Autor Tópico: Fiat 500x 2016 1.3 multijet  (Lida 6470 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« em: 25 de Novembro, 2021, 14:46:48 »
Boa tarde, recentemente adquiri um Fiat 500x diesel 1.3 de 2016.
Em menos de uma semana já tive alguns problemas com o Fiat.
O primeiro foi em auto estrada a cerca de 100kmh o carro começou acelerar sozinho até chegar aos 140kmh e as rotações sempre no red line a deitar muito fumo branco pelo escape, lá o consegui imobilizar, chamei o reboque e foi para a oficina do stand onde foi adquirido entretanto quando se chegou há oficina o carro estava a trabalhar normalmente nem acendeu luz nenhuma, no stand disseram que iam ver mas que era do filtro de partículas. Alguém já esteve numa situação semelhante? Se sim como resolveram?
Entretanto antes deste problema notou se que ao meter a trabalhar esteja ele a quente ou a frio custa a pegar da se há chave e o carro treme bastante até que ele fica a trabalhar mas ainda assim o motor de arranque continua a trabalhar mais 2 a 3segundos ha vezes em que o carro vai abaixo. O que poderei fazer?
Outra situação é óbvio carro ter corrente de distribuição o carro tem 160mil kms quando é que está se deve trocar?

Obrigado.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #1 em: 26 de Novembro, 2021, 08:34:11 »
Bom dia!
O tipo de questões que relata, na minha opinião, são questões que a meu ver deveram ser tratadas com a maior seriedade e conhecimento.
O facto de de um carro apresentar um problema e depois deixar de o fazer sem apresentar erros nem sinais claros e transversal a todas as marcas.
No entanto, sem colocar em causa o profissionalismo do stand, nao compreendo como e que o filtro de particulas pode geral acelaração descontrolada.
Admito que o stand ao vender o carro lhe tenha dado alguma garantia, e no seu lugar, eu iria por aí. Perceber o que se esta a passar com a viatura, recorrendo a oficinas especializadas atraves da garantia, se possivel claro. ~
Lembre-se que antes da viatura ser sua foi de alguem, e alguem a terá "despachado" por algum motivo. Se esse motivo foi nao conseguir resolver esse problema começa agora a ser uma possibildade.
Seja como for, pode obviamente continuar a espera que alguem lhe possa dar uma ajuda atravez do forum, e nesse caso, aproveite para consultar as regras e fazer a su apresentação no local indicado.  :t_up:

Deep Vibes

  • Piccolo

  • Online
  • *
  • 27
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #2 em: 28 de Novembro, 2021, 22:58:43 »
O 1.3 Multijet não tem uma Kilometragem definida para mudar a corrente de distribuição

Se começar a fazer barulho terá de ser trocada
A corrente pode fazer 200mil Km

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #3 em: 01 de Dezembro, 2021, 22:19:30 »
Ora bem obrigado pelo vosso contributo e vou já fazer apresentação.
Entretanto já tenho algumas novidades do Fiat, o stand onde se comprou o Fiat tentou arranjar o carro e arranjou a parte do turbo que afinal foi há vida, foi o core que deu o berro esse problema está resolvido. Agora o problema está ainda no pegar do carro e o stand não conseguiu resolver então decidi e bem meter o carro na marca. Entretanto na marca já se falou com o eng da oficina e ele diz que provavelmente o problema está num dos injetores que tem pouca pressão, entretanto eles mandaram os injetores para uma casa fazer medições. Espero entretanto ter algum veredicto da marca. Se der para reparar o injetor caso esteja avariado era o ideal porque senão para mandar vir um vai demorar umas boas semanas.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #4 em: 02 de Dezembro, 2021, 08:31:34 »
So um aparte,... no meu entender se um injetor tem falta de pressão ou o problema esta na bomba injetora ou todos teram falta de pressão mediante o modelo/sistema de injeção. O que o engenheiro terá pretendido dizer e que o injetor estava com falta de debito. ou seja "entupido" e não debita o necessario.

Alem disso, parece-me bem ter ja resolvido alguns dos problemas e ter entregue o carro na marca. Em principiop ng mais competente para solucionar os problemas.  :t_up:

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #5 em: 02 de Dezembro, 2021, 23:27:40 »
Simplesmente o que aconteceu com o carro é que o motor " desalvorou, entrou em auto combustão" e começou a queimar o óleo pela admissão, pelo facto de o turbo ter partido, até aqui tiveste muita sorte porque normalmente as pessoas não o conseguem parar e é até partir o motor! Mas com este acontecimento pode ter danificado mais alguma coisa ou ter tirado anos de vida ao motor!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #6 em: 03 de Dezembro, 2021, 08:47:05 »
Simplesmente o que aconteceu com o carro é que o motor " desalvorou, entrou em auto combustão" e começou a queimar o óleo pela admissão, pelo facto de o turbo ter partido, até aqui tiveste muita sorte porque normalmente as pessoas não o conseguem parar e é até partir o motor! Mas com este acontecimento pode ter danificado mais alguma coisa ou ter tirado anos de vida ao motor!

Sem estar a colocar em questão a opiniao do jorge, como chegou a essa conclusão? Pelos danos no turbo?  :t_up:

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #7 em: 03 de Dezembro, 2021, 11:04:36 »
Sim pelos danos, pela aceleração descontrolada e no red line a acompanhar o fumo excessivo que possivelmente era fumo branco/cinzento!

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #8 em: 04 de Dezembro, 2021, 14:29:00 »
Já tenho o carro, foram revistos os injetores e foram afinados segundo a Fiat já dei uma volta com ele e parece me que está OK. Na Fiat dizem que a Centralina não acusa erro nenhum. Vamos esperar que não apareça mais nenhum problema.
Quando o carro desalvorou fez fumo branco e cinzento Sim.
Obrigado pelo vosso contributo. Vou dando noticias.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #9 em: 04 de Dezembro, 2021, 15:55:47 »
Ainda bem que está tudo resolvido! Podes acender uma velinha

Joaojanuario

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #10 em: 05 de Dezembro, 2021, 22:15:18 »
Antes de acender a velinha tenho de ver o que se passa com o start and stop deixou de funcionar, em 18v a bateria tem 10v e já não ativa o start and stop. A bateria que tem ja não me parece de origem.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #11 em: 05 de Dezembro, 2021, 23:29:46 »
Como 18 v?? Ela deve ser é de 12, e com 10v nem o carro consegues por a trabalhar!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #12 em: 06 de Dezembro, 2021, 08:32:27 »
Sim pelos danos, pela aceleração descontrolada e no red line a acompanhar o fumo excessivo que possivelmente era fumo branco/cinzento!

Yah,... ja não me lembrava dessa parte da descrição dos sintomas.  :t_up:
Obrigado.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #13 em: 06 de Dezembro, 2021, 08:37:38 »
Antes de acender a velinha tenho de ver o que se passa com o start and stop deixou de funcionar, em 18v a bateria tem 10v e já não ativa o start and stop. A bateria que tem ja não me parece de origem.

Eu percebo muito pouco de Strat & Stop, mas baterias de 18v?...
Creio que sejam apenas de 12v mas de maior capacidade. A ser de 12v quando boas devem rondar 12 - 13V com o carro a trabalhar nao casa dos 14v.
Se tem apenas 10 pode estar apenas descarregada e se for isso carregando a bateria ela deveria aguentar a carga, se nao aguentar os 12v,.. precisa de uma nova. Mas isto é o que conheço das baterias de 12v.  :t_up:

ffernandes

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500x 2016 1.3 multijet
« Responder #14 em: 03 de Janeiro, 2022, 00:07:14 »
O 1.3 Multijet não tem uma Kilometragem definida para mudar a corrente de distribuição

Se começar a fazer barulho terá de ser trocada
A corrente pode fazer 200mil Km

Eu tenho um Punto 1.3 MultiJet, com 191000 km, ainda não trocou a distribuição e não faz barulho mas, tenho cuidado com a manutenção, só uso óleo sintético com a norma Fiat e mesmo sem fazer os quilómetros, troco o óleo e filtro todos os anos.
« Última modificação: 03 de Janeiro, 2022, 00:10:18 por ffernandes »