Autor Tópico: Punto MK1 luz Injetor acesa  (Lida 2750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Flysafe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Punto MK1 luz Injetor acesa
« em: 16 de Julho, 2022, 10:36:41 »
Bons dias,

Tenho um Fiat Punto 1.2 MK1, ontem quando estava a chegar a casa acendeu a luz do injetor, não notei alterações no ralenti nem quando puxo por ele.
Se me poderem dar uma ajuda agradeço.

Obrigado a todos.

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #1 em: 18 de Julho, 2022, 08:20:36 »
Se for luz de injetor, na minha opinião e sem ler o erro em concreto, é tudo muito subjectivo...
Eu nao conheço os sinais do modelo em concreto mas era o que eu faria numa primeira abordagem.  :t_up:

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #2 em: 20 de Julho, 2022, 00:09:13 »
Convém arranjar algum profissional que tenha cabo para ler estes carros antes do ano 2000 que não são de porta OBDII, pois esse é um erro genérico de avaria, pode ser, velas...bobinas... algum sensor...ou o mais comum catalisador/sonda lambda...
« Última modificação: 20 de Julho, 2022, 10:23:00 por jorge punto »

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #3 em: 20 de Julho, 2022, 08:37:56 »
Convém arranhar algum profissional que tenha cabo para ler estes carros antes do ano 2000 que não são de porta OBDII, pois esse é um erro genérico de avaria, pode ser, velas...bobinas... algum sensor...ou o mais comum catalisador/sonda lambda...

É o que eu temia,... com OBDII ja quase qualquer um consegue ler os erros.
O erro generico e tipo a minha francesa que utiliza a mesma luz para tudo... mas como foi mencionado "luz de injetor" e não luz de motor ainda fiquei na duvida...  :t_up:

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #4 em: 20 de Julho, 2022, 10:25:11 »
É o que eu temia,... com OBDII ja quase qualquer um consegue ler os erros.
O erro generico e tipo a minha francesa que utiliza a mesma luz para tudo... mas como foi mencionado "luz de injetor" e não luz de motor ainda fiquei na duvida...  :t_up:
A luz do injetor é a mesma coisa que a luz do motor, só que apartir do ano 2000 foi decretado e também numa ótica de facilitar os diagnósticos e mecânicos, que apartir desse mesmo ano todos os carros teriam de sair com OBDII e a luz de avaria está convencionada como a de um motor.

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #5 em: 21 de Julho, 2022, 07:57:19 »
A luz do injetor é a mesma coisa que a luz do motor, só que apartir do ano 2000 foi decretado e também numa ótica de facilitar os diagnósticos e mecânicos, que apartir desse mesmo ano todos os carros teriam de sair com OBDII e a luz de avaria está convencionada como a de um motor.
Thanks pelo esclarecimento Jorge!!!  :hail: :t_up:

Flysafe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #6 em: 10 de Agosto, 2022, 11:18:44 »
Olá a todos,

Quero agradecer a todos a orientação que me deram e também quero dar um feed back do resultado.

O que estava a acontecer era que a luz do injetor acendia sempre que a temperatura chegava a 2/3 do meio quando arrefecia a luz apagava, não tinha falta de potencia, respondia bem sem cortes ou engasgar-se. O que fiz foi lavei e coloquei óleo  no filtro de ar, não ouve alteração em relação à luz, depois limpei a borboleta com o spray indicado, e também não ouve alterações, por fim coloquei um liquido para limpar injetores misturado na gasolina e passado dois dias a luz apagou, Como tinha que ir reparar umas coisas que estavam pendentes quando foi para a oficina pedi a eles para verem que erro é que tinha dado e pedi a eles para me trocarem o filtro da gasolina. Eles disseram que tiveram a ver e que não encontraram nada de anormal, como os códigos de erro nesta versão são generalistas é mais complicado determinar a localização exata da anomalia. Eu penso que possa ter sido alguma sujidade do filtro da gasolina (era original) que tenha passado para os injetores e tenha feito algum tipo de remi bloqueio.

Obrigado a todos pela ajuda.   

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #7 em: 12 de Agosto, 2022, 08:21:25 »
Obrigado pelo feedback.

E provável que existisse uma falta de debito nos injetores devido ao filtro de gasolina ja saturado e a centralina tivesse detetado anomalia no funcionamento.

Flysafe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #8 em: 23 de Agosto, 2022, 17:53:42 »
Boa tarde,

A luz do injetor voltou a acender e agora corta ás 4000 rpm, da primeira vez que acendeu não tinha este problema, podem-me dar uma ajuda sff.

Obrigado.

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #9 em: 23 de Agosto, 2022, 23:53:21 »
É complicado estar a atirar para o ar várias coisas....uma simples leitura do erro seria.o tiro certeiro!

nanda.santacruz88

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 8
  • Karma:
    +0/-0
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #10 em: 25 de Agosto, 2022, 21:51:26 »
Gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar "em casa" a bateria (á moda antiga) do Punto (fiat grand punto 1.3 mjet, 85cv, de 01/2015) sem ter de fazer a activação através da máquina de diagnóstico ?


O carro ainda tem a bateria de origem  de marca MOPAR , 12V , 63Ah , 450 A , (EN 2 - SAE) , Heavy Duty , PN 51816427 , Exide 438450 - HD


O carro tem um "problema recente" há cerca de 15 dias acendeu a luz triangular amarela e a mensagem, start&stop não disponível.

O carro pega bem mas já se nota qualquer coisa (soluço) no arranque mas tudo o resto funciona bem. tenho duvidas se será a bateria, mas pode ser da bateria, ela pode estar boa para por o carro a trabalhar, mas como não está a 100% o sistema ao detetar isso não deixa o start stop funcionar para garantir carga suficiente para as restantes funcionalidades.

Se calhar ao mudar a bateria sem a máquina de diagnóstico que existe nas oficinas vou continuar a ter acesa n tablier a luz triangular amarela e a mensagem, start&stop não disponível.


Ajudem-me com a resposta informando para : [email protected]

Flysafe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #11 em: 17 de Setembro, 2022, 18:51:53 »
Boa tarde a todos,

Em relação ao problema da luz do injetor acessa, a luz nunca ficava acessa por muito tempo era só até o carro andar mais um bocado e depois apagava (acendia a 2/3 do meio da temperatura e quando a temperatura baixava um bocadinho acendia novamente) , não era continuo se fosse preciso não acendia durante 15 dias e depois voltava a acender por um período de uma semana e andava assim. levei o carro ao mecânico e pedi-lhe os erro/s , ele diz que não tinha erros registados na centralina que testou com vários equipamentos e não tinha erros. Quando fui levar o carro à oficina estive a falar com eles e eu disse-lhes que muito provavelmente seriam maus contactos (falta de massa). Eles estiveram a ver limparam uns pontos de massa e na verdade os sintomas que tinha deixou de ter, parece que está resolvido. Agora tenho que andar mais um pouco com o carro para ver se está tudo bem.

Obrigado a todos pela ajuda que deram.

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Punto MK1 luz Injetor acesa
« Responder #12 em: 20 de Setembro, 2022, 08:18:09 »
Esperemos que seja isso mesmo. Maus contactos em carros mais recentes são uam dor de cabeça porque uma mau contacto de massa dum lado lado pode criar problemas noutro completamente oposto.
Só eu andei anos atras dum num farolim traseiro (descoberto há poucas semanas) que apresentava sintoma na borboleta e na bomba de gasolina. (PSA what else)  :sombrero:  :t_up: