Fiatistas
Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: Pdinis em 13 de Maio, 2023, 12:22:02
-
Tenho um Punto 176 6 speed e ele aquece muito quando está parado . Penso que a ventoinha não liga .Já mudei o termostato e a vlavula de temperatura que se encontra no radiador.
alguem me pode ajudar por favor
-
Isso costuma ser sintoma de bomba de agua "cansada", ar no circuito ou ventoinha que não liga. Mas se puder dar mais alguns detalhes...
Como esta o liquido do radiador?
O carro começou a aquecer do nada ou apos alguma intervenção ao circuito de refrigeração?
Ja verificou se o ventilador está bom e não tem nenhum fusivel queimado?
-
eu troquei o termostato e depois notei isso. já troquei tambem o sensor que fica no radiador e a ventoinha funciona pois já diz um jump na ficha do sensor e ela funciona.
já agora este motor (176 AQ63 E )é um motor fire ? tem corrente ou correia de distribuição?
-
eu troquei o termostato e depois notei isso. já troquei tambem o sensor que fica no radiador e a ventoinha funciona pois já diz um jump na ficha do sensor e ela funciona.
já agora este motor (176 AQ63 E )é um motor fire ? tem corrente ou correia de distribuição?
Se antes de trocar o termostato isso nao acontecia, na minha opinião, das tres uma, ou o termostato não é o indicado ou ficou ar no sistema (mais provavel) ou agora esta a trabalhar bem e não está habituado (Isto assumindo que trocou o termostato por prevenção). Quando diz que aquece muito o que o leva a fazer essa afirmação? Para quem não esta a ver e complicado. ;)
Quanto ao motor faça uma pesquisa pela net ou num site de peças e contra a resposta correta a sua questão. :t_up:
-
sim ele parado aquece mesmo muito. Em andamento não mas parado aquece muito se eu deixar vai mesmo ao vermelho.
-
Como está a bomba de água? O circuito de arrefecimento apresenta ferrugem no líquido? O sistema ganha pressão muita pressão em funcionamento com a temperatura normal e a água salta fora?
São questões importantes
-
Como está a bomba de água? O circuito de arrefecimento apresenta ferrugem no líquido? O sistema ganha pressão muita pressão em funcionamento com a temperatura normal e a água salta fora?
São questões importantes
:t_up:
Tambem ja o referi.
So ainda nao fui para o campo da pressão na agua porque o autor ainda não se queixou de perdas de agua. :t_up:
-
sim a agua sobe se a tampa tiver aberta . mas o carro puxa bem. penso que o anticongelante apresenta a cor normal
-
sim a agua sobe se a tampa tiver aberta . mas o carro puxa bem. penso que o anticongelante apresenta a cor normal
O nivel aumentar a medida que a temperatura sobe com a tampa aberta e normal está a dar-se a expansão da agua. Quando arrefecer volta ao nivel normal.
Agora, e ai sim pode ser grave, aparecem bolhas de ar ou ar mesmo no deposito?
Com o deposito fechado sai agua pelo tampao ainda antes de atingir a temperatura alta (ali ja dentro do vermelho)?
-
Penso que não . Pelo menos nunca chegou ao vermelho. nunca vi a sair agua do reservatório.
-
Sabe quando foi trocada a bomba de agua?
Tem conhecimento se trabalhou sempre com anticongelante ou existem indicio inequívocos que andou muito tempo apenas com agua?
Nunca fiz o teste mas para despistar a questão da bomba de agua (obvio que o ideal e desmontar e ver) eu, com o carro parado, colocaria o motor ali pelas 2500 rpms e estava a atento ao manometro da temperatura e ao ventilador a ver se ali entre o meio curso e o vermelho o ventilador liga e se continua a aquecer como antes ou reduz um pouco.
Pelo que descreve estou um pouco inclinado para a bomba de agua mas posso estar enganado... isto de acertar na avaria a distancia ainda não e uma ciência exata. :sombrero:
-
Obrigado. Vou trocar a bomba de água.👍👍👍👍
-
Obrigado. Vou trocar a bomba de água.👍👍👍👍
Se trocar compare a bomba retirada com a nova. Deve notar um desgaste muito acentuado nas pas da bomba.