...


De seguida, fui ver como estão as velas, para aferir a correcção da mistura que tenho. Nos últimos 150 kms, tenho poupado gasolina.
Estão assim, as velas:


Parece-me ok! Pelo menos não tem os sintomas de mistura rica, certo?

Adiante, passei para a junta da tampa das válvulas e, já que a ia trocar, medir a folga das válvulas.
Desmontar tudo:


Tirar tampa da distribuição:


Abrir a tampa:



Depois fui medir com o apalpa-folgas. Segundo o Haynes, a folga deve ser, nas válvulas de admissão, 0,25mm a 0,35; nas de escape.
Pois bem, tudo nos limites!


Nada mal para 170.000kms!

Limpei depois a zona com diliuente celuloso:


Coloquei silicone nas meias luas, como diz o Haynes:


E voltei a montar tudo!



Vamos ver se as babas de óleo desaparecem!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1794 em: 26 de Março, 2016, 06:09:42 »
Se tivesses posto em toda a junta um fio pequeníssimo, não perdias nada
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1795 em: 26 de Março, 2016, 10:55:06 »
Espectaculoooooo :)

Então e relativamente á mistura,se o Uno é pa ficar, não conheces ninguém com uma wideband? Afinavas isso 5estrelas logo á primeira ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1796 em: 26 de Março, 2016, 13:40:15 »
Puto... Não inventes, aquilo afina-se com uma maquineta de CO
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1797 em: 26 de Março, 2016, 16:01:47 »
Se tivesses posto em toda a junta um fio pequeníssimo, não perdias nada

Perdia pois, o tubo acabava mais rápido... :d_smokin:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1798 em: 26 de Março, 2016, 21:18:54 »
Perdia pois, o tubo acabava mais rápido... :d_smokin:
:lol:

Uma coisa que me vejo obrigado a advertir!!!
Sempre, mas mesmo sempre que se iniciam trabalhos destes e fundamental ter o telemovel com a bateria carregada!!! 6% so? Sujeito a ficar impedido de tirar fotos e apontamentos dos trabalhos?  :smash:  :lol:

Mais um relato interessante, a mim as velas parecem estar em relativo bom estado. Com um pouco de carvao a mais provavelmente devido a mistura rica e altos consumos.
Fui dar uma vista de olhos a net e confirma-se +- isso:
(carbon fouling)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1799 em: 27 de Março, 2016, 20:40:14 »
Novidades: mais 100 kms feitos e média de 7,0 L / 100.


Havia um ligeiro engasganço do carro, à volta das 2000rpm, quando tinha acelerador muito leve. Isso acontecia apenas com acelerador leve, se fosse mais fundo, passava logo. E isso tanto a frio como a quente. Com a mistura rica ou pobre (fartei-me de fazer experiências).
Pois bem, resolvi avançar 1 grau o avanço da ignição para experimentar. Em vez dos 3º indicados no Haynes (ao ralenti com o módulo de avanço a vácuo desligado) coloquei 4º. Ligando o módulo de avanço a vácuo, vai para os 12° ao ralenti.

Bom, o engasganço desapareceu! Ficou a responder melhor e não grila em qualquer regime (nem mesmo a subir com mudança alta), pelo que me parece ser o avanço certo. A ideia é o máximo avanço possível sem grilar, certo?


Depois disto, fechei um pouco o parafuso do ralenti para ficar às 850rpm.
Uma dúvida: devo voltar a fazer o procedimento de afinação da mistura (abrir ao máximo e ir fechando até ao ponto em que sentir influência no regime) em face do novo avanço? Ou o ponto da ignição não influencia a mistura certa?